Comportamento animal

Cachorro com pelo arrepiado: saiba o que significa a "piloereção canina"

Publicado - 19 Julho 2022 - 15h11

Atualizado - 21 Abril 2024 - 19h50

Os pelos do pescoço e dorso arrepiados estão entre os sinais mais comuns que antecedem um ataque de cachorro. Mas sabia que nem sempre o cachorro com pelo arrepiado significa reatividade ou raiva? Associado às emoções, o comportamento pode até mesmo representar felicidade. A piloereção do cachorro, como o fenômeno também é chamado, pode aparecer na parte superior do pescoço, no dorso, próximo das orelhas, barriguinha e na base do rabo.

O cachorro arrepiado em si não é motivo de preocupação, já que a piloereção é uma reação natural do corpo a diferentes estímulos e situações, mas a causa do arrepio sim deve ser levada em consideração. O cachorro estressado, por exemplo, pode ficar com os pelos arrepiados - portanto, a origem desse estresse deve ser eliminada. Continue a leitura para descobrir por que cachorro fica arrepiado e quais são os “gatilhos” mais comuns.

Cachorro com pelo arrepiado é uma reação natural a diferentes emoções

A pelagem do cachorro basicamente tem a função de proteger e controlar a temperatura corporal. Ainda assim, existem diferentes tipos de pelo e alguns podem estar ligados a terminações nervosas - o que justifica o arrepio em algumas regiões. Esses são os chamados pelos táteis, que estão restritos a algumas partes do corpo do animal.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Assim como o arrepio que nós humanos sentimos, o cachorro fica arrepiado quando o corpo libera uma dose de adrenalina em resposta a alguma situação. Esse hormônio normalmente está ligado a raiva, medo, estresse e excitação.

cachorro com pelo arrepiado latindo
O cachorro arrepiado pode ser um sinal de medo, emoção que pode vir acompanhada do rabo entre as pernas

Entender a linguagem corporal canina vai ajudar a decifrar a causa do cachorro arrepiado

Você deve estar se perguntando agora como fazer para descobrir o motivo do cachorro com pelos arrepiados, já que pode significar coisas bem opostas. A resposta é simples: aprenda a interpretar a linguagem corporal canina. Os cães se comunicam com o mundo pela postura, posição das orelhas e do rabo, sons e até com o olhar. A junção desses sinais vão dar uma resposta clara da causa dos pelos arrepiados.

Um cachorro com raiva e prestes a atacar pode demonstrar, além dos pelos arrepiados, as orelhas e rabo eretos, desvio do olhar e dentes à mostra. Já um cachorro feliz e animado também estará com o rabinho balançando freneticamente e postura relaxada. Por isso, saber o básico da comunicação dos cães e conhecer o próprio pet são essenciais para entender o que ele está sentindo naquele momento.

4 motivos que deixam o cachorro com o pelo arrepiado

1) Raiva ou ataque

O cachorro com raiva vai dar outros sinais de que está bem incomodado. Orelhas eretas e viradas para frente, rabo com movimentos mais tensos, latidos graves, rosnados e dentes à mostra são sinais de que o cachorro vai atacar - isso serve tanto para humanos quanto outros animais.

O melhor a se fazer é tentar desviar a atenção do cachorro para outra coisa ou retirá-lo do ambiente que está causando o estresse. Se o cachorro com pelo arrepiado de raiva se tornar muito recorrente e colocar pessoas e pets em perigo, o melhor é buscar ajuda de um veterinário comportamental ou adestrador para educá-lo e corrigir essa postura mais reativa.

2) Empolgação

A excitação é outro sentimento que pode deixar o cachorro arrepiado. Nesses casos, porém, vai ser fácil identificar que ele está feliz. A postura leve e o rabinho balançando vão diferenciar o cachorro animado de um que esteja em posição de ataque. Lambidas, latidos mais agudos e a clássica postura de chamar para brincar são outros comportamentos que demonstram empolgação.

3) Medo

Um cãozinho pode ter medo de muitas coisas: ventania, chuva, barulho de fogos e até pessoas específicas que tenham lhe causado algum trauma. Como a piloereção do cachorro está relacionada às emoções, é muito comum ocorrer nas situações de apreensão.

Aqui a linguagem corporal do cachorro também vai ajudar a identificar o medo. Mas fique atento aos detalhes! O cachorro com medo pode ter reações reativas além do pelo arrepiado, como rosnados, mas é importante observar o restante do corpo. Orelhas para trás e rabinho entre as pernas são alguns sinais. O cachorro medroso também pode ter um comportamento destrutivo na tentativa de fugir do que lhe causa medo ou se esconder. O estresse causado pelo medo pode deixar seu pet doente, então o ideal é buscar formas de amenizar esse sentimento.

4) Dominância

Os cães herdaram dos lobos, entre outros comportamentos, uma organização social e hierárquica para se relacionar com outros animais da espécie. Não é uma regra, mas existem cachorros mais dominantes e outros que demonstram mais submissão. Um cachorro vai demonstrar sua dominância para outro cachorro com a linguagem corporal mais incisiva. Por isso, um cachorro com pelo arrepiado pode estar apenas tentando se impor diante de outro animal. A postura imponente, mas sem demonstrar raiva, é um sinal que vai ajudar a decifrar a dominância. Um cachorro montando no outro também pode ser um aviso de que ele é o dono do pedaço. Fique atento a esses detalhes!

Redação: Luana Lopes

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cachorro

5 coisas erradas que todo tutor faz e pode causar uma das doenças mais perigosas para os cachorros

A diabetes em cachorro é uma doença extremamente séria e perigosa para o pet. Além de afetar a qualidade de vida canina, pode ser fa...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas