Comportamento animal

Brinquedos caseiros para cachorro: ideias criativas para enriquecer o ambiente e divertir seu pet

Publicado - 13 Dezembro 2023 - 15h33

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Estimular os peludos a brincarem é super importante e benéfico para a saúde e bem-estar do animal. Além de deixar os doguinhos entretidos, as brincadeiras para cachorro vão gastar toda energia acumulada do pet. E o melhor de tudo é que você não precisa gastar nada com brinquedinhos! Usando a criatividade e a imaginação, é possível fazer brinquedos caseiros para cachorro com as próprias mãos. Pensando nisso, o Patas da Casa trouxe algumas ideias de brinquedos para cachorro que podem ser feitos por você: Vem conferir! 

1) A garrafa pet é super versátil e um ótimo brinquedo caseiro para cachorro

Os brinquedos com garrafa pet são aliados dos tutores que querem economizar na hora de buscar alternativas para entreter o peludo. Além de ser sustentável reutilizar garrafas de plástico, esse brinquedo caseiro para cachorro pode ser utilizado de várias formas.

A maneira mais comum é colocando petiscos no seu interior: basta fazer pequenos furinhos na garrafa, de modo que alguns snacks possam cair do recipiente, estimulando ainda mais o animal a brincar. Você pode deixar a garrafa para o pet no chão ou pendurá-la no teto com um barbante, como se fosse um pêndulo para atiçar a curiosidade do animal e tornar a brincadeira ainda mais interessante. A cena do cachorro engraçado tentando pegar a garrafa no ar vai trazer boas risadas.

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Lembre-se de que é preciso higienizar a garrafa antes de oferecê-la ao animal. Basta retirar o rótulo e lavar a parte interna com água e sabão. É preciso também ficar de olho e supervisionar o cachorro com a mordida mais forte, pois ele pode acabar destruindo o brinquedo e ingerindo acidentalmente um pedaço da garrafa. 

2) Cordas são excelentes brinquedos caseiros para cachorro

O brinquedo de corda para cachorro é sucesso no universo canino.  Quase todas as raças de cachorro gostam de brincar com cordinhas. Uma boa dica para economizar é comprando o metro de corda em lojas de construção, assim você vai gastar menos e ainda vai poder montar a cordinha no formato que quiser. O importante é se atentar ao material do produto para não levar uma corda que faça mal para a saúde do cachorro. Geralmente, as cordinhas que são compradas no pet shop são de poliéster e algodão, pois são mais maleáveis e confortáveis para a mordida de cachorro

Após comprar a corda, basta cortá-la no tamanho que deseja e fazer dois nós em cada ponta para que fique no formato padrão. É preciso lembrar que as cordas podem soltar alguns fios, mas para evitar esse problema o tutor pode queimar as duas extremidades. Lembre-se de fazer isso com segurança e só oferecer a cordinha para o pet quando ela já estiver pronta para uso, ok?

3) Petisco, esconde-esconde e brinquedo caseiro para cachorro: entenda a brincadeira 

A caça ao tesouro é uma forma de enriquecimento ambiental para cães que estimula a cognição e a atividade física no animal. Para o pet brincar de caça ao tesouro, você vai precisar utilizar ao máximo a criatividade para pensar em lugares secretos e escondidos em casa.

Essa brincadeira funciona assim: o tutor escolhe um petisco para esconder do animal, como o bifinho para cachorro, e esconde em algum lugar da casa. Você pode colocá-lo dentro de uma caixa de sapato, debaixo do tapete, debaixo do caminha de cachorro... o importante é escolher um local que o animal consiga farejar e pegar a recompensa sem grandes dificuldades. 

cachorro com pelúcia
A pelúcia é um ótimo brinquedo para cachorro morder caseiro

4) Use a criatividade para montar um tapete interativo para cães

O tapete interativo para cachorro é um brinquedo super criativo que chama a atenção dos peludos, mas não costuma ser nada barato. A boa notícia é que esse é um dos brinquedos caseiros para cachorros mais simples de montar. Você vai precisar comprar um tecido de napa ou feltro e usar a imaginação para criar diferentes compartimentos e divisões para o tapete. Para tornar a brincadeira ainda mais interessante, muitos tutores escondem petiscos nos compartimentos do tapete para incentivar o peludo a brincar. 

5) Uma garrafa pet congelada pode ser um excelente brinquedo caseiro para cachorro nos dias mais quentes

A garrafa pet pode ser um ótimo passatempo para o cachorro com calor nos dias mais quentes. Para montar esse brinquedo caseiro perfeito para o verão, você só vai precisar de dois elementos: água e uma garrafa pet de qualquer tamanho.

Encha a garrafa pet de água, coloque no congelador e deixe lá dentro. Quando ela estiver completamente congelada, você já pode entregar para o pet se refrescar. Lembre-se de seguir as mesmas orientações de higiene do primeiro item, ou seja, retirar o rótulo e lavar bem o interior da garrafa antes de oferecê-la para o animal. 

6) Confira um passo a passo para montar um brinquedo caseiro para cachorro de pelúcia prático e sem custo

Essa última dica é super bacana para os pets que adoram uma pelúcia para cachorro. Para montar um brinquedo para cachorro morder caseiro, você vai precisar colocar a mão na massa. Confira o vídeo abaixo e o passo a passo para aprender a preparar esse brinquedo cheio de personalidade e super fácil de fazer:
 

  1. Corte três círculos de tecido TNT ou feltro do tamanho da sua mão aberta (para deixá-lo mais bonito, utilize cores diferentes);
  2. Costure com linha as extremidades de cada círculo, como se você estivesse fazendo um saquinho de tecido;
  3. Para preencher o saquinho de TNT ou feltro, você vai precisar de espuma ou restos de tecidos (você pode colocar o preenchimento dentro de sacola plástica para fazer barulho enquanto o pet brinca);
  4. Após preencher o saquinho de TNT com o enchimento, dê um ponto com a linha para não vazar o “recheio” do brinquedo. Lembre-se de arrematar o ponto para o brinquedo não abrir enquanto o peludo brinca;
  5. Repita esse processo com os outros dois círculos de TNT ou feltro;
  6. Após tudo costurado, é hora de unir esses saquinhos de TNT. Para isso, você vai precisar passar a agulha no centro de cada bolinha, um atrás do outro, para ficarem enfileirados;
  7. Se você quiser deixar o brinquedo mais bonitinho, você pode usar a criatividade para fazer patinhas, olhos e rabinho. Esse é um dos brinquedos para cachorro caseiro que depende da criatividade e imaginação do tutor.  

Qual é o brinquedo que os cachorros mais gostam?

A grande maioria dos cães adoram brincar de buscar e trazer a bolinha para o tutor. Esse é um dos brinquedos clássicos para cachorro que sempre costuma fazer sucesso. Para os cães mais gulosos, existem no pet shop algumas bolinhas interativas para cachorro com opção de colocar petiscos dentro, que acabam tornando a brincadeira mais estimulante para o animal. 

O que dar para distrair o cachorro?

Se você tem o costume de ficar muito tempo fora de casa e quer saber o quer dar para distrair o cachorro, aposte nos brinquedos interativos. Além de estimular os sentidos dos cãezinhos, esse tipo de brinquedo deixa os cachorros distraídos por mais tempo. 

O que é bom para cachorro brincar?

Para a brincadeira ser divertida para o cachorro e tutor, ela precisa estar totalmente segura. Por isso não utilize nenhum objeto pontiagudo para brincar com cachorro e nem objetos que contenham componentes tóxicos. 

Como brincar com seu cachorro dentro de casa?

Brincar com cachorro de apartamento exige alguns cuidados do tutor para não incomodar os vizinhos do prédio. Oferecer uma garrafa pet com petiscos, por exemplo, pode não ser uma boa opção devido ao barulho que o plástico faz ao entrar em contato com o chão. Por isso, opte por brincadeiras que não façam tanto barulho, como a caça ao tesouro ou os tapetes interativos para cachorro. 
 

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Cachorro

"Tapete de lamber": esse brinquedo interativo para cachorro ajuda a reduzir ansiedade, tédio e estresse. Veja como funciona!

Um brinquedo interativo para cachorro que vem conquistando cada vez mais pais de pet é o tapete de lamber. Se você nunca ouviu falar...

Adote um animal

Essas são as 8 melhores raças de cachorro para apartamento: eles se adaptam facilmente e não precisam de muito espaço

Quem vive em grandes centros urbanos e mora em condomínios sempre se pergunta qual é o melhor cachorro para apartamento. A verdade é...

Comportamento

Frases de gatos para qualquer situação: postar no status, legenda de fotos e homenagens para o bichano

Assim como existem frases de cachorro para várias situações, também existem frases de gato bem legais que podem ser usadas em difere...

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Ver todas