Comportamento animal

Cachorro e tutor: 8 regras que o líder da matilha deve seguir

Publicado - 08 Novembro 2023 - 15h18

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Em uma matilha de cães, sempre há um líder. Antigamente, os cachorros viviam em grupo e selecionavam um deles para ser o seu guia. Com a domesticação, os cães passaram a viver dentro de casas com os humanos — mas o instinto de viver em matilha se manteve, mesmo que de forma mais sutil. Isso significa que o cachorro ainda sente necessidade de ter um líder. Caso não tenha, ele mesmo pegará esse papel para si.

É por isso que é tão importante que o tutor cumpra o papel de líder. Mas como fazer isso do jeito certo? O Patas da Casa te explica o que significa matilha de cães e como o tutor pode se tornar o verdadeiro líder com algumas regras simples.  

O que significa matilha de cães? 

Você já deve ter ouvido essa palavra algumas vezes. Mas afinal, o que é matilha? Esse é o termo usado para descrever um conjunto de cães. Ao contrário do que muita gente pensa, não é um sinônimo de alcateia, que está relacionado aos lobos.

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais dominante ou submisso?

Seu cachorro é mais dominante ou submisso?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Portanto: qual é o coletivo de cães? Matilha. E qual é o coletivo de lobos? Alcateia. A confusão acontece justamente porque os cachorros são descendentes dos lobos e a forma como funciona uma matilha de cães lembra muito a de uma alcateia. 

O significado de matilha vai além de apenas um grupo de cães no mesmo espaço. Trata-se de uma organização social cuja principal característica é que existe um líder. Matilha sempre precisa ter alguém que aja como um guia para o resto do bando.

O líder da matilha é visto com grande respeito e admiração por parte dos demais. É conhecido por sua força, além de ser o responsável por caçar alimentos e tomar as decisões, que devem ser obedecidas pelos outros. A hierarquia em uma matilha é impressionante, com os cães trabalhando juntos e se entendendo entre si. Não é à toa que sonhar com matilha de cães pode indicar justamente que uma pessoa precisa aprender a trabalhar melhor em equipe — mas também existem outros significados de sonhar com cachorro.

Regras que o tutor deve seguir para ser líder da matilha

Os cães domésticos não vivem mais em bando, mas o instinto de matilha se mantém até hoje. Na dinâmica familiar, é importante que o tutor seja visto como o líder. Se isso não acontecer, o animal vai achar que ele mesmo é quem deve liderar. Esse é um problema ainda maior para cachorros dominantes, que naturalmente tendem a pensar que são os donos do ambiente.

Se o cão virar o líder, vai fazer o que quiser sem respeitar o tutor. Ele não saberá ouvir um "não" e ainda se tornará desobediente. É por isso que é tão importante que o tutor mostre quem é o verdadeiro líder da matilha dentro de casa. Para conseguir isso, algumas regras podem ser seguidas:

1) Adestramento desde filhote 

O adestramento de cães é a melhor maneira de controlar o animal. O cão adestrado sabe se comportar e ouvir os comandos do tutor. Ele é treinado para obedecer o dono e, assim, torna-se mais obediente e menos eufórico. É importante que o líder da matilha adestre o animal desde filhote. Nessa fase, o adestramento costuma trazer resultados mais positivos, já que o cãozinho ainda está se desenvolvendo. Quanto mais tarde for feito o adestramento, mais difícil será, pois animais mais velhos tendem a ser mais teimosos.

2) Ser firme quando necessário 

O líder da matilha é aquele que consegue mostrar para o bando quando algo está errado. Por isso, o tutor que quer ser o líder dentro de casa também precisa saber dizer não ao animal. Ao ver o cachorro fazendo xixi e cocô no lugar errado, arranhando o sofá, mordendo um móvel ou qualquer outra coisa errada, mantenha a calma e ensine. Olhe para o cão, aponte qual foi seu erro e diga com a voz firme que ele está errado. A firmeza traz autoridade e mostra que você está no comando, fazendo com que o pet te veja como o verdadeiro líder. 

3) Nunca gritar com o cão 

É importante ter muita atenção nessa regra: o verdadeiro líder não grita, briga ou faz um enorme barraco. Como explicamos, ele diz com firmeza e aponta o erro para que o outro aprenda. Os gritos e brigas só vão criar uma histeria gigante e, no fim das contas, o animal não vai entender o que ele fez de errado. Além disso, o próprio tutor deixa claro seu desespero e perde o controle da situação. Por fim, ainda pode deixar o cão com medo. 

cachorro obedecendo o dono
O cachorro tem naturalmente o instinto de matilha e precisa ver o tutor como líder

4) Elogiar quando preciso 

Outra regra importante é sempre elogiar o animal quando ele fizer algo certo. Isso o ajuda a entender quais atitudes estão corretas e, além disso, faz com que ele se sinta mais alegre e confiante consigo mesmo. O líder da matilha não é aquele que deixa os outros acuados por ouvir tanta briga, mas aquele que faz o outro se sentir importante. Por isso, é assim que o tutor deve agir com seu cãozinho para ganhar respeito. 

5) Oferecer reforço positivo 

O verdadeiro líder da matilha estimula o animal a seguir fazendo o que é certo. A melhor técnica para alcançar isso é com a técnica do adestramento positivo. Sempre que ensinar alguma coisa para o seu cão e ele acertar o comando, dê um petisco, faça um carinho ou diga palavras de apoio. Assim, o pet vai associar a atitude a algo bom para ele e, dessa forma, repetirá mais vezes. O animal te verá como um líder e tentará sempre acertar para te deixar feliz - e, é claro, conseguir aquele biscoitinho. 

6) Impor limites

Essa é uma das regras mais difíceis que o líder da matilha deve seguir, mas também uma das mais importantes. Muitos tutores têm dificuldade de impor limites aos cães. É algo compreensível, pois é realmente complicado negar um pedido ou repreender o pet quando ele está com aquela carinha de pidão. Porém, é importante que o líder mostre até que ponto o animal pode continuar com determinado comportamento.

Não dá para oferecer qualquer comida para cachorro, deixar que ele suba em algum móvel, dê mordidinhas nas visitas (mesmo que de leve), fique tentando chamar sua atenção em momentos inapropriados… por mais que tudo seja fofo, pode se tornar problemático. Portanto, o tutor que é o verdadeiro líder da matilha tem que mostrar firmeza e ensinar o que é limite para o pet.

7) Cuidar das necessidades 

Quando explicamos o que é matilha, ressaltamos que o papel do líder também é cuidar da caça e garantir alimentos. Na dinâmica de casa, a ideia é a mesma. O tutor precisa cuidar das necessidades do pet. Isso inclui oferecer ração e água, dar banho, levar ao veterinário, dar vacinas, limpar suas necessidades, ficar de olho na saúde… Ou seja: o líder da matilha precisa estar sempre ali para cuidar do cachorro

8) Oferecer lazer para o animal

Os cães precisam de momentos de lazer e é papel do líder garantir que o animal tenha diversão no seu dia a dia. As atividades físicas fazem bem para a saúde física e também para a saúde mental do animal. Por isso, o líder precisa organizar uma rotina de exercícios que deve incluir passeios com cachorro e brincadeiras, seja dentro ou fora de casa. A falta de exercícios aumenta o risco de doenças como obesidade canina e ainda contribui para problemas como ansiedade e depressão

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas