Cuidados dos animais

Cachorro de apartamento: dicas para afastar o mau cheiro e manter a limpeza do ambiente sem estresse

Publicado - 16 Novembro 2023 - 15h39

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Ter um cachorro em apartamento ou casa é sempre uma experiência que traz muita alegria para os tutores, mas é importante saber como limpar o lugar que seu pet vive para evitar bagunça e mau cheiro. No caso do cachorro de apartamento, é comum que o odor acabe se intensificando bastante, já que o espaço normalmente é menor que o de uma casa. Porém, isso deixa de ser um problema com alguns cuidados bem simples e práticos.

Se você tem ou quer pegar um cachorro para criar em apartamento, confira as dicas do Patas da Casa que vão deixar ajudar no processo de como manter uma casa com pets limpa e arrumada!

Banheiro para cachorro em apartamento: saiba como deve ser

Um dos maiores causadores do mau cheiro quando se tem um cachorro em apartamento é o xixi. Porém, esse problema pode ser evitado com algumas soluções. A primeira delas é criar um banheiro para cachorro em apartamento.

Imagem Quiz:Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Muitos tutores optam pelo jornal como espaço para o pet fazer suas necessidades. Isso pode até funcionar com alguns animais, mas não ameniza o odor — e até intensifica o cheiro. O ideal é apostar no tapete higiênico para cães. Eles absorvem a urina e, por isso, o cheiro fica bem menos intenso.

Onde colocar o banheiro para cachorro em apartamento?

Peguei um cachorro para ter em apartamento e já comprei o tapete higiênico. Mas onde colocá-lo? O local do banheiro para cachorro em apartamento deve ser estratégico: precisa ser de fácil acesso para o cão e longe do local onde ele come. A área de serviço e a varanda são boas opções de lugar para fazer o banheiro de cachorro.  

Como limpar o cheiro de xixi de cachorro em apartamento? 

Uma tarefa chata, mas essencial para manter o ambiente limpo, é sempre limpar e tirar o cheiro de o xixi de cachorro. Apartamento fica com um mau cheiro bem forte se esse cuidado não for tomado. Muitos tutores afirmam que o odor costuma persistir em casa, mas alguns truques acabam de vez com esse problema.

O primeiro é entender que é preciso limpar o xixi de cachorro assim que ele urinar. Não adianta deixar para depois porque o olfato canino, que é super apurado, vai associar aquele local ao cheiro. Assim, a chance de ele urinar mais vezes ali é bem grande.

A segunda dica é apostar em um produto específico para xixi de cachorro. O desinfetante para pet promove uma limpeza profunda e evita qualquer resquício de urina ali. Por fim, é importante passar a quantidade de produto indicada na embalagem e secar bem para deixar o cantinho bem limpo. 

shih tzu em cima de tapete higiênico
Ter um cantinho de banheiro para cachorro em apartamento ajuda a manter a casa limpa

Adestramento para cachorro em apartamento é essencial  

Não adianta comprar o tapete higiênico e saber como limpar o xixi de cachorro de apartamento se não ensiná-lo a urinar no local adequado. O adestramento de cães é benéfico para animais que vivem em qualquer tipo de ambiente, principalmente em espaços menores.

Sendo assim, ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo evita que ele urine em locais impróprios e, assim, deixe o mau cheiro espalhado pela casa. Você terá que criar um comando específico para sinalizar onde ele deve fazer xixi e condicioná-lo a ir até lá quando tiver vontade de fazer necessidades. Para que o adestramento funcione, é preciso ter paciência e fazer muitas repetições, além de sempre recompensar o pet quando acertar, seja com petiscos ou carinhos. 

Qual cachorro ter em casa pequena?

Raças que têm mais facilidade de serem adestradas, como Poodle e Golden Retriever, são super indicadas. Isso acontece justamente porque facilita na hora de ensinar esse tipo de comando ao animal. Porém, com paciência, qualquer pet consegue aprender. Caso você não consiga adestrar o pet por conta própria, pode ainda chamar a ajuda de um profissional. 

Cachorro de apartamento precisa estar sempre limpinho

Engana-se quem pensa que o mau cheiro do cachorro de apartamento vem apenas do xixi. Muitas vezes, é o próprio animal que está com o odor desagradável. Isso pode acontecer por falta de higiene adequada, tanto do animal quanto do ambiente (já que os cães têm o costume de deitar no chão e, se ele não for limpo com frequência, o animal também fica sujo). Por isso, ao pegar cachorros para ter em apartamento, é fundamental ter em mente que será necessário criar uma rotina de higiene para o animal. 

O tutor precisa dar banho no cachorro com frequência, seguindo o intervalo de tempo ideal para cada raça (algumas precisam de banhos a cada 15 dias e outras podem tomar a cada 30, por exemplo). Além disso, é fundamental sempre limpar as patas do cachorro após o passeio na rua. Outra dica é checar os pelos do animal com frequência para ter certeza de que não há nenhum tipo de sujeira no pet. 

Como fazer faxina na casa quando se tem cachorro em apartamento? 

Toda casa precisa de limpeza, mas quando se tem um pet é ainda mais importante. O primeiro cuidado essencial na hora de fazer faxina é tirar o pet do cômodo onde está sendo limpado, para evitar que ele tenha contato com produtos de limpeza ou poeira.

Para uma limpeza eficaz, a dica é apostar em produtos específicos para eliminar o cheiro de cachorro nos ambientes onde o animal tem acesso. Eles ajudam a remover toda a sujeira, acabam de vez com o odor ruim e ainda deixam um aroma agradável no ambiente. Vale ressaltar que é importante esperar que o cômodo esteja completamente seco antes de deixar o animal entrar novamente. O chão molhado pode fazer o pet escorregar e causar acidentes. 

Qual a raça de cachorro ideal para apartamento? 

Se você quer muito ter um cachorro, apartamento pequeno não deve ser um empecilho! Algumas raças se dão muito bem em espaços pequenos e, por isso, são as mais indicadas para quem mora em um condomínio. Mas afinal: qual a raça de cachorro ideal para apartamento?

Os cães de porte pequeno e médio costumam ser os mais escolhidos, já que não precisam de um espaço tão grande para se locomover. Yorkshire, Maltês e Shih Tzu são alguns exemplos de raças de cachorro para apartamento. Porém, muitos cães de grande porte também se dão muito bem. Alguns exemplos são Labrador e Golden Retriever.

Como existem muitos vizinhos próximos em um condomínio, normalmente cachorro para apartamento que não late tanto também é uma opção interessante. Qual é a raça de cachorro mais calma? Pug e Bulldog Inglês certamente estão na lista!

Outro fator importante é a independência do animal. O período de quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho no apartamento varia de raça para raça. Portanto, se você trabalha ou estuda fora por um longo período de tempo, é bom pesquisar qual cachorro pode ficar sozinho o dia todo sem causar um caos no apartamento, por exemplo. Isso evita a bagunça pela casa e ajuda a manter o ambiente limpo. 

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Cachorro

Esses são os 6 sinais que seu cachorro te ama mais visíveis - e provam que você é a "casca de bala" dele e vice-versa

Frases para cachorro de amor podem revelar muito sobre os sentimentos humanos sobre os fortes vínculos que são criados com os pets. ...

Cuidados

Direitos dos animais em condomínios: advogada lista o que os condomínios podem proibir ou não sobre a presença de cães e gatos

Já ouviu falar nos direitos dos animais? Pois saiba que, assim como nós, os nossos pets também são protegidos pela lei. Existe a lei...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Ver todas