Comportamento animal

Enriquecimento ambiental para cães: infográfico lista os 10 segredos para uma rotina mais dinâmica e divertida

Publicado - 30 Outubro 2023 - 13h11

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Proporcionar uma vida feliz e saudável para o peludo deve ser uma prioridade para todos os tutores de animais de estimação. Para oferecer uma rotina repleta de aventuras e diversão, uma ideia é investir no enriquecimento ambiental para cães. Essa abordagem visa oferecer estímulos físicos, mentais e sociais para o cão, evitando uma série de problemas, como comportamentos destrutivos, ansiedade de separação de cachorro e depressão.

Para tornar a rotina do peludo mais dinâmica e divertida, o Patas da Casa preparou um infográfico com 10 segredos de como fazer o enriquecimento ambiental canino. Confira!

O enriquecimento ambiental para cães oferece uma série de benefícios

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por que o enriquecimento ambiental para cães é importante? 

O enriquecimento ambiental para cães oferece uma série de benefícios para a saúde física e mental canina. Os doguinhos são animais que precisam de atenção e de estímulos na rotina para não desenvolverem doenças como a ansiedade e a depressão.

As vantagens do enriquecimento é que ele previne o tédio, evita comportamentos destrutivos, oferece estímulos mentais e físicos para o animal, ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais de interação, melhora o comportamento do cão e ainda aumenta a aproximação com o tutor. 

1) Com o tapete interativo, cachorro se distrai bastante 

O tapete interativo para cachorro é um objeto que estimula a cognição do pet e desperta os cinco sentidos do animal. Mas como funciona o tapete interativo? Cachorro de qualquer idade e porte podem utilizar esse objeto? Sim, o tapete interativo está liberado para todos os tipos de animais, inclusive para os filhotes de cachorro. O objeto contém uma série de compartimentos que servem para “esconder” petiscos, e o cheirinho da recompensa instiga a curiosidade canina.  

2) Para fazer o enriquecimento ambiental, cachorro vai adorar brinquedos com garrafa pet

Está em busca de brinquedos para cachorro baratos e divertidos? Aposte nas garrafas pets, aquelas que armazenam bebidas como refrigerante e chás gelados. Lembre-se que antes de oferecer a garrafa para o cão, é necessário higienizá-la com água e sabão e retirar o rótulo do produto, para que não corra risco do animal comer. O melhor de tudo é que é fácil adaptá-las, inclusive para quem tem um cachorro para apartamento.

3) Enriquecimento ambiental para cães: outra opção é a bolinha de petiscos

A bolinha interativa para cachorro é um dos brinquedos favoritos dos doguinhos. Ela contém uma pequena abertura que permite colocar petiscos em seu interior, normalmente grãos de ração para cachorro. Dessa forma, o cheirinho estimula o animal a brincar com a bolinha, que também libera a ração conforme o peludo a movimenta. Ela possui diferentes tamanhos e a escolha vai depender se o cachorro é grande ou pequeno.

4) No enriquecimento ambiental, cachorro pode se beneficiar com a prática de esportes

Correr atrás da bolinha ou do frisbee para cachorro é uma atividade que a grande maioria dos doguinhos ama. Cães de grande porte, como Pastor Alemão e o Golden Retriever, costumam passar longos períodos de tempo se divertindo correndo atrás de objetos durante a brincadeira. Além do cão gastar energia, a prática de esportes é uma ótima forma de evitar um cachorro obeso. Para completar, cachorros ansiosos se beneficiam da prática de atividades físicas.

5) Enriquecimento ambiental: cães precisam de socialização 

A socialização canina é muito importante para evitar um cachorro medroso ou agressivo com outros animais ou pessoas. O processo de socialização deve ser feito logo no início da vida do animal, ou seja, no cachorro filhote. É durante esse período que a personalidade do pet está se desenvolvendo. Dentre os principais benefícios de socializar cachorro com outros cães e pessoas, podemos destacar:

  • Reduz o comportamento agressivo
  • Melhora a comunicação do cão com outros animais e o tutor
  • Reduz medo e ansiedade 
  • Aumenta a confiança canina

6)  O quebra-cabeça é um bom recurso de enriquecimento ambiental para cães

Existem vários modelos super divertidos de quebra-cabeça para cachorro que funcionam como enriquecimento ambiental. Cães costumam ficar super entretidos com esse brinquedo, pois além dele oferecer entretenimento, eles escondem em seus compartimentos petiscos para cachorro. Diferente dos quebra-cabeças dos humanos, o quebra cabeça canino possui algumas divisórias que escondem surpresas para o peludo, mas para conseguir alcançá-la, ele precisa descobrir como liberar esses compartimentos. 

7)  O circuito com obstáculos funciona como enriquecimento ambiental

Conhecido como agility, o circuito para cachorro é uma ótima maneira de botar o peludo para se exercitar e gastar energia. Muito utilizado no adestramento de cães, o circuito também é uma forma de enriquecimento ambiental. Cachorro precisa percorrer um percurso que contenha obstáculos e objetos no caminho, permitindo que o pet trabalhe o raciocínio  

8)  Os petiscos para cachorro estimulam vários sentidos do animal

O petisco para cachorro é um dos grandes segredos do enriquecimento ambiental canino. Gulosos e curiosos, é o cheirinho das recompensas deliciosas que vai estimular o pet a se exercitar, brincar e se entreter com os brinquedos interativos para cachorro. Lembre-se de não exagerar na quantidade e oferecer petiscos que sejam mais saudáveis, livres de corantes e de açúcar. 

9) Enriquecimento ambiental: cães gostam de brincar de caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade divertida que envolve esconder objetos ou recompensas do peludo, para que ele encontre através do faro do cachorro. super recomendada para pets ansiosos, especialmente porque ao esconder comida ou brinquedos, cachorro precisa trabalhar sua capacidade mental na resolução de problemas.  Além disso, essa é uma brincadeira que estimula o instinto caçador do pet.

10) O comedouro lento para cachorro é outra forma de enriquecer o ambiente 

O comedouro lento para cachorro é mais um segredo para tornar a rotina do peludo mais dinâmica e saudável.  É um objeto que auxilia na alimentação do cachorro e na digestão adequada dos alimentos, especialmente para aqueles que comem muito rápido, pois esse hábito pode afetar a saúde do cachorro. Dentre os benefícios dos comedouros lentos, podemos destacar: 

Comportamento

Aprenda a interpretar cada miado de gato: foi com essas dicas que consegui me aproximar mais ainda do meu pet

Mesmo que os gatos não saibam falar, a linguagem felina é muito rica e expressiva. Além da postura corporal, o miado de gato tem uma...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Comportamento

Aprenda a interpretar cada miado de gato: foi com essas dicas que consegui me aproximar mais ainda do meu pet

Mesmo que os gatos não saibam falar, a linguagem felina é muito rica e expressiva. Além da postura corporal, o miado de gato tem uma...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Ver todas