Adoção animal

7 raças de cachorro que são fisicamente incomuns

Publicado - 09 Maio 2024 - 17h20

Atualizado - 09 Maio 2024 - 17h20

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI) - organização que reconhece raças de cachorro -, até 2018 existiam cerca de 344 raças de cães no mundo todo. Se comparado com os gatos, esse é um número consideravelmente alto, pois só existem cerca de 70 raças de bichanos registradas na World Cat Federation.

Com tanta raça de cachorro assim, é claro que tem aquelas que se destacam quando o assunto é aparência.  Cada raça possui suas próprias características físicas, com tamanhos diferentes, cores diferentes e formatos diferentes. No entanto, algumas raças possuem traços físicos que chamam a atenção por serem um pouco “peculiares” e incomuns para a espécie. Confira 7 raças de cachorro fisicamente incomuns!

1)O Komondor possui "dreads" naturais

Komondor correndo ao ar livre
 A única coloração aceita no Komondor é o marfim


É impossível não se impressionar com a aparência do Komondor. Além de ser uma raça de cachorro gigante que pode chegar a pesar 60 kg, o Komondor é dono de um visual super diferente. Ele possui uma pelagem exótica e exuberante que lembra muito o dreadlock, um penteado realizado nos humanos em forma de mechas emaranhadas. Os pelos do cachorro dessa raça são de cor marfim, densos, grossos e ondulados.

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Devido a textura e a coloração dos pelos, algumas pessoas até dizem que o Komondor lembra um esfregão - por isso ele é chamado de “cachorro esfregão”. Originário da Hungria, ele é conhecido por ser um excelente cachorro de pastoreio, e suas características distintivas de pelos permitem que o Komondor se camufle facilmente entre ovelhas.

2) O Xoloitzcuintle é um cachorro sem pelo

 Xoloitzcuintle de coleira ao ar livre
O Xoloitzcuintle precisa de cuidados especiais com a pele devido ausência de pelos

Popularmente conhecido como cachorro Xolo ou Pelado-mexicano, o Xoloitzcuintle tem uma aparência bem diferenciada. Isso se deve ao fato de ser um cachorro sem pelo, uma característica que não é tão comum no universo canino. Ele até pode ter um pouco de pelo na pata, rabo ou cabeça, mas bem curtinho e quase imperceptível. Outra curiosidade bacana do Xolo é que ele é uma das raças de cachorro mais antigas: estima-se que ele tenha surgido no México há aproximadamente 3 mil anos. 

3) O “cabelo” do Galgo Afegão é impressionante

Dois Galgo Afegão de roupa de frio na floresta
O pelo do Galgo Afegão parece longos cabelos humanos

Você já ouviu falar em cachorro que “parece” um ser humano? Se você nunca viu, é hora de conhecer o Galgo Afegão, um cachorro originário do Oriente Médio que dono de uma aparência charmosa e elegante. Chamá-los de peludos faz total sentido, já que o traço que mais chama atenção no Galgo Afegão é a pelagem. 

Ele não tem um pelo de cachorro qualquer, mas uma pelagem que pode ser bem longa, macia, fina e lisa, lembrando longos cabelos humanos. É por essa razão que essa é uma das raças de cachorro parecem gente. Afinal, se esse peludo for visto de costas enrolado em uma coberta, pode até ser confundido com um humano devido aos longos “cabelos”.

4) O Bull Terrier tem aparência de cachorro bravo e uma cabeça de "bigorna"

Bull Terrier em pé ao ar livre em cima de grama
O Bull Terrier tem focinho alongado que se destaca

O  Bull Terrier assusta por ter um rostinho de cachorro bravo e uma cabeça de "bigorna", e são justamente esses traços que mais chamam a atenção na raça. O focinho de cachorro Bull Terrier é diferente de qualquer outra raça que você já tenha visto. Ele é bem comprido e ligado diretamente no crânio do animal, ou seja, não existe nenhuma “separação” entre os olhos e a região do focinho. Essa característica exótica e diferenciada da raça deixa o peludo com o rosto em formato oval.

5) O Cão de Crista Chinês já foi eleito como o cachorro mais feio do mundo

Cão de Crista Chinês sentado no asfalto
O Cão de Crista Chinês tem pelos na cabeça, pata e rabos

O Cão de Crista Chinês é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo que chama a atenção devido à aparência pouco convencional. Existem duas versões da raça, a Powderpuff, que tem uma pelagem fina, e o pelado, que não possui nenhum pelo no corpo. É justamente essa segunda versão que possui características físicas consideradas incomuns. 

No entanto, ele não é de fato totalmente “pelado”. Em algumas regiões do corpo do cachorro é possível encontrar pelos finos na cabeça, rabo e patas. Por conta dessas características, o cão de crista Chinesa já foi eleito o cachorro mais feio do mundo na feira de exposição em Sonoma-Marin, na Califórnia.

6) Dachshund é rebaixado e comprido 

Dachshund cinza em pé ao ar livre
O Dachshund também é chamado de cachorro salsicha

É muito difícil um Dachshund passar despercebido. A aparência fofinha e diferenciada do cachorro salsicha é irresistível aos olhares humanos. Com certeza a característica que mais chama a atenção do salsichinha é sua pata de cachorro curtinha, que deixa o peludo com uma aparência rebaixada e fofíssima. A estrutura corporal do Dachshund é singular, que o diferencia de outras raças. Além das patas curtas, eles possuem um corpo mais alongado do que o normal, motivo pelo qual é chamado de “salsicha”.

7) O Puli tem pelos encaracolados e crespos

rosto de cachorro da raça Puli preto
A aparência do Puli é parecido com a do Komandor, mas existem diferenças

Considerada rara, a raça Puli tem uma aparência exótica muito semelhante a do Komandor. Os pelos são densos, crespos, longos e lembram muito o penteado dreadlock. A grande diferença entre ele e o Komondor está no porte do cachorro. Enquanto o Puli mede no máximo 40 cm, o Komondor pode chegar a medir 75 cm. Além disso, o Komondor só possui um padrão de cor, enquanto o Puli pode ser preto, branco, tigrado, creme, prata e marrom.

 

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas