Algumas raças - como o Shih Tzu e o Beagle - são conhecidas pelo seu senso de independência. São cães que, por mais apegados que sejam com os humanos, conseguem se virar muito bem sozinhos e não se importam em tomar as rédeas da situação às vezes. Essas características geralmente fazem deles ótimos cachorros para quem trabalha e precisa deixar o animal sem supervisão por horas, já que eles não vão encontrar tantos problemas em passar o dia sem companhia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro independente precisa passear, receber atenção e se exercitar, mas ao optar por uma raça mais independente, você corre menos risco de ter um cãozinho entediado ou sofrendo com ansiedade de separação. Conheça as raças de cachorro mais independentes aqui embaixo!

1) Shih Tzu

 

O Shih Tzu é muito dócil e independenteCachorro Shih Tzu consegue passar mais tempo sozinho sem reclamarA raça de cachorro Shih Tzu é fácil de conviver, quase não late e é muito carinhosa

 

A raça Shih Tzu é uma das mais populares da atualidade! Não é por menos: além de toda a fofura, o cãozinho tem uma personalidade super dócil e tranquila. Para completar, o Shih Tzu é um cachorro independente, pequeno e que se adapta muito bem aos momentos sem companhia. Ele consegue se virar bem quando está sozinho e dificilmente vai se entediar e latir demais como acontece com outras raças. Por isso, é um cão que pode ficar várias horas longe do tutor sem causar problemas e é um ótimo cachorro para apartamento.

 

Ainda assim, lembramos que a raça de cachorro Shih Tzu é apegada ao dono e gosta de carinho. Então mesmo sendo independente, é importante não decepcionar o seu amigo e, sempre que puder, agarrar a oportunidade de ficar juntinho dele! Estimular atividades físicas de baixa intensidade é outro cuidado que não pode ser deixado de lado.

2) Akita

 

Akita é um cachorro mais independente que demanda cuidado na hora de ser educadoRaça Akita tem forte instinto protetorAkita: cachorro da raça, mesmo sendo grande, se adapta bem em apartamento

 

A independência é um dos principais traços da personalidade do cão Akita Inu. Apesar disso, a família precisa oferecer estímulos frequentes e diários para evitar comportamentos destrutivos da raça. O enriquecimento ambiental, com brinquedos e outras atividades, é uma ótima forma de fazer isso. A socialização é igualmente importante: com descendência japonesa, o Akita tem forte instinto de caça e proteção, por isso se não for bem socializado desde filhote, ele pode ser um pouco arisco.

 

A raça Akita, ao mesmo tempo que é muito independente e gosta de seguir as próprias regras, também é muito companheira e apegada. É um cachorro grande que precisa de atenção, mas não late muito, e apesar do porte físico, se adapta bem a apartamentos. No entanto, você deve saber como gastar a energia do cachorro Akita no dia a dia!

3) Husky Siberiano

 

 O cachorro Husky Siberiano não tem problema em ficar sozinhoAlém de um cachorro independente, o Husky Siberiano é muito sociávelRaça Husky Siberiano pode ser um pouco teimosa, mas não é impossível treiná-la

 

O Husky Siberiano é um dos cachorros mais independentes e faz parte do time de animais de grande porte. Mas, ao contrário do Akita, o Husky Siberiano filhote, adulto ou idoso é super sociável e costuma conviver bem com outros animais e crianças. Ele adora casas movimentadas! Mas sobre a personalidade da raça, o Husky Siberiano é teimoso na mesma proporção que é independente. Às vezes ele prefere seguir o próprio instinto, e por ser muito ativo e energético, precisa de um líder com pulso firme na hora do adestramento.

 

Mesmo com esse traço característico da raça de cachorro Husky, o cãozinho tem tudo para ser um ótimo companheiro no dia a dia! Eles amam a companhia dos humanos, são silenciosos na maior parte do tempo e até conseguem viver em apartamentos, desde que façam passeios e gastem energia regularmente.

4) Schnauzer

 

O cachorro Schnauzer é conhecido pela inteligência e independênciaRaça Schnauzer é ideal para donos que precisam passar mais tempo fora de casaO cachorro da raça Schnauzer precisa passear e gosta de espaços ao ar livre

 

Conhecido pelo “bigode” no focinho, o Schnauzer é super carinhoso, ama brincar e gosta de atenção, mas também é um cachorro independente e inteligente o suficiente para ficar sozinho por algumas horas. Para quem tem uma rotina mais corrida, ele será um ótimo parceiro e não dará muito trabalho, mas é importante que os momentos de solidão sejam equilibrados com bastante atenção e carinho para que o cachorro Schnauzer não se sinta abandonado. Apesar de toda a sua independência, ele é muito apegado ao dono!

 

A raça pode ter diferentes tamanhos: Schnauzer miniatura, standard (médio) ou gigante. Os Schnauzer miniatura e standard são bons cachorros para apartamento, mas gostam de espaços ao ar livre para correr. Já o Schnauzer gigante precisa de um lugar mais amplo para viver, principalmente por conta do seu tamanho e rotina dinâmica.

5) Beagle

 

O Beagle requer muita atenção para gastar a energiaCachorro independente: com os estímulos certos, o Beagle não sofre se ficar sozinho em casaRaça Beagle precisa ser adestrada nos primeiros meses

 

Muito ativo, animado e, geralmente, até um pouco teimoso, o cachorro Beagle também tem a independência como um traço de sua personalidade. Ele é um explorador nato e raramente se entedia, pois sempre está em busca de algo para fazer e não fica só “na vontade” - ele parte para a ação! Mas cuidado: a curiosidade e a energia comum aos cães de caça - como o Beagle - pode fazer com que ele acabe se encantando pelo que não deve nos momentos em que fica sozinho em casa.

 

A raça Beagle não é destruidora, mas precisa de distrações no tempo livre. Como ele não é muito fã de passar horas sozinho, brinquedos interativos são de grande ajuda. Além disso, o adestramento é necessário para que o Beagle aprenda o que pode ou não mordiscar. Com esses cuidados, a raça de porte médio é boa para apartamentos!

6) Lhasa Apso

 

O Lhasa Apso é conhecido pela fofura extrema e independênciaO cachorro Lhasa lida super bem com ambientes tranquilosCachorro independente da raça Lhasa Apso precisam gastar a energia com passeios diários

 

Para quem gosta de cachorros pequenos peludos, o Lhasa Apso é o sonho de consumo de qualquer pessoa! Mas sabia que além de ser um doguinho super aconchegante, o Lhasa também é um cachorro independente? No dia a dia, a raça é bem tranquila e, por isso, aceita ficar sozinha numa boa por algumas horas, sem gerar complicações para ninguém. Mas é importante ficar atento: o cachorro Lhasa Apso tem tendência a latir e pode incomodar os vizinhos, por isso o adestramento é importante.

 

Mesmo sendo um ótimo cachorro para apartamento, a história é a mesma das outras raças: o Lhasa Apso precisa de atenção sempre que for possível. Ele ama a companhia dos humanos, mas não é um cachorro que gosta de colo ou ser tocado o tempo todo, mas vai amar brincar com você.

7) Pinscher

 

O Pinscher não se importa em ficar sozinho em casa por algumas horasRaça Pinscher parece brava, mas gosta de carinho e brincadeirasO Pinscher é um cachorro independente e autoconfiante

 

O Pinscher é um cachorro pequeno, mas que vem acompanhado de uma fama de bravo e estressadinho. O que nem todo mundo sabe é que, por trás da marra da raça Pinscher, existe um cão carinhoso, protetor e cheio de energia para gastar. Além disso, é um pet independente, e essa independência acaba vindo de sua autoconfiança super aflorada: na cabeça do Pinscher 0 e de outros tamanhos, ele é, na verdade, um Rottweiler. Por isso, ele não pensa duas vezes antes de defender quem ele ama.

 

Mas não se engane: o cachorro Pinscher, mesmo sendo esquentadinho em alguns casos, também gosta do carinho do dono e é muito apegado. Por isso, não negue o colo e as brincadeiras quando ele pedir! Além do mais, a raça é ótima para espaços pequenos - como apartamentos -, mas pode latir bastante.

8) Shar Pei

 

O Shar Pei é um cachorro independente e pouco ativoPara a raça Shar Pei, ficar sozinho não é um problemaRaça Shar Pei, mesmo sendo independente, precisa se exercitar

 

É difícil falar de um cachorro independente sem mencionar o Shar Pei. A raça é uma das mais conhecidas pela sua forte independência e consegue ficar longos períodos longe do tutor. Além disso, o cachorro Shar Pei não é muito ativo e tem aquele arzinho de animal preguiçoso que ama passar a maior parte do dia deitado descansando. Então, mesmo sendo grande, ele é uma raça indicada para apartamentos, pois não fará muita questão de ficar circulando pelo espaço e vai preferir o conforto de uma cama quentinha.

 

A raça de cachorro Shar Pei também é apegada com os donos e não dispensa um bom carinho, então é bom dedicar uma parte do seu tempo para dar atenção a ele. Mas, no geral, a convivência é bem tranquila, principalmente porque ele é tranquilão e quase não late.

9) Basset Hound

 

Além de ser um cachorro independente, o Basset Hound é muito tranquiloCachorro Basset Hound deve manter as atividades físicas em diaA raça de cachorro Basset Hound é ideal para quem tem uma rotina mais corrida

 

O Basset Hound é outro cachorro independente dos donos que suporta ficar algumas horinhas do dia sem a família por perto. A raça não late muito e tem um temperamento muito calmo e tranquilo, o que deixa a rotina ainda mais descomplicada. Por isso, o cachorro Basset Hound acaba sendo um salsichinha perfeito para quem fica na correria do trabalho e outros compromissos, e vive em apartamentos. No entanto, são cães de porte médio que têm certa disposição e precisam se exercitar regularmente.

 

É importante passear com a raça Basset Hound e proporcionar outras atividades lúdicas para que ele possa se divertir e gastar energia. Com isso, ele tem tudo para ser um aumigo incrível para qualquer família!

10) Chow Chow

 

O Chow Chow é conhecido por sua independênciaRaça de cachorro Chow Chow pode ser um pouco teimosa, mesmo sendo independenteO cachorro Chow Chow não é muito ativo, mas precisa de passeios e atividades

 

O Chow Chow é um cachorro tão independente que às vezes ele prefere ficar sozinho do que ficar com os donos. Não quer dizer que eles não gostem de carinho e atenção, mas a raça é conhecida por ter uma autonomia maior do que outros cães. Isso permite que o cachorro Chow Chow consiga ficar algumas horas com a família ausente, porque ele não vai sofrer com ansiedade de separação e nem destruir a casa no tempo livre.

 

Na realidade, a convivência com a raça de cachorro Chow Chow é muito tranquila. Apesar de ser um cachorro teimoso, esses doguinhos não latem muito e têm um baixo nível de atividade física, por isso é um animal de porte médio ideal para apartamentos.

Como ter um cachorro independente? Veja dicas para evitar a dependência do pet!

1) Estabeleça regras. Para treinar um cachorro independente, é importante que as regras sejam definidas desde o início. Ele precisa saber o que é certo ou errado, mas também não pode associar a sua presença com a ideia de liberdade. Impor limites é necessário para que o pet crie um maior senso de independência.

2) Ofereça enriquecimento ambiental para cães. Quanto mais enriquecido for o ambiente que o seu doguinho vive, maiores serão as chances de ele conseguir suportar passar algum tempo longe de você sem ficar entediado. Para isso, brinquedos e brincadeiras fazem toda a diferença!

3) Coloque os passeios em prática. Por mais óbvio que pareça, passear com cachorro ajuda a gastar a energia do pet e deixá-lo mais satisfeito. Isso significa que se você souber usar isso a seu favor, o cãozinho começará a aguentar melhor os momentos sem você por perto.

4) Não incentive comportamentos dependentes. Na hora de sair de casa, por exemplo, é importante não fazer uma cena de despedida. Você deve agir com naturalidade e mostrar que não tem nada de errado com a sua saída - até porque logo você vai estar de volta. Faça treinamentos, se possível, para acostumar o animal com a ideia da sua ausência.

- Fechar a matéria com dicas para evitar a dependência do cachorro

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 21/10/2019

Atualizado em: 15/09/2022