Comportamento animal

Dachshund ou Basset Hound? Descubra as diferenças entre as raças de "cachorro salsicha"

Publicado - 22 Março 2024 - 13h45

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Basset Hound e Dachshund são raças que costumam ser muito confundidas, e não é à toa: os dois tipos de cachorro salsicha realmente compartilham algumas semelhanças. Rebolativos pela forma mais alongada, as raças de cachorro Basset e Dachshund são ótimas opções de pets para adultos e crianças, além de poderem viver tranquilamente em apartamentos por conta do tamanho reduzido.

Mas, afinal, quais são as grandes diferenças entre elas? Para entender melhor o que caracteriza os dois cãezinhos - Dachshund e Basset -, é só vir com a gente: reunimos tudo que você precisa saber sobre o cachorro tipo salsicha e suas variações!

Qual o nome da raça do cachorro salsicha?

Existem pelo menos duas opções de cachorro salsicha: Dachshund e Basset. Eles são chamados de salsichas por causa do corpo mais alongado e patinhas curtas. No entanto, são raças distintas. Ou seja, não existe um Basset Dachshund.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para quem se pergunta se existem tipos de Basset, a única variação é o Basset Hound - o que pode mudar é a cor da pelagem. Já os tipos de Dachshund variam conforme tamanho, tipo de pelagem e cor. É possível ver um Dachshund pelo longo, pelo curto ou pelo duro, por exemplo.

Que tal entender um pouquinho mais sobre cada raça e descobrir suas principais diferenças? Vem que a gente te explica!

Afinal, o cachorro salsicha Dachshund é um tipo de Basset?

É muito comum os cães da raça Dachshund serem chamados de “Basset” - talvez mais até que os próprios cachorros Basset Hound. Mas por que será que isso acontece? É bem simples, na verdade: ambos são um cachorro tipo salsicha, com o corpo mais alongado, patas curtas e longas orelhas caídas ao lado do rosto.

Isso faz com que muitas pessoas se confundam e acreditem que o Dachshund - também chamado de Teckel - faça parte de uma das raças de Basset. Não é à toa que, quando se trata do nome da raça do cachorro salsicha, é comum se referirem a eles como um “cachorro Basset Teckel” - o que, na prática, não existe.

Porém, apesar das semelhanças que carregam, é bom saber que são cãezinhos completamente diferentes e não pertencem ao mesmo grupo. Os Dachshund têm origem alemã, enquanto o Basset Hound foi criado como cão de caça e farejador na França. Mas não se engane: o Dachshund tem um faro de cachorro igualmente apurado.

Diferença entre Dachshund e Basset começa pela pelagem

Será que é um Basset? Dachshund? O cachorro que parece salsicha pode pertencer a duas raças distintas, mas existem algumas diferenças entre elas. A pelagem do cachorro, por exemplo, já é um indicativo que separa o cachorro rebaixado: raça Basset é dona de pelos bem curtinhos, lisos e macios. Além disso, são cães que sempre terão mais de uma cor, podendo ser tricolores ou bicolores. Os padrões aceitos são:

  • Basset branco e marrom
  • Basset branco e preto
  • Basset branco com manchas marrons e preto

Já no caso do Dachshund, tipos de pelagem podem ser bem variados. É possível encontrar exemplares com os seguintes padrões:

  • Pelo curto: com o pelo curtinho, este é o tipo mais popular no Brasil. As cores podem variar entre tons de marrom-avermelhado, castanho, preto com partes marrons ou acinzentados;
  • Pelo duro: com uma pelagem um pouco mais comprida, porém espetada. Costumam ser de cores escuras;
  • Pelo longo: este tipo possui pelos longos e macios. Já as cores podem ser mais puxadas para o castanho, marrom ou até mesmo claras como as de um Golden Retriever.

 

Dachshund caminhando no parqueDachshund andando com a língua de foraDachshund pelo longo visto de ladoVários cachorros Dachshund juntos de diferentes cores e tamanhosDachshund caramelo entre arbustosDachshund preto de pelo curto visto de ladoFilhotes de Dachshund dentro de caixaDachshund deitado no colo de pessoaDachshund passeandoDachshund correndo no parque

 

Dachshund e cachorro Basset salsicha: tamanho das raças também é diferente

Apesar de serem tipos de cachorro salsicha, esses cães não têm o mesmo tamanho. O cão Basset, por exemplo, é considerado de porte médio, ainda que seja baixinho e considerado um “cachorro rebaixado”. A raça, na fase adulta, mede entre 33 a 38 cm de altura e pode atingir peso de 20 a 30 kg.

Já no caso do Dachshund, raças semelhantes - como o próprio Basset ou Cocker Spaniel, com quem é confundido - nem chegam perto do seu tamanho. Não porque ele é grande. É justamente o oposto disso: essa é uma raça de cachorro pequena, então é um cão que não cresce muito.

Os tipos de Dachshund podem ser encontrados em até três tamanhos, que são:

  • Standard: peso de 8 a 10 kg e caixa torácica entre 35 e 45 cm de peito;
  • Miniatura: peso de 5 a 7 kg e caixa torácica entre 32 e 35 cm de peito;
  • Kaninchen: peso abaixo de 5 kg e caixa torácica até 32 cm de peito;

Vale destacar que, diferente de outras raças, o Dachshund não é definido pela altura na cernelha, e sim pela circunferência do tórax. Além disso, ele também recebe o nome de Cofap. Cachorro da raça estrelou um comercial da marca Cofap, e acabou se popularizando no Brasil também com esse apelido.

O que você precisa saber sobre a saúde das raças de cachorro tipo salsicha

Não importa qual seja o nome da raça salsicha que você vai escolher, uma coisa é certa: o formato alongado do corpo desses pets muitas vezes abre porta para problemas de saúde bem parecidos. Uma das doenças mais comuns entre salsicha Basset e Dachshund é a doença degenerativa do disco, também conhecida como doença do disco intervertebral. O problema se desenvolve por conta de movimentos simples do dia a dia, como o ato de subir e descer escadas, que acaba forçando a coluna do pet. 

Tipos de salsicha: cachorro da raça Basset é mais tranquilo, enquanto Dachshund é mais agitado

Outra diferença entre Basset e Dachshund é o comportamento de cada raça. O cachorro Basset é muito amável, meigo e calmo, já o cachorro salsicha Dachshund é bem mais energético e ativo. 

No caso do cão Basset Hound, a raça foi inicialmente desenvolvida como caçadora de animais pequenos (como coelhos), mas isso se manifesta muito pouco no seu comportamento. Pelo contrário, são cães extremamente tranquilos e que dificilmente reagem às adversidades do dia a dia - mesmo que eles estejam incomodados. Isso quer dizer que até mesmo em situações em que o animal está sentindo dor ou sendo maltratado - mesmo que não intencionalmente -, seu primeiro reflexo é fugir, e não revidar. Também é uma das raças de cachorro mais preguiçosas, que prefere aproveitar o tempo deitado e descansando.

Já o Dachshund é completamente o oposto da raça de cachorro Basset. São cães agitados e muito vigilantes, sempre atentos a qualquer movimento ou sinal de barulho. Se acontecer algo  fora do normal, o Dachshund não vai hesitar em usar suas cordas vocais para avisar sua família. Os latidos de cachorro salsicha não passam despercebidos pela vizinhança! Mas não se preocupe: de uma maneira geral, as raças de cachorro Cofap são uma excelente companhia, muito fiéis aos seus donos e adoram brincar com todos, principalmente com as crianças. É preciso saber gastar a energia do cachorro!

 

Basset Hound andando ao ar livreBasset Hound em pé perto de troncoBasset Hound deitado dormindoBasset Hound em campo florido com língua de foraBasset Hound em cima de gramadoPessoa segurando as orelhas do Basset Hound Basset Hound caminhando por parqueDois cachorros Basset Hound juntosBasset Hound filhoteVários cachorros Basset Hound na estrada

 

Qual a diferença do Basset e do salsicha?

Existem muitas diferenças entre o cachorro Basset e o Dachshund. Ambos são considerados tipos de salsicha, mas são de raças distintas, têm portes distintos e características físicas distintas. O Basset Hound é maior e tem pelos curtos e lisos, enquanto o Dachshund é menor e pode ter três variações de pelagem (curto, duro ou longo).

Além disso, o comportamento dos cachorros também muda, de forma que o cão Basset é mais preguiçoso e tranquilo, enquanto o Dachshund é elétrico, agitado e muito alerta a tudo que acontece.

Dachshund ou Basset: cachorro dessas raças precisa de cuidados especiais

Tanto o Dachshund quanto o Basset salsicha precisam de acompanhamento médico constante, além de terem cuidados especiais dentro de casa. Uma opção, inclusive, é a instalação de rampas ou escadas para cachorro, que facilitam o acesso do animal em alguns lugares da casa - como para subir no sofá, por exemplo. Também é necessário que o cachorro Basset e o Dachshund sejam vacinados anualmente e vermifugados, pois assim como qualquer outro cãozinho, outras doenças também podem atingi-los.

As orelhas do Basset e Dachshund são outro ponto que precisa de atenção. Por serem bem compridas e caídas, é necessário fazer uma avaliação frequente da região para evitar infecções e inflamações no local, como a otite canina. Não esqueça de usar produtos apropriados para limpar o ouvido do cachorro!

O Basset Hound também precisa ser observado com frequência. Como são cães que tentam camuflar dor e desconfortos, às vezes eles podem sofrer calados. Isso vale não apenas para doenças, como também para situações do dia a dia: durante as brincadeiras com crianças, por exemplo, elas podem acabar machucando o bichinho e ele não dará nenhum sinal do que está acontecendo. 

Quanto custa um cachorro Basset? E um Dachshund?

É muito fácil se apaixonar pelos tipos de cachorro salsicha, porque eles são companheiros incríveis para qualquer família. Aliás, uma curiosidade é que quando se trata do Dachshund ou cachorro Basset, preço é bem similar para as duas raças e não chega a ser tão caro. 

  • Preço do Dachshund — Tipos da raça podem custar entre R$ 1.000 e R$ 4.000 nos principais canis brasileiros. Os exemplares de pelos longos são mais caros do que aqueles de pelos curtos ou duros.
  • Preço do Basset — Cachorro da raça pode ser encontrado por valores entre R$ 1.000 e R$3.5000, de acordo com as caracterísitcas físicas e genéticas do animal.

Tanto para comprar um cachorro salsicha Dachshund quanto um Basset, preço sofre influência das características físicas do pet. O sexo, por exemplo, é um fator que pesa nessas horas: os machos tendem a ser mais barato do que as fêmeas.

Lembramos que é bom ter muita atenção com o canil de cachorro, independentemente da raça escolhida. Tanto a ninhada de Basset quanto a de Dachshund devem pertencer a criadores responsáveis e que cuidam bem tanto dos pais, quanto dos filhotes.

Publicado originalmente em: 09/09/2019
Atualizado em: 22/03/2024

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas