Comportamento animal

Lhasa Apso: personalidade da raça é mais calma ou agitada?

Publicado - 30 Novembro 2021 - 20h05

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Com uma grande personalidade escondida no corpo de um cão pequeno, o Lhaso Apso é adorado por seu temperamento assertivo, alegre, afetuoso, além de sua beleza, fofura e longa pelagem. Não é à toa que o cachorro Lhasa integra a lista de raças mais populares do Brasil. Apesar de ser um cão companheiro, fiel e brincalhão, ele pode mostrar um lado mais agitado e feroz se não houver um treinamento adequado desde cedo. Descubra, a seguir, mais informações sobre a personalidade do Lhasa Apso para que você possa avaliar se essa é a raça ideal para ter na sua casa.

Lhasa Apso: personalidade moldada sob a posição de cão de guarda no Tibete

A aparência de um Lhasa Apso e toda a sua pompa podem até indicar que ele sempre foi um animal doméstico. Mas, na verdade, a história do Lhasa Apso pode te surpreender: a raça foi originalmente criada para guardar mosteiros e palácios budistas no Tibete – daí o seu nome, uma homenagem à Lhasa, a capital e cidade sagrada da área autônoma da China.

Com essa importante posição de “sentinela”, o cachorro Lhasa ganhou fama e passou a protagonizar diversos mitos tibetanos ao longo da história. Segundo um conto popular da região, a raça de cachorro Lhasa é a personificação terrena do mítico Leão da Neve, o protetor da nação. Até o início do século passado, os Lhasas não tinham permissão para deixar sua terra natal, exceto se fossem oferecidos por Dalai Lama como presente.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Esse curioso histórico é importante para entender a trajetória e o temperamento dos animais da raça Lhasa, filhote ou adulto. Hoje, eles são excelentes cães de companhia, mas ainda guardam o instinto de vigilância inato. O cachorro da raça Lhasa Apso pode até ser pequeno, mas definitivamente age como se fosse maior do que é, sendo um cãozinho de pura coragem. Por isso, está sempre alerta para proteger a casa e seus tutores de qualquer ameaça que seja, não importa o tamanho.

Lhasa Apso: cachorro da raça pode ser agitado e um pouco feroz com desconhecidos

Naturalmente, o cachorro da raça Lhasa Apso não é sociável e amigável com estranhos, uma característica compatível com um cão instintivamente protetor. Com os sentidos apurados, habilidade para observar e desconfiança de qualquer coisa nova ou diferente, quando se trata do Lhasa Apso, cachorro tem a tendência de fiscalizar e chamar a atenção dos seus tutores ao notar um “invasor”. É justamente por isso que é totalmente válida a ideia de o Lhasa late muito, pois além dos latidos altos e das rosnadas, até pequenas mordidas podem fazer parte do seu comportamento protetor.

Lhasa Apso: características da raça envolvem certo territorialismo

Com o treinamento adequado e a socialização precoce, o Lhasa Apso pode ser um excelente animal de estimação; afetuosos, calmos e gentis com as pessoas, incluindo crianças que são carinhosas com cachorros. Porém, como nem tudo são flores, o lado territorialista do cachorro da raça Lhasa às vezes fala mais alto, principalmente em relação a outros animais da casa. Ao ter que dividir seu espaço com outro cão, por exemplo, o Lhasa  Apso pode se tornar extremamente mandão e ciumento. Apesar de eventuais brigas por dominância, a maioria deles vive pacificamente com os demais pets da família.

 

Um dos cuidados com Lhasa filhote é a socialização para evitar brigas com outros animais e desconhecidosLhasa Apso: personalidade é marcada por um comportamento dominanteO cachorro da raça Lhasa pode ser bastante territorialistaO Lhasa Apso late muito, mas é possível amenizar isso com o adestramento desde filhoteO cachorro da raça Lhasa não precisa de longos passeios, mas deve ser estimuladoRaça Lhasa filhote precisa de adestramento e socialização adequadosLhasa Apso mini: características do cãozinho são firmes e obstinadas

 

O treinamento é fundamental para tornar a raça de cachorro Lhasa mais sociável

 

O cachorro da raça Lhasa Apso é um dos mais inteligentes do mundo canino. Eles têm capacidade para aprender tudo o que lhes impõem, desde que seja do jeito e no tempo deles. Por isso, paciência, gentileza e consistência nos comandos são fundamentais durante o treinamento de um filhote de Lhasa Apso.

Os métodos que enfatizam a comida e os elogios serão sempre recebidos com mais cooperação, que é conhecido como adestramento positivo. No entanto, é importante ter certa atenção na hora de treinar um Lhasa Apso adulto ou filhote: se as rotinas e práticas começarem a ficar repetitivas, eles podem acabar perdendo o interesse rapidamente.

Lhasa Apso late muito e isso faz parte da genética da raça

O Lhasa Apso é um cachorro que late muito, e a sua vocalização aguda pode se tornar um grande transtorno dentro de casa se o animal não for orientado desde pequeno sobre quando é apropriado latir. Embora alguns desses latidos frequentes possam ser amenizados durante o treinamento, isso é algo inerente à genética da raça (ou seja, o Lhasa Apso late muito mesmo e a família precisará aprender a conviver com isso). É muito difícil fazer um Lhasa Apso parar de latir completamente, mas é possível tentar amenizar isso com treinos para deixar a raça de cachorro mais calma.

Lhasa: raça de cachorro pode ser considerada agressiva?

De fato, o Lhasa Apso é um animal decidido, teimoso e tem um padrão dominante. Na ausência de uma liderança, eles seguem as próprias regras e, quando se sentem pressionados ou intimidados, podem reagir agressivamente. Se o comportamento feroz não for corrigido rapidamente e no grau apropriado, o cachorro da raça Lhasa aprenderá a usar esse lado agressivo mais vezes, já que teve êxito com a mesma tática anteriormente.

Embora muita gente não leve o Lhasa Apso a sério por conta do tamanho, é extremamente importante que esse comportamento agressivo seja gerenciado adequadamente. Quando há um relacionamento de respeito mútuo e o tutor dá espaço à face independente da raça, o Lhasa passa a respeitar e seguir as regras da casa naturalmente.

Afinal, o Lhasa Apso é a raça ideal para você?

Se você está considerando ter um Lhasa em casa, deve ter em mente a natureza protetora e agitada dessa raça. Não há como mudar isso, embora você possa socializar e treinar o Lhasa Apso filhote para ensinar-lhe boas maneiras e, assim, criar um cão calmo e amigável no seu lar.

Com paciência e força de vontade, vale a pena todo o esforço desprendido frente a tantas qualidades que esse cãozinho tem. Companheiro, curioso, leal e brincalhão, o cachorro da raça Lhasa adora ficar perto de sua família e seguir as pessoas pela casa, seja para fazer parte das atividades ou pegar um lugarzinho no colo. Por ser um dos cachorros mais independentes, ele fica bem quando precisa passar um tempo sozinho.

O Lhasa Apso não é extremamente ativo e, por isso, fica satisfeito vivendo em ambientes fechados, como os apartamentos. Ao contrário de muitas outras raças de cachorro, Lhasa Apso não precisa de exercícios intensos para gastar a energia. Ele, porém, aprecia e se beneficia de passeios curtos e sessões de brincadeiras diárias.

Lhasa Apso: personalidade da raça tem traços marcantes

Depois de aprender um pouquinho mais sobre a personalidade do Lhasa Apso, você pode conferir quais são as características mais marcantes do pet. O cachorro da raça Lhasa Apso é:

  • Inteligente
  • Dedicado
  • Corajoso
  • Protetor
  • Afetuoso
  • Gentil
  • Teimoso
  • Dominante
  • Alerta
  • Espirituoso
  • Brincalhão

Redação: Guilherme Segal e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 14/05/2020

Atualizada em: 30/11/2021

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Ver todas