Cachorro

6 truques para passear com cachorro que puxa a guia

Publicado - 08 Novembro 2023 - 12h04

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Passear com cachorro é uma atividade fundamental que todo tutor deve realizar diariamente para manter a saúde física e mental dos peludos. Além de ser a hora do dia preferida de muitos doguinhos, o passeio permite que o animal gaste energia e ainda diminui os riscos do cachorro desenvolver depressão e ansiedade. Porém, embora seja um momento de diversão, nem sempre a tarefa é tranquila para os tutores, especialmente no caso de um cachorro que puxa no passeio. Para tornar esse momento prazeroso para você e o peludo, o Patas da Casa vai te mostrar o que fazer com cachorro para ele parar de puxar. 

1) Escolha uma coleira para cachorro adequada

Para um passeio seguro e tranquilo com o peludo, é preciso investir em uma coleira para cachorro adequada. Ela precisa ser confortável, com o tamanho ideal para o porte do cachorro e sem machucar o animal para não deixá-lo estressado.

E qual melhor guia para cachorro que puxa? A melhor coleira para cachorro que puxa muito é conhecida como anti puxão. Ela é bem parecida com a coleira peitoral tradicional, mas a diferença é que a fivela onde a guia fica presa é voltada para o peito do cão, e não para as costas, evitando que o animal controle o passeio.

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Faça paradas ao passear com cachorro

Passear com o cachorro exige muita paciência de quem está conduzindo. No caso de um cão que puxa, é muito importante tomar alguma atitude para que o comportamento canino seja corrigido ao invés de reforçado. O primeiro passo é entender o que está por trás da atitude do animal.

Por que o cachorro puxa? A ansiedade e o excesso de energia são as principais causas desse comportamento, porém, o comportamento humano pode reforçar esse hábito. Para que isso não aconteça, o tutor deve manter a coleira sempre ao seu lado e precisa interromper a caminhada assim que o peludo puxar a coleira, esperando até que ele se acalme. Após isso, o tutor deve retomar o passeio, mas parar novamente se ele voltar a puxar. 

Se o tutor forçar a coleira para trás, como se estivesse puxando o cachorro, é inevitável que o peludo puxe o tutor para frente para se equilibrar. Logo, ele conclui que esse tipo de comportamento é o correto - quando não é. O cão deve entender que deve andar ao seu lado. Por isso, sempre que ele puxar, pare completamente e espere até que ele se acalme. 

3) Faça um treino em casa para passear com cachorro

Não é muito difícil encontrar um cachorro ansioso no passeio. Afinal, eles aguardam por esse momento o dia todo, para explorar novos espaços, sentir diferentes odores e fazer aumigos. Uma dica para deixar o peludo menos eufórico e ansioso é com treinamentos. 

como treinar um cachorro para passear na rua? Basta pegar a coleira para cachorro, colocar no animal, posicioná-lo ao seu lado com a guia curta e dar pequenas voltas pela casa ou apartamento com ele, durante cerca de 15 minutos. Se o peludo não puxar, recompense-o com um petisco para cachorro. Porém, se o peludo puxar, repita o processo até ele compreender que não deve fazer isso.

Lembre-se de parar totalmente toda vez que ele não respeitar o comando. O ideal é realizar esse treino após os passeios, pois o animal já vai estar mais tranquilo e menos ansioso. Se você não sabe quanto tempo passear com cachorro para cansá-lo, o recomendado é que seja entre 30 minutos a uma hora, de acordo com o tamanho e a energia do pet.
 

cachorro com coleira

4) Passear com cachorro: dê recompensas quando ele se comportar 

O princípio do adestramento positivo é recompensar o animal quando ele se comporta da maneira correta. Uma dica para incentivar o peludo durante os passeios é oferecer petiscos quando ele andar certinho, sem puxar a guia. Além disso, você também pode elogiá-lo e fazer carinhos para que ele entenda que está fazendo o correto. Dessa forma, ele vai associar esse comportamento como algo benéfico e positivo, e vai repeti-lo no futuro. 

5) Mantenha o controle na hora de passear com cachorro

Na hora de levar o peludo para passear, ele precisa saber que é você quem manda e que guiará o passeio. Por isso, não deixe ser levado pelo animal, e caso ele puxe, pare para mostrar que é você quem está guiando, e não o contrário. Você também pode presenteá-lo com petisco para cachorro quando ele andar ao seu lado.

Mas como passear com cachorro grande agitado? Pode ser um pouco desafiador controlar um animal maior que você, afinal, raças de cachorro grande, como o Pastor Alemão, costumam ser bem fortes. Uma alternativa para evitar esse tipo de comportamento é descobrir a origem do problema, investindo no adestramento de cães ou até contratando um adestrador profissional.

6) Antes de passear com cachorro, deixe-o cansado 

A euforia do cão pode estar relacionada com um alto nível de energia. Isso é muito comum quando os cães passam o dia todo dormindo, enquanto o tutor passa o dia todo fora de casa. Então eles “guardam” a energia toda para a hora do passeio. Um truque para evitar o entusiasmo do peludo na hora de sair de casa é deixá-lo bastante cansado antes de levá-lo para passear. Você pode fazer isso jogando bolinha para o cachorro buscar ou investindo em algum brinquedo interativo para o cachorro brincar enquanto você estiver fora.
 

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Raças

Baixa manutenção: para os especialistas, essas são as raças de cachorro que demandam menor gasto com o veterinário

Adotar ou comprar um cachorro é uma decisão que exige muita responsabilidade. Afinal, ao levar um pet para casa, os tutores se compr...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas