Comportamento animal

Coleira para cachorro: qual o melhor tipo para passear e identificar seu pet?

Publicado - 01 Julho 2019 - 11h44

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A coleira para cachorro é um dos primeiros acessórios que você pensa em comprar depois que recebe um cãozinho em casa. Além de ajudar a identificar o animal em diferentes situações e a ensinar a disciplina no dia a dia, ela ainda é essencial para a hora dos passeios, um dos momentos mais esperados pelo seu amigo de quatro patas - mas só depois de todas as vacinas, combinado? De acordo com o tamanho, a personalidade e a finalidade de uso, o modelo de coleira que você precisa comprar muda: dá uma olhada aqui embaixo para descobrir como escolher o ideal para o seu pet!

Não escolha a coleira de cachorro considerando apenas a estética

Garantir que o acessório seja bonito e combine tanto com a sua personalidade quanto com a do animal é uma das primeiras lembranças na hora de escolher a coleira para cachorro. Mesmo assim, esse não pode ser o único critério para a sua decisão final. O conforto, a segurança e a funcionalidade — tanto para você, quanto para o cãozinho — devem ser as prioridades nesse momento. Quando estiverem na rua, ele precisa saber que quem lidera o passeio é você e a coleira certa é uma ótima forma de sinalizar isso para ele.

Ao mesmo tempo, não priorizar a estética também não significa que você não vai encontrar uma coleira bonita: o mercado já tem uma série de opções para diferentes gostos, desde as mais discretas até as coloridas e estampadas. Basta garantir que a coleira é segura e confortável para o seu cachorro.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Conheça os diferentes tipos de coleira para cachorro e quando elas devem ser usadas

 

cachorro usando coleira para cachorro vermelha

Se você é um dono de pet de primeira viagem, provavelmente nunca tinha parado para pensar nos diferentes tipos de coleiras que existem no mercado e, talvez, nem conheça outro que não seja o simples e tradicional. Para garantir o sucesso dos seus passeios, fique atento e escolha o modelo ideal de coleira para o seu cachorro entre as opções aqui embaixo:

 

  1. Plana: é a coleira simples, de pescoço, o modelo que você vai encontrar com mais facilidade nos pet shops. Ela é perfeita para você usar no filhotes de cachorro mesmo antes da hora de passear para que eles se acostumem com o acessório. Em adultos, ela serve para o uso em casa e, na rua, apenas para cães comportados e tranquilos, já que não te dá tanto controle sobre os movimentos do animal através da guia.
     

  2. Peitoral: a coleira peitoral é bem confortável e tem uso indicado para animais de porte pequeno e médio, que você consegue controlar na rua mesmo sem fazer pressão na região do pescoço. Ela pode ser uma boa opção para os cães de grande porte que têm o temperamento tranquilo e não puxam muito a guia na hora do passeio.
     

  3. Peitoral antipuxão: semelhante ao modelo peitoral, a diferença deste tipo de coleira é que o gancho em que a guia é presa fica na frente do peito do cachorro - em vez de nas costas. Isso faz com que, no caso de o cachorro ligar a tração nas 4 patas e puxar, ser girado para o lado. Isso faz com que ele, então, pare de puxar. Indicado para cachorros médios e grandes.
     

  4. Enforcador: é a opção ideal de coleira para cachorros de grande porte. O enforcador fica mais apertado ao redor do pescoço do cachorro se ele puxar muito ou ficar agitado na rua, aumentando o seu controle sobre o cão. No dia a dia, a corrente do enforcador pode ficar presa em algum lugar e machucar o animal, por isso, coloque apenas na hora dos passeios. Você também pode encontrar um enforcador com garrinhas sem ponta, que aumentam o incômodo do animal se ele se alterar muito enquanto estiver passeando, mas elas não são indicadas porque, dependendo da força do cachorro, também podem machucar. 
     

  5. Martingale: também conhecida como “semi enforcador”, a coleira martingale tem o funcionamento parecido com o do enforcador, mas é feita de um material mais delicado, que lembra a coleira plana tradicional. Em suas extremidades, ela tem dois aros de metal com outra tira do mesmo material da coleira transpassada. Quando o cachorro se agita ou puxa muito, ela fica mais justa no pescoço, chamando a atenção dele. Pode ser usada por cães de todos os portes, basta que você escolha o tamanho certo.
     

  6. Cabresto: a coleira cabresto pode ser facilmente confundida com uma focinheira, mas ao contrário do modelo mais comum, ela não impede que o cachorro se alimente ou beba água. Ela dá uma volta no pescoço e outra na região do focinho do animal e é perfeita para o processo de adestramento, já que demonstra a sua liderança e te dá o controle necessário sobre o animal sem que ele se machuque no processo. Também conhecida como “gentle leader”, a coleira cabresto pode ser usada por animais de todos os portes. 

cachorro usando coleira para cachorro com guia azul

A importância da placa de identificação de coleira

 

Quando você pensa no melhor tipo de coleira e guia para garantir um passeio seguro e tranquilo para você e o seu cachorro, não pode deixar de contar com os imprevistos e com o fato de que cachorros fogem. Mesmo sem perceber que estão fugindo, eles podem se assustar com alguma coisa, a guia pode desencaixar, você pode soltar sem querer… As razões são inúmeras e, em todos os casos, se você não conseguir pegar ele na mesma hora, a placa de identificação é a sua maior chance de recuperar seu amigo de quatro patas. Ela deve ser usada na coleira plana, junto do modelo escolhido por você para o passeio e precisa contar com seu nome e o número de telefone atualizado. Assim, quem achar seu cachorrinho pode entrar em contato para devolver o fujão. O ideal é que ele esteja identificado o tempo todo, mesmo enquanto estiver em casa: vai que a porta fica aberta por tempo demais e ele escapa? No que se trata dos animais de estimação, é sempre melhor prevenir do que remediar!

Coleiras antipulgas para cães também são importantes para a saúde do animal

Todo cachorro que passeia regularmente precisa estar protegido contra a infestação de pulgas, que também podem acometer os seres humanos, sabia? As coleiras antipulgas para cães servem para evitar o surgimento dos parasitas, mas seu uso deve envolver alguns cuidados. A validade varia de acordo com o modelo escolhido, mas é comum que o tempo mínimo de uso fique entre dois e três meses. 

Essas coleiras têm toxinas que não são prejudiciais ao cachorro e se espalham pelo corpo do animal conforme ele se movimenta, impedindo a proliferação dos parasitas. Fique atento à relação de peso e tamanho das coleiras indicados pelo fabricante para garantir um tratamento efetivo. Além disso, o tamanho certo também evita que o pet consiga morder a coleira — no caso dos cães muito pequenos, vale cortar a ponta do acessório se for necessário.

Redação: Ariel Cristina Borges

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas