Comportamento animal

Cocker Spaniel inglês ou Cocker Spaniel americano? Descubra as semelhanças e diferenças entre as raças

Publicado - 01 Outubro 2021 - 16h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Cocker Spaniel é uma das raças de cachorro mais apaixonantes que existem. Inclusive, no Brasil, o Spaniel está entre as raças de cachorro mais populares nos lares brasileiros. Ainda assim, muita gente não sabe que essa raça de animais de porte médio pode ter duas apresentações: o Cocker Spaniel Inglês e o Cocker Spaniel Americano. Mesmo que o Spaniel Inglês seja reconhecido com mais facilidade quando se pensa num cachorro Cocker, ainda é possível confundir com o Spaniel Americano. Hoje, você vai descobrir exatamente como diferenciar os tipos de Cocker!

Cocker Spaniel Inglês X Americano: a aparência tem semelhanças e diferenças

Entender o porquê dos dois tipos de Cocker serem tão confundidos é simples: eles são, de fato, bem parecidos. Fisicamente, uma das principais marcas dos Cocker Spaniel Inglês e Americano são as orelhas longas e caídas. Além disso, tanto o Cocker Americano quanto o Spaniel Inglês possuem cabeças e olhos bem arredondados. Porém, existem outras características distintas que os fazem ser raças diferentes. Comparando o Cocker Spaniel Americano e Inglês, diferença de tamanho pode ser percebida. O Cocker Americano é menor que o Spaniel Inglês: enquanto o primeiro costuma ter 36 cm, o segundo costuma ter por volta de 40 cm.

Além disso, a pelagem do cachorro do Spaniel Americano é mais lisa e comprida, enquanto a do Cocker Spaniel Inglês é um pouco mais curta e ondulada. Os dois têm pelagens sedosas, mas os pelos do Spaniel Americano costumam crescer mais rapidamente. O focinho também é uma clara diferença entre os dois tipos de Cocker: fotos mostram que o do Spaniel Inglês é grosso e alongado, bem proporcional à sua cabeça quadrada. Já o Cocker Spaniel Americano, eternizado no cinema com o filme “A Dama e o Vagabundo”, tem a cabeça arredondada e o focinho mais curto.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Tanto no Cocker Spaniel Americano quanto no Cocker Spaniel Inglês, cores possuem uma variedade enorme. Dentre elas, que são comuns aos dois, podemos destacar: preto, dourado, azul, laranja, fígado, castanho, preto e branco, preto e canela e muitas outras combinações.

As duas raças de cachorro Cocker Spaniel têm bastante coisa em comum

A personalidade dos Cocker Spaniel Inglês e Americano é o que deixa a separação mais difícil, já que os dois são dóceis, amigáveis e cheios de energia para gastar. Mesmo que os dois tipos de Cocker tenham sido desenvolvidos para o trabalho de cães de caça, ambos se adaptam muito bem à vida de cães de companhia, já que também são super apegados com os donos e amorosos.

A curiosidade e a agitação, porém, não foram deixadas de lado com o desenvolvimento do lado “domesticado” das raças. Pelo contrário, essas ainda podem ser consideradas duas das principais características de um Cocker Spaniel. Assim como o Cocker Americano, Inglês também é brincalhão e cheio de energia. Por isso, é importante que nos dois casos não falte brincadeiras. As duas variações da raça amam brincadeiras na na água!

Dóceis, os Cocker amam ficar com a família e são cachorros que se dão bem com crianças, além de outros animais também, mas o processo de socialização desde cedo é importante. Eles também não gostam muito de ficar sozinhos e precisam da atenção do tutor. O cão Cocker Spaniel é ainda bem inteligente, o que faz com que sejam fáceis de adestrar. 

 

O Cocker Spaniel Inglês tem o focinho mais alongado e cabeça redondaO Cocker Inglês tem uma variedade enorme de coresA pelagem do Cocker Spaniel Inglês é mais curta e ondulada que a do Spaniel AmericanoO Spaniel Inglês tem pelos sedosos que precisam de cuidados frequenteO cachorro Cocker Inglês tem um jeitinho dócil e brincalhão

 

Cocker Spaniel Inglês: a versão “original” da raça

 

A versão de Cocker Spaniel mais popular aqui no Brasil, o Cocker Inglês foi a primeira das duas raças a serem desenvolvidas. Como o próprio nome deixa claro, o cachorro da raça Cocker Spaniel Inglês veio da Grã-Bretanha, por volta do século XVII, onde servia como cão de caça para aves — o instinto caçador é mais forte neles do que no Cocker Spaniel Americano. Porém, existem teorias de que o Cocker Spaniel tenha, na verdade, se originado na Espanha e só depois foi para a Inglaterra, onde se desenvolveu e popularizou. Teria sido lá onde o Cocker Spaniel ganhou esse nome. 

Cocker Spaniel Americano: o irmão mais novo e menor

O Cocker Spaniel que vem dos Estados Unidos é uma versão um pouquinho menor do que a original. Ele também foi criado com o intuito de ser cão de caça, mas tem o instinto mais leve do que o do Inglês. Acredita-se que alguns exemplares do Cocker Inglês foram levados para os Estados Unidos a partir dos anos 1800. Lá, sofreram algumas alterações, dando origem ao Spaniel Americano que conhecemos hoje. Por isso, o Cocker Spaniel Americano pode ser considerado uma variação - ou um irmão mais novo - do Cocker Spaniel Inglês. Os dois tipos de Cocker eram considerados uma raça só até 1946, quando finalmente foram registrados como diferentes.

 

O Cocker Spaniel Americano é fisicamente menor do que o InglêsOs pelos do Spaniel Americano crescem muito rápido e costumam ser mais longosAs cores do Cocker Spaniel Americano vão da pelagem clara aos tons escurosO Cocker Americano tem energia de sobra e por isso ama brincarO cão Cocker Spaniel Americano é considerado uma variação do Spaniel Inglês

 

A saúde do Spaniel Americano e Spaniel Inglês precisa de cuidado especial nas orelhas

 

As orelhas do cão Cocker Spaniel precisam de um cuidado extra. Por serem abafadas e, ao mesmo tempo, deixarem a parte mais superficial da estrutura auricular dos animais muito exposta, é necessário limpar o ouvido do cachorro com frequência. Também é importante sempre levar o animal ao veterinário para um check-up e ficar atento aos sinais de incômodos e dores do seu amigo. Além da otite canina, o Cocker Spaniel Americano e o Cocker Spaniel Inglês também têm uma tendência grande a desenvolver problemas nos olhos, na coluna, nos cotovelos e nos joelhos (sendo comum as displasias). A alimentação do Spaniel também é importante no cuidado da saúde do animal. O Cocker filhote precisa de rações específicas para sua idade, assim como idosos e adultos. Isso garante com que eles tenham um bom sistema imunológico, já que as rações possuem os nutrientes necessários para cada fase da vida.  

Os Spaniel precisam de cuidados especiais principalmente na pelagem

Pelagem: Os pelos dos cachorros Spaniel precisam de escovação constante para evitar os nós. A tosa também precisa de uma certa frequência, mas cada tipo de Cocker deve realizar em um intervalo diferente. A tosa pode ser feita com intervalos de um mês a um mês e meio no Cocker Spaniel Inglês. Cocker Spaniel do tipo americano, por sua vez, tem pelos que crescem mais rapidamente, então vale a pena estabelecer intervalos menores entre as tosas para que o conforto do animal seja preservado. Assim como o Inglês, o Cocker Americano também precisa da tosa higiênica frequentemente.

Dentes: Seja as raças de cachorro americano ou inglesa, os dentes precisam de atenção especial. A escovação precisa ser diária, de preferência, para evitar o aparecimento de tártaro, cáries e outros problemas relacionados à saúde bucal. 

Olhos: Os olhos do Cocker Americano e Cocker Inglês também precisam de cuidados especiais. Nas duas raças de Spaniel, existe tendência de problemas como catarata e glaucoma. Por isso, visitas frequentes ao veterinário são necessárias para que tenha um acompanhamento e exames em dia.

Unhas: O Cocker Spaniel Inglês e o Cocker Spaniel Americano precisam ter as unhas cortadas com frequência. Como são cães brincalhões, existe sempre um risco de se machucar nas brincadeiras caso as unhas estejam muito grandes e afiadas. 

Alimentação e exercícios: Os cachorros Spaniel têm muita energia, então precisam de atividades frequentes para evitar que apresentem um comportamento destruidor. Manter uma rotina de exercícios é fundamental. Além disso, é importante saber qual a melhor ração para Cocker Spaniel. O ideal é que a ração seja de acordo com a idade do animal e em uma quantidade adequada ao seu porte - que, nos dois tipos de Cocker, é médio. Vale conversar com o veterinário para saber exatamente a quantidade e quantas vezes oferecer por dia. 

Saiba quanto custa um Spaniel Inglês e um Spaniel Americano

Tanto o Cocker Spaniel Inglês como o Spaniel Americano possuem uma média de preço parecida. O Cocker filhote, dos dois tipos, costuma ser encontrado entre R$1000 e R$4000. Porém, existem lugares em que os valores são mais altos que isso. O principal antes de comprar um Cocker é garantir que é um canil de confiança, que garanta bem-estar e qualidade de vida ao animal. Adotar Cocker Spaniel é uma outra opção para quem tem vontade de ter um desses dois tipos de Spaniel tão dóceis e apaixonantes como melhor amigo. 

Raio-X Cocker Spaniel Inglês: saiba as características da raça

  • Porte: Médio
  • Média de altura: 40 cm
  • Média de peso: 13 a 15 Kg
  • Pelagem: Um pouco mais curta e ondulada 
  • Cores: Preto, dourado, azul, laranja, fígado, castanho, preto e branco, preto e canela, etc
  • Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Raio-X Cocker Spaniel Americano: conheça as características da versão americana

  • Porte: Médio
  • Média de altura: 36 cm
  • Média de peso: 11 a 13Kg
  • Pelagem: Lisa e comprida
  • Cores: Preto, dourado, azul, laranja, fígado, castanho, preto e branco, preto e canela, etc
  • Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta

 

Publicada originalmente em: 02/12/2019

Atualizada em: 01/10/2021

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas