Comportamento animal

10 raças de cachorro que mais despertam curiosidade nos brasileiros - e todas elas compartilham um traço de personalidade especial

Publicado - 25 Março 2024 - 15h58

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Algumas raças chamam mais atenção do que outras. O Border Collie, por exemplo, é conhecido por ser o cachorro mais inteligente do mundo. Já o Pitbull, Doberman e Rottweiler impressionam com a sua força e postura de cão de guarda. Por outro lado, também tem o Chihuahua, que é o menor cachorro do mundo — e também um dos mais fofinhos. Mas você sabia que todas essas raças compartilham algumas características em comum?

Em um primeiro momento, as pessoas podem pensar que elas não têm nada a ver uma com a outra. Mas acredite: o nível de energia, proteção com a família e companheirismo é muito similar entre esses cães. Veja abaixo algumas curiosidades sobre cada um desses cachorros!

1) Border Collie é um cão inteligente e protetor

border collie ao ar livre com língua de fora

A raça Border Collie chama a atenção de todos por ter uma inteligência fora do comum. Mas sabia que esse cãozinho também tem um temperamento bem defensivo perto de quem eles amam? Por ser um típico cão de pastoreio, o cachorro Border Collie está acostumado a “proteger” o rebanho de possíveis ameaças. Essa proteção também abrange a família humana dele.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

É por isso que, apesar de ser o cachorro mais inteligente do mundo, é comum ver cães da raça tendo uma postura mais “defensiva” perto de quem eles não conhecem. Além disso, o Border Collie tem um alto nível de energia e requer uma prática intensa de exercícios físicos, o que também acontece com as outras raças da lista.

2) Lulu da Pomerânia, apesar de pequeno, é muito valente

lulu da pomerânia pulando ao ar livre

Quem vê um Spitz Alemão anão — também chamado de Lulu da Pomerânia — nem imagina que esse é um cãozinho super corajoso. Mas acredite: os insistentes latidos de cachorro da raça já mostram que o cachorro Lulu, apesar de pequeno, não mede esforços para alertar quando algo estranho acontece. Esse é um cachorro mega protetor e que sempre faz de tudo para garantir que todos da família estão bem.

Por esse mesmo motivo, a raça tende a ser desconfiada com estranhos. Nada que uma boa socialização não resolva, já que o cachorro Lulu da Pomerânia tem muito amor para oferecer. Ao mesmo tempo, é um cão que precisa de enriquecimento ambiental para gastar energia.

3) American Bully pode parecer bravo, mas só é protetor

american bully de pé com língua de fora no parque

O American Bully é um cachorro que, em um primeiro momento, pode assustar com o tamanho e a pose firme. Mas não se engane: ele não é um cachorro bravo. Ele só tem um forte instinto de proteção, o que pode ser mal interpretado em alguns casos. A raça é extremamente dedicada aos tutores, e por isso o American Bully não mede esforços para protegê-los de qualquer mal.

Carinhoso, o cachorro American Bully ama os humanos e é muito gentil com a família. Na hora de adestrar e socializar a raça, utilizar reforços positivos é a melhor alternativa. Esse também é um cachorro super energético e que, se não receber os estímulos certos no dia a dia, pode se tornar destruidor.

4) Pitbull está sempre a postos para defender a família

cachorro pitbull deitado no gramado

O cachorro American Pitbull Terrier — ou simplesmente Pitbull — é outro que leva a fama de agressivo injustamente. A verdade é que esses cães são muito devotos dos humanos e amam receber carinho e atenção. No entanto, eles também tem um instinto de proteção maior do que outras raças, e isso pode ser confundido com certa reatividade. 

A maneira como o Pitbull é criado, porém, faz toda a diferença no comportamento dele. Se ele for adestrado e socializado desde cedo, sempre com amor, carinho e petiscos envolvidos, ele vai ser um ótimo cãopanheiro. A única atenção, porém, é com o gasto diário de energia do pet — ou ele pode ficar entediado e frustrado com facilidade.

5) Rottweiler é outro cachorro protetor e destemido

rottweiler sentado ao ar livre

A raça Rottweiler é uma daquelas que, só de ouvir o nome, já estremece algumas pessoas. Mas sabia que não tem motivo para isso? O Rottweiler está entre os 10 cachorros mais inteligentes do mundo e é muito dócil com a família humana dele. Tão dócil e tão apegado que esse também é outro cachorro que assume uma posição defensiva sempre que o dono estiver em perigo.

Para equilibrar o comportamento do pet e amenizar a desconfiança com desconhecidos, a socialização precoce é a solução. O cachorro Rottweiler deve, desde cedo, aprender a interagir com outras pessoas e em diferentes situações. Além disso, por ser muito ativo, também precisa de enriquecimento ambiental.

6) Cane Corso é um típico cão de guarda

cane corso deitado na grama

O Cane Corso é um cachorro italiano que, originalmente, foi criado como cão de guarda. Ou seja, desde sempre ele serviu para proteger o território e afastar possíveis ameaças. Por esse motivo, não é uma grande surpresa que a raça tenha mantido um instinto de proteção tão aguçado até hoje. 

O cachorro Cane Corso se apega com facilidade aos donos e, por isso, quando chega uma visita em casa, ele logo sai em defesa da família. O comportamento, porém, pode ser controlado com o treinamento certo e também gastando a energia da raça diariamente — lembrando que esse é um cão super energético.

7) Chihuahua é corajoso e faz de tudo para proteger os donos

cachorro chihuaha sentado na grama

Outro cão pequeno que é pura coragem é o Chihuahua. Considerado o menor cachorro do mundo, esse pet é bastante destemido e muitas vezes parece não perceber o tamanho que tem. Por isso ele se coloca em “encrencas” com frequência, latindo e enfrentando animais até maiores do que ele — o que não é difícil — quando o assunto é manter a família sã e salva.

A raça Chihuahua é sensível e cria um forte vínculo com os donos. É por isso que a proteção é tão intensa, mas não impossível de corrigir com a socialização. Ainda assim, o tutor deve se comprometer a gastar a energia do animal adulto e filhote para evitar esses “hormônios à flor da pele”.

8) Husky Siberiano age por instinto e sempre coloca a família em primeiro lugar

cachorro husky com língua de fora ao ar livre

A raça Husky Siberiano é daquelas que sempre chama a atenção pela beleza única. Por ser um cachorro que parece lobo, muitos têm a impressão de que o Husky é traiçoeiro e difícil de conviver, mas não é bem assim. O que move esse cãozinho são os próprios instintos. Se ele achar que alguém ameaça a integridade da sua família, ele vai tentar defender quem ele ama.

Extremamente leal, o Husky Siberiano faz de tudo pelos donos. Não são cães perigosos, mas sim protetores, e isso pode ser contornado com treinamentos. Além disso, devem ter uma rotina de exercícios adequada para o tanto de energia que eles têm — que, acredite, é bastante!

9) Pinscher prova que tamanho não é documento na hora de proteger quem ama

cachorro protetor pinscher no pôr do sol no parque

Mesmo com a baixa estatura do cachorro Pinscher, essa é outra raça que é corajosa e absurdamente fiel à família humana. Com um forte instinto protetor, esses cãezinhos estão sempre dispostos a fazer qualquer coisa para manter a família bem — inclusive usar sua alta potência vocal para livrá-los de qualquer ameaça. Sim, o latido de cachorro Pinscher é bem frequente, e muito disso tem a ver com pura proteção.

Esse também é cachorro ativo e agitado, por isso brincadeiras e outras atividades não podem faltar na rotina da raça Pinscher. Aproveite a fase de filhote para dar início a alguns processos essenciais, como o adestramento e socialização do pet.

10) Doberman zela pelos tutores e é bastante protetor

cachorro protetor doberman sentado no gramado

O Doberman é um cachorro grande, musculoso e imponente. Ele, naturalmente, pode deixar algumas pessoas com medo, e o alto nível de proteção da raça contribui para a fama de “bravo”. Contudo, o que acontece é que esse é um cãozinho que faz de tudo pela sua família. Ele é incrivelmente leal, gentil e protetor. Por isso tende a ser desconfiado com estranhos.

Não deve ser motivo para preocupação. Se forem criados com amor e estímulos positivos, os Doberman são ótimos parceiros e nunca vão atacar ninguém de graça. A única atenção é que esse também é um dos cachorros com mais energia que existem, por isso é importante direcionar o comportamento para passeios, esportes e exercícios físicos diários.

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas