Adoção animal

Whippet: confira um guia completo da raça de cachorro do grupo Hound

Publicado - 02 Março 2023 - 15h00

Atualizado - 28 Maio 2024 - 16h19

O Whippet é um dos cachorros mais conhecidos do grupo Hound. Dono de pernas longas e corpo esguio, esse cão é famoso principalmente por sua velocidade impressionante. Ao mesmo tempo que o cachorro Whippet é um velocista nato, ele também é calmo no dia a dia e adora ficar deitadinho ao lado do seu tutor. Ou seja: é um cão que se adapta bem a qualquer situação com muita facilidade. Mesmo sendo um cachorro de porte médio e com bastante energia, pode viver bem em apartamentos. Basta ter a sua horinha diária de corrida que o pet fica feliz. O Patas da Casa preparou um guia com todas as informações do Whippet para você conhecer melhor esse cachorro companheiro e leal. Confira!

O Whippet é uma raça de cachorro inglesa que ficou conhecida por participar de corridas

A raça Whippet surgiu na Inglaterra no final do século 18. Os camponeses e mineiros que habitavam a região norte do país queriam um cachorro que tivesse habilidades de caça, pois isso os ajudaria na hora de capturar coelhos. Então, promoveram o cruzamento do Galgo Inglês com cães do grupo Terrier, dando origem à raça de cachorro Whippet. Durante a Revolução Industrial, a criação desse cachorro começou a ficar ainda mais popular, principalmente por conta da velocidade que o pet consegue atingir quando corre. Na época, as corridas de cavalo faziam muito sucesso, mas apenas os ricos podiam participar. Os camponeses mais humildes passaram, então, a promover corridas de cachorro. Como o Whippet era um cão extremamente veloz, sempre participava desses torneios, servindo de entretenimento para as pessoas que, cada vez mais, se apegavam ao animal. Por causa dessa participação em corridas, o cachorro passou a receber o título de “cavalo de corrida do homem pobre”. A raça Whippet foi reconhecida oficialmente em 1888.

O cachorro Whippet faz parte do grupo Hound, que também é conhecido como grupo de cães farejadores graças ao faro excepcional das raças que fazem parte dele. São cães que possuem instintos de caça bem evidentes até os dias de hoje. Além disso, são considerados os cães mais antigos a trabalharem ao lado do homem. Galgo Inglês, Basset Hound, Beagle e Afghan Hound são outros exemplos de raças que fazem parte do grupo Hound.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

As pernas longas e o corpo esguio são as principais características físicas do cachorro Whippet

Os cães Whippets possuem um corpo totalmente preparado para correr e caçar. As pernas são bem compridas, o que permite um maior alcance durante a corrida. O corpo da raça Whippet é musculoso, esguio e alongado. Essas características físicas permitem que esse cão alcance 65 Km/h ao correr (velocidade superior à de animais como ursos e veados). O Whippet tem ainda um rosto bem alongado e um focinho mais afinado. Os olhos do cachorro são ovais e quase sempre são castanhos. Quanto ao tamanho, o Whippet é considerado um cão de porte médio. A altura da raça fica entre os 44 e 51 cm, enquanto seu peso varia entre 10 e 12 Kg.

O pelo do cachorro Whippet é curto e bem fininho. Ele apresenta um aspecto cerrado bem rente ao corpo. Os Whippets podem apresentar uma enorme variedade de cores. O cão tigrado com branco é o mais conhecido, mas as cores preto, azul, vermelho e fulvo também são encontradas com frequência.

 

Cão Whippet em pé em campo aberto
O cachorro Whippet possui pernas longas que dão a ele uma alta velocidade durante a corrida

 

A raça Whippet é cheia de energia, mas também adora ficar quietinha em casa

  • Convivência

O cachorro Whippet é um grande corredor, mas isso não quer dizer que ele é agitado. Pelo contrário: na maior parte do tempo, esse cão é tranquilo, calmo e muito dócil. O Whippet adora ficar com a família e se esparramar no sofá para fazer companhia ao dono. Trata-se de um cão afetuoso e sensível, que entende o tutor e sempre quer vê-lo feliz. Sem dúvidas, é um verdadeiro companheiro para todos os momentos. Os cães Whippet costumam se dar bem tanto em casas quanto em apartamentos. Porém, é fundamental que o cão também tenha acesso a ambientes abertos para se exercitar.

O Whippet é um cachorro com muita energia para gastar, uma característica comum aos cães de caça. Além disso, ele adora correr ao ar livre! Por isso, o ideal é que o tutor saia com o cachorro Whippet ao menos uma vez por dia. O contato com o ambiente faz bem para o animal, que se diverte com as corridas e brincadeiras. O Whippet é uma das melhores raças de cachorro para te acompanhar na prática de esportes, então vale a pena aproveitar os passeios para se exercitar junto do seu cãozinho.

  • Socialização

O Whippet é um cachorro mais tímido e, por isso, pode ficar um pouco reservado na presença de pessoas desconhecidas. Porém, não costuma ter problemas com ninguém e se dá bem com humanos. Os cães da raça Whippet adoram crianças! Eles são muito companheiros e rapidamente criam uma relação de amizade com os pequenos. Além disso, os Whippets também se relacionam muito bem com outros cães. Já com animais de outras espécies, o Whippet pode não ser tão amigável assim. Como é um caçador nato, o cão pode acabar vendo gatos, hamsters e coelhos como presas. A socialização é muito importante para que o pet passe a conviver melhor com outros animais e também com outros cães e pessoas. O ideal é socializar o Whippet filhote, pois nessa fase os resultados positivos são alcançados com mais facilidade.

É importante ter em mente que o cachorro Whippet é um animal que sempre esteve acostumado a viver em grupo. Ele também é um cão muito apegado ao tutor. Por isso, o pet não costuma ficar bem sozinho. O Whippet pode até mesmo desenvolver ansiedade de separação caso fique sem companhia por um longo período de tempo. A socialização do cachorro também ajuda nessa situação. O tutor precisa manter o pet entretido nos momentos em que precisa se ausentar, sempre deixando brinquedos interativos à sua disposição. Uma dica é, se possível, adotar outro cachorro para lhe fazer companhia, já que os Whippets adoram se divertir com outros cães.

  • Adestramento

O cachorro Whippet é considerado o cachorro mais inteligente e obediente entre os cães de caça galgos. Ele aprende com facilidade e gosta de agradar o tutor, o que facilita bastante o adestramento dessa raça. Porém, o Whippet também é bem sensível e não vai aceitar um tratamento muito duro. O ideal é apostar no reforço positivo pois, dessa maneira, o treinamento flui de forma bem mais tranquila. Vale ressaltar que os cães Whippets adoram circuitos de agility e são muito bons nisso. Por isso, vale a pena apostar em treinos com obstáculos que desafiam o animal e o estimulam a correr.

Curiosidades sobre a raça de cachorro Whippet

  • Alguns hounds são guiados pelo faro e outros pela visão. O Whippet é um dos galgos guiados pela visão, o que significa que esse sentido é o mais utilizado durante a caça e que ele atua melhor em ambientes abertos.
  • O Whippet apresenta um tipo de corrida comum entre alguns cães galgos chamado dupla suspensão. Isso quer dizer que, ao saltar, ele fica com as quatro pernas fora do chão em dois momentos: o primeiro enquanto as pernas estão encolhidas e o segundo quando elas estão estendidas. Assim, parece que o Whippet está flutuando enquanto corre!
  • O nome Whippet vem da palavra “whip” que, em inglês, significa “chicote”, fazendo referência à velocidade da raça que é tão rápida quanto um chicote.
  • Os pelos super curtinhos do Whippet fazem com que ele praticamente não tenha aquele famoso cheiro de cachorro.

Whippet filhote: saiba os cuidados essenciais que se deve ter nessa fase da vida

O Whippet filhote já começa a se mostrar um cãozinho ativo nas primeiras semanas de vida. Os instintos de caça são naturais do pet, então desde pequeno ele já é bem curioso e explorador. Mas como a tranquilidade é da natureza da raça, o Whippet filhote também é um animal bem dócil e calminho. No geral, não costuma dar muito trabalho: basta receber os cuidados essenciais. As vacinas para cachorro são fundamentais para proteger o pet de algumas das doenças mais comuns e perigosas entre os cães. Por isso, fique atento no calendário de vacinação porque a primeira vacina já pode ser aplicada a partir das 6 semanas de vida.

Adestrar e socializar o Whippet filhote também é um cuidado essencial, pois esses processos garantem um melhor comportamento do animal não só nessa idade mas em todas as fases da vida. O adestramento do Whippet filhote já pode começar a partir das 12 semanas de vida, mas lembre-se que ele deve ser vacinado antes.

 

Cão Whippet sentado em bosque
A raça de cachorro Whippet é animada, mas aprecia momentos de calma ao lado da famí­lia

 

Cuidados básicos com o Whippet

  • Banho e tosa

A pelagem do cachorro Whippet é de fácil manutenção. No geral, a raça não precisa de banhos muito frequentes, a não ser que se suje durante uma de suas corridas! O Whippet adora banhos em dias de muito calor, então uma dica é aproveitar esses momentos para lavar seu pet. A tosa do cachorro, por sua vez, não é necessária, pois os pelos já são muito pequenos e curtos. Se tosar o cão, corre o risco de ele perder essa barreira protetora natural da pele.

  • Escovação

Como os pelos da raça Whippet são curtinhos e rentes a corpo, é difícil que as sujeiras se acumulem. Além disso, essa não é uma raça de cachorro que solta muito pelo. Por isso, a escovação não precisa ser tão frequente. O ideal é escovar a pelagem algumas vezes por semana apenas para manter a saúde dos fios e remover os pelos mortos. Aposte em escovas de cerdas macias ou até mesmo na luva de borracha para tirar pelos, pois essas opções não machucam a pele do pet que é naturalmente mais exposta por causa dos fios curtos.

  • Unhas

Cortar as unhas do cachorro com frequência é fundamental para o bem-estar do Whippet. Cachorro gosta de correr bastante e as unhas compridas podem atrapalhar sua passada. As garras longas podem fazer o pet tropeçar e sofrer até mesmo acidentes mais sérios. Além disso, um Whippet de unhas muito grandes pode acabar arranhando alguém ao brincar.

  • Dentes

A dentição canina precisa ser bem cuidada para evitar problemas dentários. O tártaro em cães, por exemplo, é uma doença comum e que pode ser prevenida com a escovação. Por isso, sempre se lembre de escovar os dentes do cachorro Whippet para evitar complicações e manter a higiene bucal.

  • Orelhas

As orelhas do cachorro Whippet também merecem uma atenção especial. É muito fácil acumular sujeira ali dentro, assim como fungos e bactérias que podem causar infecções como a otite canina. Por isso, é importante limpar o ouvido do cachorro com certa frequência. Você deve ainda lembrar de sempre secar bem as orelhas do Whippet após limpar, pois a umidade na região favorece a proliferação de agentes infecciosos.

Saúde do Whippet: cachorro precisa de cuidados especiais com as pernas

A raça de cachorro Whippet é conhecida por não ter tendência a desenvolver muitos problemas de saúde. No geral, esse cão é bem saudável. O principal cuidado que se deve ter é em relação às pernas do Whippet. Cachorro é muito forte, resistente e musculoso, mas, como faz muitos exercícios físicos, acaba forçando muito os membros inferiores. Por isso, esse cão corre risco de desenvolver problemas como luxação de patela e até mesmo fraturas. A pele mais exposta do Whippet também pode sofrer cortes com mais facilidade, então é bom ter uma atenção extra. Se tiver mais um cachorro em casa, é bom manter as unhas dos dois bem aparadas para evitar arranhões durante as brincadeiras.

Lembre-se de sempre vacinar o Whippet filhote e aplicar as doses de reforço anuais para manter o animal protegido de determinadas doenças perigosas. Além disso, ofereça sempre uma alimentação de qualidade para o cão. Escolha uma ração de cachorro específica para a sua idade e que contenha todos os nutrientes essenciais para o seu bom desenvolvimento.

Quanto custa um Whippet?

Se você ficou com vontade de ter um cãozinho dessa raça em casa, deve estar se perguntando: quanto custa um Whippet? Preço pode variar dependendo de alguns fatores, como o lugar que está vendendo e a linhagem do animal. Normalmente, a média fica entre R$ 1.000 e R$ 4.000. Na hora de comprar um Whippet, preço não é o único fator que deve ser motivo de preocupação. Também é muito importante investigar bem o canil. Whippet à venda por valores muito abaixo da média é algo suspeito, assim como valores muito acima do esperado. Escolha um canil de cachorro de confiança para ter certeza de que você não está financiando um local que maltrate os animais.

Raio-X do Whippet

Origem: Inglaterra
Pelagem: Curta, fina e cerrada
Cores: Tigrado, preto, azul, vermelho e fulvo
Personalidade: Tranquilo, enérgico, companheiro e amoroso
Altura: Entre 44 e 51 cm
Peso: Entre 10 e 12 Kg
Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Ver todas