Adoção animal

Grupo Hound: conheça as raças e saiba tudo sobre os cachorros que têm um olfato poderoso

Publicado - 02 Outubro 2023 - 18h34

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Basset Hound, Beagle e Basenji têm em comum o grupo ao qual pertencem. Todas elas são do grupo Hound, cães com alta habilidade de caça e um olfato muito apurado. As raças de cachorro são divididas em diferentes grupos de acordo com uma série de fatores e habilidades. Existem diversas semelhanças entre as raças de cachorro Hound, sejam elas físicas ou de personalidade. Quer saber o que os cães Hound têm em comum, como é feita a divisão dos grupos de cães e quais são as raças de cachorro Hound? O Patas da Casa te conta tudo isso a seguir!

Raças do grupo Hound

1) Basenji

O Basenji é conhecido por ser um cachorro que não late. O formato da laringe desse representante do grupo Hound é diferente dos outros cães. Quando o ar passa por lá, emite um tipo diferente de som, que lembra mais um canto do que um latido. Por isso, é a opção perfeita para quem busca um cãozinho silencioso em casa. Como um bom cachorro Hound, o Basenji é curioso, independente e ativo, além de ser extremamente leal à família. 

2) Basset Hound

O Basset Hound é o mais famoso entre os integrantes do grupo Hound. Cachorro dessa raça é conhecido pelas orelhas caídas e pernas curtinhas, características típicas de um Basset. Raça de cachorro também é famosa pelo faro extremamente aguçado. Durante os passeios, esse pet curioso normalmente fica cheirando tudo ao seu redor. Uma dica para quem tem um cachorro Basset Hound: família é muito importante para ele, então, de vez em quando, é bom oferecer certos itens (como peças de roupa ou de cama) para o animal cheirar. Assim, ele tem seus instintos estimulados de forma saudável. O sucesso do Basset Hound também é explicado por sua personalidade divertida, tranquila e muito dócil.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Beagle

Assim como o Basset, raça de cachorro Beagle está entre as mais famosas do grupo Hound. Esse cão de origem inglesa também possui as charmosas orelhas caídas. A beleza da raça chama atenção de qualquer um, assim como sua personalidade encantadora. O Beagle é aquele cãozinho que está sempre animado, com um espírito aventureiro único e sempre pronto para se divertir. Independente e curioso, essa raça de cão farejador adora explorar tudo ao seu redor.

4) Afghan Hound

O Afghan Hound, ou Galgo Afegão, tem uma aparência um pouco mais exótica. Com pernas longas, corpo esbelto e uma altura que pode chegar aos 75 cm, o cão dessa raça impressiona qualquer pessoa. Sua pelagem comprida e volumosa ainda dá um charme especial a essa raça de cachorro Hound. O Afghan Hound é um animal extremamente confiante e muito inteligente. Pode ser um pouco mais reservado, mas é amoroso com sua família. Uma característica marcante da raça Galgo Afegão é sua rapidez impressionante!

5) Bloodhound

O Bloodhound é mais um exemplo de cachorro Hound de grande porte. Podendo medir até 68 cm, esse cão ainda é musculoso e muito forte. As dobrinhas no rosto do Bloodhound são sua marca registrada. Muitas pessoas acreditam que esse animal tem a aparência mais tristinha, mas a verdade é que o cachorro Bloodhound é muito alegre! A convivência com esse Hound é bem simples, pois a raça é calma na maior parte do tempo. Apenas se lembre que, como um bom cachorro Hound, o Bloodhound precisa ter sua energia e seus instintos estimulados da maneira correta.

6) Borzoi

O Borzoi é considerado um dos maiores velocistas entre os cães. Dono de pernas muito longas, esse cão tem muita agilidade e leveza ao correr, característica que o torna um dos cães mais rápidos do mundo. Além da velocidade única, o cachorro Borzoi tem um faro excepcional. Sem dúvidas, é um exímio caçador! No passado, era comum ver o Borzoi caçando lebres e outros animais conhecidos pela alta velocidade. Mas, apesar de toda a rapidez da raça Borzoi, esses cães são bem calmos no dia a dia e uma companhia muito fiel. 

7) Coonhound

O Coonhound é um cachorro Hound que, no passado, atuava principalmente na caça a guaxinins. A raça tem origem nos Estados Unidos, mas é pouco conhecida no Brasil. O cachorro Coonhound tem uma pelagem preta com manchas castanhas. Assim como outros cães Hound, como o Basset, raça de cachorro Coonhound também tem orelhas longas e caídas. Esse cão é um pouco mais sério e reservado, mas ao mesmo tempo adora ficar com a família e se divertir com ela. Por conta de seu passado caçador, sente uma grande necessidade de se exercitar e costuma viver melhor em espaços amplos.

8) Dachshund (Teckel)

O famoso cachorro Dachshund, também chamado de Teckel ou Salsicha, é um cãozinho apaixonante. O corpo alongado e as pernas curtinhas são as marcas registradas dessa raça de cachorro Hound. Apesar de baixinho, é dono de um grande instinto protetor. Por ser muito apaixonado por seu tutor, não tem medo de se impôr caso sinta necessidade de protegê-lo. Muitas vezes, o Dachshund e Basset Hound são confundidos, já que ambos são cãezinhos rebaixados. Porém, apesar de os dois serem cães do grupo Hound, tem suas diferenças tanto físicas quanto comportamentais.

9) Foxhound americano

O Foxhound americano é um clássico cão de caça. Ele recebe esse nome justamente porque, no passado, era um exímio caçador de raposas (fox, em inglês). O cachorro americano tem um faro excepcional, energia de sobra e instintos muito apurados. O Foxhound é curioso e corajoso, do tipo que adora investigar tudo ao seu redor. Uma curiosidade é que o Foxhound é muito brincalhão e costuma se dar super bem com crianças. 

10) Greyhound

O Greyhound - também chamado de Galgo Inglês - é considerado o cachorro mais rápido do mundo. A explicação está em sua anatomia aerodinâmica. Com pernas longas, corpo esguio e porte musculoso, o Greyhound é muito ágil e pode atingir 68 Km/h! Essa rapidez é uma vantagem extra que o cachorro Hound tem durante a caça. A raça Greyhound costuma ser bem tranquila. Esse cão Hound não tem nada de agressivo e a convivência com ele é sempre muito prazerosa.

11) Harrier

O Harrier é mais um membro da família Hound cheio de coragem e determinação. Esse cãozinho é do tipo extrovertido, alegre e muito simpático com todos. Mas como um bom cachorro Hound, o cão da raça Harrier tem um lado caçador muito forte, com instintos bem evidentes. No geral, é uma raça muito fácil de lidar porque, além de ser tranquilo, é muito leal à família. Frequentemente, o cachorro Harrier é confundido com o Beagle, seu irmão do grupo Hound, por conta das semelhanças físicas entre os dois. 

12) Otterhound

O Otterhound é daqueles cães que trazem alegria por onde passa. Muito brincalhão, animado e cheio de energia, é impossível não rir na presença desse cãozinho Hound. Cachorro Otterhound é muito agradável e um verdadeiro companheiro. Mas não pense que esse cão é apenas um brincalhão. Como uma digna raça de cachorro Hound, o Otterhound é muito ativo, tem um faro poderoso e possui grandes habilidades de caça. Uma curiosidade é que o cachorro da raça Otterhound adora brincar na água e tem uma aptidão enorme para caçar em locais aquáticos.

13) Whippet

Outro exemplo de cão Hound muito veloz é o Whippet. Cachorro dessa raça tem um corpo alongado e esguio, com pernas compridas e porte musculoso. Com essas características, o cachorro Whippet alcança longas distâncias com muita rapidez, característica que faz suas habilidades de caça serem ainda mais surpreendentes. O Whippet Hound tem muita energia e adora correr ao ar livre, mas ao mesmo tempo é obediente e responde bem ao tutor. Por isso, é uma das melhores raças de cachorro para te acompanhar na prática de esportes

14) Pharaoh Hound

O Pharaoh Hound não é bem um velocista, mas é um cão de caça com uma habilidade de visão impressionante. Ele tem o porte médio, corpo alongado e é um cachorro muito alegre e parceiro. Ele gosta de passear e é cheio de energia, por isso é comum vê-lo correr de um lado para o outro em busca de alguma presa para caçar. Mas, mesmo sendo do grupo Hound, a raça é um pouco acanhada na presença de estranhos. Por isso, a socialização é um processo indispensável na fase de filhote. 

 

O Basenji faz parte do grupo Hound e é conhecido por ser um cão que não lateBasset Hound é uma raça de cachorro Hound que pode captar uma variedade imensa de odoresO Beagle é um cachorro Hound querido por todos com seu jeito extrovertidoO Afghan Hound é um cachorro de porte esbelto e pelos volumososO Bloodhound é um cachorro grande e tranquilo, mas que precisa de exercícios diáriosO Borzoi é um cachorro Hound de pernas longas e com uma personalidade companheiraO Coonhound é uma raça um pouco mais reservada e com muita energia para gastar

 

Grupo Hound, Terrier, Pastor… entenda a divisão dos grupos de cães

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), existem 10 grupos de raças de cachorro. Cada um deles reúne cães que possuem certas características em comum, formando uma espécie de “família”. Normalmente, cães de um mesmo grupo têm alguma habilidade mais proeminente (como farejar ou caçar), possuem um passado parecido (atuavam como cão de guarda, farejador, companhia…) e tem o físico e a personalidade parecidas (apesar de haver diferenças, já que um mesmo grupo pode abrigar cães pequenos e grandes). A divisão de grupos de raças de cachorro varia dependendo do órgão regulador. Os principais são a Federação Cinológica Internacional (FCI) e American Kennel Club (AKC).

De acordo com a FCI, os grupos de cães são:

  • Grupo 1: Cães Pastores e Boiadeiros
  • Grupo 2: Cães Pinscher e Schnauzer, Molossoides e Cães de Montanha
  • Grupo 3: Cães Terrier
  • Grupo 4: Cães Dachshund
  • Grupo 5: Cães Spitz e do Tipo Primitivo
  • Grupo 6: Cães Hound ou Sabujos Farejadores
  • Grupo 7: Cães Apontadores
  • Grupo 8: Cães Retriever, Levantadores e Cães De Água
  • Grupo 9: Cães de Companhia
  • Grupo 10: Cães Galgos

Já de acordo com a AKC, a divisão é feita da seguinte forma:

  • Cães Esportistas
  • Cães Hound ou Farejadores
  • Cães Trabalhadores
  • Cães Terrier
  • Cães Toy
  • Cães Não-Esportistas
  • Cães Pastores

Existem algumas diferenças entre essas classificações. No caso do grupo Hound, a AKC inclui a raça Dachshund, enquanto a FCI possui um grupo específico para esse cão (Grupo 4: Dachshunds). Independentemente de qual federação estamos falando, vale ressaltar que existem ainda os cães sem raça definida, que não possuem um grupo específico.

Grupo Hound: conheça a origem desse grupo

A palavra “Hound” significa “cão de caça” e esse termo define bem os cães que fazem parte desse grupo. Acredita-se que os cães do grupo Hound são os mais antigos a terem uma interação com humanos para trabalho. Já foram encontrados esqueletos de cachorros Hound em escavações bem antigas. Além disso, há desenhos de cães do tipo Hound em paredes de tumbas do Antigo Egito. O grupo Hound também é conhecido como grupo de cães farejadores. Toda raça de cachorro Hound atuava como cachorro farejador e tinha um papel fundamental como caçador. Até hoje, cães que fazem parte do grupo Hound são caçadores natos e têm os instintos bem perceptíveis.

Os cães do tipo Hound têm adaptações físicas que ajudam na caça

O grupo Hound é bem grande, então a aparência entre os seus membros pode variar. Porém, se tem algo que todos eles têm em comum é o focinho bem desenvolvido. Além disso, cada cachorro Hound tem uma adaptação que permite que suas habilidades farejadoras e de caça sejam tão poderosas. As orelhas longas de alguns cães como Basset Hound e Beagle ajudam a manter os odores do ambiente perto do focinho, aumentando sua capacidade olfativa. Já o Dachshund (considerado uma raça de cachorro Hound pela AKC) e o próprio Basset Hound têm pernas curtinhas que os ajudam a ficar mais próximo do chão, facilitando o ato de farejar.

 

O Dachshund é um cachorro Hound famoso por sua baixa estatura e personalidade forteO Foxhound é um exímio caçador e dono de um olfato canino muito apuradoO Greyhound leva o título de cachorro mais rápido do mundoO Harrier é um cachorro Hound muito animado e que se dá bem com qualquer umO Otterhound é uma raça de cachorro Hound com uma personalidade curiosa e exploradoraO Whippet faz parte do grupo Hound e é considerado um dos cães mais velozes que existem

 

Toda raça de cachorro Hound é corajosa, determinada e inteligente

Coragem é algo que une todos os Hound! Cachorro que faz parte desse grupo é destemido e está sempre pronto para ir atrás do que precisa. Todo cachorro Hound é bem ativo e cheio de energia. Portanto, é muito importante que o cão desse grupo tenha uma rotina de exercícios regular com brincadeiras e passeios. A coleira para cachorro é sempre um item fundamental, mas quando falamos de cães do grupo Hound ela é ainda mais essencial. Esses pets são exploradores e vão ficar o tempo inteiro cheirando tudo que veem pela frente. Todo cachorro Hound é muito determinado e bem alerta. São cães inteligentes e extremamente curiosos. Uma característica que difere o grupo Hound de outros grupos de cães de caça é a sua sociabilidade. Toda raça de cachorro Hound tem um histórico de caça em conjunto. São cães acostumados a trabalhar em equipe e a viver em bando. Por isso, o cachorro Hound precisa ter uma vida social mais ativa e não aguenta muito tempo sozinho. 

O olfato poderoso dos Hound é a marca registrada do grupo

A principal característica que une todos os cães do grupo Hound é o olfato canino apurado. O faro do cachorro Hound consegue ser mais poderoso que o de qualquer outro. Um grande exemplo é o Basset Hound. Cachorro dessa raça possui mais de 20 milhões de receptores de odores em seu nariz. Mas não é apenas o focinho do cachorro bem desenvolvido que faz o seu olfato ser tão intenso. Como explicamos, outras características anatômicas, como até mesmo o formato das orelhas, facilita a captação de cheiros. Além disso, a personalidade corajosa e determinada típica do grupo Hound faz com que ele se empenhe ainda mais durante a caça ou quando está farejando, contribuindo ainda mais para a sua boa habilidade farejadora. 

Hound guiado pelo olfato X Hound guiado pela visão: entenda a diferença 

O grupo Hound é conhecido principalmente pelo olfato aguçado dos seus cães. Todos eles realmente tem o faro poderoso, mas a verdade é que os cães Hound se dividem entre aqueles que são mais guiados pelo olfato e aqueles que são mais guiados pela visão. Os Hound com o olfato mais apurado foram criados para farejar em locais mais fechados, como matas densas. Basset Hound e Beagle são alguns exemplos. Já os Hound com a visão mais apurada, como Galgo Afegão e Basenji, foram criados para caçar em locais mais abertos, como florestas. Ou seja: todos os cães do grupo Hound são cães de caça, mas os sentidos que eles usam mais para essa tarefa podem variar.

Publicado originalmente em: 24/11/2022
Atualizado em: 02/10/2023

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas