Comportamento animal

As 15 melhores raças de cachorro para te acompanhar na prática de esportes

Publicado - 10 Janeiro 2020 - 15h18

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Praticar esportes fortalece os ossos e músculos, melhora a saúde mental, proporciona bem-estar e proporciona uma rotina mais leve. Com os animais não é diferente. Todo cachorro precisa manter uma rotina de exercícios - alguns com mais intensidade, outros com menos - para uma vida mais saudável e menos tediosa (os móveis da casa e os chinelos agradecem). Ter um companheiro de quatro patas para dividir esse momento dará mais motivação para se movimentar e ainda vai estreitar a relação de vocês!

Se você é um grande fã de esportes e quer um cachorro para te acompanhar no pique dos exercícios, listamos aqui as 15 melhores raças de cachorro que podem tornar a sua prática menos solitária e mais divertida!

1. Labrador tem energia de sobra para te acompanhar nos esportes

labrador brincando com dono

Com grande fama de ser um grande (grande mesmo) brincalhão e muito dócil, o Labrador também é um amigo cheio de energia e disposição, que não sabe ficar parado. Se você pratica corridas de longa distância ou esportes que exijam velocidade, o Labrador é o parceiro ideal.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

 

2. Border Collie: inteligência e espírito esportivo são qualidades da raça de cachorro

cachorro border collie brincando

Quer um cão perfeito para te acompanhar na suas aventuras? O Border Collie é, naturalmente, um grande esportista. Amante de corridas e longas caminhadas, essa raça é amigável e muito obediente. Pode ser um ótimo companheiro para trilhas!

 

3. Husky Siberiano: força e muita energia em forma de cão

cachorro husky siberiano correndo com o dono

O Husky Siberiano é naturalmente um esportista e pode se acostumar a correr grandes distâncias. Dificilmente esse cão vai se cansar de correr, jogar frisbee ou até mesmo nadar, já que é um cão que ama água. A companhia perfeita para o seu espírito aventureiro!

 

4. Pastor Belga: um lorde esportista

 

cachorro pastor belga no jardim

Um cão de porte elegante, que parece um lorde, mas na verdade é um grande brincalhão e adepto de exercícios físicos: o Pastor Belga é um ótimo parceiro nas corridas e esportes aquáticos. Por outro lado, é uma ótima companhia para esportistas da terceira idade, graças à sua grande paciência e capacidade para caminhar e correr lentamente.

 

5. Dálmata: um cachorro com muita energia para ser gasta

 

cachorro dálmata brincando em casa

Praticar um esporte com o seu Dálmata não será só benéfico para você, mas também para a saúde dele. O exercício físico, que pode ser natação, longas caminhadas em trilhas ou corrida, será mais do que necessário para gastar toda a energia que esse cachorro acumula.

 

6. Golden Retriever: fofura e companheirismo ideais para praticar esportes

 

cachorro golden retriever brincando de frisbee com dono

O Golden Retriever, assim como seu primo Labrador, é outro brincalhão cheio de energia, pronto para te acompanhar em qualquer atividade esportiva. Cães dessa raça amam esportes aquáticos. De natureza dócil e tranquila, o Golden é a companhia que você precisa.

 

7. Weimaraner: agilidade e inteligência são características desse grande amigo

cachorro weimaraner correndo

Conhecido pela obediente que torna o adestramento muito mais fácil, o Weimaraner é muito ágil. Essa característica torna a raça muito versátil para diversas modalidades esportivas, seja uma trilha extensa ou até mesmo para acompanhar a sua prática de ciclismo O Weimaraner também ganha grande agilidade na água, podendo ser um excelente companheiro na natação.

 

8. Pastor Australiano: raça tem habilidades aventureiras

cachorro pastor australiano brincando com bolinha para cachorro

Como a maioria das raças de pastoreio, o Pastor Australiano é um grande aventureiro. Ele tem capacidade de correr longas distâncias, mas seu diferencial mesmo é a exploração de novos territórios. Portanto, se você ama uma trilha, o Pastor Australiano será a companhia perfeita!

 

9. Pastor Alemão: energia de sobra e muito companheirismo

cachorro pastor alemão brincando

O Pastor Alemão é conhecido pela sua capacidade de ser um excelente cão de guarda, mas eles também são bons companheiros de aventuras e esportes. Apesar de ser uma raça de cachorro grande, o Pastor Alemão é muito dócil e te acompanhará em qualquer esporte que escolher.

 

10. Whippet: velocidade e disposição em forma de cachorro

cachorro whippet correndo

O Whippet é considerado um dos cães mais rápidos do mundo - e isso pode ser uma grande vantagem se você é esportista. A raça de cachorro pode te acompanhar em absolutamente qualquer corrida, desde as mais curtas até as mais aventureiras, já que possui muita disposição.

 

11. Airedale Terrier: companhia flexível para vários esportes

cachorro airedale terrier brincando

Gosta de andar de bicicleta? Nadar? Caminhada na praia? O Airedale Terrier é o cão perfeito para te fazer companhia nos esportes. Esse cão é muito ágil e cheio de energia. Se dá muito bem com exercícios perto da natureza, já que se adapta bem às variações de temperatura.

 

12. Jack Russell Terrier: pequeno e cheio de energia

cachorro jack russel terrier feliz e brincando

Com a vantagem de ser menor do que os cães de pastoreio e os grandes terriers, o Jack Russell não fica para trás quando se trata de muita energia à disposição. Seu desempenho é melhor em caminhadas longas e exercícios ao ar livre. 

 

13. Setter Inglês: porte atlético e boa companhia para atividades ao ar livre

cachorro setter inglês brincando

Extremamente ativo e de porte grande, o Setter Inglês é um cão que necessita de exercícios físicos para viver bem. Por isso, qualquer atividade ao ar livre vai deixá-lo muito feliz (e mais saudável). O Setter Inglês é atlético e consegue correr por longas distâncias. Uma boa opção também é o ciclismo. Ele vai adorar te acompanhar!

 

14. Cane Corso: raça gigante precisa gastar muita energia

cachorro cane corso brincando com bolinha

O Cane Corso precisa de um dono com disposição e energia para acompanhá-lo. Com cerca de 50kg, essa raça de cachorro precisa de muito exercício físico para se manter em forma. Muito amoroso e calmo, ele será um grande amigo e companhia para os esportes (mas não dispense o uso da coleira e guia, já que a raça tem a tendência de ser exploradora demais).

 

15. Greyhound: o cão mais veloz do mundo

cachorro greyhound correndo

Considerado o cão mais rápido do mundo, o Greyhound precisa gastar muita energia para acompanhar esse pique todo. De porte grande e alongado, eles são afáveis, familiares e educados.. Se quiser aproveitar o potencial desse cão, leve-o para suas corridas de longa distância, andar de bicicleta ou até mesmo para praticar esportes mais radicais

 

Redação: Karoline Miranda

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas