Cuidados dos animais

Cheiro de cachorro em casa: quais são os odores mais comuns e como amenizar?

Publicado - 07 Fevereiro 2022 - 12h14

Atualizado - 17 Maio 2024 - 11h56

A convivência com cachorros é uma grata surpresa! Companheiros e cheios de amor para dar, esses animais não carregam o título de melhores amigos do homem à toa. No entanto, quem tem um ou mais cães em casa já deve saber que o cheiro de cachorro às vezes se torna um pequeno problema se alguns cuidados não forem tomados. A limpeza do ambiente, bem como cuidar da saúde e da higiene do pet, são pequenas atitudes que fazem toda a diferença nessas horas.

Como existem vários tipos de cheiro de cachorro que podem afetar o seu lar, alguns tutores às vezes ficam sem saber o que fazer para melhorar a situação. Mas não se preocupe: o Patas da Casa preparou um pequeno guia com tudo que você precisa saber sobre os odores causados pelo seu doguinho, e como tirar cheiro de cachorro de casa e outros espaços. Confira!

Quais são os cheiros de cachorro que podem se espalhar pela casa?

Antes de saber o que é bom para tirar odor de cachorro do lugar onde ele vive, que tal entender um pouco mais sobre os tipos de cheiro que esses animais exalam? Ao contrário do que muitos pensam, não é só o xixi de cachorro que pode deixar o ambiente com mau cheiro: existem também cheiros típicos que os cães podem emanar em algumas situações. Por isso, tanto a higiene do pet quanto do próprio ambiente merecem muita atenção. Veja abaixo quais as situações mais comuns que podem alterar o cheiro do pet:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) Cheiro de xixi de cachorro

Esse é um dos odores que se instala nos lugares com mais facilidade, e por isso é um dos mais notados pelos tutores. O cheiro de xixi de cachorro pode ser mais ou menos forte, dependendo do material escolhido para coletar as necessidades do seu amigo. Os tapetes higiênicos, por exemplo, são a opção mais apropriada para isso e conseguem reter bem a urina do pet, diferente de um jornal velho. No entanto, mesmo com um material adequado, o cheiro de xixi de cachorro fica muito evidente se não houver a correta limpeza do espaço.

2) Higiene inadequada do animal

O banho de cachorro é um cuidado essencial com os nossos amigos de quatro patas. Além de ser uma forma de prevenir doenças fúngicas e outros problemas de pele, é o que ajuda a remover as sujeiras que ficam acumuladas entre os pelos do animal no dia a dia - e que, consequentemente, podem causar mau cheiro com o passar do tempo. Por isso, siga as recomendações do médico veterinário sobre a frequência de banho em cachorro e não deixe de higienizar também os lugares que ele tem acesso.

3) Problemas na pele de cachorro

Alergias no cachorro, dermatites e infestações de parasitas normalmente causam odores no corpo do animal e devem servir como um alerta. É por isso que, ao reparar que seu doguinho está com um cheiro muito forte, o melhor a se fazer é investigar a causa disso com a ajuda de um veterinário. Só ele poderá orientar a melhor forma de tratar o quadro do pet.

4) Otite canina

Outro problema de saúde que merece certa atenção é quando o cheiro de cachorro fica mais forte e concentrado apenas nas orelhas do animal. Geralmente isso é um indicativo de que existe uma inflamação local, que aumenta a produção de cera e deixa o cachorro com mau cheiro no ouvido. Nesses casos, uma avaliação médica é fundamental para começar o tratamento mais apropriado para o cão. E mesmo que seu animal não apresente nenhuma infecção, é importante manter a higiene das orelhas e ouvidos, utilizando produtos de uso veterinário.

 

Cão grande e escuro tomando banho com ajuda de duas pessoas
Uma das formas de como tirar cheiro de cachorro do espaço é com a limpeza do ambiente e banhos frequentes

 

5) Cachorro com mau hálito

O cachorro com mau hálito não é exatamente uma situação normal, mas pode acontecer principalmente quando não se cuida direito da higiene bucal do pet. Os cães, assim como os humanos, precisam escovar os dentes regularmente para prevenir o tártaro, mau hálito e outros problemas bucais. Por isso, esse acaba sendo um cheiro de cachorro comum em animais que não recebem esse cuidado - e o cheiro pode facilmente se espalhar pelo ambiente por meio da baba.

6) Cachorro com chulé

Sabe aquele cheiro salgadinho da pata de cachorro? Apesar de peculiar, ele é mais comum do que se imagina e é, basicamente, como se fosse um “chulé” nos cães. No entanto, existe uma explicação lógica para esse cheirinho: os cachorros possuem glândulas sudoríparas nos coxins (patas) e regulam a temperatura corporal por ali. Com isso, a região acaba ficando mais úmida, o que aumenta a proliferação de microrganismos na sua superfície e gera o cheiro de chulé.

7) Cachorro com gases

As flatulências podem ocorrer por diferentes motivos, e é um odor que dificilmente passa despercebido. Além de forte, o cheiro também pode ficar impregnado no ambiente e requer alguns artifícios para fazê-lo sumir. Mesmo que seja algo natural do organismo canino, ao perceber um cachorro com gases muito frequentes, é necessário buscar ajuda, pois há chances de o animal estar com problemas digestivos.

Cheiro de cachorro: algumas raças podem apresentar odores mais fortes do que outras

Além de tudo que já foi dito, existem algumas raças de cachorro que apresentam maior predisposição para exalar odores característicos. Nesse caso, os cuidados com esses animais e a limpeza do ambiente devem ser ainda maiores. As raças de cachorro com cheirinho mais forte são:

Como tirar cheiro de cachorro do ambiente?

Se você deseja saber como tirar cheiro de xixi de cachorro ou qualquer outro odor do espaço onde vive, não precisa mais se preocupar: uma boa higiene do ambiente é capaz de resolver tudo. Existem produtos específicos que funcionam como neutralizadores de odores e deixam qualquer lugar mais agradável, como a linha Veja® Pets , que é ideal para higienizar e anular os odores que os pets deixam na sua casa. Além de ser um limpador de uso diário específico para cães e gatos, o produto tem diferentes fragrâncias que deixam qualquer lugar mais cheiroso. Veja Pets está disponível nas versões citrus, herbal e floral. 

Redação: Juliana Melo

*Matéria produzida em parceria com Veja Pets

**Veja Pets não é um produto de higiene veterinária. Para mais informações, leia instruções no rótulo do produto.

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas