A vacina para cachorro filhote é um cuidado importante com a saúde do seu amigo de quatro patas, principalmente para protegê-lo de várias doenças perigosas, como cinomose canina e raiva. Por isso, ao comprar ou adotar um pet, é fundamental saber do histórico de vacinas do animal e, caso ele ainda não tenha sido vacinado, o tutor deve marcar uma consulta com um profissional para aplicar a vacina de cachorro. A recomendação é de que, a partir dos 45 anos de vida e após a vermifugação, os filhotes de cães sejam vacinados com a óctupla (V8) ou a déctupla canina (V10).

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O ideal é que a primeira vacina do cachorro seja aplicada logo nos primeiros meses de vida do animal e reforçada anualmente, sem atrasos. “E se meu cachorro não tomou nenhuma vacina, mas já é adulto?” Nesse caso, é importante fazer uma avaliação completa do estado de saúde do cão e correr para aplicar as primeiras doses de vacina de cachorro o quanto antes! Não importa qual seja a idade do pet, a vacinação é essencial para manter o seu doguinho longe de uma série de problemas. Conversamos com a veterinária Jackeline Moraes Ribeiro, do Rio de Janeiro, e ela tirou todas as dúvidas sobre o assunto, como para que serve a vacina de cachorro e contra o que ela previne, além dos riscos de não vacinar os cães. Confira!

Patas da Casa: Qual é a primeira vacina do cachorro?

Jackeline: muitos tutores não sabem muito bem quando vacinar filhote de cachorro, mas a partir dos 45 dias de vida, após a vermifugação, os filhotes de cães devem receber a primeira vacina canina. Normalmente são feitas a Óctupla (V8) ou Déctupla Canina (V10). No período de 21 a 30 dias após a dose da primeira vacina, cachorro precisa reforçar com uma segunda dose da mesma. Depois disso, ainda tem uma terceira dose de reforço, que deve acontecer entre  21 a 30 dias após a segunda dose. Com 4 meses é feita a primeira vacina do cachorro contra Raiva.

Um ano após aplicar a vacina para cachorro filhote, é importante que as doses sejam reforçadas anualmente, seguindo o calendário de vacinação indicado pelo veterinário. A vacina de cachorro anual sempre deve ser feita com uma dose da Óctupla ou Déctupla Canina e uma dose da vacina contra Raiva.

PC: Quais doenças as vacinas para cães previnem?

Jackeline: a Óctupla Canina (V8) previne o cão contra 8 doenças: 

  • Cinomose (doença infectocontagiosa causada por um vírus que pode atingir diferentes partes do corpo do pet e chega a ser fatal)
  • Parvovirose (doença viral altamente contagiosa que destrói a camada interna do intestino e provoca desidratação)
  • Coronavirose (doença viral que pode acometer tanto o intestino do animal quando o sistema respiratório canino)
  • Hepatite infecciosa (doença causada pelo adenovírus canino tipo 1, que prejudica funções hepáticas e inflama o fígado)
  • Adenovirose (doença causada pelo adenovírus canino tipo 2, que causa infecções respiratórias no animal)
  • Parainfluenza (doença altamente contagiosa que provoca problemas respiratórios e pode debilitar bastante a saúde animal)
  • Leptospirose (previne contra 2 subtipos, que é a Leptospira canicola e a Leptospira icterohaemorrhagiae)

Já Déctupla Canina (V10) previne contra 10 doenças:

  • Cinomose
  • Parvovirose
  • Coronavirose
  • Hepatite Infecciosa
  • Adenovirose
  • Parainfluenza
  • Leptospirose (previne contra 4 subtipos: Leptospira canicola, Leptospira icterohaemorrhagiae, Leptospira grippotyphosa e Leptospira pomona - essas duas últimas que não são muito comuns no Brasil).

Calendário, vacina, cachorro são palavras que sempre devem andar juntas. No entanto, uma dúvida comum tanto sobre a vacina V8 quanto sobre a vacina V10: quantas doses são necessárias para garantir a imunização? A resposta é simples: se for uma vacina para cachorro filhote ou então a primeira vacina de um cãozinho adulto, o calendário deve seguir a lógica mencionada acima, de três doses de reforço em um período de 21 a 30 dias entre cada uma delas. Já se o animal já tiver passado dessa fase inicial, o calendário de vacina de cachorro é anual, então o cãozinho deve ter as doses reforçadas no intervalo de 1 ano.

PC: Como a vacina da raiva em filhotes funciona?

Jackeline: o filhote pode tomar vacina contra raiva logo no primeiro ano de vida. A Raiva canina é uma das doenças mais conhecidas e, como não tem cura, a vacina da raiva em filhotes - também em adultos - é extremamente importante. Essa é uma doença viral aguda que acomete os mamíferos, inclusive o homem, caracterizando-se por uma encefalite progressiva. Por conta da sua letalidade e a possível contaminação dentro do ciclo urbano (considerada uma zoonose), a vacina da raiva em filhotes é obrigatória em todos os cães.

Alterações de comportamento, falta de apetite, incômodo com luz forte e automutilação são alguns sintomas mais comuns. Além de ser transmissível para o ser humano, ela pode levar seu animal a ser sacrificado. Para quem não sabe com quantos meses o cachorro pode tomar vacina contra raiva, a primeira dose é dada a partir dos 4 meses e deve ser reforçada anualmente.

 

O calendário de vacinação de um filhote de cachorro deve ser seguido rigosamente para evitar que ele contraia doenças bem graves

O calendário de vacinação de um filhote de cachorro deve ser seguido rigosamente para evitar que ele contraia doenças bem graves

 

 

PC: Como a vacina de cachorro filhote previne a cinomose canina?

 

Jackeline: A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa bem perigosa, mas com a vacina para cachorro filhote é possível preveni-la. Causada pelo vírus Cinegaglia Lentz  ou Corpúsculo de Lentz, a doença é comum em animais jovens, mas os idosos também podem ser infectados caso não sejam vacinados. Por isso, quando se trata da vacina, cachorro filhote precisa receber todos os cuidados nessa fase inicial para garantir sua imunidade e não adoecer futuramente.  A principal fonte de transmissão acontece de forma direta por secreções do nariz e saliva de animais infectados, tosse e espirros. Contudo, a contaminação também pode acontecer pela água, alimentos e objetos contaminados por secreções de cães doentes. 

Sem a vacina de cachorro, o animal pode facilmente ser infectado e apresentar sintomas como febre, perda de apetite, corrimento ocular e nasal, conjuntivite, dificuldade respiratória e pneumonia. Também pode haver sintomas digestivos, como diarréia e vômito, ou neurológicos, como convulsões e ataxia. A cinomose é uma doença de difícil tratamento e com evolução imprevisível, sendo difícil garantir a sobrevivência do animal. O quadro depende do sistema imune do cão e da resposta às medicações, então a melhor solução é a prevenção com a vacina para cães filhotes e, posteriormente, na vida adulta do pet. É importante fazer isso corretamente, uma vez ao ano e sem atrasos. Lembro que, caso haja suspeita de um animal doente, não é aconselhável dar a vacina (filhote ou adulto). Nessa situação, a vacina pode baixar a imunidade do animal e ele vir a desenvolver a doença. 

PC: Quais são as vacinas de cachorro não obrigatórias? Elas realmente são necessárias?

Jackeline: As vacinas para cães filhotes não obrigatórias que existem são contra a Leishmaniose, Giardíase e Traqueobronquite Infecciosa Canina. 

  • Vacina de cachorro contra giardíase: a giardíase é uma doença causada pelo protozoário Giardia lamblia que acomete animais e humanos, sendo considerada uma zoonose. Os cães são infectados através da ingestão de cistos de Giardia, que posteriormente são pelas fezes e contaminam o ambiente, água e alimentos. Estes cistos são resistentes, estabelecendo uma alta taxa de reinfecção. A infecção por Giardia é oriunda dos grandes centros urbanos e apresenta altos índices de contaminação em todo o mundo. Pode causar sinais clínicos moderados ou severos, mas também pode se apresentar de forma assintomática em animais adultos, o que acaba sendo perigoso para os outros animais que moram no mesmo ambiente. Embora a vacina para cachorro filhote não seja obrigatória, essa é a melhor forma de resguardar a saúde do pet.

  • Vacina de cachorro contra traqueobronquite infecciosa: conhecida também como tosse dos cachorros, esta é uma doença sazonal que ocorre com mais frequência nos meses frios e secos, mas pode afetar os cães durante o ano inteiro. A transmissão mais comum é por meio do contato direto entre os cães, seja pelo ar ou pelas secreções respiratórias. Filhotes e animais com baixa imunidade têm maior predisposição para contrair a doença. Por isso, uma alternativa para prevenir o problema é com a vacina. Cachorro filhote ou adulto podem ser vacinados, ainda que não seja algo obrigatório.

  • Vacina de cachorro contra leishmaniose: a leishmaniose visceral canina é transmitida pelo mosquito palha e o tipo mais comum é a leishmaniose cutânea. Os principais sintomas são lesões nodulares, ulceradas e com crostas que podem atingir o nariz, orelhas e pálpebras, além de causar queda de pelos. Para o diagnóstico correto, é preciso realizar uma biópsia das lesões ou do fígado e/ou sorologia. Quanto a vacina, filhote pode tomar a partir dos 4 meses de idade. A vacinação é muito importante porque o tratamento elimina os sinais clínicos, mas não cura a doença e o cachorro pode continuar como portador do parasita. 

 

Manter a caderneta de vacinação sempre atualizada é importante para a longevidade do cachorro

Manter a caderneta de vacinação sempre atualizada é importante para a longevidade do cachorro

 

 

PC: Tem problema atrasar a vacina do cachorro?

 

JackelineSim, tem problema atrasar a vacina do cachorro. A imunização completa deve ser sempre dentro do período recomendado, já que dar a vacina de cachorro atrasada é algo que deixa o animal exposto e suscetível a contrair vírus e bactérias nesse meio tempo. Se por algum motivo atrasou, o ideal é que assim que o tutor puder, deve-se regularizar essa vacinação. A prevenção é sempre fundamental e, se for possível, sempre tente vaciná-los na data correta.

“E se meu cachorro não tomou nenhuma vacina?” Nesses casos, é importante consultar um médico veterinário de confiança, que fará uma avaliação do estado de saúde do pet. Em seguida, o recomendado é dar a vacina de cachorro o quanto antes para protegê-lo de qualquer enfermidade. O esquema vacinal é o mesmo que ocorre para filhotes de cachorro, e depois das três doses iniciais, o cãozinho precisa de reforços anuais.

Bônus: Quanto custa a vacina para cachorro filhote?

O preço da vacina de cachorro pode variar bastante de acordo com o tipo de vacina e a região. Mas, no geral, tanto a vacina V8 quanto a vacina V10 costumam variar entre R$60 e R$120 reais por dose (lembrando que, no caso da vacina para cachorro filhote, o cãozinho precisa de pelo menos três doses para garantir a imunidade completa). Já a vacina antirrábica pode variar entre R$50 e R$100.

As vacinas para cães filhotes não obrigatórias, porém, podem elevar o custo final. A vacina de cachorro contra leishmaniose, por exemplo, normalmente custa mais de R$ 100 e pode chegar a R$ 200, dependendo da clínica. Já as vacinas contra giardíase e tosse dos cachorros custam em torno de R$80 cada uma.

Se a ideia é economizar, uma boa alternativa é procurar se na sua cidade existem mutirões de vacinação oferecidos pelos centros de zoonose ou pela Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa). Dessa forma, você consegue vacinar gratuitamente seu animal contra raiva, por exemplo. 

Vale lembrar que a vacina de cachorro é um ato de amor e cuidado com o seu bichinho de estimação. Além de prevenir inúmeras doenças graves e fatais, isso também acaba sendo uma forma de investimento, já que os custos do tratamento podem ser bem mais altos do que os da vacinação. 

Redação: Mariana Almeida e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 01/07/2019

Atualizada em: 11/08/2021