Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Geralmente, a falta de apetite é um sinal de que alguma coisa não está certa com o cão. Por isso, é importante ficar atento para descobrir o quanto antes o motivo da falta de vontade de comer. Confira algumas possíveis causas para o seu cachorro não querer comer ração e o que fazer para lidar com o problema.

Meu cachorro não quer comer e está fraco, pode ser doença?

Normalmente, o primeiro sinal de que o cachorro está doente é a perda de apetite. Se o seu cachorro sempre comeu ração normalmente, você não trocou o sabor recentemente e ele não está passando por nenhum tipo de estresse, a falta de apetite pode estar sendo causada por alguma doença.

Muitas doenças podem fazer com que os cães parem de comer, principalmente se eles sentirem dor, enjôo ou febre. Se você suspeitar que esse é o motivo para a falta de apetite, é indispensável levá-lo ao veterinário. Só o profissional será capaz de determinar a causa do problema e a melhor solução para o seu pet!

O apetite seletivo é comum em cachorros, principalmente em dias quentes


Nos dias de temperatura muito elevada, é comum que o cachorro tenha menos vontade de comer
Nos dias de temperatura muito elevada, é comum que o cachorro tenha menos vontade de comer

Outro motivo que pode fazer o seu cachorro parar de comer é o apetite seletivo. Ele é mais comum nas raças pequenas, que podem rejeitar a ração e aceitarem apenas alimentos específicos. Já nas raças grandes, o apetite seletivo é mais raro e eles costumam ser mais comilões.

Isso acontece mais frequentemente em dias de calor, já que as temperaturas elevadas podem deixar o animal mais lento e com menos apetite. Assim, os cães podem pular refeições ou mesmo ficar um dia inteiro sem comer. Se acontecer com o seu cachorro, fique atento para que ele não passe mais de um dia sem se alimentar.

Meu cachorro está triste e não quer comer, o que fazer?

Assim como os seres humanos, os cachorros também passam por problemas emocionais, como a ansiedade e até mesmo a depressão. Em alguns casos, quando um cãozinho muda de casa ou passa a ficar sozinho por muito tempo, ele pode sofrer com a ansiedade de separação. Essa também pode ser a causa da falta de apetite repentina.
Se o seu peludo passou por alguma mudança recentemente e você notou que ele deixou de comer, ele pode estar passando pela ansiedade de separação. Nesse caso, é importante tratar o problema. Investir em brinquedos interativos pode ajudar o cão a voltar a comer, mas, se persistir, contratar um adestrador canino é uma boa solução.

E se a recusa pela ração acontecer em filhotes?

Quando passam pelo desmame, alguns filhotes recusam a ração seca. Isso acontece devido às diferenças entre a alimentação que tinham até então e a ração - que passa a ser uma novidade. Para evitar que isso aconteça, o ideal é não dar outros alimentos e oferecer ração úmida ou umedecer a ração seca para facilitar a transição para o sólido.

O que fazer quando o cachorro não quer comer?


Em último caso, visite o veterinário com seu cachorro que não quer comer nada
Em último caso, visite o veterinário com seu cachorro que não quer comer nada

A forma de fazer com que o seu cão volte a comer a ração vai depender do motivo que provocou a falta de apetite. Por isso, é importante verificar alguns fatores para descobrir o que fez com que ele parasse de comer normalmente. Se isso acontecer com seu amigo de quatro patas, certifique-se de que:

  • O cão não está passando por nenhum estresse ou mudança significativa que possa provocar ansiedade de separação;
  • O ambiente em que o seu cachorro fica ou se alimenta está agradável e ele não está sentindo calor;
  • A ração oferecida ao animal é adequado ao seu tamanho e idade e tem sabor agradável ao paladar do peludo;
  • Se for filhote, experimente umedecer e esquentar um pouco a ração no microondas para ativar o cheiro do alimento e deixá-lo mais macio;
  • Evite oferecer petiscos entre as refeições, isso pode fazer com que o cachorro perca a fome e recuse a ração;
  • Procure o veterinário para confirmar se o seu cão não está passando por nenhuma doença ou problema de saúde.

Redação: Gabrielle Nunes