Cachorro

Vacina de gripe para cachorro: como funciona, quantas doses e valor

Publicado - 29 Agosto 2023 - 19h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A Doença Respiratória Infecciosa Canina, também conhecida como gripe canina, pode ser causada por vários agentes etiológicos, mas os dois principais são o vírus da gripe influenza A e a bactéria bordetella bronchiséptica. Existem algumas formas de se prevenir contra essa doença, mas a melhor maneira é por meio da vacina da gripe canina.

Quando o cão é diagnosticado com a gripe canina, sintomas como espirros, respiração difícil, coriza, tosse de cachorro seca e contínua, cansaço e apatia são comuns no animal. Se não for tratada corretamente, essa condição pode desencadear a pneumonia em cachorro, uma doença gravíssima que pode ser fatal. Por isso, não subestime a gripe em cachorro e seus efeitos no pet, porque a falta de cuidados pode fazer com que ela evolua para quadros mais sérios. O Patas da Casa separou todas as informações que você precisa saber sobre como funciona a vacina de gripe para cachorro, quantas doses tomar e preço.

Vacina de gripe canina: como ela funciona? 

A vacina de gripe para cachorro foi projetada para proteger o animal contra problemas de saúde do trato respiratório, ou seja, infecções que afetam a respiração do cachorro. Elas funcionam de maneira semelhante às vacinas aplicadas em seres humanos. 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A vacina da gripe para cachorro possui em sua composição pequenas quantidades de bactérias e vírus inativados que, ao entrarem em contato com o corpo do cachorro, vão induzir a produção de anticorpos que irão protegê-lo dessa doença. Dessa forma, o sistema imunológico dos cães se fortalece contra o agente infeccioso, e no momento que o organismo do animal  entrar em contato com o vírus ou a bactéria, o corpo vai reconhecer o forasteiro e agir para eliminar. 

Vale dizer que, além da vacina ajudar a prevenir a doença, ela também ajuda a reduzir os sintomas de gripe em cachorro.

A vacina gripe canina é obrigatória? 

É necessário dar vacina de gripe em cachorro? Antes de mais nada, é preciso dizer que a vacina contra gripe canina não é considerada obrigatória por lei, mas ela é um imunizante que pode prevenir um cachorro gripado e tristonho em casa. Então sim, se você quer manter o seu peludo saudável e feliz, é necessário correr atrás da vacina contra a gripe canina. 

O único imunizante que é obrigatório por lei é a vacina contra a raiva, doença infecciosa considerada uma zoonose e que pode ser fatal para o cachorro e para o humano. Por ser considerada uma questão de saúde pública, muitos estados no Brasil promovem campanhas de vacinação gratuita para incentivar os tutores a levarem seus pets. 

A vacina V8 e V10 não é considerada obrigatória por lei, mas para os veterinários, ela é fundamental e deve estar presente no ciclo vacinal do cachorro.  Além de prevenir contra uma série de doenças graves para a saúde animal, como a cinomose, leptospirose canina e a hepatite infecciosa, ela também protege contra o vírus da parainfluenza, que causa a traqueobronquite infecciosa canina, doença conhecida como tosse dos canis, que tem como sintoma principal o cachorro tossindo.

Cachorro Bulldog dormindo

Quantas doses são necessárias da vacina de gripe para cachorro? 

Quando dar a vacina de gripe canina: as doses podem ser feitas ainda na fase inicial de vida do pet. A vacina injetável é a mais utilizada entre os tutores, e o indicado é aplicar a primeira dose da vacina no filhote de cachorro a partir das oito semanas de vida do animal. Já a segunda, é recomendada aplicar entre duas a quatro semanas depois da primeira aplicação. Após essas duas doses, o animal precisa tomar uma dose única anualmente para reforçar a proteção contra a gripe canina. 

Como manter um cachorro não é uma tarefa muito barata para os tutores, muitas pessoas acabam ignorando a aplicação da vacina contra gripe canina porque acham que ela pode ser muito cara e desnecessária. E quanto custa a vacina de gripe canina?  Dependendo do lugar em que a pessoa vive e também de qual a vacina para gripe canina ela escolher, o valor pode variar entre 70 e 90 reais. Dentre as opções, podemos destacar três tipos de vacina no mercado: 

  • Vacina gripe canina injetável: aplicada na pele do animal, esse é o modo mais comum de imunizar o cachorro contra a gripe canina. Ela é divida em duas doses e é aplicada durante o primeiro ano de vida. Após completar 1 ano, a vacina da gripe canina deve ser aplicada anualmente.
  • Vacina da gripe intranasal: em formato de gotas e aplicada no nariz do cachorro, ela ajuda a estimular a imunidade das vias respiratórias do animal e  conta com apenas uma dose. 
  • Vacina oral da gripe: bem menos usada, a vacina oral pode ser oferecida em formato de gotas ou comprimidos, e fornece estímulos para uma resposta imunológica na mucosa do animal. 
Cachorro caramelo bebendo água

Por que o cachorro deve tomar a vacina contra gripe canina?

A gripe canina é uma das doenças de cachorro mais comuns no inverno e que pode ser facilmente transmitida de um animal para outro, através de gotículas espalhadas pelo ar ou por contato indireto com objetos contaminados, como o pote para cachorro e brinquedos. A grande questão da gripe canina é que ela pode se agravar e evoluir para uma pneumonia, principalmente se o animal tiver a imunidade mais fraca, como é o caso de cachorro filhote ou do cão com alguma condição de saúde. Então, como ela pode ser evitada, o ideal é imunizar o cachorro para evitar a infecção. Assim, ele vai poder ter uma vida saudável, e você vai poder passear com o cachorro sem ficar preocupado com a saúde do animal.

Vacina de gripe para cachorro é a única forma de prevenção? 

A vacina contra a gripe canina é a forma mais eficaz e segura de imunizar o cachorro, mas essa não é a única maneira de proteger o peludo do resfriado. Existem algumas outras ações que, associadas à vacina da gripe canina, é quase certeza que o seu amigo de quatro patas não vai sofrer com os sintomas de gripe em cachorro. Basta alguns cuidados básicos no dia a dia. Veja como prevenir a gripe canina:

  • Alimentação de alta qualidade - Você sabia que uma alimentação balanceada ajuda a aumentar a imunidade do cachorro? Por isso, aposte em uma boa ração para cachorro, que seja rica em proteínas de alta qualidade e nutrientes essenciais.
  • Proteger o cachorro do frio - Assim como os humanos sentem frio, nos dias em que a temperatura está mais baixa que o normal, os cães, mesmo os mais peludos, também podem sentir frio. Por isso, invista em roupa de frio para cachorro, mantas e cobertores para manter o animal aquecido e longe da gripe canina.
  • Evitar o contato com pets contaminados - Se você percebeu um cachorro espirrando, com tosse e coriza, evite que ele entre em contato com outros animais para que ele não transmita a gripe canina. Também é importante evitar que eles compartilhem os mesmos objetos durante esse período. 
  • Exercícios físicos - Uma rotina de exercícios para cachorro ajuda o animal a manter sua imunidade alta e ainda permite que ele gaste energia, evitando doenças como a depressão e ansiedade em cães.
Cachorro marrom com gorro de frio

Como tratar a gripe canina?

Agora que você já sabe tudo sobre a gripe em cachorro, como tratar esses peludos para evitar que a doença evolua para pneumonia? Antes de mais nada, é preciso levar o animal para uma consulta com o médico veterinário para que ele examine o cão e determine se há ou não a necessidade de prescrever antibióticos para gripe canina. 
Após a consulta, se ele for diagnosticado com essa condição e o quadro estiver leve, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e uma boa alimentação. Entretanto, se o caso for mais grave, o veterinário pode prescrever  antibiótico para gripe canina e também anti-inflamatórios para uma recuperação total da doença.

Adote um animal

Esse cachorro rebaixado com a fama de 'ranzinza' tem características únicas escondidas

Quando falamos de cachorro rebaixado, duas raças sempre vêm à cabeça: Basset Hound e cachorro Dachshund. Muita gente acha que os doi...

Comportamento

Jovem aluga apartamento por temporada e flagra como funcionário de creche trata os cachorros

Pegar uma hospedagem com vista privilegiada é tudo de bom! E não pense que vistas para o mar ou para uma paisagem bonita são tudo ne...

Cachorro

Esse é o truque recomendado por especialistas para eliminar carrapatos do cachorro rapidinho

Lidar com carrapato de cachorro é mais comum do que se pensa entre os tutores. Porém, não deixa de ser uma dor de cabeça! Além de se...

Comportamento

Sem pestanejar, Husky Siberiano 'troca' família por casal que comia pão de queijo em parque

Passear com cachorro é uma atitude capaz de trazer vários benefícios para os cães, que têm a oportunidade perfeita para socializar e...

Adote um animal

Esse cachorro rebaixado com a fama de 'ranzinza' tem características únicas escondidas

Quando falamos de cachorro rebaixado, duas raças sempre vêm à cabeça: Basset Hound e cachorro Dachshund. Muita gente acha que os doi...

Adote um animal

Proprietário de abrigo resgata "filhote de gato", mas descobre depois que se tratava de um felino selvagem

Não é nada incomum encontrar histórias na internet de pessoas que “resgatam” gato selvagem acreditando ser doméstico. Uma história p...

Comportamento

Jovem aluga apartamento por temporada e flagra como funcionário de creche trata os cachorros

Pegar uma hospedagem com vista privilegiada é tudo de bom! E não pense que vistas para o mar ou para uma paisagem bonita são tudo ne...

Cachorro

Esse é o truque recomendado por especialistas para eliminar carrapatos do cachorro rapidinho

Lidar com carrapato de cachorro é mais comum do que se pensa entre os tutores. Porém, não deixa de ser uma dor de cabeça! Além de se...

Ver todas