Cuidados dos animais

Tosse de cachorro: quando o sintoma indica problemas no coração?

Publicado - 25 Outubro 2023 - 12h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Bruna Braga / Médica Veterinária especializada em cardiologia de pequenos animais

CRMV: 9921-RJ

Graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), Pós-graduação em Cardiologia Veterinária de Pequenos Animais pela Faculdade Qualittas (2019). Fundadora da Vitta Cardiologia Veterinária.

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

A tosse de cachorro, especialmente durante as épocas mais frias do ano, é um problema super comum. No entanto, é fundamental que os tutores estejam atentos a esse sintoma que, embora pareça inofensivo, pode ser indicativo de um grave problema para o coração do peludo. A grande questão é que identificar a origem do problema pode ser mais difícil do que parece. Afinal, como é a tosse de cachorro com problemas no coração? Quando os tutores devem ligar o alerta e levar o cão ao veterinário?

Para ajudar a compreender como a tosse em cachorro com problemas cardíacos se manifesta no animal, o Patas da Casa conversou com a veterinária cardiologista Bruna Braga. Confira! 

Principais causas da tosse de cachorro

A tosse de cachorro é um dos principais sintomas da gripe canina, uma condição que atinge as vias respiratórias do animal e que é muito comum durante o inverno devido às baixas temperaturas. Porém, embora a gripe seja uma das doenças de cachorro mais comuns no inverno, a tosse também pode estar relacionada a várias outras condições de saúde. 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Então o que pode ser a tosse de cachorro? A veterinária Bruna Braga deu mais detalhes sobre a tosse de cachorro e o que pode ser: “A tosse nos cães é uma manifestação clínica que pode ser causada por diversos problemas de saúde, como infecções (especialmente a gripe canina), alergias e inflamações das vias aéreas, pneumonia em cachorro, colapso de traqueia, verminoses (principalmente o verme do coração) e cardiopatias.” 

Como diferenciar a tosse de cachorro que indica problemas no coração de outras doenças?

Agora que você já sabe as principais causas desse sintoma, é hora de descobrir quando o cachorro tossindo representa um problema grave para a saúde do peludo, como por exemplo, no caso da cardiopatia em cães. “Nos cães com problemas cardíacos, a tosse muitas vezes se parece com um "engasgo", podendo ser do tipo seca (quando não produz secreção) ou produtiva (quando se tem produção de secreção). Na tosse produtiva, às vezes é expelida pela boca uma secreção esbranquiçada e espumosa, sendo confundida com vômito. Os cardiopatas geralmente tossem a qualquer momento do dia, porém em determinadas situações a tosse pode se intensificar, como em horas de maior agitação, durante exercícios, à noite e em dias mais frios.”, explicou Bruna. 

Ou seja, quando o cachorro começa a tosse como se estivesse engasgado, isso provavelmente indica que ele tem algum problema no coração, mas apenas um médico veterinário é capaz de diagnosticar doenças cardíacas em cães. Por isso, se você percebeu qualquer manifestação parecida com a citada pela Bruna, é hora de ligar o alerta e levar o pet para uma consulta, ok?

Tosse de cachorro: quais são as principais doenças associadas a problemas do coração? 

Um perigo para a saúde do cachorro, as cardiopatias são doenças do coração que podem ter relação com a idade do peludo ou a genética. Dentre as principais condições que afetam o coração e provocam a tosse em cachorro, podemos destacar: 

 

Tosse em cachorro: conheça os sintomas associados a problemas cardíacos 

A tosse de cachorro, quando associada a problemas do coração, pode apresentar outros sintomas que devem servir de alerta para o tutor. Dessa forma, é muito importante estar atento ao comportamento canino e tomar uma providência o quanto antes, pois apesar das doenças no coração serem assustadoras para os tutores, com tratamento adequado e acompanhamento veterinário, o peludo pode viver uma vida tranquila e saudável. 

De acordo com a Bruna, os principais sintomas associados a problemas cardíacos são: “Além da tosse, existem outros sintomas que podem chamar a atenção para um problema cardíaco, como o cansaço excessivo sem causa aparente, intolerância à exercícios, dificuldade respiratória, cianose, barriga maior que o normal, desmaios, pouco apetite e emagrecimento progressivo.”

Então se você notar um cachorro ofegante tossindo muito e mais cansado do que o normal, busque auxílio de um profissional da saúde para que ele indique qual tratamento seguir e o que é bom para tosse de cachorro.

Como tratar tosse em cachorro?

A veterinária Bruna alertou os tutores sobre os riscos de automedicar o pet e nos disse o que é bom para curar tosse de cachorro: “Quando um cãozinho está com tosse, não se deve dar xarope ou tentar outras receitas, pois como foi dito, a tosse tem várias causas e, para cada uma delas, um tratamento diferente. Além disso, em algumas situações, suprimir a tosse pode ser prejudicial para a saúde animal, pois a tosse é um mecanismo de defesa do organismo para eliminar secreções. Dessa forma, somente o médico veterinário pode estabelecer o diagnóstico e melhor tratamento para a tosse.”

Pode dar xarope de tosse para cachorro?

Apesar dos humanos tomarem xarope antiexpectorante para combater a tosse, em hipótese alguma o tutor pode dar xarope de tosse para cachorro sem a orientação de um médico veterinário. Isso porque o remédio para tosse de cachorro vai depender da causa subjacente do problema.

Qual antibiótico é bom para tosse de cachorro?

Se a tosse não tiver nenhuma relação com doenças cardíacas, mas com infecções respiratórias como a faringite, é possível tratar o pet com antibióticos, mas lembre-se que o veterinário é o único que deve diagnosticar o animal e indicar qual antibiótico é bom para tosse de cachorro. 

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas