Cachorro

Tosse de cachorro: quais as causas, consequências e tratamento

Publicado - 09 Maio 2023 - 17h11

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A tosse de cachorro muitas vezes pega os tutores de surpresa. No inverno é ainda pior, pois o sintoma se manifesta com maior frequência, para o desespero dos pais de pet. O que nem todos sabem é que não existe apenas uma, mas várias causas associadas à tosse. Ao ver um cachorro tossindo, muitos podem presumir que é um sinal de gripe canina, mas pode variar desde um simples engasgo a algo mais sério. Por isso, todo cuidado é pouco!

É fundamental investigar a raiz do problema para saber qual é o tratamento mais indicado. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu as principais causas da tosse de cachorro, consequências e tratamentos para cada situação. Dá só uma olhada!

Tosse de cachorro: quais são as causas?

É bem comum encontrar um cachorro com tosse quando o tempo esfria. O sintoma costuma estar relacionado com a gripe canina, que é uma das doenças de cachorro mais comuns no inverno, mas que já começa a dar as caras com as quedas de temperatura do outono. Outro problema que se desenvolve nessa mesma época e geralmente se confunde com a gripe é a traqueobronquite, conhecida como tosse dos canis. 

Imagem Quiz:Seu cachorro dorme demais? Descubra com esse teste!

Seu cachorro dorme demais? Descubra com esse teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Porém, se engana quem pensa que essas são as duas únicas causas para um cachorro tossindo. A lista, na verdade, é muito mais extensa. Veja abaixo as possíveis razões por trás da tosse em cães:

1) Gripe canina - A gripe canina se manifesta principalmente no frio. A doença é causada pelo vírus Influenza A e afeta o trato respiratório do animal. É um quadro contagioso, de forma que o cachorro pode ficar gripado a partir do contato com objetos e animais infectados. Mesmo com a alta taxa de contágio, a gripe canina não costuma colocar a vida dos pets em risco, mas precisa ser tratada para não evoluir para a pneumonia em cachorro.

2) Traqueobronquite infecciosa canina - Também conhecida como tosse dos canis, é uma infecção respiratória altamente contagiosa. Ela atinge o sistema respiratório e pode ser causada por vírus ou bactérias. A bactéria mais comum que causa a doença é a Bordetella bronchiseptica. Ela tem sintomas muito parecidos com os da gripe canina, por isso são doenças que são facilmente confundidas.

3) Infecções respiratórias - O trato respiratório superior do cão - incluindo o nariz, garganta e pulmões - pode ser infectado por vírus, bactérias ou fungos que resultam na tosse de cachorro. Alguns exemplos disso são a faringite, que geralmente indica uma infecção viral ou bacteriana, e a bronquite canina. Esta última pode ser causada tanto por quadros infecciosos, quanto por inalação de substâncias alérgenas. 

4) Reações alérgicas - Os cães podem ser alérgicos a alimentos, poeira, pólen e outras substâncias. Consequentemente, isso pode deixar o cachorro tossindo como um sintoma da alergia. Nesse caso, o cão costuma demonstrar um incômodo respiratório parecido com a tosse, como se quisesse “expelir” aquilo que desencadeou o problema.

5) Presença de corpo estranho - Nesses casos, é possível que o animal tenha comido rápido demais ou ingerido algum objeto que ficou preso na garganta. O resultado é um cachorro engasgado e tossindo, e a tosse é uma reação natural do corpo para contornar o engasgo. Mas tenha atenção: dependendo do que foi ingerido, o cão pode sofrer uma asfixia e deve ser levado urgentemente para o veterinário.

6) Problemas pulmonares - Doenças no pulmão, como a pneumonia, podem ser as grandes responsáveis pela tosse de cachorro. Se for o caso, é possível observar uma tosse bastante persistente. Geralmente, a doença é ocasionada por uma bactéria oportunista que se instala no pulmão do animal e se desenvolve, mas um simples quadro de gripe também pode evoluir para a pneumonia. O tutor também deve ter atenção com os vermes pulmonares.

7) Problemas cardíacos - É verdade que a tosse de cachorro normalmente é causada por doenças respiratórias, mas cães com problemas cardíacos também podem apresentar tosse. Alguns quadros que normalmente podem vir acompanhados do sintoma são a cardiomiopatia dilatada, a dirofilariose canina e insuficiências valvares. Por isso, é sempre importante consultar um veterinário!

8) Problemas na traqueia - Quando algum problema (grave ou não) atinge a traqueia dos doguinhos, é provável que você se depare com um cachorro com tosse de ganso. Como tratar, nesses casos, é algo que vai depender do que causou a obstrução do órgão. Geralmente isso acomete cães de pequeno porte e exige atendimento médico imediato.

Basenji branco e caramelo deitado na cama
Cachorro tossindo muitas vezes vem acompanhado de outros sintomas, como apatia e falta de apetite

O que fazer ao identificar um cachorro com tosse?

A tosse em cães pode não ser nada demais, como também pode ser algo que exige maior cautela. Então como saber quando o cachorro tossindo representa um problema grave? Para começar, tenha em mente que se a tosse for momentânea, é provável que seja apenas uma irritação da via nasal ou até um engasgo. Nesses casos, não representa uma doença séria, mas é importante observar o aspecto da tosse, frequência e, principalmente, o comportamento do pet ao longo dos dias.

Existem quatro maneiras da tosse de cachorro se manifestar. São elas:

Cachorro com tosse seca - É o tipo mais comum no inverno, e geralmente está ligado a quadros de gripe canina ou tosse dos canis. É uma tosse que não apresenta muco e que costuma ser insistente.

Cachorro com tosse úmida - É aquela tosse que vem acompanhada por secreções nas vias respiratórias (muco ou catarro), por isso é chamada de úmida. Ela tende a ser mais curta que a tosse seca.

Cachorro com tosse de engasgo - É uma tosse que normalmente não demora muito tempo, pois o organismo tenta expulsar aquilo que deixou o cachorro engasgado e logo o “sufoco” acaba. É comum em cães que comem rápido demais.

Cachorro com tosse de ganso - Esse tipo de tosse é aquele que quase não apresenta som, uma vez que o animal fica com dificuldade para respirar. Indica que algo obstruiu a traqueia do animal - como brinquedos - e atinge mais os cachorros pequenos.

Tosse de cachorro pode vir acompanhado de outros sintomas

O cachorro tossindo, quando vem acompanhado de alguma doença, costuma apresentar uma série de outros sintomas. Por isso, observar mudanças no comportamento do animal é fundamental para saber se o cachorro está doente ou não. Alguns sinais que podem ser percebidos e que devem ligar o alerta são:

Em casos mais graves, principalmente de doenças cardíacas, também vale ficar atento em sintomas como: fraqueza, desmaios, inchaço abdominal e hipertensão. Vale lembrar que nem sempre o animal vai apresentar todos os sintomas de uma vez, mas qualquer mínima alteração precisa ser identificada o quanto antes para buscar o auxílio de um profissional. Somente o veterinário poderá diagnosticar e prescrever o tratamento mais adequado para o animal.

Cachorro tossindo: consequências de uma tosse prolongada 

Mesmo que pareça inofensiva, a tosse de cachorro - principalmente aquela mais persistente - precisa ser tratada corretamente, conforme as orientações de um especialista. Caso contrário, são altas as chances de o problema evoluir e deixar o cãozinho ainda mais debilitado. Também é bom lembrar que há casos que são considerados realmente graves, como quando a gripe vira uma pneumonia ou o sintoma é decorrente de alguma doença cardíaca. Então, não vale a pena arriscar, né?!

Se não for tratada, a tosse de cachorro pode levar a uma série de complicações, como falta de ar, danos aos órgãos internos e até causar infecções secundárias. Como o sistema imunológico do cachorro fica enfraquecido, ele acaba ficando exposto a vários problemas.  Dependendo da gravidade do problema, pode até ser fatal para o pet. 

Cachorro debaixo das cobertas
Além do remédio para tosse de cachorro, o animal deve ficar protegido do frio e de repouso

Os possíveis tratamentos para um cachorro com tosse

O tratamento da tosse de cachorro depende da causa subjacente. Isso é algo que deve ser investigado e orientado por um médico veterinário de confiança. Mesmo que a automedicação pareça uma boa solução em um primeiro momento, é algo que pode agravar ainda mais a condição do animal e, por isso, deve ser evitada.

Algumas opções de tratamento comuns incluem o uso de medicamentos específicos - como antibióticos para cachorro, anti inflamatórios, antitérmicos (em caso de febre) e expectorantes - e muito repouso. O remédio para tosse de cachorro precisa ser prescrito por um profissional, que indicará o tempo de uso e as dosagens corretas. 

Ainda assim, existem algumas pequenas atitudes que podem acelerar a recuperação de um cachorro gripado. É bom investir em uma boa alimentação - como a ração premium ou super premium -, disponibilizar bastante água para cachorro e, caso o veterinário permita, você pode apostar em suplementos para aumentar a imunidade. Se necessário, verifique a possibilidade de fazer uma nebulização em cachorro. Também é importante limpar muito bem todos os objetos do pet: comedouro, bebedouro e brinquedos. Isso ajuda a evitar reinfecções.

5 dicas para prevenir a tosse de cachorro

É claro que nem sempre dá para evitar um cachorro tossindo, mas se o sintoma for decorrente da gripe canina, existem alguns cuidados que podem - e devem - ser tomados. Veja alguns deles abaixo: 

1) Vacina de gripe é uma ótima maneira de prevenir o problema. Embora não seja uma vacina obrigatória, essa é uma das melhores maneiras de evitar que seu doguinho fique gripado. 

2) Aposte em uma alimentação de boa qualidade. Uma ração para cachorro nutritiva e balanceada faz toda a diferença para manter os cães saudáveis. A dica é sempre se atentar ao rótulo do produto para ter certeza de que ele tem todos os nutrientes indispensáveis.

3) Estímulos físicos e mentais ajudam a manter a imunidade do pet. Passear e brincar com o cachorro ajuda a fortalecer o sistema imunológico e evita o sedentarismo. Por isso, separe sempre um tempinho para se dedicar ao seu aumigo.

4) Evite que o cachorro tenha contato com outros infectados. Por ser uma doença bastante contagiosa, a melhor maneira de evitar que o animal desenvolva a doença é evitando que ele tenha contato com pets doentes.

5) Proteja seu cãozinho do frio. Saber como aquecer o cachorro no inverno é fundamental para protegê-lo da gripe. Vale usar e abusar de cobertores, edredons e até algumas roupinhas (desde que o seu doguinho se sinta confortável com isso).

Redação: Juliana Melo 

Edição: Luana Lopes
 

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas