A tosse de cachorro é algo que pode assustar muitos tutores, principalmente os pais de pet de primeira viagem. As causas do cachorro tossindo são variadas e o mais importante é se atentar ao aspecto da tosse. Uma tosse seca geralmente tem causa diferente de uma tosse com sangue, catarro ou pus, por exemplo. Por isso, ao perceber seu cachorro tossindo, observe o sintoma e veja se ele apresenta algum outro sinal. Além disso, a frequência também deve ser observada: o cachorro tossindo continuamente deve ser levado ao veterinário o quanto antes. Separamos algumas informações para te ajudar a identificar quando o cachorro com tosse representa um problema grave.

Cachorro tossindo: o que pode ser?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A tosse de cachorro pode ter causas variadas. Se a tose for momentânea, é provável que seja apenas uma irritação da via nasal pelo cachorro ter cheirado alguma coisa com forte odor. Por isso, é sempre importante observar o aspecto da tosse e também o comportamento do pet para não confundir um caso de cachorro engasgado com uma simples tosse. Além disso, preste atenção se o cachorro com muita tosse está apresentando outros sintomas como febre, falta de ar, espirros, inchaço nas vias respiratórias e cansaço. Mesmo sendo um sintoma, veja algumas das causas mais comuns que podem provocar a tosse de cachorro:

  • Alergias: assim como os humanos, os cãezinhos podem ser alérgicos a diversas coisas, como produtos de limpeza, alimentos, insetos etc. Geralmente quando o cachorro está tossindo por alergia não é um caso que deve ser motivo de muita preocupação, a não ser que ele apresente algum tipo de inchaço;
  • Vermes pulmonares: a dirofilariose canina é uma doença grave e em estado avançado pode apresentar tosse como sintoma, acompanhada de cansaço extremo, falta de apetite e dificuldade para respirar. A indicação é levar o pet ao veterinário o quanto antes;
  • Tosse dos canis: essa é uma doença altamente contagiosa que, além da tosse, apresenta sintomas como febre, chiado respiratório, secreções nos olhos, nariz e boca e vômito. A recomendação é levar o animal ao veterinário para evitar que a doença evolua para um quadro mais grave, como a pneumonia.

A tosse de cachorro também pode ser causada por infecções virais e bacterianas ou até mesmo doenças mais graves, como problemas cardíacos, tumores e traqueobronquite. As visitas periódicas ao veterinário são indispensáveis em qualquer fase de vida, já que o diagnóstico precoce pode salvar a vida do pet.


Fazer nebulização no cachorro ajuda no tratamento de tosses leves
Fazer nebulização no cachorro ajuda no tratamento de tosses leves

Qual o melhor tratamento para o cachorro com muita tosse?

O tratamento para a tosse de cachorro vai depender da causa do problema. Por isso é tão importante consultar o profissional quando o cachorro apresenta outros sintomas ou quando a tosse persiste por muito tempo. Nunca deixe de fazer os cuidados essenciais com seu pet. A tosse dos canis, por exemplo, pode ser prevenida com a vacina de gripe para cachorro. Vale lembrar que automedicar o seu pet nunca é recomendado, já que a administração errada de medicamentos pode piorar o problema e até causar um quadro de intoxicação.

Cachorro tossindo: o que fazer para ajudar o pet em casa?

Nos casos esporádicos e menos graves da tosse de cachorro, você pode ajudar o doguinho em casa mesmo. Ofereça alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, pêssego, espinafre e outros. Você pode introduzir esses alimentos em uma sopa para cachorro ou misturar um pouco com a ração. Além disso, mantenha a casa sempre limpa, principalmente estofados, cortinas e tapetes.

Quando a tosse está associada a alguma irritação pelo ressecamento da mucosa, o tutor pode ajudar o cãozinho com o nebulizador de ar. A terapia feita com soro fisiológico umidifica as vias aéreas e facilita a respiração, por isso a nebulização em cães é recomendada principalmente quando a tosse de cachorro acontece nos dias secos. Tirar dúvidas com o veterinário antes de fazer a nebulização é o mais aconselhado.

Redação: Hyago Bandeira