A tosa higiênica em cachorro é um cuidado indispensável para várias raças. Mais do que uma questão estética, o banho e tosa higiênica ajudam o cãozinho que tem muitos pelos a ter mais conforto no dia a dia. Em alguns casos, por exemplo, o corte dos pelos na região dos olhos faz com que eles enxerguem melhor. Esse é o caso da importância da tosa higiênica em Shih Tzu, Yorkshire e tantas outras raças — além de fornecer outros inúmeros benefícios e facilitar o processo de higiene.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A tosa higiênica é feita em partes específicas do corpo do animal. Ela é ideal até mesmo para raças de cachorro que não têm pelagem tão densa. Conheça agora um pouco mais sobre o que é tosa higiênica e como realizá-la - além de aproveitar para descobrir se o seu cão precisa dela!  

O que é tosa higiênica?

A principal diferença entre a tosa higiênica e a tosa de cachorro comum é a restrição de áreas em que ela é feita. Como o próprio nome deixa claro, a tosa higiênica serve para melhorar a higiene no cotidiano do animal. Ela funciona, principalmente, para garantir que o cão permaneça limpo, não importa quantas vezes precise fazer xixi e cocô num dia.

Além disso, com a tosa higiênica, cachorro fica com os pelos menos propensos a embolar ou enroscar em algum objeto. Esse tipo de tosa ainda ajuda a impedir a proliferação de diferentes tipos de fungos e bactérias. A tosa higiênica costuma focar na barriga, no ânus, na região íntima e nas patas do pet. Entre as almofadinhas da pata de cachorro, inclusive, aparar os pelos ajuda a melhorar a qualidade da caminhada dele, já que os pelos que crescem ali podem fazer com que ele escorregue ao andar. Isso explica porque a tosa higiênica em Yorkshire, Spitz Alemão e outras raças de pelos longos é tão fundamental. 

Qual a importância da tosa em cachorro e quando fazer? 

O principal papel da tosa higiênica em cachorro é garantir que o pet esteja sempre com a higiene em dia e prevenir problemas e acidentes causados pelo excesso de pelos. Aparar com frequência a pelagem do seu pet garante que ele fique sempre limpinho e que não sofra com pelos nos olhos atrapalhando a visão ou com pelos nas patas dificultando a locomoção. Ou seja, é uma necessidade do peludo. O banho e tosa higiênica em cães precisa ser frequente. O ideal é realizar ao menos uma vez por mês.

Muitas pessoas acham que a tosa higiênica deve ser feita apenas nos meses de calor, pois no frio a pelagem é importante para esquentar o bichinho. Porém, é uma questão de saúde e ela não vai retirar completamente o pelo, apenas o excesso. Por isso, banho e tosa higiênica devem ser feitos em qualquer época do ano nas raças que mais precisam. Para saber se a tosa higiênica é necessária no seu cão, repare se os fios estão caindo nos olhos, se há presença de nós ou se o cãozinho está com dificuldade de andar por tropeçar nos fios. 

Dá para fazer tosa higiênica em casa ou apenas no pet shop?

Assim como a tosa comum, a tosa higiênica em casa também pode ser feita! Porém, o ideal é que você tenha algum tipo de qualificação para isso antes de iniciar o trabalho. O processo de como fazer tosa higiênica é realizado com máquina de tosar cachorro e tesoura. Então, se você não souber exatamente o que está fazendo, pode causar algum acidente e machucar o animal. Caso se sinta inseguro para fazer a tosa higiênica em casa sozinho, é melhor contar com a ajuda de um profissional qualificado. Procure um pet shop de confiança e converse com seu veterinário para descobrir a melhor frequência de tosa para a raça do seu cachorro. 

 

Banho e tosa higiênica são fundamentais para manter a higiene dos pets peludos em dia

Banho e tosa higiênica são fundamentais para manter a higiene dos pets peludos em dia

 

 

Quais são as raças que mais precisam da tosa higiênica?

 

Qualquer raça de cachorro pode precisar da tosa higiênica dependendo da situação em que o animal se encontra. O cuidado facilita os períodos pré e pós-operatórios, ajuda no parto de fêmeas grávidas, na amamentação dos filhotes e ainda torna mais simples os cuidados com a higiene de animais com deficiências motoras. Ainda assim, a tosa higiênica é necessária em certas raças por causa da grande quantidade de pelos, mesmo quando o animal não se enquadra em nenhuma dessas situações. É o caso da tosa higiênica em Spitz Alemão, Chow Chow, Poodle e muitas outras. Se você tem uma delas, vale a pena ficar atento e manter a limpeza do seu pet sempre em dia. Dá uma olhada nas principais: 

  • Tosa higiênica em Shih Tzu: 

Os pelos longos do Shih Tzu muitas vezes dão até a impressão de que o peludo está flutuando! Por mais que seja fofo, é importante tomar cuidado para que os fios longos não acabem fazendo o cãozinho tropeçar. O mesmo vale para os fios que caem em cima dos olhos e podem dificultar sua visão. Por isso, a tosa higiênica em Shih Tzu é muito importante para evitar acidentes, além de ajudar na higiene. 

  • Tosa higiênica em Yorkshire: 

Os pelos longos e lisos de um Yorkshire são sua marca registrada! Porém, os pelos crescem muito rápido e precisam de cuidados pois, além de poder fazê-los tropeçar, tem um grande risco de se tornar um local propício para o acúmulo de fungos e sujeiras. Por isso, a tosa higiênica em Yorkshire é fundamental para que os pelos longos mantenham o charme, mas que sejam aparados de maneira saudável.

  • Tosa higiênica em Spitz Alemão: 

O Spitz Alemão - ou Lulu da Pomerânia - possui uma jubinha característica que é impossível não se encantar. Porém, seus pelos, além de longos, são densos, correndo grande risco de embaraçar facilmente. A tosa higiênica em Spitz Alemão é uma boa maneira de manter a juba em dia e, ao mesmo tempo, evitar o aparecimento de nós.

  • Tosa higiênica de Poodle:

Os pelos encaracolados do Poodle são super fofos e sua marca registrada. Porém, há uma grande facilidade de embaraçar se os fios estiverem muito longos. Além disso, podem se tornar um local de acúmulo de sujeira, fazendo-o, muitas vezes, se coçar bastante. Para evitar que isso aconteça, é muito recomendada a tosa higiênica. Poodle fica com pelagem aparada sem perder a fofura dos seus cachos. 

  • Tosa higiênica em Chow Chow:

O doguinho conhecido por parecer um leão tem longos pelos que, muitas vezes, se acumulam na frente dos olhos. Para evitar problemas ao enxergar, a tosa higiênica em Chow Chow é muito recomendada. Além disso, a região da juba do Chow Chow possui um enorme acúmulo de pelos que pode acabar reunindo muita sujeira. Por isso, o banho e tosa higiênica são essenciais.

  • Tosa higiênica em Golden Retriever:

Por ser um cão de raça grande, é preciso ter um cuidado extra nos pelos que podem aglomerar nas almofadinhas na parte inferior das patinhas, dificultando o andar. Para evitar esse problema, além do acúmulo de fungos - já que a raça possui tendência a problemas de alergia -, pode ser necessária a tosa higiênica. Golden Retriever vai ter mais firmeza ao andar além de ficar com a pelagem mais limpa.

  • Tosa higiênica em Lhasa Apso:

O Lhasa Apso tem longas franjas lisas de pelo. Apesar de garantir toda a beleza da raça, é preciso ter um cuidado especial na região próxima aos olhos. Os cães Lhasa Apso podem ter dificuldade de enxergar, caso os pelos fiquem caindo por cima da vista. A tosa higiênica em Lhasa Apso é a mais recomendada, principalmente nos filhotes.

Outros tipos de tosa em cachorro

Além da tosa higiênica, cachorro pode fazer outros tipos de tosa. A Tosa Grooming é um modelo de tosa que pode ser feito de três maneiras: a tosa bebê (opção perfeita para quem não quer perder tempo com escovação e surgimento de nós, pois deixa os pelos bem aparados); tosa com máquina (uma das preferidas entre tutores por deixar o visual bem aparado e estiloso) e tosa com tesoura (a mais clássica e ideal para cães com alergia à máquina ou que se incomodam com seu barulho). Existe também a Tosa Trimming, realizada principalmente em cães que participam de shows e espetáculos, porque, além da tosa, inclui penteados e uma valorização do próprio volume do pelo do cachorro, como forma de exaltar sua pelagem.

Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 14/10/2019

Atualizada em:30/08/2021