close
Higiene

Tosa higiênica: saiba em quais casos é mais indicada

A tosa higiênica para cachorro é recomendada para cães bem peludinhos, como o Shih Tzu!
A tosa higiênica para cachorro é recomendada para cães bem peludinhos, como o Shih Tzu!

A tosa higiênica em cachorro é um cuidado indispensável para várias raças. Mais do que uma questão estética, o banho e tosa higiênica ajudam o cãozinho que tem muitos pelos a ter mais conforto no dia a dia. Em alguns casos, por exemplo, o corte dos pelos na região dos olhos faz com que eles enxerguem melhor. Esse é o caso da importância da tosa higiênica em Shih Tzu, Yorkshire e tantas outras raças — além de fornecer outros inúmeros benefícios e facilitar o processo de higiene.

A tosa higiênica é feita em partes específicas do corpo do animal. Ela é ideal até mesmo para raças de cachorro que não têm pelagem tão densa. Conheça agora um pouco mais sobre o que é tosa higiênica e como realizá-la - além de aproveitar para descobrir se o seu cão precisa dela!  

O que é tosa higiênica?

A principal diferença entre a tosa higiênica e a tosa de cachorro comum é a restrição de áreas em que ela é feita. Como o próprio nome deixa claro, a tosa higiênica serve para melhorar a higiene no cotidiano do animal. Ela funciona, principalmente, para garantir que o cão permaneça limpo, não importa quantas vezes precise fazer xixi e cocô num dia.

Além disso, com a tosa higiênica, cachorro fica com os pelos menos propensos a embolar ou enroscar em algum objeto. Esse tipo de tosa ainda ajuda a impedir a proliferação de diferentes tipos de fungos e bactérias. A tosa higiênica costuma focar na barriga, no ânus, na região íntima e nas patas do pet. Entre as almofadinhas da pata de cachorro, inclusive, aparar os pelos ajuda a melhorar a qualidade da caminhada dele, já que os pelos que crescem ali podem fazer com que ele escorregue ao andar. Isso explica porque a tosa higiênica em Yorkshire, Spitz Alemão e outras raças de pelos longos é tão fundamental. 

Qual a importância da tosa em cachorro e quando fazer? 

O principal papel da tosa higiênica em cachorro é garantir que o pet esteja sempre com a higiene em dia e prevenir problemas e acidentes causados pelo excesso de pelos. Aparar com frequência a pelagem do seu pet garante que ele fique sempre limpinho e que não sofra com pelos nos olhos atrapalhando a visão ou com pelos nas patas dificultando a locomoção. Ou seja, é uma necessidade do peludo. O banho e tosa higiênica em cães precisa ser frequente. O ideal é realizar ao menos uma vez por mês.

Muitas pessoas acham que a tosa higiênica deve ser feita apenas nos meses de calor, pois no frio a pelagem é importante para esquentar o bichinho. Porém, é uma questão de saúde e ela não vai retirar completamente o pelo, apenas o excesso. Por isso, banho e tosa higiênica devem ser feitos em qualquer época do ano nas raças que mais precisam. Para saber se a tosa higiênica é necessária no seu cão, repare se os fios estão caindo nos olhos, se há presença de nós ou se o cãozinho está com dificuldade de andar por tropeçar nos fios. 

Dá para fazer tosa higiênica em casa ou apenas no pet shop?

Assim como a tosa comum, a tosa higiênica em casa também pode ser feita! Porém, o ideal é que você tenha algum tipo de qualificação para isso antes de iniciar o trabalho. O processo de como fazer tosa higiênica é realizado com máquina de tosar cachorro e tesoura. Então, se você não souber exatamente o que está fazendo, pode causar algum acidente e machucar o animal. Caso se sinta inseguro para fazer a tosa higiênica em casa sozinho, é melhor contar com a ajuda de um profissional qualificado. Procure um pet shop de confiança e converse com seu veterinário para descobrir a melhor frequência de tosa para a raça do seu cachorro. 

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Banho e tosa higiênica são fundamentais para manter a higiene dos pets peludos em dia
    Banho e tosa higiênica são fundamentais para manter a higiene dos pets peludos em dia

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Quais são as raças que mais precisam da tosa higiênica?

    Qualquer raça de cachorro pode precisar da tosa higiênica dependendo da situação em que o animal se encontra. O cuidado facilita os períodos pré e pós-operatórios, ajuda no parto de fêmeas grávidas, na amamentação dos filhotes e ainda torna mais simples os cuidados com a higiene de animais com deficiências motoras. Ainda assim, a tosa higiênica é necessária em certas raças por causa da grande quantidade de pelos, mesmo quando o animal não se enquadra em nenhuma dessas situações. É o caso da tosa higiênica em Spitz Alemão, Chow Chow, Poodle e muitas outras. Se você tem uma delas, vale a pena ficar atento e manter a limpeza do seu pet sempre em dia. Dá uma olhada nas principais: 

    • Tosa higiênica em Shih Tzu: 

    Os pelos longos do Shih Tzu muitas vezes dão até a impressão de que o peludo está flutuando! Por mais que seja fofo, é importante tomar cuidado para que os fios longos não acabem fazendo o cãozinho tropeçar. O mesmo vale para os fios que caem em cima dos olhos e podem dificultar sua visão. Por isso, a tosa higiênica em Shih Tzu é muito importante para evitar acidentes, além de ajudar na higiene. 

    • Tosa higiênica em Yorkshire: 

    Os pelos longos e lisos de um Yorkshire são sua marca registrada! Porém, os pelos crescem muito rápido e precisam de cuidados pois, além de poder fazê-los tropeçar, tem um grande risco de se tornar um local propício para o acúmulo de fungos e sujeiras. Por isso, a tosa higiênica em Yorkshire é fundamental para que os pelos longos mantenham o charme, mas que sejam aparados de maneira saudável.

    • Tosa higiênica em Spitz Alemão: 

    O Spitz Alemão - ou Lulu da Pomerânia - possui uma jubinha característica que é impossível não se encantar. Porém, seus pelos, além de longos, são densos, correndo grande risco de embaraçar facilmente. A tosa higiênica em Spitz Alemão é uma boa maneira de manter a juba em dia e, ao mesmo tempo, evitar o aparecimento de nós.

    • Tosa higiênica de Poodle:

    Os pelos encaracolados do Poodle são super fofos e sua marca registrada. Porém, há uma grande facilidade de embaraçar se os fios estiverem muito longos. Além disso, podem se tornar um local de acúmulo de sujeira, fazendo-o, muitas vezes, se coçar bastante. Para evitar que isso aconteça, é muito recomendada a tosa higiênica. Poodle fica com pelagem aparada sem perder a fofura dos seus cachos. 

    • Tosa higiênica em Chow Chow:

    O doguinho conhecido por parecer um leão tem longos pelos que, muitas vezes, se acumulam na frente dos olhos. Para evitar problemas ao enxergar, a tosa higiênica em Chow Chow é muito recomendada. Além disso, a região da juba do Chow Chow possui um enorme acúmulo de pelos que pode acabar reunindo muita sujeira. Por isso, o banho e tosa higiênica são essenciais.

    • Tosa higiênica em Golden Retriever:

    Por ser um cão de raça grande, é preciso ter um cuidado extra nos pelos que podem aglomerar nas almofadinhas na parte inferior das patinhas, dificultando o andar. Para evitar esse problema, além do acúmulo de fungos - já que a raça possui tendência a problemas de alergia -, pode ser necessária a tosa higiênica. Golden Retriever vai ter mais firmeza ao andar além de ficar com a pelagem mais limpa.

    • Tosa higiênica em Lhasa Apso:

    O Lhasa Apso tem longas franjas lisas de pelo. Apesar de garantir toda a beleza da raça, é preciso ter um cuidado especial na região próxima aos olhos. Os cães Lhasa Apso podem ter dificuldade de enxergar, caso os pelos fiquem caindo por cima da vista. A tosa higiênica em Lhasa Apso é a mais recomendada, principalmente nos filhotes.

    Outros tipos de tosa em cachorro

    Além da tosa higiênica, cachorro pode fazer outros tipos de tosa. A Tosa Grooming é um modelo de tosa que pode ser feito de três maneiras: a tosa bebê (opção perfeita para quem não quer perder tempo com escovação e surgimento de nós, pois deixa os pelos bem aparados); tosa com máquina (uma das preferidas entre tutores por deixar o visual bem aparado e estiloso) e tosa com cesoura (a mais clássica e ideal para cães com alergia à máquina ou que se incomodam com seu barulho). Existe também a Tosa Trimming, realizada principalmente em cães que participam de shows e espetáculos, porque, além da tosa, inclui penteados e uma valorização do próprio volume do pelo do cachorro, como forma de exaltar sua pelagem.

    Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 14/10/2019

    Atualizada em:30/08/2021

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Próxima matéria

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Cachorro para apartamento: do pug ao yorkshire, saiba quais são as raças mais indicadas
    Pequenos

    Cachorro para apartamento: do pug ao yorkshire, saiba quais são as raças mais indicadas

    Ao contrário do que muita gente imagina, ter um cãozinho morando em espaços pequenos é completamente possível. Escolher um cachorro para apartamento é uma tarefa que deve levar em consideração os hábitos e costumes do animal mas, principalmente, seu tamanho — isso vai garantir que ele se sinta confortável em casa. Assim como acontece com os animais de porte grande, as raças de cachorro pequeno são inúmeras e você pode escolher a ideal para a sua rotina de acordo com a personalidade e as necessidades do pet. Para auxiliar nesse momento, o Patas da Casa escolheu as melhores raças para viver em apartamento: dá uma conferida!

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Anti-inflamatório para cachorro: em quais casos o medicamento é indicado?
    Saúde

    Anti-inflamatório para cachorro: em quais casos o medicamento é indicado?

    O anti-inflamatório é um dos medicamentos mais comuns no dia a dia dos humanos. Mesmo sem prescrição médica, é a ele que a gente costuma recorrer para tratar dores e incômodos simples. Se essa prática não é recomendada nem para o nosso organismo, que dirá para o dos cachorros, que funciona de forma diferente. Se o anti-inflamatório para cachorro não pode ser usado deliberadamente, vale a pena em quais casos e como ele deve ser administrado no seu amigo.

    Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa
    Higiene

    Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa

    Manter o cachorro sempre limpo vai além da questão de deixar seu animal cheiroso, principalmente para quem dorme ou deixa o pet deitar na cama e no sofá. A higiene regular do seu cão impede o surgimento de parasitas e doenças de pele. Mas dar banho em cachorro em casa pode ser uma missão bastante trabalhosa! Com algumas dicas, você pode tirar de letra e ainda deixar seu bichinho limpo para colocar a pata onde quiser. Mesmo que tenha o hábito de levá-lo no pet shop, é bom saber o que fazer para situações de emergência ou até mesmo para economizar uma grana.

    Ver Todas >

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?
    Cuidados dos animais

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?

    Um produto que é essencial para cuidar da saúde bucal dos nossos pets é o creme dental para cachorro. Sim, os cães também podem sofrer com problemas bem desagradáveis, como o tártaro e o mau hálito. Por isso, um cuidado indispensável é escovar os dentes do cachorro regularmente. Mas como fazer isso da forma correta? Para começar, é necessário escolher um bom creme dental canino, já que os cães não podem utilizar as pastas de dente humanas por várias questões. 

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano
    Cuidados dos animais

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano

    Todo mundo sabe da importância do banheiro de gato, mas você já parou para se perguntar quantas vezes gato vai ao banheiro? Ou com que frequência é necessário limpar a caixa de areia para gatos? Essas são questões que certamente já passaram pela cabeça de todo gateiro. No entanto, além de ser uma questão de higiene, o tutor também deve prestar atenção em várias outras coisas.

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado
    Cuidados dos animais

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado

    A coleira com identificação para cães é um cuidado importante que muitos tutores deixam de lado. Esse acessório permite que o animal seja encontrado com mais facilidade caso ele se perca. O indicado é que a coleira com identificação para cachorro contenha, além do nome do animal, o telefone dos tutores, endereço e informações médicas ou de comportamento. Dessa forma, se alguém encontrar o pet será mais fácil de levar o cachorrinho de volta para casa.o.

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?
    Cuidados dos animais

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?

    Já ouviu falar na mochila de cachorro? Esse é um acessório que pode ser bem útil em algumas situações do dia a dia, especialmente quando você tem algum compromisso com o cãozinho fora de casa. Existem dois tipos de mochila para cães: aquela que o tutor coloca nas costas para acomodar o pet dentro, e outra que é feita para uso exclusivo do animal. Mas será que todos os cães podem usufruir de ambos os modelos?

    Ver Todas >