Higiene

Tosa higiênica: saiba em quais casos é mais indicada

A tosa higiênica é necessária em cachorros que são bem peludinhos, como o Shih Tzu!
A tosa higiênica é necessária em cachorros que são bem peludinhos, como o Shih Tzu!

A tosa de cachorro é um cuidado indispensável para várias raças do animal. Mais do que uma questão estética, aparar os pelos do seu amigo de quatro patas com frequência ajuda o cãozinho que tem muitos pelos a passar com mais conforto pelo dia a dia — em alguns casos, por exemplo, o corte dos pelos na região dos olhos faz com que eles enxerguem melhor — e a facilitar o processo de higiene. 

Ainda assim, existe um tipo específico de tosa que pode ser uma opção até para as raças que não têm pelagem tão densa: é a tosa higiênica, que é mais delicada e feita em partes específicas do corpo do animal. Conheça mais sobre o processo aqui embaixo e descubra se o seu cachorro precisa dele!  

Tosa higiênica: para que serve?

A principal característica que diferencia a tosa higiênica da tosa de cachorro comum é a restrição de áreas em que ela é feita. Como o próprio nome deixa claro, ela serve para potencializar a higiene do dia a dia do animal, ou seja: funciona, principalmente, para garantir que ele permaneça limpo, não importa quantas vezes precise fazer xixi e cocô num dia. Além disso, a tosa higiênica também é a estratégia adotada para evitar que os pelos do bichinho embolem ou enrosquem em algum objeto e para impedir a proliferação de diferentes tipos de fungos e bactérias.  

Por isso, a tosa higiênica costuma focar na barriga, no ânus, na região íntima e nas patas. Entre as almofadinhas da pata de cachorro, inclusive, aparar os pelos ainda ajuda a melhorar a qualidade da caminhada dele, já que os pelos que crescem por ali podem fazer com que ele escorregue na hora de andar. 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    A tosa higiênica costuma focar na barriga, no ânus, na região íntima e nas patas do cachorro.
    A tosa higiênica costuma focar na barriga, no ânus, na região íntima e nas patas do cachorro.

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    É melhor fazer a tosa higiênica em casa ou no pet shop?

    Assim como a tosa de cachorro comum, você pode, sim, fazer a tosa higiênica em casa, mas o ideal é que você tenha algum tipo de qualificação para isso antes de começar a fazer. Como o processo é realizado com a máquina de tosar cachorro e a tesoura, se você não souber exatamente o que está fazendo, pode causar algum acidente, machucando o animal. Por isso, se você não estiver completamente seguro, pode ser melhor contar com a ajuda de um profissional qualificado nesse momento. Procure um pet shop de confiança e converse com o seu veterinário para descobrir a melhor frequência de tosa para a raça do seu cachorro. 

    Quais são as raças que mais precisam da tosa higiênica?

    Qualquer raça de cachorro pode precisar da tosa higiênica dependendo da situação em que o animal se encontra. O cuidado facilita os períodos pré e pós operatórios, ajuda no parto de fêmeas grávidas, na amamentação dos filhotes e ainda torna mais simples os cuidados com a higiene de animais com deficiências motoras. Ainda assim, existem raças que precisam da tosa higiênica por causa da quantidade de pelos mesmo quando o animal não se enquadra em nenhuma dessas situações. Se você tem uma delas, vale a pena ficar atento e manter a limpeza do seu animal sempre em dia. Dá uma olhada nas principais: 

    • Shih Tzu;

    • Schnauzer;

    • Maltês;

    • Yorkshire;

    • Poodle;

    • Chow Chow;

    • Lhasa Apso;

    • Collie;

    • Pequinês;

    • Lulu da Pomerânia;

    • Golden Retriever;

    • Setter Irlandês;

    • Husky Siberiano;

    • Akita

    Redação: Ariel Cristina Borges

    4 ideias fáceis e baratas para fazer uma cama para cachorro

    Próxima matéria

    4 ideias fáceis e baratas para fazer uma cama para cachorro

    Cachorro para apartamento: do pug ao yorkshire, saiba quais são as raças mais indicadas
    Pequenos

    Cachorro para apartamento: do pug ao yorkshire, saiba quais são as raças mais indicadas

    Ao contrário do que muita gente imagina, ter um cãozinho morando em espaços pequenos é completamente possível. Escolher um cachorro para apartamento é uma tarefa que deve levar em consideração os hábitos e costumes do animal mas, principalmente, seu tamanho — isso vai garantir que ele se sinta confortável em casa. Assim como acontece com os animais de porte grande, as raças de cachorro pequeno são inúmeras e você pode escolher a ideal para a sua rotina de acordo com a personalidade e as necessidades do pet. Para auxiliar nesse momento, o Patas da Casa escolheu as melhores raças para viver em apartamento: dá uma conferida!

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Anti-inflamatório para cachorro: em quais casos o medicamento é indicado?
    Saúde

    Anti-inflamatório para cachorro: em quais casos o medicamento é indicado?

    O anti-inflamatório é um dos medicamentos mais comuns no dia a dia dos humanos. Mesmo sem prescrição médica, é a ele que a gente costuma recorrer para tratar dores e incômodos simples. Se essa prática não é recomendada nem para o nosso organismo, que dirá para o dos cachorros, que funciona de forma diferente. Se o anti-inflamatório para cachorro não pode ser usado deliberadamente, vale a pena em quais casos e como ele deve ser administrado no seu amigo.

    Ração light para cães: em quais casos ela é recomendada? Qual a diferença da ração tradicional?
    Ração

    Ração light para cães: em quais casos ela é recomendada? Qual a diferença da ração tradicional?

    A Alimentação do cachorro requer um cuidado muito especial na rotina do seu pet. Dentre os diferentes tipos de ração de cachorro que existem, a ração light para cães se destaca como uma alternativa para animais que estão na faixa do peso ideal ou com um leve sobrepeso. No entanto, é importante ter em mente que ela é um tipo de ração diferente da ração diet para cães. Entenda!

    Ver Todas >

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!
    Cuidados dos animais

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!

    Quando se trata da anatomia dos felinos, a orelha de gato é uma das partes mais importantes dos nossos bichanos. E não é para menos, né? Além de ser a grande responsável pela poderosa audição felina, ela é uma das formas mais eficazes que o seu amigo encontra para se comunicar com você. Por esse motivo, essa região é cheia de peculiaridades e exige alguns cuidados específicos para manter a saúde do animal.

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?

    Os felinos são extremamente higiênicos e prezam muito pela limpeza. É por isso que um dos itens mais essenciais na rotina deles é a caixa de areia para gatos. Por instinto, esses animais recorrem a ela para fazer suas necessidades e, inclusive, desenvolvem o hábito de enterrar as próprias fezes. Mas na hora de escolher a melhor caixa de areia para gatos, o tutor pode ficar confuso com tantas opções. 

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida
    Cuidados dos animais

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida

    Quem é mãe ou pai de pet sabe bem: não há nada mais doloroso do que o som de filhote de cachorro chorando. A vontade é de pegar o bichinho no colo e frisar diversas vezes que você nunca vai deixar nada de mal acontecer a ele. Mas essa é uma situação que pode acabar se tornando repetitiva nas primeiras semanas de vida de um cãozinho, principalmente se ele for acolhido em um novo lar. Então, a preocupação se torna inevitável: qual será o motivo por trás dos filhotes de cachorro chorando? 

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?

    O xixi de cachorro costuma ser uma dor de cabeça para todos os tutores de primeira viagem. É importante ensinar o cachorro como fazer suas necessidades no lugar certo desde cedo. Alguns cães podem ser treinados para fazer xixi e cocô somente na rua (para isso, você vai precisar passear com ele todos os dias, no mínimo duas vezes), mas o recomendado é que o animal também consiga fazer as necessidades em casa. Afinal, uma chuva forte ou um imprevisto pode acabar mudando a rotina de passeios. 

    Ver Todas >