Comportamento animal

Tipos de Pitbull ou outras raças? Conheça 8 cachorros que são confundidos com o Pitbull

Publicado - 08 Abril 2024 - 16h50

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Pitbull é um cachorro que chama a atenção por onde passa. Ele tem um porte imponente, e é bem forte e musculoso, podendo intimidar muita gente. Mas você sabia que nem todo Pitbull que a gente vê por aí é, de fato, um Pitbull? Existem vários tipos de Pitbull, e isso pode causar certa confusão na distinção entre as raças. São cães que até fazem parte do mesmo grupo do Pitbull, mas que não necessariamente pertencem à raça original, que é o American Pitbull Terrier. Entenda a seguir!

American Pitbull Terrier é o único tipo de Pitbull “oficial”

tipos de pitbull: american pitbull terrier em pé olhando para o lado

Quando falamos do Pitbull, a raça a qual nós estamos nos referindo é o American Pitbull Terrier. De acordo com dados da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), esses cães são originários dos Estados Unidos, têm um porte médio, pelagem curta e musculatura bem definida. A raça mede entre 45 e 53 cm de altura, e pesa de 15 a 27 kg. Pode ter qualquer cor ou combinação de cores, exceto o cachorro merle.

Em questão de comportamento, o American Pitbull Terrier gosta de agradar e é um excelente cão de companhia. Ele se apega com facilidade aos humanos e está longe de ser uma boa opção de cão de guarda por isso. Inclusive, poucas pessoas sabem, mas o Pitbull se dá bem com crianças e era muito usado como cachorro-babá em alguns países. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O comportamento agressivo não faz parte das características da raça, mas a maneira como o Pitbull é criado pode influenciar na personalidade dele. Ou seja, se for um cachorro criado com reforços positivos e carinhosamente, ele será muito dócil. Mas, se for criado com punições, castigos e reforços negativos, pode se tornar reativo.

E quais são os tipos de Pitbull mais confundidos com a raça?

Os “tipos de Pitbull” englobam diferentes raças que vão muito além do American Pitbull Terrier. Eles podem até compartilhar algumas semelhanças físicas, mas não são exatamente iguais e por isso não pertencem a uma raça única. Veja abaixo quais os tipos de Pitbull mais comuns e aprenda a diferenciá-los!

1) American Bully

tipos de pitbull: american bully andando no parque

Dos tipos de Pitbull, American Bully é um dos mais confundidos com o American Pitbull Terrier. Uma das prováveis causas disso tem a ver com a origem do cãozinho. Acredita-se que ele seja uma mistura de várias raças, dentre elas o American Pitbull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Bulldog Americano.

O American Bully é um dos tipos de Pitbull com diferentes portes. Ele é dividido em micro, pocket, classic, standard, extreme e XL. A altura varia de 33 a 58 cm, enquanto o peso pode chegar a 50 kg. É um cão amigável, mas com personalidade forte. Ele costuma ser receptivo e amistoso, mas ao mesmo tempo é sinônimo de proteção e fidelidade aos donos. 

2) American Staffordshire Terrier

tipos de pitbull: dois american staffordshire terrier deitados no parque

Conhecido também como Amstaff, o American Staffordshire Terrier também tem origem nos Estados Unidos e foi criado para ser um cão de luta. Acredita-se que ele tenha surgido a partir do cruzamento entre o Bulldog e o Black-and-Tan Terrier com outras raças.

Em questão de tamanho, o Amstaff tem porte médio e alcança de 43 a 48 cm de altura. Já o peso é de aproximadamente 18 a 32 kg. É um cachorro com a cabeça mais larga e o rosto mais arredondado do que os outros tipos de Pitbull, e que costuma ser menor do que o Pitbull Terrier. Sobre a personalidade, o American Staffordshire é dedicado, brincalhão e um tanto teimoso. Ele precisa de estímulos positivos e muito carinho para se comportar bem!

3) Staffordshire Bull Terrier

tipos de pitbull: staffordshire bull terrier deitado em banco no parque

De origem britânica, o Staffbull — ou Staffordshire Bull Terrier — é mais um dos tipos de Pitbull que merecem entrar na lista. A raça surgiu no século XIX, entre a cidade de Birmingham e o condado de Staffordshire. É um cão que provavelmente descende do cruzamento de cães do grupo Terrier e Bulldogs. 

O Staffordshire Bull Terrier é um cachorro de porte médio com altura entre 35,5 cm a 40,5 cm. Já o peso varia de 11 kg a 17 kg. Ou seja, ele também é um pouco menor do que o American Pitbull original. Por outro lado, tem o maxilar largo, pescoço curto e tronco forte. Quanto à personalidade, é dócil, fiel e inteligente. Inclusive, é uma das raças que mais se dá bem com crianças e que também já foi “nanny dog”.

4) Boxer

boxer deitado na grama

O Boxer não é um tipo de Pitbull, mas há quem o confunda com um. Esse cão tem origem alemã e tem como ancestrais diretos cães como o Bullenbeisser — o Bulldog Alemão — e o Mastim Inglês, outro cachorro forte e musculoso. A raça fazia sucesso em competições, mas também desempenhava várias funções importantes como cão de guarda e cão-guia.

O cachorro Boxer tem um porte grande. No quesito altura, ele pode medir de 53 a 63 cm e, quando o assunto é peso, ele fica na faixa entre 25 e 35 kg. O Boxer também sofre com o mesmo estigma dos Pitbulls, que é de um cachorro bravo por causa da carinha rabugenta. Porém, é um cão brincalhão, divertido e atrapalhado — mas que tem certo instinto de proteção e que precisa ser devidamente adestrado e socializado.

5) Bulldog Americano

bulldog americano de pé em parque

Outro cachorro que não é considerado um tipo de Pitbull, mas que pode causar certa confusão por causa da aparência atlética e imponente é o Bulldog Americano. Como o próprio nome já diz, ele é um dos tipos de Bulldog e que teve origem nos Estados Unidos. É o maior do seu grupo e foi reconhecido pelo United Kennel Club recentemente, em 1999.

O maior dos Bulldogs é um cachorro de porte médio para grande. Ele pode medir de 50 a 71 cm e pesar de 27 a 58 kg. Tem a cabeça grande e quadrada, além de uma personalidade protetora, independente e leal. O Bulldog Americano é considerado um ótimo cão de guarda e é muito inteligente, mas precisa ser devidamente treinado pela família.

6) Dogo Argentino

dogo argentino de pé em frente de casa

Apesar de não ser um dos tipos de Pitbull, o Dogo Argentino é muito confundido com esse grupo de cães. Isso acontece porque ele é alto, forte e robusto, e teve influência de algumas raças Terrier no seu desenvolvimento. Acredita-se que o Dogue Alemão, Bulldog Inglês, Boxer, Bull Terrier, Mastiffs e outras tenham participado da criação do Dogo.

Mas, comparado aos tipos de Pitbull, o Dogo Argentino é bem maior! Esse cachorro grande pode medir de 60 a 68 cm de altura, e pesar até 45 kg. Ele é atlético e musculoso, mas um detalhe importante é que a única cor aceita é o branco. De aparência séria e intimidante, o Dogo Argentino é conhecido por ter uma personalidade sensível, amorosa, fiel e corajosa.

7) Pit Monster

tipos de pitbull: pit monster com língua de fora

Já ouviu falar no Pit Monster? Essa é uma raça que ainda não é reconhecida oficialmente lá fora, mas que alguns órgãos nacionais, como o América Latina Kennel Club (ALKC), registraram como um tipo de cachorro brasileiro. Considerado um cão molosso, o Pit Monster foi desenvolvido no final do século XX e tem influência de raças como o Bulldog Americano, do Pitbull e do American Bully. 

Ele mede de 45 a 65 cm de altura e pesar acima de 40 kg para fêmeas; e acima de 50 kg para machos. Por causa da aparência robusta, há quem pense que o Pit Monster é perigoso e bravo. No entanto, tudo isso dependerá da maneira como ele for criado. A personalidade da raça, no geral, tende a ser sociável, protetora e carinhosa com a família. Porém, é um cão que, assim como outros da lista, precisa de adestramento e socialização desde cedo.

8) Vira-lata

vira-lata parecido com pitbull sentado em parque

Acredite se quiser, mas o vira-lata é outro cachorro que também é facilmente confundido com um tipo de Pitbull. Afinal, vira-latas são aqueles cães que derivam da mistura de várias outras raças. Isso significa que se você cruzar duas raças tipo Pitbull diferentes, como o American Bully e o American Pitbull Terrier, o resultado vai ser um cachorro vira-lata com características típicas de um Pitbull.

Por esse motivo, não se engane ao se deparar com um cachorro que parece Pitbull, mas que não tem o pedigree comprovado. É bem provável que, nesse caso, seja um cãozinho misturado e que, portanto, pode ser uma caixinha de surpresas (especialmente no quesito “temperamento”).

Comportamento

Nem Pinscher, nem Chihuahua: o cachorro mais 'invocado' é uma raça fofinha que vai te chocar

Não é mistério nenhum que as raças de cachorro mais protetoras incluem vários cães que parecem não se dar conta do próprio tamanho, ...

Comportamento

Esse truque recomendado por adestradores vai deixar seu cachorro muito mais comportado e obediente

Imagine só acabar de vez com a farra que cachorros bagunceiros aprontam em casa?! A maioria dos problemas de pais e mães de pet esta...

Gato

Mãe de pet existe? Especialistas explicam porque o termo é tão polêmico e qual o impacto dessa relação nas mulheres

Com o dia das mães se aproximando, um assunto muito polêmico que sempre surge nas redes sociais é sobre o termo ‘mãe de pet’. Mas se...

Gato

Se o seu gatinho faz essas 5 coisas, é provável que ele esteja bravo com você

Você já teve a sensação de, em determinados momentos, ver seu gato bravo com você? Às vezes o seu bichano está apenas mal humorado c...

Comportamento

Nem Pinscher, nem Chihuahua: o cachorro mais 'invocado' é uma raça fofinha que vai te chocar

Não é mistério nenhum que as raças de cachorro mais protetoras incluem vários cães que parecem não se dar conta do próprio tamanho, ...

Comportamento

Esse truque recomendado por adestradores vai deixar seu cachorro muito mais comportado e obediente

Imagine só acabar de vez com a farra que cachorros bagunceiros aprontam em casa?! A maioria dos problemas de pais e mães de pet esta...

Adote um animal

8 raças de gato que são fisicamente incomuns

No universo felino, cada raça de gato possui características físicas e comportamentais distintas. De acordo com a World Cat Federati...

Gato

Mãe de pet existe? Especialistas explicam porque o termo é tão polêmico e qual o impacto dessa relação nas mulheres

Com o dia das mães se aproximando, um assunto muito polêmico que sempre surge nas redes sociais é sobre o termo ‘mãe de pet’. Mas se...

Ver todas