Cuidados dos animais

Seu cachorro tem a orelha grande, pequena, caída ou rígida? Conheça todos os tipos de orelha de cachorro

Publicado - 01 Dezembro 2021 - 11h16

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Existem raças de cachorro com orelha grande e outras com orelha pequena. Há também raça de cachorro com orelha pontuda e ereta enquanto algumas possuem a orelha bem caída. A verdade é que os tipos de orelha de cachorro variam bastante de acordo com cada raça, seja de acordo com o tamanho, formato ou posição. Saber exatamente qual é o tipo de orelha de cachorro do seu cão ajuda a entender como cuidar dela da melhor forma possível. Afinal, alguns tipos precisam de limpeza mais frequente do que outras. O Patas da Casa mostra tudo sobre os tipos de orelha de cachorro para que você identifique a do seu cão. Além disso, explicamos como limpar orelha de cachorro e como seu formato impacta na audição canina. Confira!

Orelha grande ou pequena: orelha de cachorro pode ser classificada de acordo com o tamanho

 

A orelha grande do Basset Hound é a característica mais marcante da raçaA orelha de cachorro Chow Chow, por outro lado, possui um tamanho bem pequenininho

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O tamanho da orelha de cachorro varia bastante de acordo com cada raça. Existe cachorro de orelha grande (também chamada de longa ou comprida) e cachorro de orelha pequena (ou curta). Dentro da classificação de orelha grande e pequena, elas também podem ter formatos diferentes entre si. 

 

Cachorro de orelhas grandes: o tamanho da orelha desses cães é bem grande, seja ela ereta ou caída. No geral, o cachorro de orelhas grandes precisa de maiores cuidados na região. Isso porque, como fica mais exposta, a orelha grande está mais propensa a desenvolver infecções. Por isso, saber como limpar orelha de cachorro grande é essencial para quem tem um pet com essa característica. Dentre as raças de cachorro de orelha grande podemos citar Beagle, Pastor AlemãoCocker Spaniel e Pinscher

Orelha de cachorro pequena: nesse caso, a orelha de cachorro possui um tamanho curto, e pode ser ereta ou semi-ereta. Nesse último caso, possuem uma dobrinha na ponta. Dentre as raças que tem a orelha de cachorro pequena estão Pitbull, Chow Chow, Bulldog e Yorkshire

Além disso, quando pensamos no tamanho da orelha de cachorro também podemos analisar sua largura como uma forma de classificação. Seja uma orelha grande ou pequena, a orelha de cachorro pode ter uma largura mais estreita, como no caso do Husky Siberiano, ou mais larga, como no Cocker Spaniel. 

Orelha de cachorro ereta, semiereta ou caída: a rigidez da orelha pode variar em cada raça

 

 

 

O Pastor Alemão é um cachorro de orelha grande e rígida, que parece estar sempre alertaA orelha de cachorro Fox Terrier é levantada, mas sua ponta dobra, sendo assim semi-eretaO Cocker Spaniel é um dos melhores exemplos de orelha de cachorro caída ao lado do corpo

 

Você já deve ter reparado que existem algumas raças com a orelha em pé e outras que quase a arrastam no chão de tão caídas. A capacidade de rigidez da orelha de cachorro é outra forma de classificar essa parte do corpo. Seja uma orelha grande ou pequena, ela pode ser ereta ou caída.

 

Orelha de cachorro rígida: esse tipo de orelha de cachorro é uma característica comum a cães mais ativos. A orelha de cachorro rígida (ou ereta) ajuda a deixar a audição mais ampliada, além de favorecer a corrida. Por isso, é comum a cães que gostam de estar sempre em movimento ao ar livre. Esse tipo de orelha de cachorro está normalmente associada aos exemplos de raça de cachorro com orelha pontuda. Dentre os cães com orelha de cachorro ereta podemos destacar Pastor Alemão, Pinscher, Husky Siberiano e Yorkshire.

Orelha de cachorro semiereta: outros tipos de cães têm a orelha em pé, mas que, na ponta, possuem uma dobradura. Nesse caso, são chamados de orelha de cachorro semiereta. Normalmente também é um cachorro de orelha pontuda e a dobra pode acontecer apenas na pontinha ou pegando quase a orelha inteira. Alguns exemplos de raças com orelha de cachorro semiereta são Collie, Fox Terrier, Pitbull e Bulldog.

Orelha de cachorro caída: esse é um tipo de orelha de cachorro que chama bastante atenção, principalmente nos casos de orelha grande e caída. Esse formato de orelha de cachorro fica completamente para baixo e é uma característica comum em raças de cachorro mais domesticadas. Ao contrário da orelha de cachorro rígida, as raças com orelha e cachorro caída costumam ter a audição prejudicada, já que a orelha acaba abafando o ouvido e, consequentemente, a captação de sons. Alguns cães com orelha caída sãoBasset Hound, Dachshund, Beagle e Cocker Spaniel.

Cachorro de orelha pontuda, triangular ou arredondada: cada cão tem um formato de orelha diferente

 

 

O Husky Siberiano é um exemplo de raça de cachorro com orelha pontudaA orelha de cachorro Labrador tem um formato triangular, com ponta fina e base maior, lembrando um triânguloO Beagle possui um tipo de orelha de cachorro com a ponta mais arredondada

 

Outra classificação da orelha de cachorro tem respeito ao formato que ela possui. Existe raça de cachorro com orelha pontuda, triangular ou arredondada. Podem estar presentes em orelha grande ou pequena e são características marcantes de cada raça.

 

Cachorro de orelha pontuda: os tipos de raça de cachorro com orelha pontuda, conforme explicamos, são aqueles cujas orelhas são rígidas e parecem estar sempre em alerta. Elas têm formato pontiagudo que dá essa sensação de alerta e até mesmo animação. Alguns exemplos de raça de cachorro com orelha pontuda são Husky Siberiano, Pastor Alemão, Chihuahua West Highland Terrier

Orelha de cachorro triangular: esse tipo de orelha de cachorro nada mais é do que o formato que lembra um triângulo, com a ponta mais fina e uma base mais larga. Alguns exemplos de raças com orelha de cachorro triangular são Labrador e Shiba Inu

Orelha de cachorro arredondada: já esse tipo de orelha de cachorro possui sua extremidade arredondada. Pode acontecer em orelha grande ou em orelha pequena. Alguns exemplos de orelha de cachorro arredondada podem ser vistos em cães das raças Cocker Spaniel, Beagle e Skye Terrier. 

Os diferentes tipos de orelha de cachorro têm impacto na audição do animal 

É importante entender que a audição canina é muito mais ampliada do que a audição humana. Um cachorro consegue captar de 15 a 40.000 Hz - o dobro que os humanos. Por isso, barulhos muito altos, como os de fogos de artifício, os deixam muito incomodados, já que o som é ainda mais estridente para eles. Mas você sabia que o formato da orelha de cachorro pode impactar na audição? Como explicamos, o cachorro de orelha pontuda ou ereta tem uma maior capacidade auditiva. Seu ouvido fica mais exposto ao ambiente e, assim, a audição é mais eficaz. Essa característica está relacionada aos antepassados, que necessitavam de uma audição excepcional para a caça. 

Já a orelha de cachorro caída tem a audição prejudicada, pois o canal auditivo fica coberto pela orelha, seja ela grande ou pequena. Acredita-se que com o tempo e a domesticação, os cães passaram a não precisar tanto de sua orelha levantada como forma de proteção, o que fez os músculos da região enfraquecerem, deixando as orelhas caídas. Com isso, a audição fica abafada e com menor captação sonora. Por isso, um Pastor Alemão, por exemplo, consegue captar sons com maior intensidade que um Basset Hound. Mas, para compensar, raças com orelha de cachorro caída costumam ter o faro bem ampliado - como no caso do Basset Hound, que usa sua orelha grande e longa para arrastar as moléculas presentes no chão, melhorando a captação de odor do ambiente.

Como limpar orelha de cachorro: manter a região sempre limpa é essencial para evitar infecções

Seja qual for o tipo da orelha de cachorro, é essencial mantê-la sempre limpa e bem cuidada. A falta de limpeza pode causar a proliferação de fungos e bactérias, além de outros microrganismos. Dentre as doenças mais comuns que acometem a orelha do cachorro estão a otite canina e a sarna otodécica. A primeira dica de como limpar orelha de cachorro é usar um produto adequado para isso. Ao aplicar o produto para limpar ouvido de cachorro, as sujeiras presentes no ouvido são eliminadas, o que é importante para evitar infecções no local.

Basta aplicar o produto em um algodão - sem exagerar na quantidade, apenas o suficiente para ficar umedecido - e, então, passar no ouvido externo do animal. Não é necessário limpar muito dentro da orelha do cachorro. Se você enfiar o algodão com o produto em uma região muito profunda, o pet pode acabar se machucando. Por fim, é importante secar bem a região. Se a orelha de cachorro estiver molhada ou úmida, a probabilidade de uma infecção é ainda maior. 

A frequência com que a orelha de cachorro deve ser limpa varia de acordo com cada tipo

Agora que você já sabe como limpar a orelha de cachorro, é preciso estabelecer uma rotina de higienização. A frequência de limpeza varia de acordo com o tipo de orelha de cachorro. Para os cães de orelha caída, deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Como a região fica bem escondida pelo tamanho da orelha e pela quantidade de pelos, a região pode ficar bem abafada. Por isso, o tutor deve sempre checar a orelha de cachorro e mantê-la limpa. Por outro lado, os tipos de raça de cachorro com orelha pontuda e/ou rígida não sofrem com esse abafamento, já que o ouvido fica bem arejado. Portanto, a frequência de limpeza é menor, podendo ser realizada a cada dez dias, mais ou menos. De qualquer forma, não se esqueça de limpar regularmente, pois os problemas de saúde no ouvido podem surgir em qualquer tipo de orelha de cachorro.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas