Amor à primeira vista é um sentimento comum ao adotar ou comprar um cãozinho. Mas também é normal deixar para segundo plano uma pesquisa completa sobre as características e comportamentos de determinadas raças. E é em casa, depois de alguns dias que se percebe um incômodo: a queda de pelo em cachorro. De repente, aparecem vários tufos pela casa e você sequer entende como é possível o bichinho soltar tanto pelo. É claro que isso não é um fator determinante na hora de comprar ou adotar um cachorro, mas é importante você saber que algumas raças são mais propensas a isso.
Queda de pelo em cachorro: em quais raças é mais comum?
Todos os cachorros passam por uma troca de pelagem em algum período do ano e alguns cuidados podem minimizar esse problema. Como lidar com o pelo de cachorro pela casa? Veja abaixo quais raças soltam mais pelo e dicas para deixar esse processo mais leve para você e seu cãozinho!
Golden Retriever
O Golden Retriever é um dos cachorros que mais soltam pelos. Isso porque a troca da pelagem é intensa e muito rápida - e você vai precisar acompanhar esse ritmo com certa dedicação. Seu cachorro precisará de pelo menos quatro escovações diárias para estar com os pelos sempre saudáveis. Uma dose de paciência também será necessária por conta dos fios grossos que os cachorros da raça têm, mas incluindo a escovação na rotina ficará cada vez mais fácil.
Pastor Alemão
O Pastor Alemão é outro cachorro que demanda cuidados especiais com a pelagem. Isso remete à origem da raça: oriundo de países nórdicos, o pastor alemão tem uma pelagem muito grossa para se proteger em épocas de baixíssimas temperaturas. Por isso, a troca de pelos costuma ser muito intensa. A escovação diária pode diminuir os pelos espalhados pela casa.
Labrador

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Como seu primo Golden Retriever, o Labrador também troca de pelo com muita frequência e em grande quantidade. A boa notícia é que o labrador possui a espessura e volume de pelos bem menor que o Golden, tornando mais fácil a escovação e cuidado constante. Apesar disso, é muito importante escovar o seu cão todos os dias para não acumular os chamados “pelos mortos”.
Husky Siberiano
Outra raça nórdica, o Husky Siberiano é mais acostumado ao frio do que o Pastor Alemão. Ou seja, pelos mais grossos e ainda maiores. De pelagem exuberante e notável, os cães dessa raça também trocam a pelagem constantemente. Para evitar o acúmulo de pelos pela casa e no próprio animal, você precisará se dedicar à escovação diária e também de cuidado com os produtos na hora do banho.
Dobermann
Não são só as raças que possuem pelos longos que estão nessa lista. O Dobermann tem pelos curtinhos, mas a troca de pelagem é intensa e ocorre com muita frequência. O bom é que a escovação não é tão trabalhosa igual nos cachorros com pelos maiores, mas mesmo assim é necessária para fios sempre brilhantes e saudáveis.
Chow Chow
O Chow Chow é uma das raças mais peludas do mundo - também veio de países mais frios. Sendo assim, é natural que o cachorro solte muito pelo ao longo do dia, o que vai demandar certa dedicação do tutor. Escovação diária e cuidado com os produtos de banho são essenciais.
Pug
Não se engane com o Pug! Apesar de pequeno e com pelos curtos, será normal encontrar alguns tufos espalhados pela casa se você tiver um cãozinho da raça. A vantagem é que o Pug é um cachorro muito fácil de cuidar e geralmente não se estressa com nada, então você não terá trabalho para escová-lo. Faça escovações frequentes durante a semana e o pelo dele estará sempre muito saudável e sedoso.
Redação: Karoline Nascimento Miranda
