Raças

Pelo de cachorro pela casa? Veja quais raças soltam mais e como minimizar o problema

Pelo de cachorro em todos os cantos possíveis: essa é uma situação bem comum quando se tem um bichinho em casa
Pelo de cachorro em todos os cantos possíveis: essa é uma situação bem comum quando se tem um bichinho em casa

Amor à primeira vista é um sentimento comum ao adotar ou comprar um cãozinho. Mas, também é normal deixar para segundo plano uma pesquisa completa sobre as características e comportamentos de determinadas raças. E é em casa, depois de alguns dias que se percebe um incômodo: a queda de pelo em cachorro. De repente, aparecem vários tufos pela casa e você sequer entende como é possível o bichinho soltar tanto pelo. É claro que isso não é um fator determinante na hora de comprar ou adotar um cachorro, mas é importante você saber que algumas raças são mais propensas a isso.

Queda de pelo em cachorro: em quais raças é mais comum?

Todos os cachorros passam por uma troca de pelagem em algum período do ano e alguns cuidados podem minimizar esse problema. Como lidar com o pelo de cachorro pela casa? Veja abaixo quais raças soltam mais pelo e dicas para deixar esse processo mais leve para você e seu cãozinho!

Golden Retriever

O Golden Retriever é um dos cachorros que mais soltam pelos. Isso porque a troca da pelagem é intensa e muito rápida - e você vai precisar acompanhar esse ritmo com certa dedicação. Seu cachorro precisará de pelo menos quatro escovações diárias para estar com os pelos sempre saudáveis. Uma dose de paciência também será necessária por conta dos fios grossos que os cachorros da raça têm, mas incluindo a escovação na rotina ficará cada vez mais fácil.

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é outro cachorro que demanda cuidados especiais com a pelagem. Isso remete à origem da raça: oriundo de países nórdicos, o pastor alemão tem uma pelagem muito grossa para se proteger em épocas de baixíssimas temperaturas. Por isso, a troca de pelos costuma ser muito intensa. A escovação diária pode diminuir os pelos espalhados pela casa.

Labrador

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O labrador precisa de escovação frequente para evitar tufos de pelos pela casa
    O labrador precisa de escovação frequente para evitar tufos de pelos pela casa

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como seu primo Golden Retriever, o Labrador também troca de pelo com muita frequência e em grande quantidade. A boa notícia é que o labrador possui a espessura e volume de pelos bem menor que o golden, tornando mais fácil a escovação e cuidado constante. Apesar disso, é muito importante escovar o seu cão todos os dias para não acumular os chamados “pelos mortos”.

    Husky Siberiano

    Outra raça nórdica, o Husky Siberiano é mais acostumado ao frio do que o Pastor Alemão. Ou seja, pelos mais grossos e ainda maiores. De pelagem exuberante e notável, os cães dessa raça também trocam a pelagem constantemente. Para evitar o acúmulo de pelos pela casa e no próprio animal, você precisará se dedicar à escovação diária e também de cuidado com os produtos na hora do banho.

    Dobermann


    Não são só as raças que possuem pelos longos que estão nessa lista. O Dobermann tem pelos curtinhos, mas a troca de pelagem é intensa e ocorre com muita frequência. O bom é que a escovação não é tão trabalhosa igual nos cachorros com pelos maiores, mas mesmo assim é necessária para fios sempre brilhantes e saudáveis.

    Chow Chow


    O Chow Chow é uma das raças mais peludas do mundo - também veio de países mais frios. Sendo assim, é natural que o cachorro solte muito pelo ao longo do dia, o que vai demandar certa dedicação do tutor. Escovação diária e cuidado com os produtos de banho são essenciais.

    Pug


    Não se engane com o Pug! Apesar de pequeno e com pelos curtos, será normal encontrar alguns tufos espalhados pela casa se você tiver um cãozinho da raça. A vantagem é que o pug é um cachorro muito fácil de cuidar e geralmente não se estressa com nada, então você não terá trabalho para escová-lo. Faça escovações frequentes durante a semana e o pelo dele estará sempre muito saudável e sedoso.

    Redação: Karoline Nascimento Miranda

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!

    Próxima matéria

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele
    Raças

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele

    Os cuidados com a saúde do seu bichinho de estimação devem vir em primeiro lugar sempre. E na hora de escolher uma raça de cachorro para comprar ou adotar, é fundamental saber tudo sobre o animal, desde os padrões de comportamento até a genética dele. Alguns problemas de saúde podem se manifestar com mais facilidade em determinadas raças, que carregam genes “defeituosos”. É por isso que as doenças de pele geralmente têm um fator congênito por trás.

    5 motivos pelos quais seu cachorro late em casa
    Adestramento

    5 motivos pelos quais seu cachorro late em casa

    O cachorro latindo pode significar várias coisas, já que os cães não usam os latidos apenas para se expressarem. É com essa comunicação que eles conseguem sinalizar para seus humanos o que querem e, até mesmo, se há algo incomodando ou alguém por perto que apresenta perigo. Cada cachorro tem uma personalidade e, por isso, alguns latem mais e outros menos. Há estudos também que apontam a diferença de latidos entre as raças. Agora, se você tem um cachorro que late muito a ponto de causar problemas com vizinhos, é necessário avaliar a melhor alternativa para ajudar o animal e conviver pacificamente com a vizinhança. 

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?

    Os felinos são extremamente higiênicos e prezam muito pela limpeza. É por isso que um dos itens mais essenciais na rotina deles é a caixa de areia para gatos. Por instinto, esses animais recorrem a ela para fazer suas necessidades e, inclusive, desenvolvem o hábito de enterrar as próprias fezes. Mas na hora de escolher a melhor caixa de areia para gatos, o tutor pode ficar confuso com tantas opções. 

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida
    Cuidados dos animais

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida

    Quem é mãe ou pai de pet sabe bem: não há nada mais doloroso do que o som de filhote de cachorro chorando. A vontade é de pegar o bichinho no colo e frisar diversas vezes que você nunca vai deixar nada de mal acontecer a ele. Mas essa é uma situação que pode acabar se tornando repetitiva nas primeiras semanas de vida de um cãozinho, principalmente se ele for acolhido em um novo lar. Então, a preocupação se torna inevitável: qual será o motivo por trás dos filhotes de cachorro chorando? 

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?

    O xixi de cachorro costuma ser uma dor de cabeça para todos os tutores de primeira viagem. É importante ensinar o cachorro como fazer suas necessidades no lugar certo desde cedo. Alguns cães podem ser treinados para fazer xixi e cocô somente na rua (para isso, você vai precisar passear com ele todos os dias, no mínimo duas vezes), mas o recomendado é que o animal também consiga fazer as necessidades em casa. Afinal, uma chuva forte ou um imprevisto pode acabar mudando a rotina de passeios. 

    Como viajar com cachorro de avião? Saiba tudo sobre as regras, documentação e cuidados!
    Cuidados dos animais

    Como viajar com cachorro de avião? Saiba tudo sobre as regras, documentação e cuidados!

    Muitas dúvidas podem surgir quando o assunto é viajar com cachorro de avião. Afinal, é uma situação que requer uma série de cuidados e não é tão simples quanto viajar de carro ou de ônibus com o seu bichinho de estimação. Por isso, é algo que requer certo planejamento - inclusive financeiro - para lidar com a taxa de embarque, documentação necessária e até mesmo preparar seu cãozinho psicologicamente para esse tipo de viagem. Como ele vai passar algumas horas dentro da caixa transportadora, é importante que ele esteja acostumado com o acessório.

    Ver Todas >