Por trás da pose imponente e da fama de bravo, o cachorro Pastor Alemão esconde uma personalidade completamente diferente. Ele é um dos cachorros mais inteligentes que existem e também é um dos mais obedientes. Essas são as características que fazem com que ele seja popular, inclusive, nas divisões de busca, trabalhando ao lado de policiais, seguranças e executando várias outras funções importantes. O Pastor Alemão está entre as raças de cães mais usadas para trabalhos, e não faltam motivos para isso!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, o Pastor também pode servir como um excelente cão de companhia. Ele é um companheiro fiel, confiante e amigável com a família. Para conhecer mais sobre o cachorro Pastor Alemão, quanto custa e outras curiosidades, é só continuar a leitura!

Raio-X do cachorro Pastor Alemão

  • Origem: Alemanha
  • Pelagem: com camada dupla e de pelo externo longo e duro
  • Cores: preto com marcas marrom avermelhadas, marrons, amarelas ou cinza claro
  • Personalidade: protetor, fiel, territorialista, obediente e inteligente
  • Altura: 55 a 65 cm
  • Peso: 22 a 40 kg
  • Expectativa de vida: 9 a 13 anos
  • Preço de Pastor Alemão filhote: R$1.000 a R$ 5.500

A origem do Pastor Alemão

Como o próprio nome sugere, o Pastor Alemão é uma raça originária da Alemanha. Ela começou a ser desenvolvida em 1899 e tem sua criação ligada ao alemão Max Von Stephanitz, um oficial da cavalaria que tinha por objetivo criar uma raça forte, imponente e, ao mesmo tempo, boa em acatar ordens. Para isso, foram cruzados vários tipos de cachorro pastor que existiam na época.

O animal que serviu como base para os cruzamentos e que virou o “pai” da raça se chamava Horand Von Grafrath, um cachorro que parecia um lobo e tinha várias habilidades físicas. Desde cedo, o Pastor Alemão foi utilizado para serviços militares e policiais, inclusive durante as guerras.

No início do século XX, a raça começou a se popularizar na América e o cachorro Pastor Alemão foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club (AKC) em 1908. Hoje, esse é um dos cachorros mais queridos em todo o mundo, além de ser muito apreciado por suas inúmeras habilidades e notável inteligência.

Os trabalhos que a raça Pastor Alemão pode executar

O Pastor Alemão, fêmea ou macho, se destaca bastante quando o assunto é trabalho. Os cães da raça são excelentes farejadores, podendo ajudar a localizar vítimas e facilitar a busca e apreensão de drogas. Eles também servem para atuar na fiscalização de aeroportos e rodoviárias, além de trabalhar lado a lado com forças policiais e/ou militares. No trabalho, algumas das principais aptidões do Pastor Alemão são:

Para assumir qualquer uma das funções acima, é necessário que o cachorro passe por um treinamento adequado e específico desde filhote. Pastor Alemão é uma raça que compreende com facilidade os comandos e é muito competente no que faz.

A pelagem é uma das principais características do cachorro Pastor Alemão

Mesmo sendo uma raça de cachorro grande — ele pode medir entre 55 e 65 cm e pesar entre 22 e 40 kg — o detalhe mais marcante do físico do Pastor Alemão é a pelagem. A raça tem variedades de pelo com camada dupla e de pelo externo longo e duro, ambas com subpelo.

Nas fotos de cachorro Pastor Alemão é difícil identificar isso, mas cães com camada dupla têm um pelo extremamente denso, de aspecto duro e “fechado”, sendo curto na cabeça e um pouco mais longo no pescoço. Já no outro tipo de Pastor Alemão, pelo longo é mais aparente, macio e não é tão denso nem fechado. Ele tem tufos nas orelhas, membros e cauda. É mais curto na cabeça, mas forma uma pequena juba em volta do pescoço. Independentemente do tipo, o Pastor Alemão é um cachorro que solta muitos pelos durante todo o ano e precisa de escovação frequente para a remoção de pelagem morta.

Além disso, tem uma coisa que sempre desperta os olhares no Pastor Alemão: capa preta. Filhote ou adulto, os cãezinhos da raça têm as costas completamente pretas, que lembram uma capa mesmo — o que explica o apelido de cachorro Pastor Alemão “Capa Preta” que a raça tem. Para completar, quando falamos do Pastor Alemão, cores costumam variar de animal para animal, mas os padrões aceitos são o Pastor Alemão preto com marcas marrom avermelhadas, marrons, amarelas e cinza claro.

Fotos de Pastor Alemão

 

Pastor Alemão sentado com língua de fora ao ar livrePastor Alemão deitado em píer perto de lagoPastor Alemão deitado no gramadoPastor Alemão com a língua de foraPastor Alemão pulandoPastor Alemão correndoPastor Alemão dando a patinhaPastor Alemão deitado tristePastor Alemão feliz com a língua de foraPastor Alemão deitado pegando solTrês Pastor Alemão juntosPastor Alemão com pote de ração do lado

 

Pastor Alemão: personalidade da raça é marcada por companheirismo

  • Convivência:

Quando falamos do cachorro Pastor Alemão, personalidade é sempre um dos tópicos que são comentados. Muita gente pensa que eles são agressivos e que, por isso, acabam não sendo uma boa opção para famílias. Essa fama tem explicação. Como já falamos, o Pastor Alemão é super inteligente, mas a questão é que, junto com isso, ele também é apegado ao dono, territorialista e não se dá tão bem com outros animais. Ou seja: quando um cachorro ou um gato desconhecido se aproxima, é comum que ele pense que precisa proteger o tutor.

Mesmo assim, ele é um companheiro incrível, se dá bem com crianças quando está acostumado com a presença delas e é carinhoso com quem conhece. Então nada de estigmatizar a raça com a fama de Pastor Alemão bravo, porque a convivência com a raça mostra justamente o oposto disso. Eles são companheiros fiéis, carinhosos com os donos e muito dedicados à família (ainda mais quando o assunto é proteção).

Além disso, o cachorro Pastor Alemão é cheio de energia, então também vai ser a companhia ideal para quem precisa de um estímulo na hora de fazer exercícios. Inclusive, pode ser um bom cachorro para apartamento, se tiver as necessidades físicas atendidas. Se você passa o dia todo fora, precisa dar um pouco de atenção para ele sempre que for possível para evitar condições como a ansiedade de separação.

  • Socialização:

A socialização do cachorro alemão é muito importante! Como a raça tem a tendência a não se dar tão bem com outros animais, se forem acostumados com essa convivência desde cedo, os cães Pastor Alemão podem se tornar mais tranquilos com esse tipo de interação na vida adulta. Isso vai acabar evitando reações agressivas à presença de outros bichinhos na sua casa ou na rua.

A socialização também melhora a relação cachorro Pastor Alemão filhote com estranhos e crianças. Quanto mais cedo o animal tiver contato com diferentes tipos de pessoa, mais amigável e sociável ele será. Por isso, o processo é extremamente necessário no desenvolvimento dos filhotes de Pastor Alemão para que eles sejam menos desconfiados e protetores quando adultos.

  • Adestramento:

O adestramento é necessário desde o início da vida para que o temperamento do Pastor Alemão seja equilibrado. Felizmente, essa não é uma tarefa difícil, já que os cães da raça têm uma inteligência e tanto - não é à toa que ocupam a 3ª posição no ranking de cachorros mais inteligentes do mundo. Isso quer dizer que o Pastor Alemão tem facilidade de aprendizado e costuma acatar os comandos rapidamente, sem a necessidade de muitas repetições.

A técnica mais adequada para educar o filhote de Pastor Alemão é o adestramento positivo. Ou seja, recompensar o animal sempre que ele tiver a reação desejada - e aqui você pode usar petiscos, elogios e até carinho. Depois do processo de treinamento, o cachorro Pastor é se torna mais capaz de controlar o temperamento e a força — dois elementos que podem ter resultados ruins se não forem bem combinados.

 

@hanna.germanshepherd A vida com um Pastor alemão, parte 2 #pastoralemao #germanshepherd #cahorro #fyp #pet ♬ Sunroof - Nicky Youre & dazy

7 curiosidades sobre a raça de cachorro Pastor Alemão

  1. O Pastor Alemão é tão inteligente que é capaz de aprender comandos com apenas cinco repetições.
  2. Para quem gosta de filmes de cachorro, Pastor Alemão já estrelou filmes como Um Policial Bom Pra Cachorro (1989), Eu Sou a Lenda (2007) e Max: O Cão Herói (2015).
  3. Uma curiosidade interessante sobre o Pastor Alemão: cachorro da raça tem uma mordida relativamente forte, com cerca de 104 PSI, logo atrás do Rottweiler.
  4. Muita gente se pergunta se o plural de Pastor Alemão é “alemães” ou “alemãos”; mas a palavra “alemãos” não existe. O termo Pastor “Aleman” também está errado.
  5. Existem algumas misturas de raças de cães inusitadas, mas previsíveis, como o Pitbull com Pastor Alemão ou a mistura de Labrador com Pastor Alemão. Geralmente, o filhote herda as melhores características das duas raças, mas não deixa de ser considerado um vira-lata.
  6. Para quem busca significado, Pastor Alemão é chamado desse jeito porque faz parte do grupo de “cachorros pastoreio”, que são aqueles cães que tem o objetivo de direcionar e controlar o rebanho para que não haja dispersão.
  7. O Pastor Alemão e o Pastor Belga podem ser confundidos, mas a pelagem é uma das principais diferenças entre os cães: a primeira raça tem uma capa preta, e a segunda não. Além disso, o cão alemão costuma ser um pouco maior que o cão belga.

Pastor Alemão filhote: o que esperar e como cuidar do cãozinho?

Quando filhote, Pastor Alemão exige cuidado e atenção. Esses cães são naturalmente fortes, e isso pode acabar se tornando um problema durante a fase de troca de dentição, que acontece por volta dos 4 aos 7 meses de idade. Como o nascimento dos novos dentinhos incomoda bastante, o Pastor Alemão filhote vai tentar morder tudo que encontrar pela frente - e, por terem muita força na mandíbula, pode acabar destruindo as coisas. É importante direcionar esse comportamento para os mordedores de cachorro e comprar brinquedos resistentes.

Além disso, é nessa fase que devem começar o adestramento e socialização. Também é importante que o filhote de Pastor Alemão tome as primeiras doses de vacina, vermífugos e remédios antiparasitários. Isso vai deixá-lo protegido contra várias doenças e problemas de saúde. Outros cuidados importantes são oferecer uma alimentação de qualidade e apropriada à faixa etária, um espaço confortável para o animal descansar e muito amor!

Na hora de pesquisar quanto custa um filhote de Pastor Alemão, não esqueça de levar em consideração todos os gastos mencionados aqui em cima. Para ter um cachorro - seja ele de outra raça ou um Pastor Alemão -, valor vai muito além do ato de compra, já que esses bichinhos exigem muitos cuidados ao longo de toda a vida. 

Galeria de imagens de Pastor Alemão

 

Filhote de Pastor Alemão deitado na gramaPastor Alemão filhote sentado em parquePastor Alemão filhote deitado em casaDois Pastor Alemão filhotes brincandoPastor Alemão filhote com uma das orelhas levantadasPastor Alemão filhote recebendo carinhoFilhote de Pastor Alemão deitado olhando atentoPastor Alemão filhote deitado na gramaPastor Alemão mãe e filhotes reunidosPastor Alemão feliz com a língua de foraPastor Alemão pulandoPastor Alemão deitado sério

 

Cuidados indispensáveis na rotina do Pastor Alemão

  • Banho: o Pastor Alemão costuma ser bastante limpinho e sem mau cheiro, por isso os banhos só devem acontecer quando realmente precisar. Use sempre produtos apropriados para cães!

  • Escovação: como essa é uma raça de cachorro que solta muito pelo, é importante manter uma rotina de escovação de duas a três vezes por semana.

  • Unhas: lembre-se de cortar as unhas do cachorro alemão entre uma ou duas vezes por mês, conforme houver a necessidade. Deixar as garras compridas pode incomodar o pet.

  • Dentes: para não sofrer com o tártaro em cachorro nem outros problemas bucais, o ideal é escovar os dentes do Pastor Alemão cerca de duas ou três vezes na semana.

  • Orelhas: as orelhas do cachorro Pastor precisam ser higienizadas semanalmente. Como elas são bem expostas, aumentam as chances de infecções como a otite canina.

O que você precisa saber sobre a saúde do Pastor Alemão

A raça Pastor Alemão, assim como outras raças de cachorro grandes, têm maior propensão à displasia coxofemoral, condição que afeta a articulação do quadril. O quadro causa muita dor nos pets e pode comprometer a mobilidade. Outra preocupação é a displasia de cotovelo, que é similar à displasia coxofemoral, mas atinge a articulação do cotovelo. Além desses problemas, o Pastor Alemão também pode sofrer com problemas cardíacos e a mielopatia degenerativa, uma doença neurológica degenerativa que causa a perda progressiva dos movimentos, deixando o cachorro paraplégico.

O acompanhamento veterinário é essencial para manter o cachorro Pastor Alemão saudável e para tratar preventivamente qualquer enfermidade que venha a aparecer. Os check-ups também servem para reforçar as doses de vacina para cachorro, assim como os vermífugos. No Pastor Alemão, expectativa de vida do cachorro também tem a ver com os cuidados que ele recebe!

Pastor Alemão: preço da raça pode chegar a R$ 5 mil

Se você pretende comprar um Pastor Alemão filhote, o preço é, provavelmente, uma das suas principais dúvidas. Então quanto custa um Pastor Alemão? Em questão de preço, o Pastor Alemão pode ser encontrado por valores entre R$ 1.000 e R$ 5.500, de acordo com os principais canis do país. A variação acontece devido as características físicas e genéticas de cada animal.

As fêmeas normalmente são mais caras do que os machos, e cães descendentes de campeões também costumam ser mais caro. Além do mais, quando falamos de um Pastor Alemão filhote, preço também tende a ser mais caro do que um cachorro já adulto. 

Na hora de comprar um cão da raça, não deixe de se certificar de que o animal e a mãe são bem tratados durante o período de amamentação — antes disso, eles não podem ser separados. Nesses primeiros dias de vida, eles também aprendem muito sobre conviver e serem sociáveis com os outros filhotes da ninhada. Por isso, procure um canil de confiança.

Fique atento também a preços muito abaixo do mercado. Às vezes não é um cachorro de linhagem pura. Existem combinações de Pastor Alemão com vira-lata ou até com outras raças — como a mistura de Pastor Alemão com Labrador — que podem confundir os desavisados. Nesses casos, o filhote de Pastor Alemão com vira-lata ou outra raça tende a custar mais barato do que o mencionado.

Perguntas e respostas sobre o Pastor Alemão

Quanto custa o valor do Pastor Alemão?

O preço de um cachorro Pastor Alemão normalmente oscila entre R$ 1.000 e R$ 5.000. Características físicas, como o sexo e as cores, influenciam no valor final, assim como a linhagem genética do pet. Caso o animal já tenha sido vacinado, vermifugado e/ou castrado, também pode custar mais caro.

Qual é a vantagem de ter um Pastor Alemão?

Os cães da raça Pastor Alemão são atléticos, ativos e muito inteligentes. Eles têm fama de bravos, mas são extremamente leais e protetores, além de muito obedientes. Eles gostam de agradar a família humana, e é muito fácil de treiná-los para diferentes funções.

Qual é o mais forte Pitbull ou Pastor Alemão?

Das raças de cachorro com a mordida mais forte, o Pastor Alemão sai na frente do Pitbull em questão de força. Isso porque esse cãozinho consegue alcançar incríveis 238 PSI, enquanto o Pitbull fica um pouco atrás, com capacidade de alcançar até 235 PSI. 

Como saber se o Pastor Alemão é legítimo?

Um Pastor Alemão puro tem porte de médio para grande com uma pelagem densa, caracterizada pela "capa preta". As orelhas são pontudas e triangulares, e o corpo é atlético. Mas, para ter certeza de que o animal realmente segue os padrões da raça, é possível solicitar o pedigree de cachorro no momento da compra.

Quanto tempo vive um cachorro Pastor Alemão?

Os cães da raça Pastor Alemão têm uma expectativa de vida média de 9 a 13 anos. Para isso, é fundamental garantir que o cachorro receba todos os cuidados indispensáveis para a sua saúde e bem-estar em todas as fases da vida, desde o filhote de Pastor Alemão capa preta até a terceira idade.

Publicado originalmente em: 12/08/2019

Atualizado em: 22/02/2023