Ao contrário do que muitos imaginam, por trás da aparência imponente do Pastor Alemão existe uma personalidade amável e super companheira. Não é à toa que essa é uma das raças de cachorros mais queridas e populares do mundo. Ainda assim, muitas pessoas se questionam se o Pastor Alemão é bravo e tem comportamentos agressivos, já que esta é uma raça bastante utilizada para realizar trabalhos como cão policial e cão de guarda. A personalidade desse cachorro grande pode te surpreender!

Afinal, o Pastor Alemão é bravo ou dócil?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A carinha pode até ser de bravo, mas o comportamento do Pastor Alemão definitivamente não combina com a fama que ele tem. Na verdade, essa é uma raça muito amigável e amorosa com a sua família, sendo um ótimo companheiro para todas as horas. A questão é que, se o cachorro Pastor Alemão não for devidamente adestrado e socializado quando filhote, a tendência é que ele seja desconfiado perto de estranhos. Isso acontece principalmente por causa do seu instinto protetor, já que os cães desta raça demoram um pouco para se acostumarem com a presença de estranhos.

Para quem procura um cão de guarda, o Pastor Alemão pode ser uma excelente escolha, pois ele está sempre atento e disposto a cuidar da casa e da sua família. Mas quem só quer ter um doguinho companheiro tranquilo, dócil e carinhoso, também não vai se arrepender. Tudo depende da forma como a raça é criada.


O cachorro Pastor Alemão é de fácil convivência, mas é importante que o animal se exercite com frequência
O cachorro Pastor Alemão é de fácil convivência, mas é importante que o animal se exercite com frequência

Pastor Alemão: personalidade da raça é cativante por diversos motivos

Agora que a ideia de que o Pastor Alemão é bravo foi desmistificada, chegou a hora de entender por que esses cães são tão adorados por aí. Um dos motivos para isso é que, além de ser extremamente confiável e leal, o cachorro Pastor Alemão é incrivelmente inteligente e obediente. Dessa forma, o adestramento e ensinamento de truques é muito fácil e prazeroso tanto para o cãozinho quanto para o seu tutor. Para completar, esse é um cachorro com temperamento bastante equilibrado e devoto aos seus humanos. Dificilmente o Pastor Alemão vai apresentar algum problema comportamental, como destruição de objetos ou coisas do tipo. Eles são bastante disciplinados e fazem de tudo para agradar a família, além de serem bastante amorosos. Contudo, vale destacar que essa é uma raça que precisa de exercícios físicos regulares, pois eles têm um alto nível de energia - inclusive, o Pastor Alemão será um ótimo companheiro para prática de esportes e aventuras.

O filhote de Pastor Alemão precisa ser educado e socializado logo cedo

Assim como qualquer outro cãozinho, é recomendado que o Pastor Alemão filhote passe por um processo de adestramento e socialização ainda nos primeiros meses de vida. Essa é a melhor forma de ensinar o que é certo ou errado, estabelecendo limites e evitando que ele desenvolva um comportamento muito territorialista. Existem algumas técnicas simples e básicas que ajudam bastante no ensinamento de comandos de obediência básica - como o significado da palavra “não”, ensinar o cachorro a sentar, deitar, ficar, entre outros -, de forma que o próprio tutor pode dar instruções em casa. No entanto, em alguns casos vale buscar o auxílio de um adestrador profissional, principalmente se o cachorro já for adulto. 

Redação: Juliana Melo