Comportamento animal

Os cachorros entendem o que os humanos falam? Veja o que a Ciência tem a dizer!

Publicado - 06 Dezembro 2023 - 17h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Você já deve ter reparado que alguns cãezinhos ficam completamente empolgados e animados quando escutam a palavra mágica “passeio”. Esse comportamento canino demonstra que os cachorros entendem o que os humanos falam, já que eles reagem de diferentes maneiras de acordo com as palavras que escutam. Essa relação entre cachorro e tutor tem sido objeto de estudos científicos que tentam compreender como funciona a comunicação entre pets e humanos. Afinal, enquanto os humanos utilizam palavras para se comunicar, os cães se expressam principalmente pela linguagem corporal canina. Para desvendar como funciona essa comunicação, o Patas da Casa foi atrás de algumas pesquisas para descobrir se o cachorro entende o que a gente fala.

Como o cachorro entende o que a gente fala?

A comunicação entre o cachorro e o tutor envolve vários elementos que contribuem para a compreensão de ambos. Enquanto os humanos expressam o que querem dizer por meio de palavras, tom de voz e linguagem corporal, os peludos demonstram o que está sentido pelo comportamento. O cachorro com o rabo entre as pernas após ser repreendido pelo dono, por exemplo, indica que ele entende o comportamento agressivo do tutor e está com medo dele. Alguns fatores influenciam em como o cachorro entende o que a gente fala, comor:

  • Linguagem corporal
  • Entonação da voz 
  • Conhecimento do cachorro de palavras
  • O treinamento que ele recebeu com comandos
  • Intimidade na relação entre cão e humano

Pesquisa mostra qual é a “língua” que os cachorros entendem

De acordo com a pesquisa “Detecção da naturalidade da fala e representação da linguagem no cérebro canino”, realizado por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd (Hungria), os cães apresentam diferentes atividades cerebrais para palavras que já fazem parte do “vocabulário” canino de palavras desconhecidas. Para detectar se os cachorros entendem o que a gente fala, eles utilizaram uma máquina de ressonância magnética funcional para testar a detecção de palavras e a representação da linguagem no cérebro do cão.

Imagem Quiz:Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ao todo, foram testados 18 cachorros adultos: cinco cães da raça Golden Retriever, seis Border Collies, dois Pastores Australianos, um Labrador, um Cocker Spaniel e três vira-latas. Eles foram colocados na máquina para ouvir trechos de um livro em Húngaro ou espanhol. Contudo, os cães só conheciam um desses idiomas, a partir da relação com o tutor. A partir da observação das ondas cerebrais que agiram de maneira distinta ao escutar palavras conhecidas e desconhecidas, os pesquisadores conseguiram identificar que o cérebro do cão tem a capacidade de detectar a naturalidade da fala e distinguir línguas. Ou seja, definir qual é a língua que os cachorros entendem vai depender do idioma de origem que ele está acostumado a escutar.

Cachorro olhando petisco que o tutor segura
Os cachorros entendem o que os humanos falam pela associação das palavras a situações e ações específicas 

Cachorro entende o que a gente fala pelo tom da voz

Se os peludos não entendessem o que a gente fala, os truques rápidos para ensinar cachorro nunca seriam memorizados por eles, uma realidade que sabemos que não acontece. Durante o adestramento de cães, a fala é muito utilizada para ensinar comandos como “senta, fica, deita e rola”, e na maioria das vezes, é muito bem compreendido pelo cão. Isso acontece porque palavras repetidas com entonação positiva e associadas a recompensas, são compreendidas pelos cães como algo bom. Por outro lado, quando as palavras repetidas têm uma entonação negativa, os cães passam a associar a algo ruim. 

Esse comportamento canino fica bem evidente em algumas situações. Por exemplo, quando o peludo faz xixi no lugar errado e é repreendido, ele entende que isso é algo ruim e pode demonstras um comportamento de cachorro triste. Porém, quando o tutor decide falar com voz de bebê, ele rapidamente associa esse tom de voz a uma situação positiva e demonstra um comportamento mais relaxado e feliz. Isso significa que determinar quais são as palavras que o cachorro entende vai depender da familiaridade e das experiências do animal com o vocabulário. 

A linguagem corporal demonstra que o cachorro entende o que a gente fala 

Mais um sinal que indica que o cachorro entende o que a gente fala é a famosa viradinha de cabeça que rende bons memes na internet. De acordo com o estudo “Uma análise exploratória da inclinação da cabeça em cães”, feito pelo Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, os cães processam as informações de forma assimétrica no cérebro. Ou seja, a audição canina reconhece informações sonoras e transmite para o hemisfério do cérebro correspondente. 

Existem alguns memes de cachorro na internet em que os tutores estão próximos do pet fingindo estar falando no telefone com outra pessoa. Durante a conversa, eles começam a falar palavras que os cãezinhos reagem positivamente ao escutar, como “passear com cachorro” ou o nome de algum humano que o peludo gosta (como vovó). No vídeo abaixo, a tutora Pamela decide pregar uma peça no seu cãozinho repetindo as palavras que deixam ele super animado, como praça, petiscos e praia. A reação do animal deixa claro que o cachorro entende o que a gente fala. Confira o vídeo desse cachorro engraçado: 

@pamellago2

Hahahahaha Esse gosta de uma praia!

♬ som original - Pâmella Gonçalves

Pode conversar com cachorro?

Você não só pode conversar com cachorro, como deve, pois a comunicação verbal é fundamental para fortalecer os vínculos entre o pet e o tutor. Para interagir com um cão, você deve utilizar comandos verbais firmes, gestos claros e um tom de voz apropriado para a situação. São esses três fatores que vão permitir que o peludo responda a certas palavras ou sinais. Inclusive, a inteligência canina é tão grande que os cães reconhecem emoções humanas por meio de expressões faciais e postura do corpo. 

Como entender o que os cachorros falam? 

Se você não sabe como entender o que os cachorros falam, fique tranquilo, pois esse é um processo bem tranquilo, mas que requer paciência e um olhar bem atento ao comportamento canino. Dentre as formas do seu cachorro se comunicar com você, estão: 

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Ver todas