Adoção animal

Os 10 cachorros pequenos mais inteligentes do mundo

Publicado - 12 Abril 2023 - 16h30

Atualizado - 09 Maio 2024 - 18h06

Os cachorros mais inteligentes do mundo são determinados a partir de alguns parâmetros relacionados à personalidade e à forma que reagem a certas situações. Geralmente, são avaliadas a capacidade de adaptação, habilidades instintivas e aptidão durante treinamentos. O ranking de cachorros inteligentes é liderado pelo Border Collie, raça de porte médio. Outros cães como Pastor Alemão, Golden Retriever, Doberman e Labrador também fazem parte da lista.

Quando o assunto é inteligência, é comum que esses cachorros de médio/grande porte sejam os primeiros a serem lembrados. Porém, se você acha que cães menores não são tão inteligentes como os grandões, saiba que está bem enganado. Os cachorros pequenos podem ter uma inteligência surpreendente - tanto que o segundo lugar do ranking é ocupado justamente por uma raça pequena. O Patas da Casa te conta a seguir quais são as 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo com pequeno porte. Confira!

1) O Poodle é considerado o segundo cachorro mais inteligente do mundo

Poodle marrom em pé ao ar livre
Uma das raças de cachorro mais inteligentes do mundo é o famoso Poodle

O Poodle é um dos cachorros mais inteligentes que existem! No ranking de inteligência canina, ele fica em segundo lugar, atrás apenas do Border Collie. Vários motivos explicam a posição alta na lista. O Poodle é um cachorro obediente e capaz de aprender truques com uma facilidade incrível. O pet gosta de agradar o tutor e é muito atento, então com poucas repetições ele já entende o que deve ser feito e guarda os comandos na memória com muita rapidez. Não é à toa que o Poodle é uma das raças de cachorro mais fáceis de adestrar.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, é um cão muito sociável e com alta capacidade de adaptação para diferentes situações. O Poodle pode ter diferentes tamanhos, incluindo as versões de porte pequeno. O chamado Poodle Toy tem menos de 30 cm e pesa até 4,5 Kg. Já o Poodle Mini mede cerca de 35 cm e pesa até 8 Kg. 

2) O Papillon é um cachorro obediente e esperto 
 

Cão da raça Papilon em pé em cima da grama
Um dos cachorros inteligentes de porte pequeno mais conhecido é o Papilon

O Papillon é mais uma prova de que tamanho não é documento! O cão dessa raça mede entre 28 e 30 cm e o peso não passa dos 5 Kg. Mesmo sendo bem miudinho, o cachorro - famoso pelas orelhas abertas que lembram as asas de uma borboleta - possui uma inteligência invejável e ocupa a 8ª posição no ranking de Stanley Coren. Ou seja, com poucas repetições, já é possível ensinar qualquer coisa para o cão dessa raça. Os Papillon são cachorros inteligentes, espertos, animados e fiéis ao dono. Eles fazem tudo para ver o tutor feliz e, por serem muito atenciosos, sabem exatamente como conseguir isso. 

3) O Corgi é um dos maiores exemplos de cachorros inteligentes com tamanho pequeno 
 

Corgi sentado
O Corgi é um dos maiores exemplos de cachorros inteligentes com tamanho pequeno

O Corgi não é apenas um rostinho fofo e bonito. O famoso cachorro da rainha também é considerado uma das raças mais inteligentes que existem! Tanto o Pembroke Welsh quanto o Cardigan Welsh Corgi (as duas versões da raça) estão sempre em destaque no ranking de inteligência canina. O cão pequeno (que mede apenas 30 cm e pesa cerca de 15 Kg) é muito observador e adora agradar o tutor. Portanto, não demora muito a aprender comandos e a entender o que é certo ou errado. Sem dúvidas é um cachorro inteligente e muito fácil de lidar no dia a dia, pois está sempre disposto a obedecer e fazer companhia.

4) O Schnauzer Miniatura faz parte do ranking de raças de cachorros inteligentes
 

Schnauzer miniatura ao ar livre
A raça de cachorros inteligentes Schnauzer é famosa pelo seu bigodinho peludo

O Schnauzer Miniatura recebe esse nome por justamente ser uma mini raça do Schnauzer tradicional. O cãozinho mede entre 30 e 35 cm e não passa de 8 Kg. Porém, o que falta em estatura no Schnauzer Miniatura, sobra em inteligência. A raça corajosa e protetora faz de tudo para ver o tutor bem e feliz. Por isso, se empenha no treinamento e aprende comandos com uma facilidade enorme. O grande problema é que, por ser um cão tão independente, o Schnauzer Miniatura pode ser um pouco teimoso também. É importante ter um pouquinho de paciência no início do adestramento

5) O Schipperke não chega aos 30 cm, mas tem uma inteligência canina surpreendente 
 

 Schipperke sentado em cima da grama recebendo carinho
O&nbsp;<span> Schipperke é um dos cachorros inteligentes pequenos que é pouco conhecido no Brasil</span>

O Schipperke está longe de ser uma das raças mais populares no Brasil. Porém, no ranking de raças de cachorros inteligentes ele tem uma posição de destaque e está colocado em 15º lugar. O Schipperke é um cão pequeno de origem belga que mede no máximo 29 cm e 6 Kg. A curiosidade é uma característica marcante da personalidade da raça e que faz o pet ter essa vontade enorme de aprender coisas novas. Por isso, responde bem aos treinamentos, apesar de ser um pouco teimoso. O Schipperke é um exemplo de cachorro inteligente que adora ser estimulado, então é fundamental que o tutor mantenha-o sempre entretido. 

6) O Lulu da Pomerânia é um dos cachorros inteligentes de porte pequeno mais famosos 
 

Lulu da Pomerânia sentado em cima de pedra grande
Na lista de raças de cachorro inteligentes e pequenas não pode faltar o Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é a menor versão do famoso Spitz Alemão. Com cerca de 22 cm e 4 Kg, é um dos cães mais queridos no Brasil e no mundo por causa da sua aparência fofinha e personalidade encantadora. O que poucos sabem é que, por trás de tanta fofura, existe também um dos principais exemplos de cachorros inteligentes.

O Lulu da Pomerânia costuma se dar bem com humanos e é muito apegado à família. Ele é atento e esforçado em sempre dar o seu melhor para o tutor e, por isso, responde bem aos treinamentos. Além disso, é esperto e tem um bom instinto. Por todas essas características típicas de cachorros inteligentes, o Lulu da Pomerânia não pode ficar de fora da lista. 

7) O Yorkshire é um cachorro inteligente, esperto e fácil de adestrar 
 

Yorkshire deitado na grama
O Yorkshire é um dos cachorros inteligentes mais leais que existem

Um dos cachorros pequenos mais famosos do mundo é, sem dúvidas, o Yorkshire. O cãozinho que faz parte do grupo Terrier é um animal altamente esperto! Curioso e cheio de personalidade, o Yorkshire está sempre atento a tudo ao seu redor. Sociável, se dá bem tanto com pessoas quanto com outros animais. Além disso, é uma raça extremamente fácil de adestrar, já que é obediente, prestativo e fiel ao dono. O Yorkshire é mais um exemplo de raça de cachorros inteligentes de tamanho bem pequenininho: a média de peso é de 3,4 Kg enquanto a média de altura é de apenas 20 cm!

8) O Border Terrier é um exemplo de raça de cachorros inteligentes com até 25 cm 
 

Border Terrier em pé ao ar livre
Cachorros inteligentes e obedientes: Border Terrier é prestativo e determinado

O Border Terrier é um cão extremamente determinado! O cãozinho adora um desafio e se sente bem quando é estimulado. Por ser muito empenhado, esperto e leal, o Border Terrier nunca tem muitos problemas para aprender truques e comandos. Com apenas 25 cm e cerca de 5 Kg, esse cão do grupo Terrier é daquelas raças de cachorros inteligentes super sociáveis com todos ao seu redor, principalmente com crianças. Quem quer um companheiro leal em casa vai adorar ter um Border Terrier ao seu lado. 

9) O Terrier Australiano é um cachorro obediente e super dedicado no adestramento 
 

Terrier Australiano correndo
Um dos maiores exemplos de cachorros inteligentes e sociáveis é o Terrier Australiano

Além de fofo, divertido e animado, o Terrier Australiano também é um dos maiores exemplares de cachorros inteligentes de pequeno porte. Com até 25 cm e 7 Kg, esse cãozinho que veio diretamente da Austrália é super dedicado e determinado. Como adora ver a família feliz, ele usa todo seu empenho durante os treinamentos e é adestrado com grande facilidade. Com um jeitinho carismático, o Terrier Australiano também é sociável com todos ao seu redor. Além disso, como um bom cão do grupo Terrier, é esperto e seus instintos são bem evidentes.

10 ) O Silky Terrier é uma das raças de cachorro mais inteligentes e determinados 
 

 Silky Terrier sentado ao ar livre
<span>&nbsp;Silky Terrier&nbsp;é um cachorro obediente, companheiro e leal</span>

O décimo lugar na lista de raças de cachorro mais inteligentes de pequeno porte fica com o Silky Terrier. É um cão bastante independente e, ao mesmo tempo, daqueles que adoram ficar perto do tutor. O Silky Terrier pode ter cerca de 26 cm e 4 Kg, mas tem uma confiança maior que a de muitos cachorros grandes. Curioso e corajoso, ele sabe bem do que é capaz e está sempre pronto para explorar coisas novas. O pet adora ser desafiado e pode ter certeza que vai usar toda sua disposição para aprender truques novos se o tutor desejar.

O adestramento da raça costuma ser fácil pois, além de determinado, é um cachorro obediente. O Silky Terrier também é um cão simpático, sociável e que não costuma ter dificuldades para se adaptar a diferentes situações. Por isso, faz todo sentido que esteja no grupo de cachorros mais inteligentes com porte pequeno.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Juliana Melo

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas