Adoção animal

Papillon: tudo sobre a raça de cachorro pequeno

Publicado - 31 Março 2022 - 16h13

Atualizado - 17 Maio 2024 - 21h08

O Papillon, nome popular para Spaniel Anão Continental, é uma raça de cachorro que não cresce cheio de energia! Apesar do pouco tamanho, esses cãezinhos são altamente ativos e dificilmente você verá algum deles de bobeira no sofá. A origem do nome papillon, palavra em francês que significa borboleta, está relacionada ao formato de suas orelhas, que realmente lembram as asas do inseto. Conhecidos por serem cães extrovertidos, eles gostam de carinho tanto quanto de brincar até cansar. Embora sejam hiperativos, os cães da raça Papillon não são considerados nervosos ou agressivos e costumam ser de fácil convivência. Sem dúvida são grandes candidatos a mascotes para alegrar a casa. Quer saber mais sobre a raça? Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o cachorro Papillon!

O Papillon é historicamente uma raça que pertence à realeza

O cachorro Papillon é originário da França, onde foi nomeado por conta do formato de suas orelhas, que lembram as asas de uma borboleta. A raça descende do Toy Spaniel Europeu, que aparece em pinturas das cortes reais da Europa desde o início do século XVI. Depois de ganhar popularidade em outros países europeus, como Espanha e Itália, o Papillon passou a ser retratado em pinturas clássicas da época. Nesse caso, as artes mostravam uma variação da raça com orelhas caídas (que era denominada como chamada Phalene, do francês, mariposa). Estima-se que Papillons com orelhas para cima só apareceram no início do século 20, por volta de 1800. Queridinhos das famílias reais europeias, a raça foi levada para a América do Norte no final do século 19. 

O Papillon é considerado um cachorro de pequeno porte

O Papillon é um cão de porte pequeno, de aparência delicada e orelhas grandes e peludas, que são eretas e saltam da cabeça, lembrando as asas de uma borboleta. Uma das menores raças de cachorros que existe, a altura média dos machos e fêmeas varia de 28 a 30,48 centímetros, enquanto o peso médio vai de 1 a 5 quilos. Com pernas mais alongadas do que o tronco e bem fininhas, perfeitas para correr por aí, esses cachorros pequenos são feitos para se mover rápido e pular por aí. Seus olhos grandes e redondos estão sempre em alerta e contrastam com o focinho pequeno e fininho, característicos da raça. Outra coisa muito marcante nesses doguinhos é a cauda, que possui um formato curvado e uma pelagem longa, parecida com um abanador.. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A raça Papillon se destaca por sua pelagem longa e única 

A aparência felpuda do Papillon é uma das características que mais chamam atenção na neles. Sua pelagem é longa e sedosa, e muito farta na cauda. Ao contrário de outros cachorros pequenos peludos,  a raça não possui camada de subpelo nem troca pelo duas vezes ao ano, o que faz com que eles soltem menos fios. Além disso, sua  cabeleira longa é de fácil manutenção e não embaraça com facilidade. A cor do pelo de cachorros da raça é geralmente branca com manchas de tamanhos e formas diferentes, em tons de preto, vermelho, castanho avermelhado e escuro. Apesar de seus ancestrais serem de uma cor só, geralmente preto ou castanha, dificilmente você verá um Papillon com uma pelagem totalmente homogênea.

 

Cãozinho Papillon deitado em sofá

 

O cachorro Papillon é conhecido por seu temperamento dócil e ao mesmo tempo agitado

Seu tamanho pequeno pode fazer a maioria das pessoas acharem que se trata de um cão de colo, quietinho, que gosta de passar o tempo deitado. Porém, é exatamente o contrário! O Papillon é um cachorro pequeno cheio de energia e não costuma ficar parado por muito tempo. São doguinhos dóceis, carinhosos, hiperativos,  muito brincalhões e sociáveis. Apesar de serem bem franzinos, eles não têm noção do próprio tamanho e querem brincar como se fossem cachorros de grande porte (quando, na realidade, mal passam dos 5 quilos). Apesar de não ser considerado um cachorro ciumento ou grudento, se apega aos seus tutores e gosta de estar sempre perto deles, o que o torna um ótimo companheiro.

A raça Papillon é ideal para conviver com adultos, crianças e outros animais

O Papillon é uma raça de cachorro sociável, que tende a se dar bem com todo mundo. Por serem muito ativos, são ideais para conviverem com crianças, já que precisam de muita brincadeira para gastarem energia, o que os pequenos têm para dar e vender. Esse cachorrinho também  gosta de socializar com gatos e com outros cães e não hesita em abordar animais maiores para brincar. Porém, esse traço mais desinibido faz com que os donos precisem ter cuidado para que a brincadeira com cães grandes não saia do controle, uma vez que possuem uma estrutura física mais delicada. Caso você tenha crianças e outros animais em casa, é importante fazer a socialização do cachorro antes do novo membro da família chegar em casa.

O Papillon é um exemplo de obediência e inteligência

O Papillon é considerado um cachorro inteligente e pode aprender comandos e truques básicos com muita rapidez. Não é à toa que eles estão na lista das raças de cachorro mais inteligentes que existem, né? Esses cachorros têm muita facilidade em aprender truques e normalmente obedecem todas as ordens do seu tutor. Suas mentes aguçadas, juntamente com seu temperamento agitado, os tornam excelentes companheiros de esportes como a corrida. São animais muito dóceis, obedientes e facilmente adestrados, o que os torna excelentes candidatos a serem cães de suporte emocional

Os cachorros Papillon são exímios caçadores

Pode não parecer à primeira vista, mas esses cãezinhos pequenos e orelhudos são ótimos caçadores. Por serem muito ativos e estarem sempre alerta, os cachorros da raça estão sempre procurando algo para fazer e quando detectam uma presa, não descansam até capturá-la. Caçadores natos e com um faro de cachorro excelente, os Papillons sentem cheiros à distância e também possuem uma audição capaz de captar qualquer barulhinho com muita sensibilidade. 

4 curiosidades sobre o cachorro Papillon!

1) Papillons apareceram em muitas pinturas e retratos desde o final do século 15. Pintores famosos, como Ticiano, Goya e Rembrandt, pintaram esses cãezinhos várias vezes. Apesar da maior parte dos quadros em que esses cãezinhos são retratados serem de famílias, você pode encontrá-los também em pinturas religiosas;

2) Monarcas como o rei francês Luís XV e a rainha Maria Antonieta tiveram Papillons como cachorros de estimação, um em particular era o preferido deles, Coco, que dizem ter sobrevivido até a Revolução Francesa;

3) Papillons ocupam o primeiro lugar no grupo de raças pequenas com os melhores desempenhos em competições de obediência e, no quesito inteligência, perdem somente para os Poodles;

4) Diferente da maior parte de cachorros de porte pequeno, a raça não tem o costume latir e são silenciosos na maior parte do tempo. 

 

Cão Papillon em destaque com três cores: branco, preto e dourado

 

Como manter seu cachorro Papillon sempre bem cuidado?

Alimentação - Esses doguinhos têm muita energia, então precisam de uma dieta rica em proteínas. Os papillons podem ter alergia a frango, então eles se sairão bem comendo comida de cachorro que não contenham a ave em sua composição. É essencial oferecer porções adequadas ao tamanho deles porque a raça é propensa à obesidade. Evite alimentos ricos em carboidratos, porque o excesso desse tipo de alimento facilita o ganho de peso.

Exercícios físicos - Em comparação com outras raças pequenas, os Papillons são muito ativos. Eles precisam de pelo menos meia hora de exercício por dia. Passear com o cachorro mais de uma vez por dia é fundamental para que tenham um momento para brincar, correr e gastar bastante energia.

Pelagem - O papillon tem uma pelagem longa, fina e sedosa que não requer cuidados excessivos, A escovação deve ser feita de duas a três vezes na semana, para evitar que embole, e a tosa deve ser bem espaçada, já que o crescimento dos pelos não é contínuo. 

Dentes e unhas -  Assim como com qualquer raça de cachorro, é fundamental escovar os dentes do Papillon com frequência. Esse cuidado previne a formação de tártaro e outros problemas de saúde bucal que podem acometer cãozinho. Suas unhas também precisam estar sempre bem aparadas para evitar que se machuquem sem querer.

Papillons têm tendência a desenvolverem problemas ortopédicos e oculares

Os Papillons são cães bastante saudáveis, costumam viver vidas longas e saudáveis. Tal como acontece com todas as raças, existem alguns problemas que esse doguinhos tem predisposição a desenvolver, por isso,  é importante que você fique de olho e faça visitas regulares ao veterinário para garantir que está tudo bem. Alguns quadros que os Papillons podem desenvolver são luxação patelar, que ocorre quando a patela - um ossinho da perna - sai do lugar. Outras condições, como catarata e hérnias de disco, só se manifestam na velhice. Quando bem cuidados, a expectativa desses doguinhos pode ultrapassar os 16 anos de idade.

Quanto custa ter um filhote de Papillon?

Se você está pensando em ter um cãozinho da raça para ser seu companheiro, é bom começar a juntar dinheiro. Um filhote de Papillon tem preços a partir de R$4 mil, mas pode chegar a até R$12 mil, uma vez que a raça é mais rara no Brasil. Idade, sexo, pedigree e histórico da linhagem são fatores que influenciam na definição do preço final do animal.  Além disso, é preciso levar em conta os gastos que terá ao longo da vida, como alimentação, remédios, exames, vacinas e idas ao veterinário. Também é importante avaliar sua disponibilidade para dar atenção ao doguinho e cuidar dele.

Raio X do Papillon: Tudo o que você precisa saber sobre a raça!

  • Pelagem: longa, com pêlos finos, macios e sedosos
  • Cores: branco com tons de preto, castanho avermelhado ou escuro
  • Média de altura: de 28 a 30,5 centímetros
  • Média de peso: 1 a 5 Kg
  • Expectativa de vida: 16 anos

Redação: Fernanda Orrico

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas