Umas das grandes dúvidas sobre o universo canino é como o cachorro enxerga e quais cores podem ser percebidas por esses animais. Alguns acreditam que eles veem tudo em preto e branco, mas será que é verdade? Independentemente da resposta, é inegável que o olho de cachorro cumpre uma função muito importante na vida do seu pet. Por isso, é fundamental ter um cuidado especial com a visão canina! Tem vontade de aprender mais sobre o olho de cachorro? Reunimos abaixo várias informações sobre essa parte do corpo para que você entenda melhor como os cães enxergam, doenças comuns na região e os principais cuidados com os olhos do seu pet. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Com quantos dias filhote de cachorro abre os olhos?

Poucas pessoas sabem disso, mas os filhotes de cachorro nascem com os olhos fechados e demoram um tempinho para abri-los. Esse tempo varia entre 10 a 14 dias após o parto, sendo que algumas raças podem levar alguns dias a mais. O filhote de cachorro geralmente abre um olho de cada vez, então não se preocupe se por acaso você encontrar o doguinho apenas com um olho aberto.

Ah, e um ponto importante é que não se pode forçar o cachorro a abrir os olhos, ou isso pode prejudicar a visão do animal. O ideal é esperar que tudo aconteça naturalmente. Também é importante manter o pet em um local com pouca luminosidade, pois o olho de cachorro ainda é muito sensível nas primeiras semanas de vida.

Como os cachorros enxergam?

É bem provável que essa pergunta já tenha passado pela sua cabeça, pois até mesmo quem não é fã da espécie tem curiosidade em saber como cachorro enxerga. Começando pela distinção de cores, é importante desmistificar a ideia de que os cães veem tudo em preto e branco. Na verdade, esses animais conseguem ver o azul e o amarelo com mais facilidade (e até mesmo alguns tons de verde). Por outro lado, cores mais quentes e vibrantes - como vermelho, laranja e rosa - não são percebidas por eles. Nesse caso, os objetos com essas colorações assumem uma tonalidade cinza.

Isso acontece por causa da construção anatômica da retina deles. A quantidade de cones que os cães têm é bem menor do que a dos humanos, e essa é a estrutura responsável pela percepção das luzes e cores. É por isso que a forma como o cachorro enxerga não é igual a nossa: eles não têm acesso à mesma gama de cores que nós temos.

Já a visão dos cachorros noturna é bem aprimorada. Eles possuem um número maior de bastonetes, que é a estrutura que capta a luz dos ambientes, então, enxergam muito melhor no escuro do que uma pessoa com a visão perfeita. A habilidade, inclusive, era muito necessária antes da domesticação, pois a caça noturna era uma das principais atividades dos cães.

Outro ponto que se destaca é a visão periférica desses animais: como os olhos de cachorro ficam posicionados na lateral da cabeça, eles têm um alcance de 240º, em vez dos 180º que os humanos têm. No entanto, as imagens ficam mais nítidas no centro do campo de visão do que nas laterais, que costumam ter uma visão mais embaçada.

Cachorro do olho azul: 4 raças com essa característica

Apesar de não ser comum, é possível encontrar algumas raças de cachorro com o olho azul. Mas sabia que, ao contrário do que se pensa, o azul não é exatamente uma cor de olho? Na verdade, ele indica a ausência de pigmentação, e é comum quando o animal possui o gene merle (exceto no caso dos Huskies, que não possuem esse gene e têm o olho azul da mesma forma). Alguns cachorros de olho azul são:

O cachorro pode ainda ter olhos com duas cores diferentes (e geralmente uma delas é o azul). Nesse caso, é o que chamamos de heterocromia em cães, condição genética caracterizada por uma alteração na coloração da íris.

 

Cachorro do olho azul: Husky é uma das raças com essa característicaO olho de cachorro Border Collie pode ser azul se ele tiver o gene merleWeimaraner é outro cachorro de olho azul que faz sucessoO olho de cachorro pode ter duas cores se o animal tiver heterocromia, que é comum no Husky e no Pastor Australiano

 

Glaucoma, uveíte, catarata em cachorro… quais são as doenças mais comuns nos olhos do cão?

 

Basta ver algumas fotos de doenças nos olhos de cachorros para perceber como essa é uma região frágil e que pode machucar com uma facilidade enorme. O aspecto vermelho e com remela, por exemplo, muitas vezes já é um indício de problema. Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata da saúde ocular do seu cãozinho.

Sobre as doenças no olho de cachorro, o médico veterinário Thiago Ferreira, que é especializado em oftalmologia, revela: “Quando falamos de doenças oculares, as pessoas acreditam que a doença mais comum seja a catarata em cachorro. Mas apesar de ocupar um lugar importante nas causas de doenças oculares em cães, a catarata não é a mais comum. As mais comuns são, principalmente, úlcera de córnea e síndrome do olho seco. Em seguida observamos a incidência de catarata, uveíte e glaucoma em cachorro. A frequência é que muda de lugar para lugar, mas as duas primeiras doenças citadas, sem dúvidas, são mais frequentes.”

6 doenças no olho do cachorro para ficar atento

O olho do cachorro remelando ou vermelho geralmente é um sinal de que há algo de errado com a visão do seu amigo. Pode significar desde uma situação mais simples, como uma poeirinha que entrou no olho e causou certo incômodo, até uma questão mais séria, como a presença de uma doença ocular em cães. Para não restarem dúvidas, veja abaixo quais são os principais problemas que podem afetar o olho de cachorro:

1) Catarata

A catarata em cachorro é um quadro relativamente comum que acomete o cristalino e prejudica a noção espacial do animal. Um dos sinais que indicam a doença é a alteração do globo ocular que deixa o cristalino branco e opaco - e, aos poucos, pode se tornar acinzentado ou azulado. A longo prazo e sem o tratamento adequado, o cão pode ficar cego.

“A catarata é caracterizada pela degeneração das fibras proteínas que constituem a lente interna dos olhos dos cães. Essa degeneração pode ser por conta da radiação UV, doenças endócrinas (como diabetes) ou por inflamações ou infecções dentro dos olhos”, explica o veterinário.

2) Glaucoma

O glaucoma em cachorro é uma doença silenciosa e perigosa que pode danificar seriamente a visão canina conforme evolui. “Esse problema consiste no aumento da pressão intraocular sustentada por alguma doença prévia que não permite que a pressão retorne a valores normais. Pode ser genético ou secundário à uveíte ou outros desbalanços que ocorrem dentro do olho de cachorro.”

Os sintomas mais comuns no estágio inicial são o olho do cachorro vermelho ou remelando, com a perda dos reflexos e da visão de forma gradativa. Se já estiver em um estágio muito avançado, o glaucoma em cachorro deixa o olho esbranquiçado.

3) Uveíte

Se você encontrou o olho do cachorro vermelho, inchado e com uma lacrimação excessiva, pode ser um sinal de uveíte. Sobre a doença, o médico veterinário explica: “É a inflamação dentro dos olhos, na parte colorida, chamada de íris e em toda sua continuação, que vai até a região posterior dos olhos. Essa inflamação pode acontecer por infecções, câncer e doenças imunomediadas. Em alguns casos, ocorre de forma secundária à catarata”.

Como atinge uma área bem sensível, o olho de cachorro lacrimejando sem parar já é um sinal de alerta para a uveíte em cães. Em alguns casos, pode haver pontos de sangramento e fotofobia (sensibilidade à luz). 

4) Conjuntivite

A conjuntivite em cachorro é outra doença ocular que pode afetar a espécie, mas com menor incidência do que em humanos. “Trata-se da inflamação na membrana que recobre a parte branca dos olhos, que chamamos de esclera. Recobre também o interior das pálpebras. Mas, apesar de ser comum em seres humanos, em cães ela é rara. A conjuntiva avermelhada pode ser um sinal comum a várias doenças, mas não necessariamente reflete uma infecção na conjuntiva. Vale ressaltar que a conjuntivite alérgica ou secundária ao ressecamento do olho acaba por ser comum, mas não é a causa primária”.

De toda forma, um dos principais sintomas que podem ser observados nesses casos é o cachorro com olho remelando e vermelho. O animal também costuma ter uma certa dificuldade em manter os olhos abertos e lacrimeja bastante.

5) Olho de cereja 

Para quem não sabe o que é olho de cereja, cachorro sofre com o problema quando a glândula da terceira pálpebra aumenta de tamanho e fica projetada para fora, como se fosse uma bolinha no canto interno do olho. “Essa glândula serve como glândula lacrimal extra, que seres humanos não possuem. Elas se expõem devido a falha no desenvolvimento do seu ligamento, que a prende na órbita óssea. Devido sua função importante, o ideal seria seu reposicionamento cirúrgico ao invés da remoção”, afirma o médico.

Também chamado de "cherry eye", o olho de cereja pode atingir um ou ambos os olhos. É bem fácil de percebê-lo, já que a protuberância fica bem exposta e tem uma coloração avermelhada. O quadro ainda pode causar lacrimação excessiva ou ressecamento ocular.

6) Síndrome do olho seco

Outro problema que pode surgir é a síndrome do olho seco em cachorro, afetando a lubrificação da região dos olhos e que pode causar um ressecamento crônico. “Essa é uma doença que acomete a produção e/ou a qualidade da lágrima. Sem uma lágrima saudável, o cão passa a produzir quantidade exorbitante de secreção pegajosa, semelhante a pus. A causa na maioria das vezes é genética e se não tratada, além do paciente ficar desconfortável, tende a ficar cego”, alerta.

 

A catarata em cachorro, assim como o glaucoma, são doenças perigosasA remela no olho de cachorro se torna um problema quando é muito abundante e frequenteAs fotos de doenças nos olhos de cachorros provam como essa é uma região delicadaOlho de cereja: cachorro fica com a glândula da terceira pálpebra bem exposta e vermelhaEm caso de doença, olho de cachorro deve ser avaliado por um profissionalOlho do cachorro com remela é normal quando ele acorda, mas é preciso higienizar a área

 

Dúvidas comuns sobre problemas oculares em cães

 

Cachorro com olho azul é indicativo de cegueira? 

Já vimos que algumas raças de cachorro nascem com o olho azul, e geralmente isso está associado com o gene de cachorro merle. O problema é que, apesar de dar um toque especial e bonito à aparência do cãozinho, esse gene abre portas para alguns problemas de saúde como a surdez e a cegueira. Por isso, não se recomenda o cruzamento entre dois cães com essas características.

Vale destacar também que se o seu cachorro não nasceu com o olho azul, mas vem adquirindo essa coloração, pode ser sinal de algum problema ocular que, se não tratado, pode levar à cegueira.

Remela no olho do cachorro é sempre sinal de doença?

Não. A remela muitas vezes é o resquício de lágrimas que secaram e se acumularam no olho durante à noite, então é normal que o cachorro acorde com o olho remelando - e é importante limpar a remela do cachorro pela manhã. Mas se isso acontecer várias vezes ao longo do dia, mesmo depois de higienizar a região ocular, é importante investigar a causa do problema. Dependendo da abundância e cor da secreção, também é bom conversar com um oftalmologista.

Remela no olho do cachorro pode ser verme?

Dificilmente esse será um indicativo de cachorro com verme, mas pode acontecer. Nesse caso, outros sintomas também poderão ser percebidos, como diarreia, vômitos, anemia, falta de apetite e alteração na coloração e textura das fezes. Por isso, o ideal é manter os vermífugos do seu amigo sempre em dia!

Remédio caseiro para olho inflamado de cachorro funciona?

Se houver qualquer suspeita de problema no olho de cachorro, procure um médico veterinário. Não é recomendado utilizar remédios caseiros nem qualquer medicamento sem orientação profissional, mesmo que a intenção seja boa. Apesar de parecer uma solução adequada, qualquer tipo de automedicação pode prejudicar ainda mais o animal ao invés de ajudá-lo.

Cuidados importantes com o olho de cachorro

Quem pensa que os cuidados com a higiene do cachorro se restringem a escovar os dentes, dar banho e cortar as unhas do animal está muito enganado. Assim como qualquer outra parte do corpo, o olho de cachorro merece uma atenção especial para manter a visão do pet sempre funcionando perfeitamente. “O primeiro cuidado seria a avaliação por parte do(a) veterinário(a) oftalmologista. É necessário avaliar se existe alguma condição que poderia evoluir para a cegueira, mesmo que não haja sinais claros disso”, conta Thiago.

Além disso, é importante manter uma limpeza regular da região com soro fisiológico, especialmente em raças de cachorro com olhos esbugalhados - como o Pug -, seguindo orientação profissional. Veja as dicas passadas pelo oftalmologista:

- Limpeza diária pingando de duas a três gotas de solução fisiológica comprada em farmácia dentro dos olhos e secando suavemente o excesso é benéfico. 

- Nos passeios de carro, não permitir que o cão permaneça com a cabeça fora do veículo em movimento, pois isso pode gerar ressecamento grave do olho de cachorro, estimulando o cão a coçar e lesionar os olhos. 

- No banho e tosa, não permita que seu cão permaneça em máquinas de secagem automática, principalmente se for de raças braquicefálicas (de focinho curto). Essas máquinas também geram ressecamento grave dos olhos, o que faz com que o cão coce os olhos.

Redação: Juliana Melo