Adoção animal

10 fatos curiosos sobre o cachorro Merle

Publicado - 28 Dezembro 2020 - 11h12

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já ouviu falar no cachorro merle? Muita gente pensa que essa definição é o nome de uma raça de cachorro, mas na verdade, merle é um padrão de pelagem que pode ocorrer em cachorros de diferentes raças e tamanhos. De origem genética, a pelagem merle se caracteriza pelo aspecto manchado dos pelos sobre uma cor sólida ou bicolor. Para saber mais sobre essa interessante aparência, o Patas da Casa separou 10 curiosidades sobre o cachorro merle. Venha conferir!

1) Merle: cachorro com essa característica tem um padrão genético diferente

O cachorro merle não apenas tem a pelagem diferente: seu padrão genético também carrega algumas características próprias. Merle é um nome dado a um heterozigoto de um gene incompletamente dominante. O merle pode ser identificado por testes de DNA, em casos onde as cores da pelagem não são visíveis. Estes casos são chamados de merle fantasma. É importante que o teste em laboratório seja feito caso o tutor desconfie que o cachorro possua o gene.

2) Cachorros merle não podem cruzar entre si

A pelagem merle é muito bonita e pode chamar bastante a atenção. No entanto, é importante que os cães com o gene merle não cruzem entre si. Isso é necessário pois existe alta probabilidade de parte dos filhotes gerados nesse tipo de cruzamento desenvolverem uma série de problemas de saúde como surdez, cegueira, microftalmia (malformação do globo ocular), esterilidade, epilepsia e outros problemas físicos que podem fazer o cão nascer completamente sem olhos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ao pesquisar sobre o gene merle em cachorro, provavelmente você irá encontrar relatos de criadores dizendo que não houveram problemas neste tipo de cruzamento. Entretanto, este ato não é recomendado por especialistas em saúde veterinária. Por isso, o teste laboratorial para identificar o chamado “merle fantasma”, no caso de suspeitas, é super importante.

3) Gene merle também interfere na coloração dos olhos do cão

Além de modificar a pelagem, o gene merle também pode modificar a coloração escura dos olhos, resultando em um par de olhos azuis. Em alguns casos pode ocorrer até a chamada heterocromia, onde cada olho fica de uma cor.

4) Merle: raças variadas podem ter o padrão de cor

Como dito anteriormente, o merle não é uma raça. Cachorros de diferentes raças podem apresentar o padrão de cor. Dentre as mais comuns estão as que se encaixam no termo cão de pastoreio, como: Border Collie, Pastor de Shetland, Pastor Australiano, Pembroke, dentre outros. A pelagem merle também pode aparecer em outras raças como American Pit Bull Terrier, Cocker Spaniel e até Bulldog Francês. Independente da raça, um cachorro merle nunca pode ser cruzado com outro com o mesmo gene.

5) Pelagem merle pode ter diferentes tons

As bases de pelos são diferentes para cada raça, portanto a cor merle costuma se apresentar em tons variados. As cores podem se mesclar de forma diferente em cachorros de pelos pretos, marrons, chocolate e etc. O famoso cachorro Blue Merle, por exemplo, é aquele com pelagem de base preta ou azul com as características da mutação merle pelo corpo.

 

cachorro merle correndo
O cachorro merle pode apresentar heterocromia. Isto é, ter os olhos de cores diferentes

6) O cachorro merle não pode participar de competições caninas

 

Os cachorros merle podem ser registrados nas associações que reconhecem raças de cães, mas não podem participar de shows de conformação. Esses shows são competições de cães em que os tutores desfilam com os cachorros para um júri especializado que avalia o quanto o cão de raça pura está em conformidade com o padrão oficial da raça. Geralmente essas competições são promovidas por um kennel club nacional.

7) Cachorro merle: além da pelagem, gene pode alterar cor das patas e focinho

As modificações que o gene merle geram são aleatórias - ou seja, não seguem um padrão. Além das alterações na pelagem e pigmentação dos olhos, o gene merle também pode alterar a cor das patas e do focinho do cachorro. Em alguns cães são observadas manchas de cor rosa nessas regiões.

8) Merle não é o único padrão de pelagem diferente

As características do gene merle são únicas. No entanto, existem outros aspectos genéticos que formam outros tipos de padrões de pelagem. Existem também o padrão arlequim, onde manchas arredondadas escuras ficam sobre uma pelagem mais clara. Já o padrão "ruão" é caracterizado por uma mistura de pelos coloridos com pelos brancos.

9) A pelagem merle pode se misturar com outro padrão

Mesmo não sendo a coisa mais comum do mundo, existem alguns cachorros que apresentam uma mistura da pelagem merle com arlequim. Esse fato curioso é mais comum de acontecer com os cães da raça Dogue Alemão. Os cachorros com essas duas características costumam ser brancos com manchas pretas arredondadas por todo o corpo e apresentar tonalidade cinza em algumas partes.

10) Independente da pelagem merle, cada cachorro é único

O cachorro merle costuma ser muito desejado por sua pelagem exótica. No entanto, muitos fatores devem ser avaliados antes de decidir ter um cãozinho com essa característica, principalmente se você poderá dar o suporte necessário a alguns problemas de saúde que ele desenvolver. Lembre-se também de que cada cachorro é único, independente de qualquer mutação genética. Um cão sem essa característica de pelos pode te dar amor da mesma forma que um cachorro merle.

Redação: Hyago Bandeira

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Veja o motivo desta comida ser considerada a pior de todas para a saúde do seu cachorro

Nem tudo que a gente come é liberado para os cães. Alguns alimentos, inclusive, são considerados bastante tóxicos e prejudiciais par...

Cachorro inteligente: essas são as raças que vão se sair melhor nas aulas de adestramento, segundo especialistas

A inteligência canina não pode ser subestimada e nem comparada com a humana. Afinal, estamos falando de duas espécies bem diferentes...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Comportamento

Gato não acredita no que vê quando percebe que seus humanos arrumaram um jeito de vigiar sua intimidade

A câmera para monitorar pet é um ótimo investimento para os tutores que passam muito tempo fora de casa, mas estão sempre preocupado...

Por que os gatos saem correndo depois de usar a caixa de areia? Um dos motivos pode ter a ver com instinto selvagem

Bastante higiênicos, os felinos se acostumam desde cedo a usar a caixa de areia para gatos. Para eles, é algo totalmente natural e q...

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Veja o motivo desta comida ser considerada a pior de todas para a saúde do seu cachorro

Nem tudo que a gente come é liberado para os cães. Alguns alimentos, inclusive, são considerados bastante tóxicos e prejudiciais par...

Ver todas