Comportamento animal

Border Collie merle: qual a explicação genética para o nascimento de cães com essa característica?

Publicado - 18 Outubro 2021 - 16h06

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Border Collie merle tem uma variação de pelagem que encanta qualquer um, mas também traz muitas dúvidas. Qual a explicação para essa cor de cachorro? A pelagem merle deriva de algum problema genético? A saúde do pet é prejudicada por isso? São muitas perguntas, que nem sempre têm uma resposta fácil. O Border Collie merle tem um aspecto “marmorizado" na pelagem, que normalmente se apresenta nas versões blue merle (tons que variam do preto ao cinza misturado ao branco) e red merle (pelagem branca com tons avermelhados ou marrom). Outra característica marcante são as manchas mais claras, geralmente rosadas, que aparecem principalmente no focinho, boca e ao redor dos olhos. Toda essa combinação resulta em uma aparência curiosa e até mesmo considerada exótica.

De origem genética, a pelagem merle pode ocorrer não apenas no cachorro Border Collie, como também em cães de outras raças e tamanhos - Pastor Australiano, Dogue Alemão e Dachshund, o famoso cachorro salsicha, são alguns exemplos. O Patas da Casa foi atrás de respostas para entender a origem da pelagem do cachorro merle e quais são os impactos desse padrão genético na saúde e qualidade de vida do Border Collie. 

Border Collie: um cãozinho que deixa sua marca por onde passa

Conhecido como o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é uma raça que pode surpreender em muitos comportamentos. Para começar, a raça tem uma impressionante capacidade de aprendizado e memorização. É o que revelou uma pesquisa publicada na Revista Elsevier, que descobriu que o Border Collie é capaz de entender e memorizar mais de 1000 comandos verbais associados a diferentes objetos. O cachorro também é um exímio esportista super indicado para práticas como o  canicross (corrida com cachorro) e o agility, que se beneficia bastante da capacidade de aprendizado e obediência da raça. Inserir esses exercícios na rotina do Border Collie é uma ótima maneira de gastar sua energia, que pode ser interminável, principalmente quando falamos de filhotes.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O Border Collie pode até ser um pouco independente, mas ele também ama passar momentos com a família. Super indicado para conviver com crianças, o cãozinho se tornará um grande companheiro de brincadeiras com os pequenos. Ele ama receber carinho e não perde a oportunidade de mostrar sua fidelidade e amor ao tutor. Ou seja, é um forte candidato a ser seu melhor amigo!

Border Collie merle possui um padrão genético diferente

A cor do cachorro do Border Collie é determinada por diversos fatores genéticos, e o mesmo acontece com o Border Collie merle. O cachorro com esse tipo de pelagem apresenta um padrão genético diferente dos demais. "Merle”, na verdade, é o nome dado a um heterozigoto de um gene incompletamente dominante. Esse gene causa manchas sobre a pelagem de cor sólida ou bicolor, e também é responsável pelos olhos azuis ou heterocromia - características típicas de um Border Collie blue merle.

Mas nem todos os pets com o gene nascem com essa aparência e pode ser apenas um "merle fantasma". Quando as cores da pelagem não são visíveis, mas o tutor desconfia que o cãozinho seja um Border Collie merle, é importante que um teste de laboratório seja feito. O gene merle pode ser identificado com testes de DNA. Mas é realmente necessário buscar essa informação? Sim, pois o Border Collie merle não pode cruzar com outro cãozinho que carregue o mesmo gene. 

 

A Maya é uma Border Collie red merle brincalhona e até um pouco carenteBorder Collie merle: dois cães com o gene não podem cruzar entre siBorder Collie blue merle: tricolor é uma das cores que podem ser encontradas com o geneNão há quem não resista a fofura de um Border Collie red merle com olhos azuisBorder Collie azul merle: cachorro com o gene pode ter heterocromiaBorder Collie blue merle tricolor apresenta a pelagem branca com outros dois tons de manchasBorder Collie blue merle tricolor: adestramento é muito importante para o peludoEncantador é uma ótimo objetivo para descrever um Border Collie merleOs olhos azuis do Border Collie azul merle fazem um ótimo constrate com a pelagemO Border Collie red merle filhote é companheiro e cheio de energiaOs passeios com o Border Collie merle são essenciais para a saúde física e mental do petBorder Collie merle: manchas da pelagem ficam ainda mais chamativas com a heterocromiaO Border Collie azul merle vai chamar muita atenção das pessoas por conta da sua aparência exóticaA beleza do Border Collie blue merle é únicaO filhote de Border Collie merle precisa de carinho e atençãoO Border Collie merle possui características únicas na pelagem, mas o comportamento é o mesmo esperado para todos os cães da raçaO Border Collie merle vai render ótimas fotografiasBorder Collie merle filhote já apresenta as manchas características do geneBorder Collie blue merle: cada cãozinho apresentará a característica de uma forma únicaPelagem do Border Collie azul merle precisa de cuidados com escovação como qualquer outro cãozinhoUm filhote de Border Collie merle nascerá com um padrão genético diferente dos outros cães da raçaO Border Collie merle tem a mesma energia que qualquer outro cachorro da raçaBorder Collie red merle possui manchas rosadas no focinho, boca e ao redor dos olhosBorder Collie blue merle tricolor pode ser exuberanteO Border Collie red merle tem tendência a nascer com heterocromiaO Border Collie red merle possui uma aparência apaixonanteBorder Collie merle exige cuidadosBorder Collie merle pode ser bicolor ou tricolorO Border Collie red merle terá manchas marrons no corpoO Border Collie red merle é resultado de cruzamentos que não são reconhecidos oficialmente

 

Quais são as cores de Border Collie merle?

 

Apesar do gene merle deixar o cãozinho Border Collie com uma pelagem única, existem alguns diferentes padrões de pelo que podem ocorrer dentro do gene. Nem todo Border Collie merle apresenta cores iguais e normalmente tem características únicas. Apesar do aspecto manchado dos pelos serem típicos do gene, ele pode ocorrer em diferentes cores sólidas ou bicolores. O Border Collie merle com aspecto “marmorizado” pode ter variações como:

  • Border Collie red merle
  • Border Collie red merle tricolor
  • Border Collie blue merle
  • Border Collie blue merle tricolor

Quais as cores possíveis do Border Collie que não carrega o gene merle?

Toda a aparência do Border Collie chama a atenção: o porte imponente e focado e ao mesmo tempo pronto para brincar faz dele um cãozinho bem especial. Entre as cores de Border Collie, algo que chama a atenção é que a raça sempre terá a pelagem toda branca com manchas. Além do clássico (e mais comum) Border Collie com manchas pretas, a raça também pode ter as extremidades e partes do corpo nos tons de cinza, avermelhado e um marrom tipo chocolate. 

Border Collie: cruzamento entre dois cães com o gene merle é proibido

Se você chegou até aqui, já entendeu como o Border Collie merle se desenvolve, mas será que o padrão genético diferente pode deixar o cãozinho mais propenso a algumas doenças? A pelagem merle em si não acarreta problemas de saúde ao animal, desde que ele não seja um "duplo merle" - ou seja, quando a mãe e o pai do cãozinho carregam o gene. O Border Collie que carrega o gene duplo da pelagem merle pode nascer com surdez, cegueira, microftalmia (olhos menores que o normal decorrente de falhas no processo embrionário), esterilidade, epilepsia e outras complicações de saúde. O duplo merle ocorre quando dois cães com o gene merle cruzam entre si, gerando filhotes com um padrão genético desequilibrado e propenso à malformações. Por isso, esse tipo de cruzamento é proibido.

Outra questão é que o Border Collie duplo merle resulta em um cachorro praticamente todo branco, o que não é reconhecido oficialmente pela Federação Internacional de Cinologia (FCI). Por conta disso, o teste genético para identificar o “merle fantasma” em casos suspeitos é importante para não ocorrer cruzamentos indevidos entre dois cães com o gene que resultem em filhotes mais propensos a terem sérios problemas de saúde.

Redação: Hyago Bandeira e Luana Lopes

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Gato

As 7 raças de gatos que mais amam conviver com crianças - e os benefícios dessa relação são reveladoras

Para quem tem filhos e sempre quis ter um gatinho em casa, a boa notícia é que existem muitas raças de gatos que se dão bem com os p...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Ver todas