O Doberman é uma das raças de cachorro mais admiradas do mundo. Com seu porte físico surpreendente e inteligência afiada, ele conquista muitos tutores que buscam por um cão de guarda forte e fiel – capaz de proteger a família em qualquer situação.
No entanto, antes de decidir ter um cachorro Doberman em casa, é importante conhecer suas características, entender se ele precisa de cuidados específicos e até desmistificar algumas crenças sobre a raça. Afinal, será que o Doberman é perigoso? Qual é o tamanho de um cachorro Doberman adulto? Quanto custa um Doberman? E ainda: o cachorro Doberman é confiável?
Neste conteúdo, o Patas da Casa vai esclarecer as principais dúvidas sobre a raça para te ajudar a decidir se esse cão de porte grande e cheio de energia é realmente o parceiro ideal para a sua rotina e estilo de vida. Confira a seguir!
Personalidade do cachorro Doberman: protetor, inteligente e cheio de energia
O Doberman (ou Doberman Alemão) foi criado no fim do século XVII, na Alemanha, com a intenção de ser um cão mais agressivo voltado exclusivamente para a proteção de propriedades. Por isso, ao longo dos anos, a raça acabou ganhando a fama de ser um dos cachorros mais perigosos do mundo – o que hoje já se sabe que não é totalmente verdade.
Na verdade, essa associação tem a ver com sua natureza superprotetora e alto nível de energia. Fora isso, o Doberman se destaca principalmente pela obediência e inteligência, figurando entre os cachorros mais inteligentes que existem. Não à toa ele possui uma capacidade de aprendizado rápido.
Ainda assim, quem não tem familiaridade com a raça pode pensar que o Doberman é perigoso. Porém, ele só adquire um temperamento mais bravo e agressivo se for criado de forma incorreta, sem disciplina ou sem socialização adequada. Assim como qualquer cachorro, a forma como o tutor educa faz toda a diferença no comportamento do animal.
Com uma criação responsável, o Doberman é confiável e pode ser um excelente companheiro da família, inclusive com crianças, desde que seja treinado corretamente. Mas vale ressaltar que ele não é um cão para qualquer pessoa: precisa de tutores firmes, pacientes e que tenham tempo para gastar energia com ele. Aliás, essa é uma raça de cachorro que realmente precisa de mais espaço para viver.

Doberman filhote: o que esperar?
Ter um Doberman filhote em casa é uma experiência única, mas também desafiadora. Eles são cheios de energia, curiosidade e precisam de treinamento para aprender comandos básicos e gastar energia da forma certa.
De acordo com os especialistas, quanto mais cedo o Doberman filhote for socializado, mais equilibrado ele será na fase adulta. Isso pode ser especialmente determinante para que ele se torne um companheiro carinhoso e protetor, com grande apego aos tutores.
Principais características do Doberman: tamanho, cores e orelha
Além de todos os atributos surpreendentes da personalidade do Doberman, esse cão também se destaca pelo porte físico imponente. Os machos da raça podem ter entre 68 e 72 cm de altura e peso médio de 40 a 45 kg, enquanto as fêmeas medem entre 63 e 68 cm, com peso médio de 30 a 35 kg. Ou seja, trata-se de uma raça de cachorro grande, de perfil atlético, forte e muito enérgico.
As cores do Doberman também são mais uma característica marcante da raça. O Doberman Alemão mais comum tem pelagem preta, curta e brilhante, com as extremidades, peito e focinho em tom castanho. Mas existe também o Doberman marrom, que chama muita atenção pela beleza única.
Outro detalhe curioso sobre a raça são as orelhas em pé do Doberman. Diferente do que muita gente pensa, esses cães nascem com as orelhas naturalmente caídas, só que é muito frequente vê-los com as orelhas eretas. Isso acontece porque esses animais passam por um procedimento cirúrgico chamado de conchectomia, que altera o formato dessa parte do corpo.
Feita apenas por motivos estéticos, essa prática já é proibida em alguns países e desaconselhada por veterinários, pois não traz benefícios à saúde do animal e costuma ser bem dolorosa para o animal. Sem contar que o procedimento pode deixar o cachorro traumatizado, fazendo com que ele se torne mais agressivo no futuro.
E afinal, quanto custa um Doberman?
Se você acredita que essa raça de cachorro combina com seu estilo de vida, vai querer saber qual o preço de Doberman. No Brasil, o valor varia bastante, dependendo da linhagem, do canil e da região. Em média, um Doberman filhote pode custar entre R$ 3.000 e R$ 8.000.
Lembre-se que é muito importante sempre procurar criadores responsáveis, que sejam regulamentados e credenciados em órgãos de cinofilia reconhecidos, como a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Eles também devem oferecer cuidados veterinários adequados e garantias de saúde para o animal.