As cores de Doberman mais conhecidas são o preto com marcações avermelhadas em partes do corpo, mas será que é possível encontrar um Doberman branco ou de qualquer outra cor? Esse é um mistério que está prestes a ser solucionado! A raça de cachorro grande, que é muito popular e querida, deve seguir alguns “padrões” estabelecidos para ter o certificado de pedigree. A cor é um deles. Para descobrir se existe Doberman branco, azul ou caramelo, é só ler a matéria abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, existe Doberman branco?

Até existe Doberman branco, mas esse padrão não é reconhecido pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e é muito raro. A teoria é de que a cor branca, na verdade, seria definida por um gene recessivo do albinismo. Ou seja, os cachorros da raça que carregam essa coloração são um tipo de Dobermann albino. 

O primeiro cachorro Doberman branco surgiu em 1976 e se chamava Sheba. Mesmo tendo pais com cores “tradicionais”, acredita-se que isso tenha ocorrido devido uma mutação genética. No entanto, a cor não é aceita pelas instituições que cuidam do registro e emissão de pedigrees, e por isso é bem incomum se deparar com um cão dessa cor por aí.

Vale destacar ainda que o Dobermann albino — assim como qualquer animal albino — requer uma série de cuidados específicos ao longo da vida. Ele tem grande sensibilidade ao sol e uma saúde muito mais frágil, por isso o acompanhamento com um veterinário é indispensável. 

Doberman: cores da raça são padronizadas por órgãos de cinofilia

Para pertencer à raça Dobermann, cores e outras características físicas e comportamentais do cachorro devem estar de acordo com os padrões definidos por entidades de cinofilia da região. Sobre as tonalidades aceitas, só existem duas possibilidades: o Doberman marrom e o Doberman preto. Ambos devem vir acompanhados de marcações vermelhas sobre o focinho, bochechas, acima dos olhos, garganta, antepeito, patas, parte interna das coxas, braços e sob a cauda.

Filhotes de Doberman marrom e Doberman preto

A versão marrom também pode ser conhecida como Doberman vermelho ou Doberman caramelo. Já quando o preto tem um fundo mais acinzentado, ele pode ser considerado um Doberman azul. Independentemente da cor, quando falamos do Doberman, personalidade é marcada por instinto protetor e coragem, mas também por gentileza e doçura com a família. 

Doberman preto ou marrom precisam de alguns cuidados com a pelagem

Não importa se é um Doberman marrom filhote, adulto, idoso ou de cor preta: esses cães precisam ser bem cuidados para terem uma pelagem saudável. Como essa é uma raça de cachorro de pelos curtos, finos e lisos, as escovações não precisam ser tão frequentes. Uma escovação semanal é suficiente para remover os fios mortos e manter a aparência bonita da raça.

Os banhos, por outro lado, precisam de uma atenção maior. É necessário dar banho no cachorro Doberman a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês. Não esqueça de usar produtos específicos para a espécie nessas horas, como um bom shampoo e sabonete para cachorro. Ou seja, nada de usar o mesmo shampoo que você usa para banhar seu amigo, pois isso pode ser prejudicial para a pele dele e causar uma série de alergias e problemas.