close
Comportamento

Miado de gato: aprenda a identificar o que os felinos querem expressar!

Atualizado · 23 de fevereiro de 2022 · 15h17

Publicado · 10/08/2021 · 17h45

O miado de gato pode significar muita coisa, como felicidade, fome, raiva, tédio e até dor
O miado de gato pode significar muita coisa, como felicidade, fome, raiva, tédio e até dor

O miado de gato é uma das várias formas que os bichanos têm de se comunicarem com os humanos e outros animais. Mas você sabe o que significa o som de gato miando? Mesmo que eles pareçam todos iguais, não são. Os felinos utilizam a vocalização para expressar o que sentem e o que querem, então cada miado de gato tem um significado diferente - basta ter um ouvido mais atento para entender o que o barulho representa. O gato miando pode indicar que o animal está com fome, dor, raiva, no cio ou apenas querendo atenção e carinho. Por isso, é fundamental entender o que o seu amigo quer expressar no dia a dia. Para desvendar quais são os vários tipos de miados e como identificá-los, reunimos tudo que você precisa saber sobre o gato miando. Confira!

Miado de gato: o que significa?

Todo mundo se pergunta por que os gatos ronronam, mas por que eles miam? O som de gato miando é muito familiar para qualquer pai de pet, porém poucas pessoas são capazes de identificar o que o som representa no universo felino. O miado de gato é uma forma de expressão típica dos bichanos que pode acontecer por diferentes motivos, como para sinalizar algo de errado ou que ele simplesmente quer atenção. Às vezes, só ronronar ou se esfregar nos donos não é suficiente para ele indicar como se sente. Além disso, também existem gatos mais independentes que só se dirigem ao seu humano quando estão precisando de alguma coisa. Nesse caso, o gato mia para que ele seja compreendido.

Outro ponto importante é observar a linguagem corporal felina em conjunto com o tom do gato miando para saber exatamente o que o animal quer. Isso facilita bastante na comunicação entre o tutor e o pet e, consequentemente, melhora a convivência com ele.

Som de gato miando: descubra o significado dos tipos de miados

Agora chegou a hora de falar sobre um ponto muito importante sobre os miados dos gatos: significado de cada som. Para entender por que o gato mia e o que cada um desses sons representa, o tutor deve ter um ouvido aguçado, mas também precisa conhecer muito bem o comportamento do seu amigo de quatro patas. Veja abaixo quais são os principais tipos de miado de gato: 

• Miado de gato com fome: os felinos também podem ser bem gulosos e costumam utilizar toda a potência vocal para indicar que querem comida - especialmente quando ouvem o barulho de um pacote de petisco ou sachê se abrindo. É um miado mais alto, quase desesperado, que é aguçado quando o tutor abre o potinho de ração ou pacote do sachê. Também é bom verificar o pote de ração do pet, que pode estar vazio.

• Gato miando alto do nada: esse é um dos tipos de miados de gato típicos de quando o bichano quer atenção por algum motivo. É um som alto e que não cessa enquanto o tutor não resolver o problema do pet, que pode estar em apuros, preso em algum lugar ou simplesmente querendo carinho.

• Miado de gato com dor: quando o gatinho está sentindo dor ou algum incômodo, os miados são altos, repetitivos e demorados, totalmente diferente do ruído tranquilo e calmo que o animal faz no dia a dia. Por isso, quando o miado de gato é alto e muito frequente, é bom checar se ele está com algum problema de saúde.

• Gato chorando: os felinos não têm o hábito de choramingar, mas o barulho que eles fazem quando choram é bem típico. É um miado com tom mais agudo, que não cessa e deixa o animal com comportamento inquieto. O miado de gato filhote é como um choro e pode representar que ele está com fome ou com saudade da mamãe gata.

• Grunhido de gato: é bem fácil de identificar um gato grunhindo porque os ruídos não têm nada a ver com os miados tradicionais. É um som mais arisco e raivoso, demonstrando que o gatinho não está satisfeito com alguma coisa e quer ser deixado em paz. Pode ser um grunhido de gato mais longo ou mais curto.

• Miado de gato carinhoso: em alguns casos, o gato miando é um simples ato de amor. Geralmente é um som mais suave e carinhoso, como se ele estivesse te cumprimentando. Nesse tipo de miado de gato, os felinos costumam também “amassar” pãozinho com as patinhas, um ato bem comum para expressar carinho.

• Miado de gato no cio: algumas pessoas normalmente relatam que “meu gato está com miado estranho” quando os felinos estão no cio. De fato, o miado de gato no cio é bem diferente do que estamos acostumados: as fêmeas miam sem parar em um tom melancólico e estridente. Às vezes o som vem acompanhado de choro. Esse miado é facilmente identificado por um gatinho do sexo masculino, que mia em resposta para tentar achar a fêmea. O barulho pode ser ensurdecedor, e durante a reprodução é ainda pior.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O gato miando é uma forma de comunicação usada para expressar o que ele sente ou quer naquele momento
    O gato miando é uma forma de comunicação usada para expressar o que ele sente ou quer naquele momento

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    Miado de gato bravo vem acompanhado de rosnados

    O som de gato bravo não é difícil de ser percebido. Na verdade, esse é um miado bem característico e que costuma acontecer principalmente quando invadem o espaço do pet. Como todos sabem, é da natureza dos felinos serem territorialistas e brigarem para proteger o que consideram deles. Além disso, esse miado de gato também pode ser usado como uma tática defensiva quando um outro animal “ameaça” o gato, indicando que o felino vai atacá-lo para se proteger. As principais características do miado de gato bravo são:

    • O gato miando bravo costuma ter um tom agudo e mais longo do que o normal

    • Os miados de gatos bravos vêm acompanhados de rosnados, grunhidos e até mesmo de patadas

    • O barulho que o gato faz quando está bravo é um som único produzido em momentos de raiva e estresse

    • O som de gato bravo sempre tem um motivo e nunca acontece à toa

    • No caso de um gato miando para cachorro, o miado é alto e pode ou não vir acompanhado de rosnados

    Ao ouvir o miado de gato bravo, procure a causa e tente resolver a situação. Em seguida, dê um tempo para o seu gatinho se acalmar e não brigue com ele, afinal, se ele está se expressando desta forma é porque algo o está incomodando. 

    Redação: Júlia Cruz e Juliana Melo

    Originalmente publicada em: 21/10/2019

    Atualizada em: 04/08/2021

    Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

    Próxima matéria

    Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

    Adoção

    "Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

    Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores, tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o seu novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!
    Saúde

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!

    Infelizmente, a ideia de que os gatos estão 100% seguros dentro de casa é uma ilusão. Os felinos são animais curiosos e suas peripécias podem acabar transformando qualquer ambiente controlado em um mar de perigos. Por isso, é muito importante se manter atento aos sinais comportamentais e físicos do animal para identificar possíveis problemas, como intoxicações e envenenamentos. Em momentos como esses, pensar rápido e saber agir de imediato pode fazer toda a diferença! Por isso, descubra o que fazer caso o seu gato seja envenenado ou intoxicado!

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino
    Ração

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino

    Um dos sinais mais comuns que os gatos demonstram que alguma coisa não vai bem com a saúde é não querer comer ou comer bem pouco. Os motivos podem ser os mais diversos, desde uma leve indisposição a problemas mais graves. Por isso, conhecer bem o comportamento do seu felino e ficar atento aos demais sinais é essencial para agir corretamente e buscar ajuda veterinária a tempo. Para ajudar, vamos tirar algumas dúvidas e dar dicas de como fazer o seu gato voltar a comer.

    Como identificar um gato de raça? Veja alguns padrões físicos que definem uma linhagem de felinos
    Raças

    Como identificar um gato de raça? Veja alguns padrões físicos que definem uma linhagem de felinos

    Antes de ter um bichinho, várias questões podem surgir na cabeça do futuro tutor. Será que é melhor comprar/adotar um gato filhote ou adulto? É necessário fazer a gatificação da casa para receber o animal? Como saber se o gato é de raça ou não? Bom, essa última pergunta pode ser facilmente respondida se o bichano for adquirido em um pet shop ou em um gatil de confiança. Mas quando o gato é adotado ao acaso, fica realmente mais difícil de saber a procedência do animal e, consequentemente, a sua raça. Entretanto, existem algumas técnicas de observação que ajudam a identificar se o gato é de raça ou vira-lata. Confira!

    Ver Todas >

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)
    Comportamento animal

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)

    O misticismo envolvendo os bichanos não é novidade. Afinal, quem nunca ouviu dizer que gato preto dá azar ou que os gatos têm sete vidas? No primeiro caso, não passa de mera superstição (e quem tem um gatinho com essa cor de pelagem pode confirmar isso). Já o outro é claramente um mito, pois eles têm apenas uma vida, assim como nós. Mas uma coisa que ninguém pode negar é que os felinos têm uma sensibilidade e tanta, que vai muito além dos seus instintos felinos selvagens. 

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!
    Comportamento animal

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!

    O adestramento de cães é uma prática muito conhecida e necessária para quem convive com um amigo de quatro patas. É por meio dele que o cãozinho consegue distinguir o que é certo ou errado e aprende vários comandos básicos de obediência. Quem sabe como adestrar cachorro - filhote ou adulto - dificilmente terá problemas comportamentais em casa, já que o animal vai saber como se portar corretamente. 

    Cachorro bocejando sempre é sono?
    Comportamento animal

    Cachorro bocejando sempre é sono?

    O bocejo dos cães pode despertar muita curiosidade em quem tem um pet e flagra o animal no ato. Mas acredite: cachorro bocejando nem sempre é sinal de sono, e pode ter vários outros significados. Trata-se de uma forma de comunicação do universo canino e, apesar de muitas vezes ter relação com o cansaço e recarga de energia, também pode revelar um cachorro entediado ou ansioso.

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?
    Comportamento animal

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?

    Se você convive com um felino, é bem provável que a pergunta “por que os gatos enterram as fezes” já tenha passado pela sua cabeça. Afinal, é um hábito extremamente peculiar e que você não vê animais de outras espécies fazendo, como os cachorros. Então por que será que quando usam a caixa de areia para gatos, a maioria dos animais escondem os dejetos? Será que a explicação está ligada à higiene, ou é algo meramente instintivo? 

    Ver Todas >