Comportamento animal

Como é a personalidade do Selkirk Rex? Saiba mais sobre a convivência com o gato cacheado

Publicado - 26 Junho 2025 - 12h00

Atualizado - 26 Junho 2025 - 15h14

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Você já ouviu falar do gato Selkirk Rex? Talvez o nome ainda não seja tão popular por aqui, mas basta ver uma foto para se encantar! Com pelos naturalmente cacheados e uma expressão sempre tranquila, ele parece ter saído de um desenho animado. Mas o charme dessa raça vai muito além da aparência exótica.

Originário dos Estados Unidos, o Selkirk Rex é uma das poucas raças de gatos com pelagem encaracolada — resultado de uma mutação genética rara que dá ao felino um visual único, parecido com um carneirinho. Essa característica não demorou a chamar a atenção de criadores, e a raça ganhou reconhecimento oficial nos anos 1990.

Hoje, o gato Selkirk Rex é conhecido por ser dócil, companheiro e bastante adaptável, conquistando cada vez mais gateiros ao redor do mundo — inclusive no Brasil, onde ainda é considerado raro, o que influencia diretamente no preço do Selkirk Rex. Se você está pensando em ter um felino diferente, continue a leitura para descobrir se esse gato cacheado combina com o seu estilo de vida.

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Personalidade do Selkirk Rex: um verdadeiro amor em forma de gato!

O gato Selkirk Rex é conhecido por seu temperamento tranquilo, gentil e companheiro. Ele costuma ser bastante carinhoso com os tutores, sem ser grudento. Gosta de estar por perto, respeitando o espaço das pessoas — é aquele pet que te acompanha no sofá, mas não vai insistir se você quiser um tempo sozinho.

Além disso, pode-se dizer que o Selkirk Rex é um gato sociável, que se dá bem com crianças, outros gatos e até com cachorros. Também é brincalhão na medida certa: adora um brinquedinho ou uma caça imaginária, mas não é hiperativo. Aliás, por não ser um felino tão agitado, há quem considere o Selkirk Rex como uma das raças de gato mais preguiçosas.

No geral, esse gatinho ainda esbanja uma personalidade paciente e tolerante, ou seja, ele consegue se adaptar tanto com famílias que têm uma rotina mais agitada quanto com pessoas mais tranquilas. E tem mais: o Selkirk Rex é um gato bastante inteligente, que aprende fácil comandos e truques, e entende bem o ambiente em que vive. 

Selkirk Rex deitado em cima de coberta Selkirk Rex em cima de sofá Selkirk Rex filhotes dormindo Selkirk Rex em veterinário Selkirk Rex deitado dormindo Selkirk Rex em pé Selkirk Rex sendo acaraciado por mulher Selkirk rex deitado Rosto de Selkirk Rex cinza Selkirk Rex de pelo cinzas sentado

Convivência com o gato Selkirk Rex

Ter um Selkirk Rex em casa é sinônimo de tranquilidade. Essa característica permite que ele viva bem em apartamentos e casas, contanto que tenha cantinhos confortáveis, brinquedos e, claro, muito carinho à disposição. Por ser um gato que gosta da presença humana, ele pode ficar um pouco entediado se passar muitas horas sozinho. Por isso, vale a pena pensar em estratégias de enriquecimento ambiental ou até na adoção de um segundo pet para lhe fazer companhia.

Diferente de outros felinos, o Selkirk Rex exige uma atenção especial com sua pelagem cacheada. Para evitar a formação de nós e bolas de pelo, é importante seguir uma rotina de escovação frequente (pelo menos três vezes por semana). Mas não se engane: apesar do visual felpudo, esse gato não precisa tomar banho — a não ser em casos de recomendação veterinária.

Cuidados com a saúde do Selkirk Rex

Outro ponto de atenção é a saúde desse felino. Por ter origem em cruzamentos com o gato Persa, o Selkirk Rex pode herdar algumas condições genéticas comuns a essa raça. Uma delas é a displasia coxofemoral, um problema nas articulações do quadril que pode causar dor intensa e dificuldade para se locomover. Além dela, esse gatinho também é mais propenso a ter doença renal policística, caracterizada pela formação de cistos nos rins e que pode comprometer a saúde renal felina ao longo do tempo.

Selkirk Rex: preço não é dos mais caros

Antes de buscar um gatil que trabalhe com o Selkirk Rex, é necessário ter em mente que essa raça não é das mais comuns no Brasil, o que influencia no valor desse gatinho. Na prática, o preço do Selkirk Rex pode variar bastante, dependendo do pedigree, linhagem dos pais, criador e até região.

Em média, o preço do Selkirk Rex gira em torno de R$ 2.000 a R$ 5.000. Gatos com padrão de exposições ou de criadores renomados podem custar mais. Além disso, é importante incluir no orçamento os gastos com cuidados veterinários, alimentação de qualidade e manutenção dos pelos.

Então, se você busca um gato calmo, carinhoso e diferente, o Selkirk Rex pode ser o pet ideal. Ele combina charme e personalidade de forma única, sendo um excelente companheiro para pessoas de todas as idades. Mas lembre-se: antes de comprar um gato, procure criadores responsáveis, devidamente cadastrados em órgãos de cinofilia reconhecidos, como a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), que priorizem a saúde e o bem-estar dos animais.

Cachorro

Maus-tratos nos primeiros 6 meses favorece comportamentos agressivos em cães adultos, aponta estudo

Quando o assunto é comportamento canino, muita gente ainda acredita que a agressividade em cães tem uma relação direta com certas ra...

Alimentação

Pode guardar sachê de gato aberto?

A ração úmida, geralmente em formato de sachê, é uma das formas mais práticas e nutritivas de complementar a dieta dos gatos. A text...

Cuidados

Como conquistar a atenção de um gato recém-adotado?

Adotar um gato, especialmente quando ele já está na fase adulta, costuma trazer desafios que muitos tutores só percebem depois da pr...

Gato

Quais são as raças de gatos pretos?

Os gatos pretos sempre chamaram atenção por sua beleza marcante e personalidade cativante. Ao longo dos anos, eles se tornaram símbo...

Cachorro

Maus-tratos nos primeiros 6 meses favorece comportamentos agressivos em cães adultos, aponta estudo

Quando o assunto é comportamento canino, muita gente ainda acredita que a agressividade em cães tem uma relação direta com certas ra...

Alimentação

Pode guardar sachê de gato aberto?

A ração úmida, geralmente em formato de sachê, é uma das formas mais práticas e nutritivas de complementar a dieta dos gatos. A text...

Cachorro

O Shih Tzu fica bem sozinho? Saiba como adaptar esta raça em casa

O Shih Tzu é conhecido pelo temperamento dócil, alegre e companheiro, características que o colocam entre os cachorros mais populare...

Cachorro

Cachorro idoso precisa de uma alimentação diferenciada?

Assim como os humanos, os cachorros precisam de atenção especial para manter o bem-estar físico e mental quando entram na terceira i...

Ver todas
Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?