Gato

Guia do petisco para gato: sabores, tipos e o que checar no rótulo antes de comprar

Publicado - 17 Maio 2023 - 10h12

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Petiscos para gatos servem para deixar a dieta do felino ainda mais divertida. E não dá para negar que todos eles amam esse agrado. Os gatos não podem ouvir o barulho do pacote que já começam a miar a agir de forma desesperada - doidos para ganhar um biscoitinho! Sem contar que os tutores também se divertem com isso. Afinal, é sempre bom mimar o gatinho, não é mesmo? Mas os snack para gatos não funcionam só como recompensa e algumas opções auxiliam até na saúde do bichano. Para você que quer conhecer mais sobre o universo de petisco para gatos e não sabe por onde começar, se liga nesse guia que o Patas da Casa preparou. 

Petisco para gatos é um complemento para a dieta do felino 

Os felinos precisam de uma alimentação balanceada. A ração para gatos é a principal dieta, mas não é a única. Os petiscos para gato são um complemento e vai muito além da alimentação. Os snacks também fazem parte do enriquecimento ambiental para gatos, evitando o tédio e a ansiedade dos felinos. É que oferecer uma novidade além da ração habitual garante mais saúde e bem-estar (e eles adoram!). Os petiscos devem ser oferecidos com moderação e não podem substituir as refeições. 

O mercado pet oferece petiscos de vários tipos e isso deixa os tutores com dúvidas sobre qual o melhor para agregar a dieta do gato, principalmente quando é recomendado buscar uma opção que ofereça ainda mais saúde: seja para evitar bolas de pelos ou para prevenir problemas dentários. 

Petiscos para gatos  pode ser funcional e auxiliar na saúde

A maioria dos petiscos para gato são feitos para balancear a dieta. Afinal, por mais que os felinos sejam fãs de rotina, comer a mesma ração todos os dias não é algo muito interessante. Nesse caso, é importante trazer uma novidade, até mesmo para evitar que ele perca o interesse na ração atual e exija uma nova troca. Mas não pense que o petisco é apenas uma recompensa, eles podem auxiliar na manutenção da saúde do seu pet:

  • Petisco para saúde dental: muita gente não sabe, mas é importante cuidar da saúde bucal dos felinos. Porém, escovar os dentes do gato pode ser uma tarefa bem complicada e os petiscos podem ajudar. Geralmente, a textura desse snack é porosa e auxilia na limpeza dos dentes de forma prática e saborosa.

 

  • Petisco que previne bolas de pelos: os gatos são autolimpantes e fazem sua higiene diária com diversas lambidas ao redor do corpo, fazendo com que muitos fios da pelagem sejam engolidos - o que pode se tornar um problema conhecido como bola de pelo. E é importante ajudar o bichano. Os petiscos com essa função são ricos em fibras, componente que ajuda na digestão dos pelos. 

 

  • Petisco úmido: costuma ser confundido com o sachê para gatos, porém os dois são bem diferentes. Enquanto o sachê pode substituir a ração em alguns casos, o petisco úmido ainda serve como um agrado. Mas isso não quer dizer que não são importantes. Muitos deles, assim como a ração úmida, estimulam a ingestão de líquidos. Principalmente em casos onde o gato não tem o costume de beber água já que a longo prazo ele pode desenvolver problemas renais. Então é bom prevenir.

 

  • Petisco para a saúde dos pelos: muitos gatos são propensos a problemas de pele e exigem tratamento para isso. Alguns profissionais podem recomendar o uso de petiscos com essa finalidade, como auxílio na terapia e para garantir uma pelagem mais bonita. Porém, até aqueles não necessariamente funcionais podem oferecer uma pele mais saudável e pelos mais brilhantes. 

Existem vários sabores de petisco para gato para você escolher 

Os gatos são carnívoros. Consequentemente, as rações e petiscos para gatos trabalham com opções que remetem ao sabor de carnes para agradar aos bichanos, principalmente a carne branca. Um exemplo disso são os peixes. Não se sabe ao certo como começou a história de que os gatos gostam de peixes, mas especula-se que isso vem desde o Egito Antigo. Mesmo assim, já é certo de que essa carne é fonte de ômega 3, nutriente essencial para a saúde dos felinos. Além dela, são sabores mais comuns de petisco para gato:

  • Salmão
  • Atum
  • Camarão
  • Frango
  • Fígado
  • Peru
  • Cordeiro
  • Carne suína

Existem outros sabores que também fazem uso de frutas na composição. Em todo caso, é interessante oferecer o sabor no qual o felino está habituado. Por exemplo, se a ração é de frango, o ideal é oferecer petiscos de frango antes de arriscar outros sabores. Isso evita que o felino recuse o petisco. Quando ele se acostumar, será hora de variar os sabores e divertir o gato que descobre novas possibilidades. 

Petiscos para gato: é importante se atentar aos nutrientes e informações do rótulo 

Antes de falar sobre o que observar no rótulo, é preciso explicar as necessidades nutricionais dos felinos. Mesmo sendo carnívoros, eles se acostumaram à alimentação com grãos e hoje em dia não sobrevivem somente com a lista de proteínas para gatos. As necessidades alimentícias deles não são tão diferentes das nossas: cálcio, fósforo, potássio, ferro e zinco são nutrientes essenciais para mantê-los saudáveis. 

Agora veja o que deve-se levar em conta na hora de escolher o melhor petisco para gato:

  • Pouco teor de gordura;
  • Vitamina A e Vitaminas do complexo B;
  • Poucas calorias;
  • Níveis de garantia;
  • Ômega 3 e 6; 
  • Diversidade de nutrientes;
  • Não deve conter corantes artificiais;
  • Evitar os transgênicos
  • Alto nível de sabor e palatabilidade;
  • A finalidade do petisco;
  • Quantidade diária recomendada;
  • Faixa-etária.

As vitaminas são essenciais e quanto mais vitaminas, melhor. Poucas calorias evitam um gato obeso e os níveis de garantia oferecem mais qualidade e segurança. Já os corantes artificiais são prejudiciais para os gatos e podem até causar alergias. Um detalhe extra é optar por uma embalagem com sistema de abre e fecha, o que ajuda a manter a conservação do petisco por mais tempo. 

gato comendo petisco

Com que frequência o gato pode comer petisco? 

É quase um consenso que oferecer muitos petiscos para gato pode fazer mal à saúde. Alguns tutores até evitam incluir na dieta. Mas além da qualidade dos ingredientes do petisco, deve-se observar a quantidade indicada no rótulo. Se preferir, pode consultar um veterinário para aumentar ou diminuir a oferta diária de petisco, ou até mesmo conferir se está liberado oferecer todos os dias. Outra dúvida bem comum é se pode dar petisco para filhote de gato. A maioria não costuma ter restrições para os pequenos e, com dez semanas de vida e após o desmame, ele já pode saborear o biscoito. Inclusive, o recomendado é começar com petisco úmido. Quando esse mimo é oferecido de forma equilibrada, ele será repleto de benefícios para o gato. 

Brincadeiras deixam a hora do petisco para gato ainda mais divertida

Petiscos são uma ótima forma de entretenimento e está liberado usar a criatividade para deixar o felino se deliciar e se divertir. Uma boa dica é colocar o petisco dentro de uma bolinha para gato interativa com porta petisco, o que vai estimular o bichano e ainda ajudar a gastar a energia dele (incluindo as calorias do snack). Esconder os biscoitos pela casa incentiva o comportamento de gato curioso além de aguçar o lado caçador dele. Uma forma saudável de oferecer a versão úmida é distribuindo ela em um comedouro labirinto. Essa opção também é interessante no verão - basta congelar o acessório antes de dar para o gato comer. 

Petiscos para gato também são repletos de benefícios para o felino 

No caso dos petiscos funcionais, as opções úmidas auxiliam na saúde renal do gato, enquanto aquelas feitas para a saúde bucal previne a periodontite e até o mau hálito que é causado pela formação de tártaro (que também pode causar problemas). Os petiscos para bolas de pelos evitam o acúmulo delas no organismo (o felino que sofre com isso pode desenvolver um problema gastrointestinal e até uma obstrução). No caso do petisco comum, o tutor encontra esse benefícios:

  • Aproximação com o gato
  • Recompensa durante treinos ou por acertos
  • Alternativa para gato em tratamento que perdeu o apetite
  • Ajuda em casos de adaptação (novo gato ou mudança de lar, por exemplo)
  • Evita estresse e depressão em gatos

Lembrando que o petisco jamais deve substituir a ração ou sachê de gatos. Falando em ração úmida, ela também é repleta de benefícios e existem vários motivos para dar sachê para gato todos os dias

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes
 

Gato

Gato que frequentava Universidade se forma e recebe título de "Doutor em Litter-ature"

Histórias de bichinhos de estimação frequentando a universidade sempre ganham um lugar especial no nosso coração. Foi o que acontece...

Adote um animal

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica conquistam cada vez mais o coração dos gateiros. Além de encantadores na aparên...

Gato

Areia para gato que não deixa cheiro: tutora de 10 gatos indica o melhor tipo e dá dicas de como limpar

Para tutores de muitos gatinhos, a escolha de uma areia para gato que não deixa cheiro por toda a casa é crucial para manter o ...

Gato

Esse vegetal inofensivo é capaz de provocar uma reação perturbadora no seu gato

Julgar os sentimentos e medos de um gato é injusto e não é nada legal. Enquanto os humanos sentem medo de coisas consideradas “bobas...

Comportamento

Cachorro e gato deixam as desavenças de lado e se unem para missão que parecia impossível

Existe uma crença de que cachorro e gato são inimigos naturais. Ao longo dos anos, a relação entre as duas espécies foi retratada na...

Cachorro

Com quantos anos você descobriu que é possível descobrir a idade de cachorro pelos dentes?

Em casos de adoção animal, em que a maioria dos cães são resgatados da rua, é inevitável surgir a curiosidade de qual é a idade do p...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. São esses traços que muitas vezes nos ajudam a difere...

Gato

Gato que frequentava Universidade se forma e recebe título de "Doutor em Litter-ature"

Histórias de bichinhos de estimação frequentando a universidade sempre ganham um lugar especial no nosso coração. Foi o que acontece...

Ver todas