Gato

O que significa o gato miando estranho?

Publicado - 13 Dezembro 2023 - 11h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os miados de gato fazem parte da comunicação felina e podem indicar uma série de sentimentos diferentes. Mas você já ouviu um gato miando estranho? É claro que as entonações variam bastante, mas geralmente o som que a gente ouve é “miau”. No entanto, existem vídeos que mostram gatos miando de uma maneira bem inusitada. É como se o animal estivesse, literalmente, “falando” uma outra língua — ou, para os mais medrosos, incorporando algo.

Mas o que será que quer dizer um gato com miado estranho? Será que é estresse, sinal de ataque ou até indicar um problema de saúde? Abaixo, desvendamos as principais dúvidas sobre o assunto.

O que significa quando o gato fica miando estranho?

Ouvir um gato miando estranho desperta curiosidade e, às vezes, até um pouco de medo. É um miado que difere de tudo que já ouvimos: não é o clássico “miau”, mas também não é um grunhido, rosnado e nem miado de gato no cio, que é mais estridente. Geralmente, é um som mais grave, e parece com uma outra língua. 

Imagem Quiz:Se seu gato fosse presidente, qual seria o primeiro decreto dele?

Se seu gato fosse presidente, qual seria o primeiro decreto dele?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas, afinal, o que significa quando tem um gato miando estranho à noite ou de dia? Os motivos podem variar bastante, e por isso é importante identificar a postura do animal. Se ele estiver mais retraído, com a pupila de gato dilatada, pode ser que ele esteja em estado de alerta ou com medo. Alguma situação provavelmente o estressou, e ele está tentando indicar isso com o som de gato miando “estranho”.

gato miando estranho ao ser tocado por mão
Um gato com miado estranho pode ser estresse

Também há relatos de que o gato miando de forma diferente pode anteceder quadros de vômito. Ou seja, o som é um sinal de que algo não vai bem com o estômago do animal, e por isso ele faz esse miado “estranho” — que seria como se o corpo dele estivesse se preparando para expelir o que fez mal. 

Há quem diga, por outro lado, que o gato miando estranho é só uma tentativa de “reproduzir” o mesmo som da fala humana, mas não existe comprovação científica disso e não são todos os felinos que fazem esse miado peculiar.

Gato miando estranho vira meme nas redes sociais; veja o vídeo

Na internet, um vídeo repercutiu mostrando o gato com miado estranho e os comentários são os mais hilários. Um deles diz: “Em latim significa: à meia noite vou rasgar teu sofá”; enquanto outro brinca: ““A invocação do Miau””.

Assista ao vídeo abaixo:

 

Por ser um som tão diferente, uma usuária tentou decodificar e traduzir o que o gatinho estava dizendo (e rendeu muitas risadas): “Come logo o melão, melão, melão, melão, e gelo ae. / Come melão e o gelo aeee, ééé… / Come melão, melão, melão melhor geeeelo. / Come logo, gelado, gelado, gelado, gelado, gelado, gelado yeah. / Igual geeeeeeeeeeeelo..”. 

Porém, para acalmar os ânimos, é bom lembrar que isso não é nenhuma invocação (e não há a necessidade de fugir do pet). Aparentemente, o bichano só está se sentindo incomodado com algo — provavelmente reclamando de outro gatinho que aparece no vídeo — e tenta dizer isso para a tutora.

Quando o gato mia diferente?

Os gatos miando podem fazer sons diferentes para indicar várias coisas. No caso de um miado mais “ríspido” ou semelhante a um grunhido, significa que o gatinho não está a fim de papo e pode tentar atacar. Já o miado de gato no cio, por outro lado, é fácil de ser reconhecido porque é um gato miando alto, até de forma estridente, para tentar chamar a atenção do sexo oposto.

Um gato com miado estranho, como já foi dito, pode tanto indicar um gato estressado como também anteceder vômitos ou servir de alerta para problemas de saúde. Nesse caso, é necessário identificar o comportamento geral do animal e se há ou não a presença de outros sintomas.

O que pode ser quando o gato mia do nada?

O som de gato miando do nada geralmente é um pedido de atenção, principalmente se vem acompanhado de outras atitudes como passear entre as suas pernas, amassar pãozinho ou te cutucar com a patinha. É como se o bichano estivesse te convidando para brincar, fazer carinho nele ou até para receber alguma guloseima.

Qual o miado de dor do gato?

Um gato miando muito, com um tom alto e prolongado costuma ser um indício de gato com dor. Mas para ter certeza, é necessário observar se há outros sinais de problemas de saúde, como prostração, inapetência, fazer as necessidades no lugar errado, com vômitos, diarreias ou febre. Nesses casos, busque um veterinário especialista em gatos para diagnóstico e tratamento adequado..

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Ver todas