Pequeno e brincalhão, o Maltês é um dos cachorros de pequeno porte que faz mais sucesso entre os brasileiros. Facilmente reconhecido pelo seu pelo longo e branquinho, a raça de cachorro maltês é muito popular entre as crianças, que se dão muito bem com esse cãozinho esperto, dócil e afetuoso. Mas, justamente por ter toda essa energia, o cachorro dessa raça pode ser bastante teimoso e, consequentemente, demandar passeios regulares e mais atenção. Para se apaixonar ainda mais pelo animal da raça Maltês, nós reunimos as principais características dele aqui embaixo. Dá uma olhada!
Mito: não existe Maltês mini
Ainda que seja conhecido como um cachorro de pequeno porte, o Maltês também é classificado como uma raça toy. Mas, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o termo não é sinônimo de estatura menor do que a raça padrão. Na verdade, a classificação remete à um grupo de cães pequenos do qual o Maltês faz parte. Por isso, é um erro afirmar que existe Maltês mini ou micro, já que os cães dessa raça possuem um tamanho único.
A pelagem branca é uma das principais características do Maltês
Por não apresentar variação de cores, os pelos longos, lisos e brancos são os mais comuns no cachorro Maltês. Ainda assim, também é possível encontrar alguns animais com tons de marfim e com pelos mais escuros perto das patas e orelhas. Além disso, a pelagem costuma ser mais longa na região da cabeça.
Outra característica marcante do cachorro Maltês é o formato da cabeça, que é ligeiramente mais longa que o focinho. Podendo chegar a até 25 cm de altura e pesar entre 3 e 4kg, o cão dessa raça também se destaca pelas orelhas compridas, os olhos escuros, a cauda grossa e patas curtas.
O cachorro Maltês é extremamente gentil e inteligente
Pense em um cãozinho divertido e que não dispensa o carinho do tutor: é o cachorro Maltês! Não existem dúvidas de que esse cão ama ser o centro das atenções. Por isso, ele não mede esforços na hora de expressar todo o seu carisma. Sociável e gentil, o Maltês se adapta facilmente ao convívio com crianças e outros pets, fazendo dele um bom aprendiz. Mas lembre-se: nem tudo são flores! O animal dessa raça também pode ser bastante teimoso e determinado. Por isso, é fundamental investir num bom adestramento desde filhote para manter uma boa relação entre o pet e a família.







































Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!
Maltês: o verdadeiro diplomata
Assim como acontece com o Poodle e o Pug, a socialização do cachorro Maltês não requer grandes preocupações. Isso porque o cãozinho dessa raça é um verdadeiro diplomata e se adapta facilmente a diferentes ambientes e convívios. Mas, ainda assim, é fundamental que você proporcione um período de adaptação ao seu amigo de quatro patas. Experimente assisti-lo durante um tempo, tente detectar possíveis incômodos e evite que ele fique sozinho durante longos períodos. Por ser extremamente dócil e apegado à família, o Maltês pode sofrer de “ansiedade da separação”, que é quando o pet sente muita saudades do tutor ao ficar sozinho. Nesse caso, o ideal é fazê-lo se adaptar com situações do tipo desde filhote.
A pelagem do cachorro Maltês precisa de bastante cuidado
Manter os pelos do Maltês sempre lisos, sedosos e fofinhos não é uma tarefa fácil. É preciso manter alguns cuidados específicos com a pelagem e, principalmente, uma frequência diária de escovação. Para realizar esta tarefa, a escova de pinos ou o pente de aço inoxidável são os melhores aliados para evitar que os pelinhos fiquem enrolados. Além disso, tosas higiênicas regulares com intervalos de um mês são uma boa maneira de manter o seu cãozinho sempre limpo e arrumado.
Problemas cardíacos e obesidade são as doenças mais prevalentes na raça Maltês
Mesmo que pareça um cachorro pequeno e frágil, o Maltês costuma ser bastante saudável. No entanto, como acontece com a maioria dos cachorros, algumas condições - como complicações cardíacas e sobrepeso - são típicas da raça. Para evitar estes problemas, o ideal é manter bons hábitos alimentares para o cãozinho, com refeições balanceadas aliadas à atividades físicas e brincadeiras diárias.
Filhote de Maltês: preço e cuidados necessários na hora de abrir as portas
Se você sonha em ter um filhote de Maltês na sua casa e acredita que a compra é a melhor forma de conseguir isso, é melhor preparar o orçamento: o preço desse bichinho pode chegar a até 5 mil reais. Além disso, é importante levar em consideração o seu tempo disponível para cuidar de um cachorrinho dessa raça. Afinal, o seu amigo de quatro patas também merece bastante atenção e carinho, certo?
Redação: Úrsula Gomes
