Quando se trata da saúde de cachorro, o linfoma é uma das doenças mais temidas. E não é a toa: o linfoma é o tipo mais comum de câncer em cachorro. Além disso, a medicina veterinária tem conhecimento de mais de 30 mil variações de linfoma. É uma doença curável, mas que exige um tratamento minucioso e que pode, sim, tirar a vida do animal. Quer saber mais sobre a doença e conhecer as raças de cachorro que podem desenvolver linfoma com maior facilidade? Continue lendo!

Linfoma: cachorro de porte grande é mais propenso à doença

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

É difícil determinar uma causa para o aparecimento do linfoma em cachorros. O contato com substâncias químicas, alimentação inadequada e deficiências autoimunes são exemplos de causas. Infelizmente, quando o assunto é linfoma, cães de porte grande e de determinadas raças podem desenvolver a doença com maior facilidade. São elas:

  • Boxer
  • Pitbull Terrier Americano

Linfoma em cachorro: como a doença se manifesta?

Dependendo do local do corpo do cachorro que o linfoma afeta, a doença ganha uma classificação diferente. O tipo mais comum de linfoma em cachorro é o multicêntrico que, como o próprio nome adianta, atinge diferentes órgãos: medula óssea, fígado e baço, além de tonsilas, linfonodos superficiais e profundos, na área da garganta do cachorro. É o tipo mais comum de linfoma em cães.

O linfoma alimentar é mais comum em gatos, mas também acomete cães, comprometendo o sistema digestório: intestinos e estômago são os órgãos mais afetados pela doença. Também há o linfoma cutâneo (que ocorre na pele do cão), o linfoma tímico ou mediastinal (que atinge a parte anterior do tórax, o timo e os linfonodos mediastinais) e o linfoma extranodal, que se desenvolve em diversas partes do corpo do doguinho.


A quimioterapia em cachorro é o tratamento indicado em casos de linfoma.
A quimioterapia em cachorro é o tratamento indicado em casos de linfoma.

Linfoma em cães: sintomas podem se confundir com outras doenças

Um dos fatores que mais dificulta o diagnóstico de um linfoma do começo da doença são os sintomas, já que eles são comuns a muitos outros problemas de saúde de cachorro que são mais simples de tratar. Por isso, é importante nunca medicar o pet por conta própria e procurar um veterinário a qualquer sinal de mal estar. Percebeu que o dog está apresentando falta de energia para fazer as coisas que mais gosta, como brincar e passear, ou anda sem apetite, recusando até as comidas de cachorro que mais gosta? Ligue o alerta. Veja a seguir os sintomas do linfoma em cachorro que surgem na fase inicial da doença:

 

  • Apatia

  • Vômitos

  • Diarreia

  • Falta de apetite

  • Perda de peso

 

Dependendo do tipo de linfoma canino, ou do nível de amadurecimento da doença, alguns sintomas específicos podem aparecer:

 

  • Patas ou face inchadas

  • Feridas que não cicatrizam

  • Aumento da micção e da ingestão de líquidos

  • Linfonodos inchados, firmes ao toque, que podem ou não provocar dor

 

Quimioterapia em cães com linfoma: tratamento é o único capaz de reverter o quadro

 

A quimioterapia em cachorro é o tratamento indicado em casos de linfoma. Cachorro que toma comprimidos com mais facilidade vai se sair melhor desse tratamento, que consiste basicamente em um conjunto de medicamentos que combatem as células cancerígenas. E não: para linfoma em cães, tratamento natural não existe! Não aposte em receitas milagrosas da internet: siga as recomendações de um veterinário de confiança!