Adoção animal

Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça

Publicado - 22 Maio 2023 - 14h58

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Setter Irlandês é um cachorro ruivo que, além de muito bonito, é muito amigável. Ele tem uma pelagem longa, brilhante e sedosa, por isso chama a atenção de todos ao seu redor - não é à toa que ele comumente é encontrado em exposições e concursos de beleza. Mas não é só assim que o Setter Irlandês conquista admiradores: o jeitinho doce e meigo também são traços comuns a este cãozinho.

Que tal conhecer esta raça de cachorro mais a fundo? O Patas da Casa te ajuda com isso: veja o guia que nós preparamos sobre o Setter Irlandês, desde a sua origem até características físicas, personalidade e os cuidados básicos com a rotina e a saúde do cachorro.

Raio-x do cachorro Setter Irlandês

  • Origem: Irlanda
  • Grupo: Cães apontadores
  • Pelagem: lisa, longa e sedosa
  • Cores: vermelho ou castanho avermelhado
  • Personalidade: dócil, energético, brincalhão e independente
  • Altura: 55 a 67 cm
  • Peso: 24 a 32 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

A origem da raça Setter Irlandês

Como o próprio nome já indica, o cão Setter Irlandês foi criado na Irlanda por volta do século XVIII. Hoje, o Setter Irlandês ruivo é o exemplar mais popular que existe, mas na época o que era mais comum era o Setter Irlandês ruivo e branco. Ambos tiveram a origem a partir do cruzamentos de outras raças, como o Setter Inglês e, em menor proporção, o Setter Gordon. Acredita-se que uma mistura de Spaniels e Pointers também fez parte da criação do Setter Irlandês.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Inicialmente, essa era uma raças de cães mais usadas para trabalhos. Sendo assim,  Setter era utilizado para caça de outros animais, principalmente por causa do seu olfato apurado. No entanto, em 1862 nasceu um cachorro que não tinha todas as características ideais para ser um caçador e foi a partir disso que o cão Setter Irlandês passou a ganhar notoriedade nas diversas exposições.

O primeiro campeão foi um cachorro chamado Palmerston. A partir dele, outros cães da raça foram criados até chegar ao que conhecemos hoje. O Setter Irlandês ganhou o reconhecimento do American Kennel Club (AKC) em 1884 e em 1914 do United Kennel Club (UKC).

Que tipo de cão é o Setter Inglês?

O cachorro Setter faz parte do grupo de "cães apontadores" ou "gun dogs". Esse seleto grupo de cachorros são ótimos caçadores e tem um faro bem aguçado. Eles foram criados para auxiliar na caça de presas - em especial, aves -, sempre "apontando" o local exato onde elas estão.

O cão Settter Irlandês tem características físicas marcantes, como os pelos ruivos

A pelagem do cachorro Setter Irlandês é uma das coisas que mais chamam a atenção na raça. Com pelos longos, lisos e sedosos, o cãozinho faz um sucesso enorme nas competições e exposições caninas. Mas e quanto a diversidade de cores? Para quem se pergunta se é possível encontrar um Setter Irlandês preto ou branco, por exemplo, a resposta é não.

O único padrão aceito como oficial para esta raça é o Setter Irlandês ruivo, ou seja, com uma pelagem mais puxada para o castanho avermelhado, como um tom de mogno. Algumas pequenas manchas brancas espalhadas pelo corpo também podem ser aceitas - principalmente se for um Setter Irlandês ruivo e branco -, mas manchas pretas ou de outras cores não. Se você busca por outras cores de cachorro, opções que podem ser consideradas são o cachorro Setter Inglês ou o Setter Gordon.

Considerada uma raça de porte médio, o Setter Irlandês tem uma altura que varia entre 55 e 67 cm e um peso que fica entre 24 e 32 kg. É um cachorro que possui um corpo bem atlético, com um rosto bem alongado e orelhas caídas.

Setter Irlandês com pelos ao vento e céu ao fundo Setter Irlandês olhando para o lado direito com arbustos de fundo Filhote de Setter Irlandês deitado olhando para frente Setter Irlandês olhando para o lado com a boca aberta Setter Irlandês com expressão séria perto de uma cama Setter Irlandês ruivo e branco andando ao ar livre Setter Irlandês correndo ao ar livre Setter Irlandês sendo treinado em agility canino Setter Irlandês passeando ao ar livreSetter Irlandês deitado olhando com cara de desconfiado

Setter Irlandês: cachorro tem uma personalidade encantadora

  • Convivência:

Não existe tempo ruim com um Setter Irlandês do seu lado. Essa é uma raça muito divertida e bem-humorada que sempre faz de tudo para alegrar a vida de sua família, principalmente se tiver brincadeiras e muito carinho envolvidos. É doce, meigo e um cachorro que não é nem um pouco agressivo e que não gosta de conflitos. Por isso, mesmo na hora de chamar a atenção do cão Setter Irlandês, é bom fazer isso com muito cuidado para não magoar os sentimentos dele.

Também é bom ter em mente que a raça Setter precisa de uma rotina de atividades físicas mais intensa do que outras raças, ou pode acabar se sentindo frustrada e descontando isso em alguns móveis e objetos da casa. Devido ao passado de caçador, uma simples caminhada não é suficiente para suprir as necessidades do cão Setter Irlandês Esses doguinhos precisam de exercícios como corridas de até 40 minutos, ou pelo menos um espaço ao ar livre para brincar e correr com outros cachorros, como o parcão.

Também vale investir em outras brincadeiras que exijam um pouco mais do corpo e da mente do cãozinho - os brinquedos interativos são uma excelente opção. Como o Setter Irlandês é um pouco agitado, é importante que ele viva em uma casa com espaço adequado para não acabar destruindo nada (mesmo que sem querer).

  • Socialização: 

Por ser bastante tranquilo, esse é um cachorro que consegue conviver bem com diferentes tipos de pessoas e até mesmo com outros animais. No entanto, para que essa relação seja construída amigavelmente, o ideal é apostar na socialização do Setter desde filhote. Ele é um cachorro que não costuma estranhar quem ele não conhece, mas se ele crescer acostumado com isso o processo é ainda melhor.

  • Adestramento: 

Como o Setter Irlandês é bastante inteligente, investir no adestramento de cães da raça não é uma tarefa difícil. Você pode ensiná-lo desde comandos básicos de obediência até outros truques, como dar a pata, sentar e deitar. A paciência nessas horas é importante, porque apesar da inteligência, o cachorro tende a se distrair com muita facilidade e às vezes acaba seguindo os próprios instintos. Os reforços positivos com petiscos são de grande ajuda!

4 curiosidades sobre o Setter Irlandês

1) Existem duas variações desta raça: o Setter Irlandês ruivo, e o Setter Irlandês ruivo e branco.

2) Para os fãs de filme de cachorro, um filme em que a raça Setter aparece é "A Astúcia de um Rebelde" (1962).

3) O Setter Irlandês começou a se popularizar no seu país de origem durante o século XVIII.

4) O Setter está entre os cachorros com orelha grande mais queridinhos do mundo.

Setter Irlandês filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O Setter Irlandês é um cachorro cheio de energia desde os primeiros meses de vida. Por isso, se você pretende ter um filhote da raça, é importante saber direcionar toda esse energia para os lugares certos. Passeios, brinquedos e outras atividades físicas são essenciais para cuidar da raça. No entanto, é importante que as saídas de casa só aconteçam depois que o filhote de Setter Irlandês tiver tomado toadas as vacinas para cachorro obrigatórias. Ele também precisa estar vermifugado e livre de parasitas.

Outro cuidado indispensável é adaptar a casa para receber o filhote. Isso significa comprar uma caminha, bebedouro, comedouro, tapetes higiênicos e itens básicos de higiene. Basicamente, montar um enxoval para cachorro com tudo que ele precisa no seu novo lar!

Cinco filhotes de Setter Irlandês lado a lado Setter Irlandês de lado no campo Pessoa segurando as orelhas do Setter Irlandês Setter Irlandês no campo com a língua de fora Filhote de Setter Irlandês com fundo quadriculado colorido Criança brincando com Setter IrlandêsSetter Irlandês passeando no parque Setter Irlandês mergulhando na água Três filhotes de Setter Irlandês juntos Setter Irlandês com a cabeça apoiada no chão

Veja quais são os cuidados básicos com a rotina do cão Setter Irlandês

 

  • Banho: o Setter Irlandês deve tomar banho pelo menos uma vez por mês ou quando estiver muito sujo. Para o dia a dia, um lencinho umedecido é suficiente, principalmente nas patinhas após os passeios.
  • Tosa: para manter os pelos bonitos, é importante manter uma regularidade de tosa, que deve ser feita por um profissional.
  • Escovação: a escovação dos pelos requer maior frequência, devendo ocorrer pelo menos a cada dois dias. Isso é essencial para eliminar possíveis nós e remover a pelagem morta do animal.
  • Unhas: é importante cortar as unhas do cachorro Setter Irlandês. Como elas não crescem tão rapidamente, uma vez por mês é o tempo recomendado para isso.
  • Dentes: os cuidados com a saúde bucal do cãozinho também são necessários para evitar problemas como o tártaro e a gengivite. A frequência de escovação deve ser entre duas e três vezes na semana.
  • Orelhas: como o cão Setter Irlandês tem orelhas bem compridas, o tutor deve higienizá-las regularmente com um produto adequado para proteger contra a otite canina e outras infecções.

O que você precisa saber sobre a saúde do Setter Irlandês

Essa é uma raça de cachorro que costuma ser bem saudável se receber todos os cuidados necessários. Contudo, alguns probleminhas de saúde podem surgir, como a displasia coxofemoral e a torção gástrica em cães (principalmente se ele comer rápido demais). Além disso, outra enfermidade bastante comum no Setter Irlandês é a atrofia progressiva da retina, que prejudica bastante a visão do pet. Quanto aos pelos, é bom ter muito cuidado durante o processo de higiene, sempre secando muito bem o animal para evitar a incidência de dermatites em cachorro.

Também é importante manter as consultas de check-up sempre em dia e ficar de olho no comportamento do cão Setter Irlandês para identificar quando há algo de errado. No mais, é só não esquecer de cuidar da vacinação do cachorro (evitando atrasos) e da vermifugação.

Quanto custa um Setter Irlandês?

O preço do Setter Irlandês filhote varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Para comprar um exemplar da raça, é preciso ter em mente que o valor vai depender do sexo e da linhagem do animal. Os cães que são descendentes de campeões tendem a ser mais caros, assim como as fêmeas. Além disso, é importante ter um planejamento financeiro, pois ter um cachorro requer outras responsabilidades, como comprar ração, levar ao veterinário, adquirir produtos específicos para a higiene do animal, entre outros.

Antes de comprar um Setter Irlandês filhote, certifique-se também de procurar um canil de cachorro com boas referências e que preze pelo bem estar dos bichinhos. Se puder, faça algumas visitas ao local antes para se assegurar disso. Para não haver nenhum na compra do Setter Irlandês, canil deve ser escolhido com muita cautela. Uma outra alternativa é adotar um cachorro com as características que você procura.

Redação: Juliana Melo

Publicada originalmente em: 19/03/2021
Atualizada em: 22/05/2023

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Ver todas