Todo gateiro de plantão já deve ter ouvido falar sobre catnip e matatabi, duas plantas conhecidas por causarem reações curiosas e até engraçadas nos gatos. Mas você já se perguntou qual a diferença entre elas? Será que catnip e matatabi para gatos são opções seguras e podem ajudar no enriquecimento ambiental? Como e quando oferecer essas ervas? A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
O que é o catnip?
O catnip, também conhecido como erva-do-gato, é uma planta da família da hortelã que tem o nome científico de Nepeta cataria. Essa plantinha contém uma substância chamada nepetalactone que, ao ser inalada, afeta o sistema sensorial dos felinos, alterando o comportamento do gato e resultando em atitudes curiosas, como rolar, esfregar o corpo, miar, correr e até salivar.
Uma dúvida comum dos tutores é se o catnip faz mal para gatos. A resposta é não. Esse tipo de erva não é viciante nem tóxica para os animais. Na verdade, essa planta estimula o hipotálamo, órgão do sistema nervoso central responsável pelas reações do gato, ativando seus instintos selvagens e deixando-o mais enérgico.
Como dar catnip para o gato?
Você pode encontrar o catnip para gatos em várias formas: seco, em spray e até existem brinquedos com catnip dentro. Além disso, alguns tutores gostam de cultivar essa planta para gatos, transformando a erva em um tipo de enriquecimento ambiental. Mas, no geral, uma das maneiras mais comuns de oferecer é colocando um pouquinho da erva em cima de arranhadores, em um tapete interativo ou diretamente nos brinquedos.
Além disso, é importante ter em mente que não é todo bichano que reage aos componentes da planta: alguns animais são considerados ‘imunes’ aos efeitos da erva, e podem não ter nenhuma mudança de comportamento após o contato com a planta. Se for o caso do seu pet, não se preocupe, pois isso é normal e alguns felinos realmente não demonstram interesse pela erva de gato.

E o matatabi, o que é?
O matatabi para gatos é uma planta nativa da Ásia que recebe o nome científico de Actinidia polygama. Assim como o catnip, ela estimula os sentidos dos felinos, mas com compostos diferentes: enquanto no catnip o responsável por isso é o nepetalactone, no caso do matatabi, gato reage aos efeitos da combinação de dois compostos: actinidina e dihidroactinidiolide.
A maior diferença entre o matatabi e o catnip é que o contato com o primeiro costuma ocasionar uma reação ainda mais intensa e duradoura. Ou seja, os instintos do gato são favorecidos, deixando o pet mais ativo e menos sedentário. Essa é uma ótima forma de incentivar o animal durante as brincadeiras, principalmente se ele for mais preguiçoso.
O matatabi pode ser encontrado em forma de bastões, pó ou misturado a brinquedos. Além de promover bem-estar, ele alivia o estresse, ansiedade e tédio dos gatos. Por isso, é muito útil em situações como mudanças na rotina, visitas ao veterinário ou quando o pet precisa ficar longos períodos sozinho em casa.
Matatabi ou catnip: qual escolher para seu gato?
A escolha entre catnip e matatabi para gatos depende do comportamento do seu felino. Ambos são seguros e oferecem benefícios físicos e mentais, sendo uma ótima estratégia de enriquecimento ambiental. Então se seu gato não responde ao catnip, vale a pena testar o matatabi.
Mas lembre-se: por precaução, é sempre bom seguir algumas dicas, como supervisionar as brincadeiras do animal e evitar usar diariamente as plantinhas, porque isso pode reduzir os efeitos a longo prazo. Além disso, prefira sempre produtos naturais e sem aditivos químicos.