Flagrar um cachorro lambendo a pata pode não parecer nada demais, mas é algo que precisa de atenção. Embora seja um comportamento comum entre os cães, quando isso acontece com muita frequência, normalmente não é um bom sinal. Mas será que você sabe por que o cachorro lambe a pata? Existem diversas razões para esse hábito, e a seguir listamos 5 causas por trás disso e o que fazer para ajudar seu amigo. Confira e entenda os motivos porque o cachorro lambe a pata!
1) Cachorro lambendo a pata pode ser alergia
Há muitos tipos de alergia em cães, como alergia alimentar e dermatite atópica, que normalmente causam uma enorme coceira nos animais. Por isso, para aliviar o incômodo, é comum ver o cachorro lambendo muito a pata. Outro sintoma comum é a vermelhidão e inchaço da área.
As causas desses quadros alérgicos são variadas, podendo incluir alimentos, poeira, ácaros, pólen e até mesmo o contato com produtos de limpeza. Em casos assim, é fundamental consultar um médico veterinário especializado em dermatologia para saber qual é o melhor tratamento a ser adotado.
2) Corpos estranhos podem deixar o cachorro lambendo muito a pata
Passear com cachorro é um momento de diversão e descontração com seu amigo de quatro patas, que exige atenção. Isso porque durante essas caminhadas na rua, o animal pode acabar tendo a patinha atingida por pedras, farpas, espinhos ou outros objetos cortantes. Por esse motivo, se você ver o seu cachorro lambendo a pata o tempo todo, vale a pena verificar se há algum corpo estranho preso na pata dele.

3) O cachorro lambendo a pata às vezes é sinal de parasitas
Se o seu cachorro coça a orelha e lambe a pata ao mesmo tempo, é fundamental aumentar a observação com o seu pet. Esse pode ser um sinal de infestações de pulgas e carrapatos, que podem ser bem incômodas para o animal. Como uma tentativa de se livrar do problema, o pet pode acabar se coçando mais do que o normal e ficar lambendo as patas constantemente. Realizar inspeções frequentes na pelagem do cachorro pode evitar que isso aconteça, assim como administrar remédios antiparasitários regularmente.
4) Ansiedade e tédio pode ser o motivo do cachorro lambendo a pata
O cachorro ansioso, estressado ou até mesmo entediado pode desenvolver vários comportamentos problemáticos e compulsivos, como a lambedura. É como se isso ajudasse o animal a aliviar esses sentimentos, mas que está longe de ser algo saudável. Se esse for o caso, o ideal é apostar em estratégias de enriquecimento ambiental para cães, especialmente para cães que ficam sozinhos por muitas horas em casa. Brinquedos interativos, caminhadas externas, creche canina e outras atividades são algumas alternativas possíveis para gastar a energia do cachorro e amenizar a lambedura excessiva.
5) Lesões, inflamações e feridas podem fazer o cachorro lamber a pata
Lesões, inflamações e feridas também podem ter como resultado um cachorro lambendo muito a pata como uma tentativa de aliviar a dor e o desconforto. Isso também vale para alguns problemas ortopédicos, como traumas e até fraturas. Nesse caso, além de lamber a pata, também é comum ver o cachorro mancando, sem conseguir apoiar todas as patas igualmente no chão. O ideal é observar se há ou não a presença de sintomas adicionais e, em seguida, consultar um médico veterinário para maiores orientações quanto ao tratamento.