Quem tem um gato em casa sabe bem como esses animais podem ter comportamentos bastante curiosos. Mas, por mais estranhas que essas atitudes pareçam, elas têm explicação - e normalmente isso está ligado ao instinto, comunicação e amor de gato. Para não interpretar de forma equivocada seu amigo de quatro patas, abaixo reunimos 8 comportamentos felinos inusitados e te explicamos o que eles significam.
1) Se esfregar nas suas pernas
Quando um gato se esfrega nas suas pernas, além de ser uma demonstração de afeto, também é um tipo de marcação de território. Isso porque o felino acaba deixando o cheiro dele em você. Mas como isso acontece? É simples: gatos possuem glândulas odoríferas no rosto e no corpo. Então, ao se esfregar em uma pessoa, eles deixam seu “perfume” ali. Na prática, é uma forma de ele dizer que aquele humano “já tem dono” para outros gatinhos.
2) Dar cabeçadas
Alguns gatos têm o hábito de dar “cabeçadas” nos humanos, e, apesar de parecer um comportamento estranho, essa é uma clara demonstração de afeto, confiança e companheirismo. Assim como o ato de se esfregar nos donos, as cabeçadas também envolvem liberação de feromônios, com o gatinho deixando o cheiro dele na pessoa. Isso, na linguagem felina, significa que você é da família e os bichanos só reproduzem essa ação com quem eles realmente se sentem seguros e confiam.
3) Encostar o focinho em você
O olfato felino é extremamente apurado, com cerca de 67 milhões de células olfativas - os humanos têm apenas 5 milhões destas mesmas células. Então, quando o gato coloca o focinho na sua direção, é uma forma que o animal tem de captar seu cheiro e te reconhecer. Essa é uma forma de comunicação, como se fosse um “cumprimento” entre o pet e aquela pessoa. Já quando ele faz isso com frequência, é uma maneira de demonstrar afeição.
4) Lambidas inesperadas
Quando um gato lambe o dono, é um gesto de cuidado. As lambidas são um comportamento comum entre a mãe gata e os filhotes, demonstrando um cuidado especial com eles. Então quando o animal reproduz esse comportamento, é uma forma de cuidado e de reforçar que você é importante para ele. É como se o gatinho estivesse dizendo que você faz parte da família dele e que vocês têm uma conexão especial.

5) Amassar pãozinho
O ato do gato amassando pãozinho muitas vezes significa que o animal se sente feliz, seguro e confortável naquele lugar. Quando esse comportamento acontece em cima do colo dos humanos, também indica confiança e relaxamento. O movimento de amassar pãozinho também é uma forma de marcar território, já que as patas dos gatos liberam feromônios que fixam o cheirinho do pet ali.
6) Ronronar
É muito comum ver um gato ronronando, principalmente ao receber carinho ou amassar pãozinho. Esse barulhinho inusitado geralmente representa felicidade, conforto e bem-estar. No entanto, também há casos em que o ronronar dos gatos tem relação com dor, estresse ou algum incômodo. Para entender exatamente o que significa esse som, é fundamental se atentar ao contexto. Se o gato ronrona após receber carinho, geralmente é algo positivo. Mas se ele faz isso o tempo todo sem receber nenhum estímulo, algo pode estar errado.
7) Mastigar o seu cabelo
Pode até parecer estranho, mas quando um gato mastiga o cabelo de uma pessoa essa é uma maneira peculiar de demonstrar carinho, brincar com você ou até mesmo de chamar atenção. Em alguns casos, o animal pode estar reproduzindo uma técnica de ‘grooming’ - igual os gatos lambem os pelos uns dos outros -, ou então tentando aliviar o tédio, estresse e ansiedade.
8) Dar mordidinhas de leve
Ganhar uma mordida de gato pode ser algo surpreendentemente positivo. Isso porque essas mordidinhas muitas vezes representam o amor de gato. Além de ser uma expressão de afeto, esse comportamento também pode ser uma maneira de o animal brincar com você - alguns gatinhos são estimulados a brincar dessa forma porque veem as mãos dos donos como ‘presas’. Só é importante tomar um cuidado especial para impor limites nesse tipo de brincadeira, evitando que você se machuque.