Adoção animal

Lince doméstico: saiba tudo sobre a raça de gatos exótica

Publicado - 11 Julho 2022 - 18h00

Atualizado - 21 Maio 2024 - 17h12

O Lince é um mamífero que pertence à espécie felina com um tamanho maior do que o de um gato doméstico, e menor do que o de um gato de porte grande, como uma onça. Mas se você está pensando que o Lince doméstico e o Lince selvagem são totalmente iguais, está muito enganado! Na verdade, assim como acontece com várias outras raças, o gato Lince deriva do cruzamento entre um felino lince selvagem e um gato doméstico. Ou seja, ele é um gato híbrido!

Além de raro, esse exótico animal tem características únicas e muito peculiares. Para conhecer mais a fundo esta raça de gato, preparamos uma matéria especial sobre o Lince domesticado com tudo que você precisa saber: preço, cuidados, temperamento e origem. Dá só uma olhada!

Origem do gato Lince é semelhante a de outros gatos híbridos

Assim como o gato Savannah e o gato Bengal, o lince domesticado é um gato híbrido. Ou seja, é um animal que surgiu a partir do acasalamento de gatos domésticos e felinos selvagens (no caso, o próprio lince). O desenvolvimento da raça Lince doméstico ocorreu no final do século XX, nos Estados Unidos, depois que o criador de gatos Joe Childers resolveu ter um animal doméstico com temperamento amigável, mas que, ao mesmo tempo, se assemelhasse a gatos grandes e selvagens.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para originar a espécie, foram feitos cruzamentos entre as raças Desert Lynx (lince-do-deserto) e Jungle Curl (raça doméstica também conhecida como Chausie), resultando no exclusivo Highland Lynx. Gato da raça, apesar de levar o nome “Lince” no nome, é totalmente domesticado.

Conheça as características físicas do gato que parece lince

Como é de se esperar, o Lince doméstico é um gato que parece lince! O felino carrega muitas características dos seus ancestrais selvagens, e por isso tem uma aparência exótica e que chama a atenção dos gateiros. Musculoso e com um corpo robusto, a raça de gato Lince pode pesar de 5 a 10 kg - o que é bastante coisa, se comparado com a maioria dos felinos domésticos - e tem um comprimento médio. Ou seja, não é tão grande quanto uma onça, por exemplo, e nem tão pequeno quanto os gatinhos que estamos acostumados.

Um dos aspectos físicos mais marcantes do Lince doméstico é a orelha de gato. Por causa do cruzamento com o Jungle Curl, a raça desenvolveu orelhas curvas e com uma aparência enroladinha, ao invés de serem pontudas e com penugens nas extremidades. Os olhos são separados, as mandíbulas são fortes e a pelagem de gato Lince pode ter duas variedades: curta ou semi longa. Já as cores de gato mais comuns são pardo, azul, preto, cinza, vermelho e chocolate com manchas mais escuras distribuídas pelo corpo.

 

Lince doméstico na natureza
O gato Lince pode ter diferentes padrões de pelagem

 

Como é a personalidade e temperamento do Lince domesticado?

Se a ideia inicial era ter um gato Lince com temperamento afável e sociável, a experiência deu muito certo! Esse gatinho definitivamente tem tudo que as famílias procuram em um companheiro de quatro patas: a raça é gentil, afetuosa, inteligente e muito brincalhona. São animais que se dão bem com todo tipo de gente e pessoas de todas as idades (inclusive crianças). Já com estranhos, o Lince domesticado pode ser um pouco mais reservado e tímido.

A relação com outros animais - sejam gatos ou até cachorros - também tende a ser bem tranquila, já que o felino Lince costuma fazer amizades com facilidade. Mas antes, não esqueça de procurar como socializar gatos do jeito certo, já que o outro pet pode não ser tão receptivo assim.

O Lince costuma ser muito inteligente. Além de amoroso, ele é comunicativo e consegue se expressar muito bem por meio da linguagem de gato. A raça é facilmente treinada, e adestrar gato Lince não costuma ser uma tarefa difícil. Optar por brinquedos interativos e apostar no enriquecimento ambiental para gatos são coisas que contribuem - e muito - para estimular a cognição e gastar a energia do pet, que é muito ativo.

5 curiosidades sobre o gato Lynx

1) O lince doméstico é um gato híbrido.

2) Uma outra raça que deriva do cruzamento de um lince com animais domésticos é o gato Caracal.

3) Quando se trata do Lynx, gato é conhecido por sua inteligência.

4) Não existem registros do lince doméstico no Brasil, principalmente porque o habitat da espécie é no hemisfério norte.

5) Alguns linces domésticos são gatos polidáctilos, ou seja, nascem com mais dedos do que o normal.

Filhote de gato Lince: como cuidar e o que esperar do bichano?

O gato Lince filhote requer os mesmos cuidados que um gatinho de qualquer outra raça. Nos dois primeiros meses, a alimentação do filhote deve ser pautada exclusivamente no aleitamento materno e, aos poucos, progredir para a papinha e, por último, alimentos sólidos (no caso, a ração para gatos). Esse contato inicial com a mãe e com o resto da ninhada também proporciona interações sociais importantes para o desenvolvimento do pet.

Antes de levar um felino Lince para casa, é bom preparar o território. A instalação de telas de proteção para gatos nas janelas e cômodos que dão acesso às ruas é essencial para garantir a segurança do bichano. Além disso, brinquedos, caminha, pote de ração, fonte de água para gatos e itens básicos de higiene - como a caixa de areia para gatos e um cortador de unha - também devem ser providenciados.

 

Gato Lince doméstico dentro de casa
O Lince domesticado é um animal tranquilo, dócil e muito inteligente

 

Cuidados importantes com o gato Lince doméstico

  • Escovação dos pelos: animais com uma pelagem mais curta devem ter os pelos escovados pelo menos uma vez por semana. Caso tenha pelagem semi longa, a manutenção deve ser a cada dois dias.
  • Dentes: para evitar quadros de tártaro em gatos e outros problemas bucais, não deixe de escovar os dentes de gato Lince pelo menos três vezes por semana. Use produtos apropriados para pets.
  • Orelhas: verifique e limpe regularmente as orelhas de gato com um pedaço de algodão e uma solução de limpeza veterinária. Isso ajuda a evitar infecções na região, como a otite.
  • Unhas: não se pode deixar as unhas do gato crescerem muito. Esses animais geralmente desgastam as garras com os arranhadores, mas outro cuidado importante é cortar a unha de gato mensalmente.

O que você precisa saber sobre a saúde do gato Lynx

O gato Lince doméstico geralmente é um bichano bem saudável e resistente, mas pode herdar algumas doenças genéticas dos seus ancestrais. Dentre as principais preocupações que podem atingir o organismo da raça, destacam-se infecções de ouvido, infecções no trato urinário, síndrome de Horner e constipação. A síndrome de Horner talvez seja o problema menos conhecido dos mencionados, mas se trata de um distúrbio neurológico que afeta os olhos e os músculos do rosto, podendo causar a exposição da terceira pálpebra do olho do gato Lince.

Para garantir a boa saúde do seu bichano, é importante realizar check-ups anuais com um veterinário de confiança. Além disso, o tutor não deve esquecer de manter o calendário vacinal do pet atualizado, bem com a vermifugação e desparasitação.

Gato Lince doméstico: preço da raça é em dólares

Se você tem vontade de ter um gato Lince, preço é algo que precisa ser levado em consideração. Essa é uma raça rara, exótica e que não existe no Brasil, então o custo de importação tende a ser alto. O valor varia de acordo com a cotação do dólar, mas é possível encontrar vendas que vão de $ 8 mil a $ 10 mil (o que seria equivalente a mais de 40 mil reais). Além disso, o preço de gato Lince também depende das características físicas de cada animal, linhagem genética, sexo de gato e se o bichano já foi vacinado ou vermifugado ou não. Lembre-se que, para adquirir um gato de raça com segurança - seja um Lince ou não -, é fundamental procurar gatis de confiança e com boas referências.

Raio-x do gato Lince

  • Origem: Estados Unidos
  • Pelagem: curta ou semi longa
  • Cores: pardo, azul, preto, cinza, vermelho e chocolate com manchas escuras
  • Personalidade: dócil, sociável, inteligente e apegado
  • Nível de energia: alto
  • Expectativa de vida: de 13 a 15 anos

Redação: Juliana Melo

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas