Adoção animal

Lince doméstico: saiba tudo sobre a raça de gatos exótica

Publicado - 11 Julho 2022 - 18h00

Atualizado - 21 Maio 2024 - 17h12

O Lince é um mamífero que pertence à espécie felina com um tamanho maior do que o de um gato doméstico, e menor do que o de um gato de porte grande, como uma onça. Mas se você está pensando que o Lince doméstico e o Lince selvagem são totalmente iguais, está muito enganado! Na verdade, assim como acontece com várias outras raças, o gato Lince deriva do cruzamento entre um felino lince selvagem e um gato doméstico. Ou seja, ele é um gato híbrido!

Além de raro, esse exótico animal tem características únicas e muito peculiares. Para conhecer mais a fundo esta raça de gato, preparamos uma matéria especial sobre o Lince domesticado com tudo que você precisa saber: preço, cuidados, temperamento e origem. Dá só uma olhada!

Origem do gato Lince é semelhante a de outros gatos híbridos

Assim como o gato Savannah e o gato Bengal, o lince domesticado é um gato híbrido. Ou seja, é um animal que surgiu a partir do acasalamento de gatos domésticos e felinos selvagens (no caso, o próprio lince). O desenvolvimento da raça Lince doméstico ocorreu no final do século XX, nos Estados Unidos, depois que o criador de gatos Joe Childers resolveu ter um animal doméstico com temperamento amigável, mas que, ao mesmo tempo, se assemelhasse a gatos grandes e selvagens.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para originar a espécie, foram feitos cruzamentos entre as raças Desert Lynx (lince-do-deserto) e Jungle Curl (raça doméstica também conhecida como Chausie), resultando no exclusivo Highland Lynx. Gato da raça, apesar de levar o nome “Lince” no nome, é totalmente domesticado.

Conheça as características físicas do gato que parece lince

Como é de se esperar, o Lince doméstico é um gato que parece lince! O felino carrega muitas características dos seus ancestrais selvagens, e por isso tem uma aparência exótica e que chama a atenção dos gateiros. Musculoso e com um corpo robusto, a raça de gato Lince pode pesar de 5 a 10 kg - o que é bastante coisa, se comparado com a maioria dos felinos domésticos - e tem um comprimento médio. Ou seja, não é tão grande quanto uma onça, por exemplo, e nem tão pequeno quanto os gatinhos que estamos acostumados.

Um dos aspectos físicos mais marcantes do Lince doméstico é a orelha de gato. Por causa do cruzamento com o Jungle Curl, a raça desenvolveu orelhas curvas e com uma aparência enroladinha, ao invés de serem pontudas e com penugens nas extremidades. Os olhos são separados, as mandíbulas são fortes e a pelagem de gato Lince pode ter duas variedades: curta ou semi longa. Já as cores de gato mais comuns são pardo, azul, preto, cinza, vermelho e chocolate com manchas mais escuras distribuídas pelo corpo.

 

Lince doméstico na natureza

 

Como é a personalidade e temperamento do Lince domesticado?

Se a ideia inicial era ter um gato Lince com temperamento afável e sociável, a experiência deu muito certo! Esse gatinho definitivamente tem tudo que as famílias procuram em um companheiro de quatro patas: a raça é gentil, afetuosa, inteligente e muito brincalhona. São animais que se dão bem com todo tipo de gente e pessoas de todas as idades (inclusive crianças). Já com estranhos, o Lince domesticado pode ser um pouco mais reservado e tímido.

A relação com outros animais - sejam gatos ou até cachorros - também tende a ser bem tranquila, já que o felino Lince costuma fazer amizades com facilidade. Mas antes, não esqueça de procurar como socializar gatos do jeito certo, já que o outro pet pode não ser tão receptivo assim.

O Lince costuma ser muito inteligente. Além de amoroso, ele é comunicativo e consegue se expressar muito bem por meio da linguagem de gato. A raça é facilmente treinada, e adestrar gato Lince não costuma ser uma tarefa difícil. Optar por brinquedos interativos e apostar no enriquecimento ambiental para gatos são coisas que contribuem - e muito - para estimular a cognição e gastar a energia do pet, que é muito ativo.

5 curiosidades sobre o gato Lynx

1) O lince doméstico é um gato híbrido.

2) Uma outra raça que deriva do cruzamento de um lince com animais domésticos é o gato Caracal.

3) Quando se trata do Lynx, gato é conhecido por sua inteligência.

4) Não existem registros do lince doméstico no Brasil, principalmente porque o habitat da espécie é no hemisfério norte.

5) Alguns linces domésticos são gatos polidáctilos, ou seja, nascem com mais dedos do que o normal.

Filhote de gato Lince: como cuidar e o que esperar do bichano?

O gato Lince filhote requer os mesmos cuidados que um gatinho de qualquer outra raça. Nos dois primeiros meses, a alimentação do filhote deve ser pautada exclusivamente no aleitamento materno e, aos poucos, progredir para a papinha e, por último, alimentos sólidos (no caso, a ração para gatos). Esse contato inicial com a mãe e com o resto da ninhada também proporciona interações sociais importantes para o desenvolvimento do pet.

Antes de levar um felino Lince para casa, é bom preparar o território. A instalação de telas de proteção para gatos nas janelas e cômodos que dão acesso às ruas é essencial para garantir a segurança do bichano. Além disso, brinquedos, caminha, pote de ração, fonte de água para gatos e itens básicos de higiene - como a caixa de areia para gatos e um cortador de unha - também devem ser providenciados.

 

Gato Lince doméstico dentro de casa

 

Cuidados importantes com o gato Lince doméstico

  • Escovação dos pelos: animais com uma pelagem mais curta devem ter os pelos escovados pelo menos uma vez por semana. Caso tenha pelagem semi longa, a manutenção deve ser a cada dois dias.
  • Dentes: para evitar quadros de tártaro em gatos e outros problemas bucais, não deixe de escovar os dentes de gato Lince pelo menos três vezes por semana. Use produtos apropriados para pets.
  • Orelhas: verifique e limpe regularmente as orelhas de gato com um pedaço de algodão e uma solução de limpeza veterinária. Isso ajuda a evitar infecções na região, como a otite.
  • Unhas: não se pode deixar as unhas do gato crescerem muito. Esses animais geralmente desgastam as garras com os arranhadores, mas outro cuidado importante é cortar a unha de gato mensalmente.

O que você precisa saber sobre a saúde do gato Lynx

O gato Lince doméstico geralmente é um bichano bem saudável e resistente, mas pode herdar algumas doenças genéticas dos seus ancestrais. Dentre as principais preocupações que podem atingir o organismo da raça, destacam-se infecções de ouvido, infecções no trato urinário, síndrome de Horner e constipação. A síndrome de Horner talvez seja o problema menos conhecido dos mencionados, mas se trata de um distúrbio neurológico que afeta os olhos e os músculos do rosto, podendo causar a exposição da terceira pálpebra do olho do gato Lince.

Para garantir a boa saúde do seu bichano, é importante realizar check-ups anuais com um veterinário de confiança. Além disso, o tutor não deve esquecer de manter o calendário vacinal do pet atualizado, bem com a vermifugação e desparasitação.

Gato Lince doméstico: preço da raça é em dólares

Se você tem vontade de ter um gato Lince, preço é algo que precisa ser levado em consideração. Essa é uma raça rara, exótica e que não existe no Brasil, então o custo de importação tende a ser alto. O valor varia de acordo com a cotação do dólar, mas é possível encontrar vendas que vão de $ 8 mil a $ 10 mil (o que seria equivalente a mais de 40 mil reais). Além disso, o preço de gato Lince também depende das características físicas de cada animal, linhagem genética, sexo de gato e se o bichano já foi vacinado ou vermifugado ou não. Lembre-se que, para adquirir um gato de raça com segurança - seja um Lince ou não -, é fundamental procurar gatis de confiança e com boas referências.

Raio-x do gato Lince

  • Origem: Estados Unidos
  • Pelagem: curta ou semi longa
  • Cores: pardo, azul, preto, cinza, vermelho e chocolate com manchas escuras
  • Personalidade: dócil, sociável, inteligente e apegado
  • Nível de energia: alto
  • Expectativa de vida: de 13 a 15 anos

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Mulher compra "Lulu da Pomerânia" e toma um susto quando o pet cresce mais que o esperado

O Lulu da Pomerânia chama atenção por sua pelagem exuberante e personalidade simpática. Geralmente, cães dessa raça pesam até 3,5 kg...

Gato

Gato fofoqueiro acorda todo dia de madrugada por um motivo especial

Gatos são super observadores e estão sempre atentos a tudo. Além disso, para quem pensa que não, os bichanos podem, sim, ser bem com...

Adote um animal

Tonquinês: conheça a raça de gato com pelagem degradê

O gato Tonquinês, conhecido carinhosamente como Tonks, é uma das raças de gato mais companheiras e dóceis que existem, indo contra o...

Gato

Todos os dias esse gatinho leva o mesmo presente para a sua mãe humana

Já se perguntou por que os gatos levam presentes para os donos? É comum que a maioria desses “presentinhos” não sejam tão agradáveis...

Adote um animal

Mulher compra "Lulu da Pomerânia" e toma um susto quando o pet cresce mais que o esperado

O Lulu da Pomerânia chama atenção por sua pelagem exuberante e personalidade simpática. Geralmente, cães dessa raça pesam até 3,5 kg...

Cuidados

Da tentativa de afogar banhista a carinho de estranhos: Golden vai à praia e tutor lista tudo que cachorro aprontou

O Golden Retriever é uma raça de cachorro conhecida pela energia inesgotável e pela enorme paixão por água, características que torn...

Comportamento

Cachorro "rouba" objeto pessoal de idosa e protagoniza uma das cenas mais engraçadas da internet

Um cachorro preto “ladrãozinho” protagonizou uma cena hilária que viralizou nas redes sociais.  Com quase 740 mil curtidas no T...

Gato

Gato fofoqueiro acorda todo dia de madrugada por um motivo especial

Gatos são super observadores e estão sempre atentos a tudo. Além disso, para quem pensa que não, os bichanos podem, sim, ser bem com...

Ver todas