Filhote de gato

Alimentação do filhote de gato: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Publicado - 17 Julho 2020 - 18h07

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Dar as boas-vindas a um filhote de gato em casa é sempre um momento especial e cheio de expectativas. Mas, junto com toda a empolgação, é comum surgirem dúvidas em relação aos cuidados com o animal, principalmente quando se trata da sua alimentação. Afinal de contas, o gato filhote passa por algumas etapas de transição até poder consumir alimentos mais sólidos, como a ração seca. Esse processo influencia bastante no crescimento e na saúde do seu bichano. Para te ajudar nessa fase, nós juntamos num lugar só tudo o que você precisa saber sobre sobre a alimentação do filhote de gato. Chega mais!

Como cuidar de gato filhote: entenda a importância da alimentação para o crescimento do animal

Você já deve ter percebido que a alimentação do gato filhote é uma preocupação constante, né? E não é à toa: a maneira como o seu bichano se alimenta nos primeiros meses de vida pode influenciar diretamente no seu desenvolvimento e crescimento. Por isso, é importante que o tutor certifique-se de que o alimento oferecido, seja a papinha para gato recém-nascido, o sachê ou a ração para gatos filhotes, contenha a quantidade certa de proteínas, carboidratos e outros nutrientes necessários para garantir um crescimento saudável. Nesse caso, alguns elementos como cálcio, vitaminas do complexo B, fibras e DHA são fundamentais para melhorar o funcionamento do organismo e até mesmo a atividade cognitiva do animal. Caso contrário, o seu gatinho pode acabar tendo um déficit de nutrientes.

Alimentação de gato: filhote com 20 dias pode comer ração?

Essa é, certamente, uma das dúvidas mais recorrentes entre os gateiros que adotam um gatinho recém-nascido. Mas, ainda que algumas pessoas insistam que o filhote com 20 dias pode comer ração, essa recomendação não é adequada. Nas primeiras semanas de vida, o felino sequer tem a dentição formada, que são estruturas fundamentais no processo de digestão dos alimentos. Além disso, a lactância do bichano pode durar cerca de nove semanas e não deve ser interrompida antes do período indicado. Afinal, a amamentação é a principal fonte de nutrientes do gatinho durante essa fase. Por isso, é dever do tutor saber como alimentar o filhote de gato com 20 dias e, assim, evitar que alimentos que possam fazer mal ao seu pet sejam oferecidos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como alimentar filhote de gato: saiba até quando deve-se usar o leite materno ou artificial

Assim como acontece com os bebês recém-nascidos, os filhotes de gato também devem ter uma alimentação baseada no leite materno nos primeiros 30 dias de vida. No caso dos felinos, é a amamentação que garante um nutriente necessário para se manterem firmes e fortes, que é o colostro. Responsável por aumentar a imunidade do gatinho, a substância ajuda a prevenir uma série de problemas, como a diarreia. Além disso, a relação do gato filhote com a sua mãe pode influenciar bastante no comportamento do bichano ao longo da vida, seja com seus humanos ou outros animais. 

Se por algum motivo o seu bigodudo não tiver como se alimentar com o leite materno, não precisa se preocupar.Os leites artificiais para pets, que possuem uma fórmula muito semelhante ao leite materno, podem ajudar a manter a saúde do seu gatinho em dia. Antes de alimentar o bichano, é importante consultar um médico veterinário para ter certeza de que a mistura usada não causará prejuízos ao organismo do animal. Na hora de oferecer ao filhote, você deve utilizar uma mamadeira e o leite deve estar em temperatura ambiente, ou seja, aos 37º. O ideal é que a alimentação do gato seja feita pelo menos 4 vezes por dia durante os primeiros dois meses. Vale lembrar que, independente da presença da mãe do animal ou não, o leite para filhote de gato, seja ele artificial ou natural, deve ser a base da sua alimentação. 


A papinha e o sachê para gatos filhote podem ajudar no processo de desmame do animal
A papinha e o sachê para gatos filhote podem ajudar no processo de desmame do animal

Papinha: desmame do filhote de gato precisa ser feito aos poucos

O desmame do filhote de gato nem sempre é um processo fácil. Por isso, é importante contar com toda a ajuda possível para garantir que esse momento não seja traumatizante para o seu gatinho. Nesse caso, a papinha para filhote pode ser uma grande aliada. Mas, antes de comprá-la no pet shop mais próximo, saiba que ela também pode ser feita em casa. Para isso, tudo que você precisa é um pouco de leite artificial específico para animais e ração para filhote de gato. Basta misturá-los, amassando bem a ração até que ela adquira a forma de uma pastinha. Outra opção é bater todos os ingredientes no liquidificador. 

Geralmente, a papinha de desmame é a opção mais indicada para completar o primeiro mês de vida do animal, que é o momento em que ele começa a se interessar por alimentos com outras texturas. Por isso, é importante que a papinha para gato recém-nascido possua uma consistência mais pastosa e funcione como um “meio termo” e, assim, garanta uma transição mais tranquila entre o alimento líquido e o sólido. Além disso, é importante ressaltar que não há necessidade de interromper o convívio entre o filhote e a mãe para realizar o desmame. O gato filhote naturalmente irá deixar o peito da mãe de lado e, aos poucos, demonstrar interesse por outros tipos de comida. Justamente nesse momento, o tutor deve iniciar o desmame com a papinha.

Pode dar sachê para gato filhote? Descubra como o alimento ajuda na transição alimentar para ração

Quando se trata da alimentação dos felinos, outra dúvida comum é sobre o uso do sachê para gatos filhotes. Afinal, eles podem ou não fazer parte da dieta do seu bichano? A resposta é sim. Com o aspecto bastante parecido com o da papinha, a ração úmida facilita a transição alimentar para a ração seca. Entretanto, ao optar por esse tipo de alimento, o tutor deve redobrar os cuidados em relação às especificações do produto, já que o sachê para gatos filhotes precisa ser indicado para essa fase de vida do animal. Caso contrário, é provável que a quantidade de nutrientes necessários para auxiliar no crescimento e fortalecimento do bichano não seja suficiente. 

Ração para gato filhote deve ser a base da alimentação do animal a partir dos 45 dias de vida

Depois que o seu bichano para de se alimentar somente do leite da mãe, ele vai precisar migrar para uma alimentação baseada exclusivamente em ração para gato filhote. Essa separação é extremamente necessária porque esse tipo de ração é reforçada para atender às necessidades de desenvolvimento do felino. Por isso, a partir dos 45 dias de vida do gato filhote, a alimentação já pode ser feita com ração seca, desde que o animal já tenha passado por todo o processo gradual do desmame.

Após um ano de vida, é comum que a ração para filhote de gato seja substituída pela a de adulto. Para que essa transição ocorra sem causar transtornos ou prejudicar a saúde do animal, é importante que ela seja feita de forma gradativa e sem uma troca brusca na alimentação. 


Ração: gato filhote deve ter a alimentação dividida e controlada pelo tutor
Ração: gato filhote deve ter a alimentação dividida e controlada pelo tutor

Cuidados com gato filhote: a alimentação deve ser dividida ao longo do dia

Além de saber como alimentar filhote de gato, outra questão que merece a atenção dos tutores é quantidade de vezes que o seu bichano precisa comer. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, isso pode variar de acordo com a idade do seu pet, mas geralmente recomenda-se a seguinte divisão:

  • de dois a quatro meses de idade: quatro vezes por dia;

  • de quatro a seis meses de idade: três vezes por dia;

  • de seis meses a um ano: duas vezes por dia;

  • de um ano em diante: na fase adulta, o gato pode se alimentar uma vez por dia.

Como escolher a melhor ração para gato filhote?

Na hora de escolher o alimento para o seu gato filhote é comum ficar em dúvida entre as diferentes versões disponíveis no pet shop. No geral, elas possuem uma composição muito parecida. Mas, assim como a ração para gato adulto, ela também pode ser encontrada com as seguintes categorias: Standard, Premium e Super Premium. A primeira costuma oferecer o melhor custo-benefício, já que é a mais baratinha e possui proteínas mais simples. Já as versões Premium e Super Premium possuem uma qualidade superior e, por isso, são as mais indicadas para deixar os felinos satisfeitos e bem nutridos.

Redação: Úrsula Gomes

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas