Apesar da fama de ariscos, não é difícil aprender como cortar unha de gato. O serviço até é oferecido em pet shops, mas no caso dos felinos, é muito menos estressante que esse cuidado seja feito no ambiente dele e por alguém que confie: no caso, o tutor! Para isso, tudo que você precisa é de um cortador de unha de gato específico para a espécie - as garras dos felinos não podem ser afiadas com a tesourinha de humanos ou cães - e uma toalha ou manta para ter mais controle do animal. Quer saber como cortar unha de gato sem causar traumas e muito menos sair machucado? Veja o passo a passo que preparamos para você!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Passo 1: para cortar unha do gato, escolha um momento em que ele esteja relaxado

 

cortar unhas de gato: gato deitado no sofá

Agora que você sabe que não pode cortar unha de gato com qualquer acessório que não seja o cortador específico para felinos, a primeira coisa que você precisa fazer é separar o item. Mas para além disso, o tutor precisa se assegurar de que o gato está em um momento e em um ambiente confortável. Vale colocar ele no colo, sofá ou até mesmo naquela poltrona preferida. O importante é que o bichinho esteja em uma superfície estável e que o local esteja bem iluminado.

 

O ideal é que o hábito de cortar as unhas seja introduzido na rotina do miau desde filhote. Dessa forma, o pet já fica acostumado com o toque, o que torna mais fácil manter o cuidado na fase adulta.

Passo 2: use uma toalha para ter mais controle na hora de cortar a unha do gato

 

unha de gato: gato enrolado na toalha

Para que o animal se sinta mais confortável, você pode envolvê-lo em uma toalha ou um pano - isso ajuda a deixar o gato mais estável. Isso evitará fugas e pode deixar o gatinho bem mais confortável para o processo de cortar unhas. Você deve enrolar o lado mais curto da toalha começando pelo pescoço do gato, depois puxe o outro lado enrolando por todo o corpo do animal, com exceção do rosto. Para não deixar o felino assustado, o tutor pode usar petiscos para gatos e brinquedos para chamar a atenção do pet.

 

Passo 3: mantenha a calma e comece fazendo carinho nas patas do gato

cortador de unha de gato: pessoa fazendo carinho na pata de gato

 

Transformar o corte das garras do gato em uma situação agradável é um dos segredos para que tudo ocorra de forma tranquila. Para isso, fazer carinho nas patinhas antes de começar a tarefa é uma importante dica. Conforme você vai acariciando a região, aperte levemente para que as garras fiquem expostas. Desse jeito será mais fácil usar a tesoura para cortar unha de gato sem que o gatinho se assuste. É essencial levar em consideração o tempo do felino e ter paciência até que o animal confie plenamente em você.

 

Passo 4: segure a pata do gato com firmeza, mas sem machucá-lo, e tenha cuidado para não cortar demais

pessoa cortando unhas de gato

Com o gatinho relaxado, o tutor deve começar o processo de corte de unhas com cuidado e atenção. Você deverá cortar apenas a parte branca da unha. A parte da unha do gato que possui uma coloração rosada, chamada de sabugo, possui vasos sanguíneos que caso sejam atingidos pelo cortador causarão dor e sangramento. A dica é aparar somente a pontinha da unha, justamente aquela parte bem afiada. Caso o pet demonstre desconforto ou agitação, faça uma pausa e termine depois.

 

Depois de cortar todas as unhas de uma pata, faça uma massagem para acalmá-lo. Se você não estiver sozinho durante a tarefa, peça para a outra pessoa acariciar a cabeça e orelhas do gato enquanto você faz o corte.

Passo 5: associação positiva com petiscos fará com que o gato se acostume com o corte de unhas

pessoa cortando unha de gato

Para tornar o momento do corte de unhas de gato mais agradável e fazer com que o animal se acostume com o procedimento, recompensá-lo no final é essencial. O bichano precisa associar esse momento com algo bom para não ficar traumatizado toda vez que o tutor pegar o cortador de unhas. Respeite o tempo do animal e prefira fazer o corte quando ele estiver relaxado e sonolento.

 

Redação: Hyago Bandeira